-
Podemos responder por lógica.
B- como o destinatário vai realizar o que está sendo requerido se não sabe quem está requerendo? não faz sentido.
C- mesma coisa da B. Como saberá quem está requerendo se não sabe o nome de quem está requerendo. Será que ele consegue identificar a pessoa apenas com o n° do CPF? Difícil.
D- Dois erros. Estratégias de convencimento? Será que todos conhecem essas técnicas? E linguagem erudita totalmente proibido pelo Manual, que diz que todas as redações devem ter linguagem que possam ser entendida por todos.
E- Todas as redações devem vir assinadas. A exceção é quando ao presidente da república que não precisa mencionar o cargo, mas ainda sim deve assinar. A assinatura não caracteriza personalização e mesmo que fosse, nesse caso seria importante.
Letra A.
-
Apenas como complemento.
Requerimento é o documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.
Características:
1. Vocativo: forma de tratamento, cargo e órgão a que se dirige. Ou seja, vocativo e o título completo. (letra A)
Não se pode usar o nome da pessoa ou alguma outra forma de saudação. É comum deixa entre o vocativo e o texto de 7 a 10 espaços.
2. Texto com identificação do requerente (nome, filiação, naturalidade, estado civil, profissão, residente - sendo funcionário do próprio órgão, apresentar apenas os dados de identificação interna). Ou seja, não se limita ao CPF.
Após a identificação, faz-se o pedido, de forma clara e objetiva, citando fundamento legal que permite a solicitação.
3. Fecho: São permitidos Nesses termos, pede deferimento; Nesses termos, espera deferimento; Pede deferimento ou semelhantes, sem exageros.
4. Local e data.
5. Assinatura.
Gabarito letra A
Bons estudos!
-
nessas horas que vc vê a utilidade dos milhões de requerimentos expedidos quando vc estava na universidade hahaha
Acertei só por ter elaborado vários quando estudava la :P
-
Tá muito na cara que é a letra A
-
Encontrei falando sobre requerimento na lei n° 9784, que disciplina o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.
" Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:
I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;
II - identificação do interessado ou de quem o represente;
III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;
IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;
V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.
Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas."
-
A questão pede que seja marcada a alternativa correta sobre requerimento. O manual da Prefeitura apresenta os seguintes os itens que compõem o requerimento. Ao analisá-los, percebemos que o único item correto é o referente ao vocativo: "•vocativo: Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro".
A resposta correta é a letra (A).
-
é facil se souber a estrutura do requerimento:
REQUERIMENTO
- vocativo
- texto
- fecho
-data e local
- assinatura
GABARITO ''A''
-
GABARITO: LETRA A
Requerimento: É o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor.
FONTE: MAX EDUCA