SóProvas


ID
1143043
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enviou, na manhã desta sexta-feira (14), telegrama ao jogador brasileiro Tinga, meio-campo do Cruzeiro, no qual se solidarizou pelos "odiosos atos de racismo" contra o atleta.

 "Caro Tinga, receba minha total solidariedade pelos odiosos atos de racismo de que foi vítima em partida disputada no Peru no último dia 12 de fevereiro. Abraço, ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal", diz o telegrama de Barbosa.

Segundo os manuais de redação oficial, a forma e a estrutura do telegrama devem obedecer a um conjunto de marcas; nesse caso, a única marca que está presente é:

Alternativas
Comentários
  • Apenas o nome e cargo do presidente

  • Olá pessoal;

    Seg. o MRPR:

    6. Telegrama

    6.1. Definição e Finalidade

      Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

      Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).

    6.2. Forma e Estrutura

      Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet.

    Obrigada..


  • A questão traz o seguinte enunciado: "O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enviou, na manhã desta sexta-feira (14), telegrama ao jogador brasileiro Tinga, meio-campo do Cruzeiro, no qual se solidarizou pelos "odiosos atos de racismo" contra o atleta. "Caro Tinga, receba minha total solidariedade pelos odiosos atos de racismo de que foi vítima em partida disputada no Peru no último dia 12 de fevereiro. Abraço, ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal", diz o telegrama de Barbosa. 

    Segundo os manuais de redação oficial, a forma e a estrutura do telegrama devem obedecer a um conjunto de marcas; nesse caso, a única marca que está presente é:".

    Ao analisar o telegrama, percebemos que mesmo não seguindo um padrão rígido, a linguagem empregada está muito informal para um presidente do STF. As únicas marcas que estão certas estão no fechamento, que são o nome e o cargo do presidente. 


    A resposta é a letra D.

  • Alguem saberia me explicar pq a alternativa "a" está errada?

  • GABARITO: D

    No entanto, deveria ter sido anulada visto que se trata de Telegrama, um meio pelo qual não se obrigada o uso de cargo e remetente. Ao contrário, conforme Manual de Redação da Presidência "Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet.". O correto seria a "A" que trata da concisão de mensagens em telegramas, seguindo o Manual da Presidência que diz: "...também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". Isso sim é estipulado. (SUCINTO = RESUMIDO = CONCISO)

  • Deveria estar a imagem do telegrama na questão, em vez do texto. Acredito que isso ajudaria e muito. Outra, no próprio manual não tem referência sobre o conjunto de marcas do telegrama.

     

    De forma resumida o que consta é o seguinte:

    - Comunicação dispendiosa.

    - Utilizado apenas quando não for possível o uso de e-mail ou fax e quando a urgência justificar sua utilização.

    - Pautar-se pela concisão (sucinto/resumido/conciso).

    - Sem padrão rígido. Deve-se seguir a estrutura dos formulários das agências dos Correios

    Bons estudos!!!

  • questão controversa. Letra "A" firme

  • Marquei letra A, pois o MRO diz: : "...também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". 

    GABARITO LETRA D. 

    Questão bem controversa.

  • Letra D.

    Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza). 

  • Iara Sá,

    O telegrama serve para casos em que é necessária a agilidade e não podem ser utilizadas outras formas mais simples e menos dispendiosas como o correio eletrônico ou o fax. Imagine um caso de calamidade pública, onde não existe nem a condição de conectar-se à internet, tampouco fios de telefone (energia) para enviar um fax. Utiliza-se o telegrama. Porém, como ser suscinto num casos desses?

  • A questão quer saber qual a única marca empregada no telegrama... Resposta: nome e cargo do remetente.

    Percebam q o remetente finaliza informando seu nome ( Joaquim Barbosa) e o cargo (Presidente do STF), portanto gabarito letra D, corretíssimo. 

  • 04/06/2019

    Errei

    Gab d