SóProvas


ID
1142884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A transferência, que consiste na passagem de documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários, é regulada pela tabela de temporalidade de documentos.

Alternativas
Comentários
  • *TRANSFERÊNCIA: A passagem de um documento do arquivo corrente para o arquivo intermediárioSe um documento não será mais frequentemente consultado, mas precisa ser armazenado por questões legais, ele será TRANSFERIDO para a fase intermediária.

    *RECOLHIMENTO: É a passagem do documento para o arquivo permanente, independentemente da fase na qual o documento se encontrava anteriormente ( Corrente --> Permanente ou Intermediário --> Permanente)

    OBS: Nenhum documento está obrigado a atravessar todas as fases do ciclo das três idades, a única fase genuinamente obrigatória é a fase corrente.

    Fonte: Prof. Felipe Cepkauskas ( Estratégia)

    Gabarito: Certo

  • Quetão confusa.
    "tabela de temporalidade" semelhante a tempo. Não é o tempo que determina se o arquivo irá dos correntes para 
    intermediário e sim seu uso, sua tramitação.  1 arquivo pode passa 10 anos dentro dos arquivos correntes, ou seja, não é uma tabela de tempo que determina se o arquivo vai ser transferido ou não. De "A transferência, que consiste na passagem de documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários," está correto, depois disso pra mim está errado, portanto afirmação errada.

  • A questão está correta, uma outra poderia ajudara a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Teoria das tres idades; Ciclo Vital dos Documentos; 

    Os documentos, assim que encerrado o seu prazo de guarda nos arquivos correntes, são eliminados, transferidos ao arquivo intermediário ou recolhidos ao arquivo permanente.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • A tabela de temporalidade deverá contemplar as atividades meio e atividades fim de cada órgão público. Desta forma, caberá aos mesmos definir a temporalidade e destinação dos documentos relativos às suas atividades específica.

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

  • transferênCIa - arquivos Correntes e Intermediários!

  • Transferência: Passagem para a fase intermediária.

    Recolhimento: Passagem para a fase permante.
  • As passagens de documentos entre as fases de arquivo ocorrem conforme se alteram seus valores. Esses valores são "traduzidos" pela tabela de temporalidade, que determina os prazos dessas passagens.

    Quando o documento vai para o arquivo intermediário, dá-se o nome de "transferência". Quando o documento vai para a fase permanente, dá-se o nome de "recolhimento". 

    Gabarito do professor: Certo
  • Não concordo com o gabarito. Pensem só... É o tempo do documento que determina se ele vai ser transferido ou o uso dele? Se um documento for muito utilizado por 10 anos, ele não estará há 10 anos na fase corrente? 

  • Àguia Dourada 

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Analista de Administração Pública - Arquivologia

     

    Com base em gestão de documentos, julgue o seguinte item.

    Cabe ao programa de gestão de documentos reter os documentos somente pelo período estabelecido na tabela de temporalidade e destinação. CORRETO

  • Transferência: corrente para intermediário.

     

    Recolhimento: intermediário para permanente.

  • lembra do esqueminha que coloquei? Vamos relembrar:

    Arquivo corrente para o arquivo intermediário: transferência

    Arquivo intermediário para o arquivo permanente: recolhimento

    Arquivo corrente para o permanente: recolhimento

    Não esquece também que sempre que um documento chega ao arquivo permanente é por recolhimento.

    Além disso, você deve saber que tanto a transferência quanto o recolhimento não podem e nem devem ser feitos de modo aleatório. O instrumento que determina quando os documentos devem ser transferidos ou recolhidos é a tabela de temporalidade. 

  • acredito que a questão esteja correta porque o prazo de guarda não necessariamente será "x anos". o prazo pode ser determinado por um acontecimento, como o fim de um contrato