SóProvas


ID
1143040
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a afirmativa que NÃO é adequada em relação ao memorando:

Alternativas
Comentários
  • O memorando pode ser feitos em qualquer nível hierárquico, entre iguais ou superiores e inferiores. Logo o gabarito é a letra C.


    Gab. Letra C.

  • Marquei a letra C por intuição.

  • MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA RÉPÚBLICA.

    Página 17. " Memorando modalidade de comunicação entre unidades administrativas de uma mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna." Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento."
  • A questão pede que seja marcada a alternativa incorreta referente ao memorando.
    Ao analisar cada alternativa, percebemos que há um incorreta em relação a níveis hierárquicos.
    De acordo com o Manual de Redação Oficial, "o memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna".


    A resposta incorreta é a letra (C).
  • Eu sei que a C é errada, mas na B fala "predominantemente interna". Há alguma possibilidade de ser externa?

  • O Memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Eminentemente = extrema = excessivamente. Ou seja, admite-se, pelo visto, exceções. Não observei exceção no Manual, mas pelo visto a banca quis pegar na expressão mesmo.

  • Simulado bom demais... Desperta a vontade de pesquisar mais sobre os assuntos.

     

  • sim há externos. mas é raro. 

  • GABARITO C

     

     

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

     

     

    Bons estudos.

  • Questão Desatualizada

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf [Pag 27]

    5 O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial.  

  • Meu bizu: Memorando - Memo órgão