SóProvas


ID
1142770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações.

Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.

  • O Victor explicou com maestria mas não me dei por satisfeito. Para quem não entendeu, nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.


  • Por exemplo, a definição do preço de um produto pode envolver conjuntamente a área de marketing, de finanças e de produção. A contratação de uma consultoria para a avaliação de desempenho dos funcionários pode envolver conjuntamente as áreas de gestão de pessoas, de finanças, de marketing (interno) e outras. Logo, é possível que um mesmo processo mobilize essas diferentes áreas nas organizações.

  • Na gestão de processos, é importante a visão interfuncional, que não se restringe a determinadas áreas. Por exemplo, o recrutamento de pessoas é uma ação que pode envolver as áreas de gestão de pessoas, marketing, finanças e de produção. Um outro exemplo seria a compra de equipamentos para a organização. Cada processo passa por várias áreas, sejam elas áreas fim ou áreas meio.

    Segue um comentário interessante sobre um mesmo processo passar por diversas áreas, no caso, nas organizações públicas:

    Do Guia de Gestão de Processos do Governo, p. 8 e 9:

    "Uma característica importante dos processos é a interfuncionalidade. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de Guia de Gestão de Processos de Governo Brasileiro – Comitê  Executivo de Governo Eletrônico e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais
    (cross-organizational), interfuncionais,  interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma 
    transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, no caso da
    Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre naexecução de políticas públicas.

    A estrutura horizontal dos processos é explorada por abordagens de gestão organizacional baseadas no gerenciamento de processos de negócio. Essa disciplina propõe uma abordagem orientada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não,  segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK) , desenvolvido  pela ABPMP (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio).

    http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.0851676103/Guia%20de%20Gestao%20de%20Processos%20de%20Governo.pdf

  • Na gestão de processos "a horizontalizarão reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo. Os processos cruzam fronteiras funcionais, que antes eram administradas como departamentos isolados. Na gestão de processos as pessoas não são vinculadas a unidades, e sim a processos de trabalho."


    Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza

  • Conjunto ou sequência de atividades interconectadas com inicio, meio e fim. 

    Produzindo algum bem ou serviço com algum valor.

    Se é uma sequência então logicamente pode envolver toda a empresa ou parte dela.


  • Consoante Profº Rodrigo Rennó:

    "

    Outra característica importante dos processos de negócio é a sua 

    característica de “atravessar” diversos setores da empresa, e até de 

    outras empresas parceiras. Desta forma, são chamados de processos 

    transversais, ou seja, que não são efetuados em uma só área ou setor 

    da empresa, atravessando-a."

  • Processos Transversais: é uma característica do processo de negócio ou de clientes, onde os processos podem ser efetuados em várias áreas de uma empresa e até mesmo em uma empresa parceira, ou seja, não se encerram em um único setor.


    Fonte: Administração Geral- Rodrigo Rennó

  • Juntando todas as respostas, acho que a definição melhor seria dizer MACROPROCESSO!

    Vejam a definição de Macroprocesso: "É um processo que envolve, normalmente, mais de uma área da empresa e gera um impacto considerável na organização."
  • Correto.


    Na gestão por processo a estrutura é horizontalizada, os departamentos são interdependentes e inter- relacionados, busca-se a integração da organização.

  • CERTA.

    O processo integra diversas áreas funcionais da organização, fazendo uma horizontalização dela.

  • danazevedo kkkkkkkkkkkkkk

  • A questão esta falando de Macroprocesso: é um conjunto de atividades que envolve normalmente, mais de 1 àrea da organização.

    PROCESSO 01: (entrada) RH - FIN - JUD - PRODUÇÃO (saída)

    No qual o processo é o detalhamento do Macropocesso, conjunto de atividades sequênciais que recebem entradas, transformam e liberam saídas.

     

     

     

     

  • UMA CONSEQUÊNCIA DO USO DE UMA ESTRUTURA QUE ADOTA O MODELO DE GESTÃO DE PROCESSO É QUE AS PESSOAS QUE TRABALHAM EM PROCESSOS ESPECÍFICOS TÊM ACESSO FACILITADO ÀS DEMAIS PESSOAS, PRATICAMENTE ELIMINANDO A HIERARQUIA VERTICAL E LIMITES DEPARTAMENTAIS. OU SEJA, A INTENÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSO É ELIMINAR AS BARREIRAR DEPARTAMENTAIS.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Revisando:

    Processos:

       *Primários (negócio/essenciais/centrais/finalísticos): processos transversais ("corta/cruza toda a empresa" de forma transversal, portanto atinge diferentes níveis - estratégico, tático e operacional -, e por diferentes setores/áreas).

       *Suporte (Secundários - incluem os processos Organizacionais e os Gerenciais): podem ser verticais (cruzam mais de um nível hierarquico) ou horizontais (cruzam mais de um departamento em cada nível. *são os mais adequando à gestão por processo).

     

  • Certo.

     

    Um macroprocesso.

  • Os processos são inter-relacionados, sendo assim, é possível fazer a identificação de processos de uma área específica ou de toda a organização.

     

    CESPECERTA: A identificação dos processos consiste em relacionar os processos da organização ou área funcional.

     

    Bons estudos

  • MACROPROCESSO

    C

  • Gabarito Correto.

     

    Questão tranquilia rsrsrs

    A função da gestão de processo é justamente o que a banca define, mas nesse caso não é gestão de processo e sim gestão por processo, pois aquele é envolve geralmente por departamentos esse a empresa como um todo. Mas lembrando que todos são processos interligados.

  • GAB:C

    Na gestão de processos a organização trabalha de uma forma horizontalizada, diminuindo as barreiras entre os departamentos, podendo assim, um unico processo envolver vários departamentos.

  • CERTO

  • Correto. Há preocupação em entregar resultados de valor ao cliente, as funções precisam ser bem gerenciadas de maneira TRANSVERSAL e não vertical ou isolada, todas as áreas agregam valor. Ou seja, ocorre a "troca de bastão" entre as diversas funções. É o exemplo das áreas de marketing, gestão de pessoas, comerciais, contábeis etc.

  • Na verdade , essa é a ideia ! O processo é TRANSFUNCIONAL . Ou seja , perpassa várias áreas funcionais .

  • Um único processo envolve vários departamentos