SóProvas


ID
1143439
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Arquitetura Harvard de computadores tem como uma de suas características marcantes o fato de

Alternativas
Comentários
  •  a) acessar a memória de dados separadamente da memória de programa. Certa.

     b) utilizar três tipos diferentes de memórias, com acessos independentes. Errada. Utiliza apenas dois tipos diferentes de memória.

     c) dissipar menos calor quando comparada com a Arquitetura de von Neumann. Errada. O calor dissipado de um componente é algo muito relativo. Item um tanto sem sentido.

     d) dissipar menos calor quando comparada com a Arquitetura de von Neumann. Errada. O calor dissipado de um componente é algo muito relativo. Item um tanto sem sentido.

     e) não precisar se utilizar do recurso de interrupções para realizar operações de entrada/saída de dados. Errada. A arquitetura Havard também faz uso de interrupções para anteder aos chamados dos dispositivos I/O.

  • Gabarito A

    Arquitetura de Harvard (AO 1945: Arquitectura de Harvard) baseia-se em um conceito mais recente que a de Von Neumann, tendo surgido da necessidade de se pôr o microcontrolador para trabalhar mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC. Tem, como principal característica, o acesso à memória de dados de modo separado em relação à memória de programa.

    Baseada também na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permite que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da Arquitetura de von Neumann, pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.

    A principal vantagem dessa arquitetura é que a leitura de instruções e de alguns tipos de operandos pode ser feita ao mesmo tempo em que a execução das instruções (tempo Tcy). Isso significa que o sistema fica todo o tempo executando instruções, o que acarreta um significativo ganho de velocidade. Enquanto uma instrução está sendo executada, a seguinte está sendo lida. Esse processo é conhecido como pipelining (canalização).

    A arquitetura Havard também possui um repertório com menos instruções que a de von Neumann, e essas são executadas apenas num único ciclo de relógio.

    Arquiteturas de Harvard são normalmente utilizadas em qualquer sistemas especializados ou para usos específicos. É utilizado em processamento de sinal digital especializados (DSP), normalmente por produtos de áudio e vídeo de transformação. Ele também é usado em muitos pequenos microcontroladores utilizados em aplicações eletrônicas, tais como máquinas RISCO Advanced (ARM) para produtos à base de muitos vendedores.

    Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções), e os microcontroladores com uma arquitetura Von-Neumann, de "microcontroladores CISC" (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções). Porém, atualmente as linhas CISC e RISC é muito tênue, não existindo mais essa diferenciação, visto que os processadores atuais tem instruções complexas ao mesmo tempo que buscam minimizar o tempo de execução.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !