-
Pelo contrário, a CF/88 permaneceu com o modelo anterior (burocracia). Por meados de 90~94 foi implementado o modelo gerencial.
-
Bom, em um ESTADO NACIONAL FORTE, temos o estado atuando ativamente nos mais variados setores, inclusive com um modelo estatizante. Assim, a questão já peca ao tentar associar um Estado forte com a não persistência de um modelo estatizante.
-
Muitos autores dizem que a CF de 1988 foi um retrocesso no processo de avanço da administração pública no Brasil, engessando muitas coisas na administração! Principalmente nos cargos comissionados.
-
O que não podemos confundir é que, numa visão política, a CF/88 foi uma expansão, criando um maior entrosamento entre os estados e municípios. No entanto, quando falamos em Administração Pública, a CF/88 apenas engessou mais ainda a Administração!
-
CF/88
"Retrocesso Burocrático"
-
Complementando...
A CF88 foi considerada um retrocesso burocrático.
(CESPE - TCE-AC / ACE ADMINISTRAÇÃO - 2006) A
Constituição de 1988 promoveu um avanço significativo na gestão
pública, concedendo mais flexibilidade ao aparelho estatal. E
-
para os não assinantes:
gabarito ERRADO
-
A CONSTITUIÇÃO DE 1967 FOI UMA CONSTITUIÇÃO BUROCRÁTICA OUTORGADA PELOS MILITARES, ASSIM COMO A CONSTITUIÇÃO DE 1988, PORÉM ESTA CONSTITUIÇÃO FOI PROMULGADA PELO POVO. LOGO A ATUAL CONSTITUIÇÃO PERSISTIU COM O MODELO ANTERIOR. MAS, JÁ COMEÇAMOS A MUDAR ESSE MODELO, OU SEJA, DESDE 1990 O MODELO GERENCIAL ESTÁ DESBUROCRATIZANDO DA COISA PÚBLICA (GESPÚBLICA).
GABARITO ERRADO
-
Foi na Constituição de 88 que teve o famoso retrocesso ..onde voltou o modelo burocrático
-
GABARITO: ERRADO
Negativo. A Constituição Federal de 1988 NÃO mudou o cenário "estatizante" da atuação do Estado, com uma participação grande em diversos setores da economia e um aumento dos direitos sociais que esse Estado teria de passar a prover.
Desse modo, a CF/88 ampliou esse papel do Estado, e não reduziu.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
ERRADO
(Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Técnico Administrativo)
As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Com a Constituição Federal de 1988, a administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado, época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil.(CERTO)
-
ñunca nesse brasil
-
GAB= ERRADO
A ADM PÚBLICA PERMANECEU COM O MODELO BUROCRÁTICO,
SÓ LÁ PRO ANO DE 94 CHEGA O GERENCIAL ( EXPLICANDO BEM POR CIMA KK)
-
kkkk...o quê??? Essa constituição "socialistinha"???
A Constituição Federal de 1988 instituiu um Estado nacional forte, pois não persistiu com o modelo estatizante anterior.
Mas é exatamente o que um estado nacional forte faz: persiste com o modelo estatizante! Ora, meu saco...
-
Comentando para guardar a questão, desculpe aos demais colegas.
Foco, força e fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
-
gab.:E
Continuou com o modelo burocrático até a reforma gerencial.
-
Errado
Pensar assim para adm pub
1988 = RETROCESSO
-
Negativo. A Constituição Federal de 1988 não mudou o cenário "estatizante" da atuação do Estado, com uma participação grande em diversos setores da economia e um aumento dos direitos sociais que esse Estado teria de passar a prover.
Desse modo, a CF/88 ampliou esse papel do Estado, e não reduziu.
Errado
Rodrigo Renno
-
GAB: E
A CF/88 trouxe a descentralização política. por outro lado, houve engessamento administrativo.
-
ERRADO
-
CONSIDERADA UM RETROCESSO COMO DIZ ESSA QUESTÃO
Ano: 2014 Banca: Órgão: Prova:
Com a Constituição Federal de 1988, a administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado, época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil.
C
-
administrativamente falando, a CF88 foi considerada um retrocesso!
-
Gabarito ERRADO.
Alguns pontos importantes do retrocesso burocrático da Constituição de 1988:
- Perda da autonomia do Poder Executivo para estruturar órgãos públicos, que passaram a precisar de leis instituidoras ou autorizadas.
- Redução da flexibilidade e autonomia da administração indireta, que passou a funcionar com normas quase iguais às da administração direta.
- Autarquias e fundações passam a seguir as mesmas regras burocráticas e rígidas adotadas pela Administração Direta.
- Obrigatoriedade do Regime Jurídico Único para os servidores civis da União, Estados e Municípios.
- Criou grandes privilégios para servidores, como a aposentadoria integral sem devida contribuição e estabilidade para antigos celetistas (empregados públicos regidos pela CLT).
Consequências da Constituição de 1988, no nível administrativo:
- Volta à administração burocrática, com aplicação de normas rígidas e inflexíveis, e com o consequente abandono da abordagem de administração gerencial.
- Concessão de privilégios e benefícios (aos servidores) pela administração pública, sem uma preocupação real com a capacidade do Estado para arcar com estes gastos.
Fonte: PDF Estratégia professor Stefan Fantini.
-
COLABORANDO
DL-200/1967 ===> centralização política E DEScentralização administrativa (Vide arts. 5o. e 6o)
CF-1988 ======> DEScentralização política (RFB federação de 3o. Grau: U, Est-DF, M) E centralização administrativa (RETROCESSO e volta aos moldes do Modelo Burocrático)
Bons estudos.