SóProvas



Questões de Arquiteturas


ID
2338
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma vantagem da arquitetura de 3 níveis ANSI/ SPARC é prover independência de dados. De acordo com esta arquitetura, é possível prover dois tipos de independ ência de dados:

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura “Three-Schema” (conhecida como arquitetura ANSI/SPARC - Tsichritzis e Klug, 1978)A meta desta arquitetura é separar as aplicações de usuários da base de dados física. Nesta arquitetura, esquemas podem ser definidos em três níveis:a. O nível interno tem um esquema interno que descreve a estrutura de armazenamento físico da base de dados. O esquema interno usa um modelo de dados físico e descreve todos os detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acesso à base de dados;b. O nível conceitual tem um esquema conceitual que descreve a estrutura de toda a base de dados. O esquema conceitual é uma descrição global da base de dados, que omite detalhes da estrutura de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos e restrições. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser utilizados neste nível.c. O nível externo ou visão possui esquemas externos ou visões de usuários. Cada esquema externo descreve a visão da base de dados de um grupo de usuários da base de dados. Cada visão descreve, tipicamente, a parte da base de dados que um particular grupo de usuários está interessado e esconde o resto da base de dados do mesmo. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser usados neste nível.
  • Gabarito C

     A Arquitetura de 3 níveis (ANSI/SPARC) tem o objetivo de permitir que os usuários acessem os mesmos dados, mas com uma exibição personalizada do mesmo. É dividida em nível interno, conceitual e externo. Esta separação de níveis permite que o DBA (administrador de banco de dados) altere as estruturas de armazenamento sem afetar os usuários.

    - O nível externo, também conhecido por nível de visão, é o nível mais alto de abstração e o mais próximo dos usuários.

    - O nível conceitual, também conhecido por nível lógico, descreve quais dados estão armazenados e quais os relacionamentos entre eles.

    - O nível interno, também conhecido por nível de armazenamento, é o nível mais baixo de abstração e o mais próximo do armazenamento físico.

    Podemos concluir que o SGBD Oracle garante uma visão abstrata do banco de dados para seus usuários, ou seja, para o usuário pouco importa onde estão sendo armazenados seus dados, contanto que estejam disponíveis sempre que necessário.

    · Já independência de dados, significa a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior: divide-se em independência de dados física e lógica.

    - Independência de dados física: é a capacidade de modificar o esquema físico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

    - Independência de dados lógica: é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
7288
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores:

I. Uma memória virtual paginada melhora o tempo de acesso médio à memória principal.

II. Uma memória física (RAM) serve como intermediária para a memória cache sempre que esta for mantida no disco rígido.

III. Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU.

IV. Uma memória virtual paginada aumenta a memória principal com armazenamento em disco.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • I- E, memória virtual fica no hd, que por sua vez, é um dispositivo mais lento que a memória principal. Sendo assim, não melhora o tempo médio de acesso.
    II- E, memória cache nunca fica em disco. Quem fica é a memória virtual.
    III- C
    IV - C

ID
8290
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à organização, à arquitetura e aos componentes funcionais de computadores:

I. O termo SCSI (Small Computer System Interface) é usado para defi nir uma interface paralela padrão de alta velocidade utilizada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos, como discos rígidos e impressoras.

II. A IDE (Integrated Device Eletronics) é um tipo de interface de unidade de disco na qual os circuitos eletrônicos do controlador residem na própria unidade, eliminando a necessidade de uma placa adaptadora separada.

III. Um driver de rede é uma placa de circuito que fornece a interface física, isto é, um conector e o hardware para permitir que um computador acesse uma rede.

IV. Usando conexão serial RS-232 é possível conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. É possível usar uma única porta RS-232 para conectar vários dispositivos periféricos, incluindo gravadoras de CD, joysticks, unidades de fita, teclados, scanners e câmeras digitais.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Correta "D"
    III - Uma Uma placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
    Drivers são pequenos programas (softwares) que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware.

    IV - USB que é possível conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador.
  • A alternativa III ta gritantemente errada. Logo, eliminamos as alternativas A, B e C. A(a III se refere à placa de rede, e não ao driver de rede). Se onde aparece o termo RS-232 vc colocar USB, ela ficaria correta. Logo, nos restam apenas as alternativas I e II como corretas.


ID
8293
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de computadores é correto afirmar que


Alternativas
Comentários
  • A) C
    B) E, BIOS reconhece apenas o hardware e não gerencia todo o funcionamento da placa mãe
    C) E, chipset não é programa
    D) E, memórias ROM não armazenam dados de escrita (apenas leitura). Registrados permitem leitura e escrita.
  • a) Certa
    b) Errada. Esta função é do Chipset.
    c) Errada. Usando-se k bytes.
    d) Errada. Esta função é da BIOS.
    e) Errada. Os regisrtadores não armazenam os dados (bits) de modo permanente. Na maioria dos computadores modernos, quando da execução das instruções de um programa, os dados são movidos da memória principal para os registradores. Então, as instruções que utilizam estes dados são executadas pelo processador e, finalmente, os dados são movidos de volta para a memória principal.

ID
10411
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de hardware:

I. A fonte ATX tem os mesmos fios de alimentação de 3,3V e power-on existentes nas fontes AT. Por conta deste último, o comando de ligar ou desligar a fonte passou a ser enviado pela placa-mãe e não mais por uma chave liga-desliga conectada diretamente à fonte. Da mesma forma que a fonte AT, a fonte de alimentação ATX usa um plug de 20 pinos, sendo que a grande diferença entre os dois tipos de fonte é a inovação do tipo ATX que permite programar o PC a se desligar sozinho. Devido à compatibilidade entre estes dois tipos de fontes, a instalação de uma fonte ATX em uma placa-mãe AT, ou vice-versa, apenas deixa desabilitada a funcionalidade power-off.

II. As memórias DDR e DDR2 transferem dois dados por pulso de clock. Por conta disso, para obter o clock real, deve-se dividir, por dois, o clock nominal indicado para estas memórias. Por exemplo, a memória DDR2-667 na realidade trabalha a 333 MHz.

III. Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária para a memória funcionar está localizada na placa-mãe. Já na DDR2 este circuito está localizado dentro do chip de memória. É por este motivo que não é possível instalar memórias DDR2 em soquetes de memória DDR e vice-versa.

IV. O único componente que pode acessar a memória RAM da máquina é o processador. O recurso DMA impede que outros componentes, exceto adaptadores AGP, também acessem a memória RAM diretamente. Este controle resulta em um aumento do desempenho na transferência de grande quantidade de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I. Errada. Veja os tipos de fontes existentes: ATX 1.0: fonte com conector de 20 pinos; ATX 2.0: fonte com conector de 24 pinos, possui 1 pino de -5V, ligado ao fio 20; ATX12V: Para placas mae de alto desempenho, contem 1 conector ATX12V de 4 vias, alem de 1 auxiliar de 6 vias. Possui uma energia extra para a placa mae, q sera usada pelo processador. O cabo auxiliar de 6 vias fornece energia extra para a placa mae, usada para monitorar e controlar o cooling fan, prover alimentacao e terra e dispositivos firewire etc; BTX: fonte com conector de 24 pinos, não há o pino como na ATX. ATX e AT são incompativeis. Além disso, as fontes AT tinham 1 chave liga/desliga na propria fonte. Assim recursos como stand-by, wake-on e reinicio remoto nao existiam, como nas fontes ATX. Assim, eliminamos as alternativas A e B.

    II Aparentemente, essa alternativa deveria estar errada, pois as memorias DDR2 transferem 2 vezes mais dados q as DDR. Porem, o q ocorre eh q as DDR2 acessam duas vezes mais o buffer de memória q a DDR(mas usando a mesma taxa dupla por ciclo de clock). O mesmo ocorre com a DDR3, 4 etc. Todas elas transferem 2 dados por ciclo, porem, acessam mais buffers e, consequentemente, mais dados(2 vezes mais, no caso de DDR2, 3 vezes mais, no caso de DDR3 etc).

    III. Errada. Uma placa-mãe pode conter espaços tanto para memórias DDR quanto DDR2. Porém, ambas operam a taxas de dados diferentes. E também operam em voltagens diferentes. Por isso são incompatíveis.

    IV Errada. A segunda afirmativa contradiz a primeira. Se o processador eh o unico componente q pode acessar a memoria, o DMA tbm não pode. Isso elimina as alternativas C e E. Logo, sobra so a D.



ID
17113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens acerca das arquiteturas de computadores.

I O projeto de um RISC não procura minimizar o tempo gasto nas chamadas a procedimentos, pois programas escritos para esse tipo de processador têm menos chamadas do que os escritos para um CISC.

II Uma técnica para simplificar o conjunto de instruções em um RISC é não prover instruções com modos de endereçamento variados e complexos. Podem também ser reduzidas as instruções que acessam a memória.

III Na arquitetura PC, o front-side-bus (FSB) interliga o processador à memória cache, mas não à memória principal. A freqüência do clock da unidade central de processamento tem que ser a do seu FSB.

IV Os termos IDE, SCSI e SATA designam tipos de interfaces usadas para comunicação com unidades de disco rígido. A SATA é uma interface paralela para comunicação com unidades de disco.

V O projeto de uma memória cache visa aumentar a chance de se encontrar o dado na cache, minimizar o atraso resultante de um dado não estar na cache e minimizar o custo de atualizar a memória principal.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Julgue os seguintes itens acerca das arquiteturas de
    computadores.

    I O projeto de um RISC não procura minimizar o tempo gasto
    nas chamadas a procedimentos, pois programas escritos para
    esse tipo de processador têm menos chamadas do que os
    escritos para um CISC.

    Errado. Como as instruções são menores, os programas tem mais chamadas.
    Imagine um muro construído com tijolão (CISC) e outro com tijolinho (RISC). Vão muito mais tijolos para se construir um muro com tijolinhos, logo o pedreiro terá que fazer mais viagens (supondo um tijolo por vez). Mais instruções = mais chamadas.

    II Uma técnica para simplificar o conjunto de instruções em um
    RISC é não prover instruções com modos de endereçamento
    variados e complexos. Podem também ser reduzidas as
    instruções que acessam a memória.
    Correto. No CISC todas as instruções devem ter o mesmo tamanho para facilitar e agilizar o endereçamento.

    III Na arquitetura PC, o front-side-bus (FSB) interliga o
    processador à memória cache, mas não à memória principal.
    A freqüência do clock da unidade central de processamento
    tem que ser a do seu FSB.
    Errado. Não estou certo sobre a primeira frase. Acho que está errada. Já na segunda, certamente a freqüência do FSB é muito mais lenta que a freqüência interna do processador. Lembre-se que processadores chegam a 3 GHZ ou mais, enquanto que as melhores placas mães têm FSB de cerca de 1 GHZ.


    IV Os termos IDE, SCSI e SATA designam tipos de interfaces
    usadas para comunicação com unidades de disco rígido. A
    SATA é uma interface paralela para comunicação com
    unidades de disco.
    Errado. SATA = Serial ATA. Logo não pode ser paralela e sim serial.

    V O projeto de uma memória cache visa aumentar a chance de
    se encontrar o dado na cache, minimizar o atraso resultante
    de um dado não estar na cache e minimizar o custo de
    atualizar a memória principal.
    Correto.

    A quantidade de itens certos é igual a
    GAB: B 2

    Autor: MarcoAlher
    Fonte: Forumconcurseiros.com
  • Discordo em um ponto, no item V, ao final do parágrafo afirma:
    - O projeto de cache visa minimizar o custo de atualizar a memória principal.

    Onde um cache maior minimiza os custos de uma atualização de memória principal? Se eu necessitar fazê-lo será o mesmo custo, tendo 512k ou 4Mb de cache. 

    Estou enganado? 
  • Discordo em um ponto, no item V, ao final do parágrafo afirma:
    - O projeto de cache visa minimizar o custo de atualizar a memória principal.

    Onde um cache maior minimiza os custos de uma atualização de memória principal? Se eu necessitar fazê-lo será o mesmo custo, tendo 512k ou 4Mb de cache.

    Estou enganado?

     

    O lance desse ítem V é a interpretação. Não é o custo em si do processo de atualizar a memória (quando é necessário). Quanto maior o cache, maior a chance de ter o dado na cache. Assim, temos menos custos em atualizar a memória (em geral).

  • Amigos, o item V está correto porque ele faz referencia ao projeto da memória cache. O projeto da cache envolve, por exemplo, planejar o mecanismo de comunicação, o agoritmo de substituição e, dentre outros, a velocidade do barramento.

    Veja:

    a) "encontrar o dado na cache" = cache hit, quanto mais melhor visto que isto vai aproximar a taxa de transferência entre a cpu e a memória para o mais próximo da taxa entre a memória cache e o processador.

    b) "minimizar o atraso resultante de um dado não estar na cache" = Isso faz referencia á velocidade com que um dado ausente na memória cache é transferido da memória principal para esta. Isso envolve vários aspectos do projeto da memória cache e da sua interconexão com a memória principal.

    c) "minimizar o custo de atualizar a memória principal" = quando se fala em atualizar a memória principal não se fala no contexto do programa em execução. Fala-se que sempre que a memória cache for atualizada essa atualização deve ser refletida na memória principal. Lembre-se que o processador nunca acessa a memória principal independentemente da memória cache. Toda alteração é feita de forma transparente na memória cache e atualiada na memória principal automaticamente pelo hardware.

     

    Assim, o projeto do barramento visa aumentar justamenteo que o item afirma Item, portanto, correto.

     

    Item correto.

  • Julgue os seguintes itens acerca das arquiteturas de computadores.

    I O projeto de um RISC não procura minimizar o tempo gasto nas chamadas a procedimentos, pois programas escritos para esse tipo de processador têm menos chamadas do que os escritos para um CISC.

    Errado! Imagine um brasileiro falando com um chines, um no idioma do outro, fluentemente. O alfabeto portugues possui letras, q formam palavras. Ja o chines, possui simbolos q criam frases.

    Para criar uma frase em portugues, tudo o q o chines precisa fazer eh juntar as letras; ja o brasileiro precisa dar sentido aos simbolos.

    No primeiro caso, ha uma so informacao, a letra A, por exemplo; ja no segundo caso, um simbolo pode ter diversas informacoes.

    Assim, o chines escrevendo em portugues iria conectar algumas instrucoes simples, as letras, para formar qualquer frase complexa; ja o brasileiro escrevendo chines iria conectar simbolos complexos(cada simbolo possui varias informacoes) para formar as mesmas frases.

    O primeiro caso eh de maquinas RISC; o segundo, de maquinas CISC.

    Como são varias instrucoes simples, projetos RISC devem minimizar o tempo gasto nas chamadas a procedimentos(no exemplo, para processar cada letra), pois programas escritos para esse tipo de processador têm muitas chamadas.

    Imagine escrever a palavra CONCURSO. Seriam 8 chamadas, uma para cada letra. Essa mesma palavra eh representada por um unico simbolo em chines. Dai, o fato, de cada instrucao RISC ter q procurar ter chamadas de procedimentos mais rapidas.


    II Uma técnica para simplificar o conjunto de instruções em um RISC é não prover instruções com modos de endereçamento variados e complexos. Podem também ser reduzidas as instruções que acessam a memória.

    Correto! As instrucoes RISC possuem tamanhos fixos, ao contrario das CISC.

    III Na arquitetura PC, o front-side-bus (FSB) interliga o processador à memória cache, mas não à memória principal. A freqüência do clock da unidade central de processamento tem que ser a do seu FSB.

    Errado! No computadores mais modernos, os caches L1 e L2 ficam no proprio processador, operando a mesma frequencia deste. Quem usa sua frequencia externa(FSB), eh a memoria RAM. E a freqüência do clock da CPU tem que ser maior que a do seu FSB, pois o processador sempre trabalha mais rapido q outros dispositivos, por exemplo, a memoria principal.

    IV Os termos IDE, SCSI e SATA designam tipos de interfaces usadas para comunicação com unidades de disco rígido. A SATA é uma interface paralela para comunicação com unidades de disco.

    Errado! O nome ja diz tudo. Serial Advanced Technology Attachment.
    V O projeto de uma memória cache visa aumentar a chance de se encontrar o dado na cache, minimizar o atraso resultante de um dado não estar na cache e minimizar o custo de atualizar a memória principal.

    Correto! Essas sao as caracteristicas q justificam o uso de caches.

  • É a memória principal que atualiza o cache, e não o contrário.

ID
17116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquiteturas de computadores, julgue os próximos itens.

I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I)Errado. De fato, suas instruções são pequenas, pois não podem ultrapassar um ciclo de clock. Mas, ainda assim, o acesso à memória deve ser sempre minimizado ao máximo, já que constitui uma operação lenta quando comparada à velocidade interna do processador. Uma forma de limitar o acesso à memória no RISC foi limitá-lo a duas operações: Load Store
    II) Certo
    III) Certo
    IV) Errado. O espelhamento é somente a cópia dos dados, como um backup mesmo. Não aumenta o espaço de armazenamento
    V) Certo
  • I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

    Errado. Precisa sim, tanto eh q as operacoes q acessam a memoria sao apenas LOAD(trazer os dados para o processador) e STORE(armazenar o resultado na memoria). Nenhuma mais.

    II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

    Correto. Estatisticas mostraram q a probabilidade de os dados mais requisitados sao os q foram usados ha mais tempo.

    III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

    Correto. Esse eh o conceito de pipeline.

    IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

    Errado. Espelhamento nao aumenta espaço em discos. O disco a espelhar serve apenas como uma especie de duplicidade de dados para prove tolerancia a falhas.

    V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

    Correto. A alternativa fala da MMU. Eh ela quem gerencia as paginas q sao mapeadas do swap para os frames da memoria principal.


ID
19096
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O caminho de comunicação entre o processador e os diversos circuitos do micro PC é denominado

Alternativas
Comentários
  • b-

    Os dispoisitvos ligam direto aos controladores, os quais conectam-se aos barramentos. A porta d enetrada para os dispositvos sempre sao controladores. Logo, barramento (bus) é o caminho entre componentes do sistema como CPU e memoria principal e os controladores, os quais comiunicam com os dispositivos.


ID
27790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em uma arquitetura de PCs 80286, qual das IRQs abaixo apresenta menor prioridade?

Alternativas
Comentários
  • IRQ 0 1 2 (9 10 11 12 13 14 15) 3 4 5 6 7 8PRIORIDADE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
  • Acho que está errado o gabaritoAcho que menor prioridade é o IRQ 8
  • O gabarito está correto, as IRQs do segundo controlador são ligadas na IRQ2, logo a lista de prioridade fica assim:0 1 [8 9 10 11 12 13 14 15] 3 4 5 6 7Como não tem nenhuma opção com a IRQ7, a alternativa de menor prioridade é a IRQ6.
  • NÍVEL DE PRIORIDADE (os da esquerda têm maior prioridade, diminuindo à medida que avançam):
    0 > 1 > 8 > 9 > 10 > 11 > 12 > 13 > 14 > 15 > 3 > 4 > 5 > 6 > 7


ID
28177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A técnica de se configurar qualquer tipo de componente eletrônico para trabalhar em um clock acima do especificado é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante.



    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Overclocking
  • b) HyperThreading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. A simulação do segundo processador é feito utilizando partes não aproveitadas do processador na previsão de desvio do pipeline.c) HyperTransport é uma tecnologia que permite criar interconexões bidirecionais ponto a ponto de processadores com grande largura de banda, baixa latência e de maneira escalável. HyperTransport é um barramento criado a partir dos processadores AMD64 socket 754 que faz a comunicação direta entre o processador e os demais dispositivos da placa mãe. Nas versões anteriores ao 754, os socketA(462), o chipset (principal chip da placa mãe) controlava o barramento de memória e outros componentes ao mesmo tempo; ao surgir o AMD64 foi criado um controle de barramento exclusivo aos outros componentes chamado de HyperTransport.d) Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos.e) Rambus é um tipo de memória.Fonte: Wikipedia
  •  a)Overclock. - correto- fazer o processador fazer em mais ciclos por clock.

     b)HyperThreading. - tecnologia intel para fazer processador trabalhar, praticamente dobrabdo sua capacidade.

     c)HyperTransport. -  tecnologia que permite criar interconexões bidirecionais entre processadores.

     d)Multiprocessamento. - é o uso de mais de um core.

     e)Rambus. - memoria com controlador RAM e bus que conecta RAM ao processador & outros dispositivos.


ID
28438
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um técnico recebeu a tarefa de instalar um utilitário em uma estação Pentium IV com Linux. Como o software está disponível em várias versões para diferentes arquiteturas, que versão o técnico deverá instalar?

Alternativas
Comentários
  • i386, ao contrário das outras, é arquitetura Intel, que é a fabricante do Pentium.
  • em caso de duvidas instale o i386, pois funciona tanto em processadores 32bits quanto em 64bits


ID
29146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a arquitetura de computadores, ISA, PCI e AGP são classificados como

Alternativas
Comentários
  • ISA, PCI e AGP são barramentos.
  • apenas complementando o comentário ai de baixo:

    também são barramentos: CNR, AMR, PCI-E (express), sua conexão é em forma de slot e recebem o que chamamos de dispositivos off-board!!
    o que varia de um para o outro são os dispositivos que eles comportam e a taxa de tranferência Mb/s!!!!
    há de se levar em consideração também que o USB (universal Serial Bus "barramento serial universal) é de conexão externa!!!

  • BARRAMENTO, OU BUS, É O CAMINHO POR ONDE PASSAM OS DADOS DE TODOS OS DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DO COMPUTADOR, PORTANTO, QUALQUER FORMA DE INTERFACE LIGADA À PLACA-MÃE POR INTERMEDIO DE UM SLOT ENCONTRA-SE NO BARRAMENTO.
  • Barramento ISA O Barramento ISA (Industry Standard Architecture) é formato por slots que trabalham com 8 e 16 bits por vez. Também era usado internamente para a comunicação entre o processador e alguns chips presentes na placa-mãe. Barramento PCI Criado pela Intel na época do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) é utilizado até hoje. O motivo de tanto sucesso se deve à capacidade do barramento de trabalhar a 32 ou 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferência de dados. Foi considerado "revolucionário" por suportar o poderoso recurso Plug and Play (PnP), que permitia que a placa instalada num slot PCI fosse automaticamente reconhecida pelo computador. São usados por vários tipos de periféricos, como placas de vídeo, de som, de rede, modem, adaptadores USB, enfim. Barramento AGP Visando obter uma maior taxa de transferência entre a placa-mãe e as placas de víde(principalmente para uma melhor performance nas aplicações 3D), a Intel desenvolveu um barramento especialmente desenvolvido para a comunicação com o vídeo: o barramento AGP(Accelerated Graphics Port). Barramento PCI Express Mesmo oferecendo velocidades acima de 2 GB por segundo, o slot AGP 8x não suportará aplicações que estão para surgir e que precisam de taxas ainda maiores, tais aplicações poderão ter outros requisitos que o AGP não oferece. É necessário considerar que, apesar do AGP ter vantagens bastante razoáveis, seu uso é destinado apenas às aplicações de vídeo. Acontece que som e rede, por exemplo, também evoluem. Origem: http://www.escolaqi.com.br/professor/downloads/download7410.pdf
  • ainda tira duvidas?

  • Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

    São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e demais periféricos do computador.

    Existem três funções distintas nos barramentos:

       comunicação de dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;

       comunicação de endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;

       comunicação de controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Barramento


ID
56629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro computador eletrônico e digital construído no mundo
para emprego geral, denominado ENIAC (electronic numerical
integrator and computer), foi projetado por John Mauchly e John
P. Eckert, de 1943 a 1946. Daí em diante, a arquitetura dos
computadores tem mudado constantemente. Em relação aos
componentes funcionais (hardware) de um computador, julgue os
itens a seguir

Ao se projetar um computador sequencial, seguindo o modelo de von Neumann, é fundamental adotar um processador no qual o tamanho em bits do contador de instrução seja igual ao tamanho do registrador de dados da memória.

Alternativas
Comentários
  • O contador de instrução (CI) também conhecido como Programa Counter (PC) tem como função armazenar o endereço da proxima instrução a ser executada, não confundir com o registrador de instrução (RI) que armazena a instrução que está em execução. Por este motivo o CI deve ter o mesmo tamanho do registrador de endereço de memória (REM) e o RI deve ter o mesmo tamanho do registrador de dados de memória (RDM). CI - possui o mesmo tamamnho da REM e do barramento de endereços, pois todos eles trabalham com endereços de memória.RI - possui o mesmo tamamnho do RDM, do Acumulador (ACC) e do barramento de dados pois só trabalham com os dados da memória.
  • O modelo de von neumann tem I/O, memoria, unidade controle & ALU (arithmetic logic unit). O PC (program counter) salva a posição do programa executado. Quando CPU executa, o PC recebe +1 para apontar para proxima instrução. O RI grava ionstrução que será executada. O prcessador basicamente consulta RI para saber o que fazer

  • Introdução:

    IC ou PC: registrador que possui o endereço da próxima instrução a ser executada.

    RDM ou MBR: registrador que armazenar temporariamente uma informação que está sendo transferida da memória principal para UCP.

    __

    Resumindo, a pergunta é: O registrador especial IC/PC, deve possuir necessariamente o mesmo tamanho do registrador RDM/MBR?

    Resposta: Errada

    Na verdade, o registrador IC/PC deve possuir o mesmo tamanho do registrador REM/MAR. Esse registrador armazena temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, ao se iniciar uma operação de leitura ou escrita.


ID
59506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos diversos componentes de um computador do tipo
IBM PC com processador Pentium IV, julgue os itens
subseqüentes.

A configuração avançada para habilitar e definir alguns intervalos de interrupção (IRQ) pode ser realizada na BIOS de computadores com processador Pentium IV.

Alternativas
Comentários
  •  Os endereços de IRQ são interrupções de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador. Em PCs antigos, os endereços de IRQ não podiam ser compartilhados entre os dispositivos, o que freqüentemente causava problemas, já que existem apenas 16 endereços de IRQ disponíveis. Sempre que os endereços de IRQ se esgotavam (pela instalação de muitos periféricos) ou dois dispositivos eram configurados para utilizar o mesmo endereço, tínhamos os famosos conflitos, que faziam com ambos os dispositivos deixassem de funcionar corretamente 

    Esse tipo de configuração é realizado no setup do BIOS.

  • As configurações avançadas também?
  • Interrupts (interrupções) são as vias entre os perifericos e CPU. São detrmninados por bus de controle, dados, endereço, o que atribui um codigo para cada perifico. 


ID
71776
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à organização e à arquitetura de computadores, os elementos básicos da máquina estão distribuídos em memória, aritmética/lógica, controle, canais de comunicação e dispositivos que devem ser capazes de localizar cada instrução, identificar a ação que deve ser realizada e executar a ação, possivelmente, obtendo, transformando e armazenando dados. Obter e transformar dados estão associados, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Vejam essa imagem:http://www.forumpcs.com.br/galeria/albums/userpics/35074/normal_FPC_AC20060116a.jpgQuem controla os canais de comunicação é a unidade de controle. Ela que obtém os dados diretamente ou via REM. A transformação fica a cargo da UAL (unidade aritméitica lógica).
  • A Unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é a unidade do processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.A ULA executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.Resumindo:-A ULA executa operações aritméticas comuns.-Também toma decisões lógicas, resolvendo sintaxes lógicas em uma programação.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_l%C3%B3gica_e_aritm%C3%A9tica
  • Muitas das ações dos computadores são executadas pela ULA. Esta recebe dados dos registradores, que são processados e os resultados da operação são armazenados nos registradores de saída.


ID
76561
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura de memórias, analise:

I. A utilização da arquitetura dual-channel, presente em alguns tipos de memória, depende, também, dela existir no chipset da placa-mãe.

II. Dual-channel é uma tecnologia implementada exclusivamente em pentes de memória e sua dependência à placa-mãe reside apenas na quantidade de slots disponíveis na placa-mãe.

III. A tecnologia dual-channel só funciona quando os pentes de memória são instalados aos pares, ou seja, devem existir pelo menos dois slots de memória na placa-mãe.

IV. Memórias DDR não contam com a tecnologia dual- channel, pois sua primeira implementação passou a ocorrer a partir das memórias DDR2.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • CORRETA - LETRA C

    I -  CORRETA

    II - ERRADA - O Dual channel é caracteristica da placa-mãe, não do pente de mémoria.

    III - CORRETA

    IV - ERRADA - Memória DDR e DDR2 podem ser montadas em Dual channel.

  • I - correto
    II- errada
    obs: Além das memórias, é preciso atentar para o modelo da sua placa-mãe. O chipset (nas placas-mãe para processadores Intel) é o responsável por trabalhar com a tecnologia Dual Channel, e caso ele não suporte este recurso, nem adianta você investir em vários pentes de memória. JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).
    III - correto
    obs:  A tecnologia de duplo canal só funciona quando se utiliza memórias aos pares. Portanto, você precisará comprar dois pentes de memória, ou quatro. Vale frisar que para ativar o recurso é necessário memórias com frequências, tamanho e temporizações idênticas, de preferência até da mesma marca (assim você evita muitos problemas). JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).
    IV - errada
    obs: Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).

     



  • I. A utilização da arquitetura dual-channel, presente em alguns tipos de memória, depende, também, dela existir no chipset da placa-mãe.- correto, se o chipset permitir, multichannel pode ser usado, incluindo dual channel.

    II. Dual-channel é uma tecnologia implementada exclusivamente em pentes de memória e sua dependência à placa-mãe reside apenas na quantidade de slots disponíveis na placa-mãe.errado- depende tambem do formato dos slots, visto que DDR é incompativel com DDR2. 

    III. A tecnologia dual-channel só funciona quando os pentes de memória são instalados aos pares, ou seja, devem existir pelo menos dois slots de memória na placa-mãe. correto- devem ser instalados de 2 em 2, com a mesma velo. Se for triple channel, 3 em 3.

    IV. Memórias DDR não contam com a tecnologia dual- channel, pois sua primeira implementação passou a ocorrer a partir das memórias DDR2. - errado. DDR ja vinha com dupla transferencia por clock, com 184 terminais & 2.5 V


ID
81538
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em sua concepção arquitetônica, a maioria dos computadores atuais são organizados em níveis. Nesse aspecto, o nível que é responsável por fornecer serviços básicos para o nível de linguagem de máquina, tais como interface gráfica com o usuário e escalonamento de processos, é o nível

Alternativas
Comentários
  • Questão cabe recursos.Segundo Tanenbaum, em seu livro de Sistemas Operacionais Modernos, 2ª Edição, Página 01:Os níveis de um Sistema Computacional são (dentre outros que não interessa à questão):CompiladoresSistema OperacionalLinguagem de MáquinaMicroarquiteturaDispositivos FísicosNa página 03, ultimo parágrafo deixa claro o papel do SO: "Em poucas palavras, o SO fornece uma variedade de serviços que os programas podem obter usando instruções especiais conhecidas como chamadas ao sistema."Portanto, o nível que FORNECE serviços à Liguagem de Máquina é o de Microarquitetura. Por sua vez, Liguagem de Máquina fornece serviços ao SO.
  • Existem diversas linhas de pensamento sobre o que é SO (até onde ele vai). Para os mais radicais essa questão estaria errada, mas para o senso comum está ok.

ID
105532
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à organização, à arquitetura e aos componentes funcionais de computadores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão altamente questionável!a)ERRADA - Realmente, NO INÍCIO, os dispositivos SCSI usavam interfaces paralelas (SCSI-1, Fast SCSI, Ultra SCSI, Ultra2 Wide SCSI e Ultra-320 SCSI). PORÉM, posteriormente foram também criadas interfaces SERIAIS!(SSA s e SAS).b)ERRADA - IDE é uma interface PARALELA (SATA que é SERIAL)c)ERRADA - Driver é um SOFTWARE que controla um periférico, um HARDWARE. Mas é importante não confundir, pois um driver não é um programa gerido independentemente pelo sistema (como um editor de textos ou um antivirus), mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico. Tem o funcionamento bem parecido com o FIRMWARE;d)ERRADA - o Bios é um FIRMWARE, UM PROGRAMA. A definição dada na alternativa é a de CHIPSET;e)ERRADA - Chipset é um CIRCUITO, UM CHIP. A definição dada na alternativa é a de BIOS.Como essas bancas semprem perguntam o significado das siglas, aí vai:IDE (Integrated Development Environment) - Ambiente integrado de desenvolvimento;SCSI (Small Computer System Interface) - Interface para sistemas de microcomputadores;SATA (Serial Advanced Technology Attachment)- Tecnologia de conexão serial avançada;BIOS (Basic Input/Output System) - Sistema básico de entrada/saída;CPU(Central Processor Unit) - Unidade central de processamento.Infelizmente, na área de informática, a FCC às vezes se baseia em informações desatualizadas.Já fui vítima disso em um concurso! :(Deus nos ajude!
  • Realmente é uma definição antiga, porém correta. SCSI é isso mesmo! Ainda mais levando-se em consideração que as outras estão erradas mesmo. Uma coisa que aprendi é que não devemos discutir conceitos com a banca, quase sempre são questionáveis, o que queremos mesmo é acertar a questão, passar no concurso e colocar a grana no bolso...rsrsrs.
  • O que é SCSI?

    Sigla para Small Computer Systems Interface, SCSI é, basicamente, uma tecnologia criada para permitir a comunicação entre dispositivos computacionais de maneira rápida e confiável. Sua aplicação é mais comum em HDs (discos rígidos).
    Trata-se de uma tecnologia antiga. Sua chegada ao mercado aconteceu oficialmente em 1986.

  • ''muito utilizada'' & ''alta velocidade''?

     

    Mesmo em 2010 essas definições não faziam mais sentido...


ID
110392
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

ASSEMBLER é o programa utilizado para executar os códigos fontes criados em ASSEMBLY. No contexto da arquitetura de computadores em camadas, esses termos estão fortemente associados à camada de nível

Alternativas
Comentários
  • Assembly ou linguagem de montagem  é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos.

    Fonte [http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembly]
  • Nível 5 - Linguagens de alto nível (C, Java etc.)
    Nível 4 - Assembler
    Nível 3 - Sistema Operacional.
    Nível 2 - ISA
    Nível 1 - Microprogramação 
    Nível 0 - Lógica digital

ID
110677
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um usuário está utilizando o TSO para trabalhar em um ambiente z/OS. Para criar um data set no disco, ele poderá utilizar o comando

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - correta (Allocate faz um write-miss ou simplesmente escreve no disco)

ID
110749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em uma arquitetura Mainframe, uma LPAR é um(a)

Alternativas
Comentários
  • LPAR (Logical Partitioning) é uma abordagem de arquitetura do sistema que promete revolucionar as infra-estruturas corporativas de TI e ter um grande impacto nas operações de negócios e nas decisões de compra de equipamento. Originalmente desenvolvida para computadores de mainframe, LPAR permite a divisão de um único servidor em vários servidores ou partições "virtuais" totalmente independentes. LPAR na servidores IBM System p baseados POWER4 são suportados pelo AIX 5L, o sistema operacional UNIX® da IBM, e pelo sistema operacional Linux disponível a partir de um ou mais distribuidores Linux.

    Cada partição é independente das operações que ocorrem em outras partições, pode executar sua própria versão do sistema operacional e ter recursos de processador, memória e E/S dedicados à sua utilização exclusiva. A LPAR dinâmica permite que esses recursos sejam aumentados ou reduzidos sem interrupção nas operações. A IBM tirou a flexibilidade oferecida por essa tecnologia do centro do computador de mainframe e a colocou nos servidores System p baseados em POWER4 de baixo custo executando o AIX 5L Versão 5.2.

  • LPAR significa Logical Partition.  Esta é uma partição dos recursos de hardware como: CPU, Memória e Storage de forma a que eles sejam compartimentos estanques, operando de forma independente, com seus próprios sistemas operacionais inclusive.

    Resposta: c


ID
110752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para os IBM Mainframe série System Z é FALSO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão tranquila visto que não existe z/Windows!!
  • Segundo o site da IBM(2014),Segue abaixo alguns Sistemas Operacionais suportados pelo System Z:

    z/OS®, z/VSE™, z/VM®, Linux on System z, TPF, z/TPF



    http://www-03.ibm.com/systems/br/z/hardware/z10.html


  • Pessoal, vamos comentar item a item:

    a) Correto. Parallel Sysplex (System Complex) é um sistema com duas ou mais CPC, que operam integradas logicamente, como se fosse uma única unidade,

    sendo portanto uma técnica de clusterização em sistemas Mainframe.

    b) não abordamos este item nos tópicos sobre hardware, mas está correta a alternativa.

    c) correto, o System Z permite o uso de servidores de aplicação web JEE, como a plataforma IBM WebSphere.

    d) vimos que os Mainframes IBM suportam vários tipos de SO, z/VM, Linux z, z/OS. Mas z/Windows não está entre eles, na verdade não existe SO com tal nome. A letra D é o nosso gabarito.

    e) Correto o IBM System Z possui arquitetura 64 bits, e capacidade de endereçamento superior a 16 exabytes.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
110764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual é a arquitetura de rede proprietária da IBM e originalmente utilizada por Mainframes?

Alternativas
Comentários
  • ARP, OSI, ICMP NÃO SÃO ARQUITETURAS.tcp/ip sim... porém não é proprietário da IBM.resta SNA :D
  • Systems Network Architecture (SNA)

     

    “Classic” SNA, based on subarea nodes, is the original networking architecture used by mainframe computers.

     

    However, with the popularity and growth of TCP/IP, SNA is changing from being a true network architecture to being what could be termed an “application and application access architecture.”

     

    In other words, there are many applications that still need to communicate in SNA, but the required SNA protocols are carried over the network by IP.

     

    https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/zosbasics/com.ibm.zos.znetwork/znetwork_book.pdf

     

    Gabarito: a)


ID
113578
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na arquitetura de von Neumann, a unidade básica de transferência da memória ou para a memória denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Von Neumann
    • Memória: Conjunto de posições/locações endereçáveis
    • Palavras: Posição/locação da memória. Contém dados e instruções.
    • Palavra: Unidade básica de transferência de/para memória.
    • Palavras são localizadas através de um endereço
    • Dados, instruções e endereços são codificados em binário
  • Em ciência da computação, palavra (em inglês: word) é a unidade natural de informação usada por cada tipo de computador em particular. É uma sequência de bits de tamanho fixo que é processado em conjunto numa máquina. O número de bits em uma palavra (o tamanho ou comprimento da palavra) é uma característica importante de uma arquitetura de computador. Ela é refletida em vários aspectos de sua estrutura e sua operação. Ela indica a unidade de transferência entre a CPU e memória principal.

    Em geral, a maioria dos registradores em um computador possuem o mesmo comprimento da palavra. A quantidade de dados transferidos entre os processadores e a memória é também geralmente uma palavra. Em sistemas simples, o dado é transferido através dum barramento, geralmente do tamanho da palavra ou meia palavra. O endereço de memória geralmente deve caber numa palavra.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

  • d) palavra (word). word é a unidade natural de dados para instruction set para processadores


ID
122608
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Segundo o conceito da Máquina de Von Neumann

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura de von Neumann (de John von Neumann), é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.

    A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: (i) uma memória, (ii) uma unidade aritmética e lógica (ALU), (iii) uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e (iv) uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

    Cada um dos elementos apresentados é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação tem variado ao longo do tempo, consoante a evolução das tecnologias de fabricação, desde os relés electromagnéticos, os tubos de vácuo (ou válvulas), até aos semicondutores, abrangendo os transistores e os circuitos eletrônicos integrados, com média, alta ou muito alta densidade de integração (MSI - medium scale, LSI - large scale, ou VLSI - very large scale integration), medida em termos de milhões transistores por pastilha de silício.

    As interações entre os elementos exibem tempos típicos que também têm variado ao longo do tempo, consoante as tecnologias de fabricação. Atualmente, as CPUs processam instruções sob controlo de relógios cujos períodos típicos são da ordem de 1 nanosegundo, ou seja, 10 ? 9 segundos. As memórias centrais têm tempos típicos de acesso da ordem da dezena de nanosegundos. As unidades de entrada e saída exibem tempos típicos extremamente variáveis, mas que são tipicamente muito superiores à escala do nanosegundo. Por exemplo, os discos rígidos exibem tempos da ordem dos milissegundos (milésimo de segundo, 10 ? 3). Outros dispositivos periféricos são inertes, a não ser que sejam ativados por utilizadores humanos. Por exemplo, ao se fazer "copy and paste" nao se-percebe nada do que foi descrito acima, pois um teclado só envia informação para o computador após serem pressionada as devidas teclas. Assim, este dispositivo se comunica com a CPU eventualmente e, portanto, exibe tempos indeterminados.
  • Na máquina genérica de Von Neumann, tanto instruções quanto dados são guardados na mesma memória e invocados conforme a necessidade:
  • Na arquitetura de Von Newman, dados e programas sao armazenados na mesma meomoria, e tudo ocorre da seguinte forma:
    1) Inicialize o contador do programa - eh ele quem vai apontar qual instrução a carregar;
    2) Obter essa intrução;
    3) Incrementar o PC para apontar para a proxima;
    4) Decodificar a instrução(saber q ação ela diz para tomar);
    5) Executa-la.

  •  b)instruções e dados são armazenados na mesma memória.

    caracteristicas de Von Neumann: Unidade processadora contém unidade lógica & aritmetica, registros de processador, unidade de controle, memoria contendo dados & instruções, mass storage externo, e mechanismos de I/O.

  • A arquitetura de Von Neumann é uma arquitetura caracterizada pela possíbilidade de uma máquina digital armazena seus programas no mesmo espaço de endereçamento que as instruções, podendo assim manipular tais programas. Por isso, o conceito de computador controlado por programa armazenado.


ID
126793
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A denominação SMP refere-se tanto à arquitetura de hardware do computador quanto ao comportamento do sistema operacional que reflete esta arquitetura. Um SMP é um sistema de computador independente sobre o qual é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Cada processador tem a sua cache!
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) é uma tecnologia que permite a um determinado sistema operacional distribuir tarefas entre dois ou mais processadores. Este método, mais especificamente, permite que vários processadores partilhem o processamento de instruções requisitadas pelo sistema.O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.Este método também é chamado de "processamento paralelo".FuncionamentoOs processadores trabalham em conjunto compartilhando os recursos de hardware, geralmente são processadores iguais, similares ou com capacidades parecidas. Todos tem os mesmos privilégios de acesso ao hardware, ao contrário do que acontece em sistemas multiprocessados assimétricos, onde um processador é encarregado de gerenciar e coordenar as tarefas e ações dos demais, o que pode proporcionar melhor controle sobre a sobrecarga ou a ociosidade dos processadores subordinados. Por tratar todos os processadores de forma igualitária, no multiprocessamento simétrico, qualquer processador pode assumir as tarefas realizadas por qualquer outro processador, as tarefas são divididas e também podem ser executadas de modo concorrente em qualquer processador que esteja disponível. Os acessos dos processadores aos dispositivos de entrada e saída e a memória são feitos por um mecanismo de intercomunicação constituído por um barramento único.A memória principal da máquina é compartilhada por todos os processadores através de um único barramento que os interliga, de modo que esse acesso a memória é nativo, não existe a necessidade de um mascaramento da memória real a nível de aplicação. Por todo acesso à memória principal ser realizado através de um único barramento, aqui temos um ponto de gargalo do sistema, pois o acesso é serial, ou seja, o sistema fica limitado a passagem de apenas uma instrução de cada vez pelo barramento, abrindo uma lacuna de tempo entre uma instrução e outra. Memórias caches junto aos processadores diminuem o tempo de latência entre um acesso e outro à memória principal e ajudam também a diminuir o tráfego no barramento. Como estamos falando em mais de um processador, cada um com sua memória cache é imprescindível garantir que os processadores sempre acessem a cópia mais recente da memória cache, isso se chama coerência de cache geralmente implementada diretamente por hardware. Um dos métodos de coerência de cache mais conhecido é o snooping, quando um dado compartilhado nas caches dos processadores é alterado, todas as cópias das caches são consideradas inválidas e logo após atualizadas mantendo assim a integridade do dado.
  • Gerenciamento

    O sistema operacional é quem se encarrega de realizar a interação entre os processadores e as aplicações do sistema. Deixando a existência de múltiplos processadores transparente para os usuários, pois o próprio sincroniza os processos com os processadores.

    Mesmo as arquiteturas de SMP já existirem há muitos anos no mercado, até pouco tempo os sistemas não tinham uma padronização para as funções básicas de operação, cada sistema implementava suas próprias funções. O que tornava impossível que os sistemas operacionais fossem portáveis. Apartir dessa necessidade foi criada a MPS (Específicações da Intel para Multiprocessadores ou do inglês - Intel's Multiprocessor Specification), com o objetivo de padronizar o desenvolvimento de SOs que suportassem essas arquiteturas. A criação da MPS fez com que a Intel saísse na frente no desenvolvimento da tecnologia multicore.

    Vantagens

    Sistemas de multiprocessamento simétrico são considerados mais poderosos em relação aos de multiprocessamento assimétricos, abaixo alguns descritivos de comparação entre eles.

    No multiprocesasmento simétrico muitos processos podem ser executados ao mesmo tempo sem queda no desempenho, pois o sistema operacional delega as instruções a cada processador;
    Se um processador falhar o sistema não tranca pois qualquer outro processador pode assumir as tarefas daquele que falhou, já no assimétrico por exemplo, se o processador mestre falhar o sistema trava;
    No SMP o usuário pode melhorar o desempenho da máquina simplesmente adicionando um processador;

    Tecnologias

    Antigamente para utilizar SMP era necessário hardware específico, placas-mãe com dois ou mais soquetes de CPU, grandes estruturas de servidores clusterizados. Hoje em dia com a tecnologia multi-core, as fabricantes já integram tudo isso em apenas um dispositivo físico, também conhecidos como processadores multi-core.

    Alguns exemplos de processadores multi-core:

    Intel Xeon;
    Intel Pentium D;
    Core Duo e Core 2 Duo;
  • Multiprocesamiento simétrico
    MP é a sigla de Symmetric Multi-Processing, multiproceso simétrico. Trata-se de um tipo de arquitectura de computadores em que dois ou mais processadoré compartilham uma única memória central.
    Explicação detalhada
    A arquitectura SMP (Multi-processamento simétrico, também telefonema UMA, de Uniform Memory Access), se caracteriza pelo facto de que vários microprocesadores compartilham o acesso à memória. Todos os microprocesadores competem em igualdade de condições por dito acesso, daí a denominación "simétrico".
    Os sistemas SMP permitem que qualquer processador trabalhe em qualquer tarefa sem importar sua localização em memória; com um propício suporte do sistema operativo, estes sistemas podem mover facilmente tarefas entre os processadores para garantir eficientemente o trabalho.
    Um computador SMP compõe-se de microprocesadores independentes que se comunicam com a memória através de um autocarro compartilhado. Dito autocarro é um recurso de uso comum. Por tanto, deve ser arbitrado para que somente um microprocesador o use na cada instante de tempo. Se os computadores com um sozinho microprocesador tendem a gastar considerável tempo esperando a que cheguem os dados desde a memória, SMP piora esta situação, já que há vários parados em espera de dados.
    Conceitos relacionados
     

  • Questão retirada praticamente em sua total literalidade do livro de William Stallings, Quinta edição (Arquitetura e Organização de Computadores), página 653, primeiro parágrafo do tópico 16.2.

  • O principal erro da letra d): "... escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache. "
    A descrição sobre política de escrita na cache refere-se à
    Write-Back (memória é atualizada quando a informação sai da cache). Quem fica responsável por atualizar a memória é o Sistema Operacional.
    Na
    escrita direta (Write-Through) o hardware escreve na cache e na memória principal. O desempenho é pior do que a write-back, mas a implementação do S.O. fica bem mais simples.
  • a) existem dois ou mais processadores similares, com capacidade de computação compatível e que compartilham a mesma memória principal e facilidades de E/S.

    Certo. Sistemas SMP possuem diversos processadores q compartilham memoria.

     b) o sistema é controlado por um sistema operacional integrado, que provê interação entre os processadores e seus programas, em nível de tarefas, de arquivos e de dados.

    Certo.

     c) os processadores são conectados entre si por meio de um barramento ou de outro esquema de conexão interno, de forma que o tempo de acesso à memória é aproximadamente o mesmo para cada processador.

    Certo.

     d) para resolver o problema de coerência de cache, utiliza um único cache para todos os processadores e adota a política de escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache.

    Errado. Em SMP ha um cache para cada processador, tornando-se necessario um mecanismo q torne todas essas caches coerentes. Senão, se houvesse um unico cache para todos os processadores, nao haveria problemas de coerencia de caches.

     e) como todos os processadores são capazes de desempenhar as mesmas funções, em um multiprocessador simétrico, uma falha em um único processador não causa a parada do sistema, podendo continuar a funcionar, com desempenho reduzido.

    Certo.


ID
126925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de um computador e à sua arquitetura básica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Questão certa: Letra D

  • Os barramentos podem ser 
    - De dados
    - De endereço
    - De controle

    A menos que seja multiplexado, nesse caso temos um único barramento para dados e endereço, simplificando o projeto de barramentos porém tornando o desempenho menor.

    Os barramentos também podem ser sincronos e assincronos. Os síncronos têm seu controle baseado no clock , geralmente da CPU. Já assíncronos não são sincronizados pela CPU, mas são mais dificeis de se implementar.

    Como o barramento é um meio comum para múltiplos dispositivos, pode ocorrer de mais de um deles requisitar o uso do barramento ao mesmo tempo ( quem requisita se torna o mestre), nesse caso temos a arbitragem para resolver isso.

    Geralmente quem está mais perto do árbitro recebe a concessão do barramento. Pode-se adotar uma hierarquia de prioridades para o barramento, pois dispositivos como E/S devem ter prioridade - discos em alta velocidade, por exemplo, não podem esperar.

    A CPU geralmente tem mais baixa prioridade sobre o barramento.

    Existe também a possibilidade de dispositivos de E/S acessarem diretamente a memória pelo barramento, sem intermédio da CPU, isso chama-se Acesso Direto à Memória.
  • Justificando as erradas:

    A) A função do processador é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados

    B) Só pra relembrar Processador = UCP. Mas trouxe aqui uma definição em outras palavras: 
    Processamento e execução dos programas, Executar as instruções, Controlar as operações no computador.

    C) 
    Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computadorCada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica. Os exemplos de periféricos sao:impressorasdigitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetesmousestecladoscâmeras de vídeo, entre outros.



    BOA SORTE
  • Barramento, que liga todos estes componentes e é uma via de comunicação de alto desempenho por onde circulam os dados tratados pelo computador.

    Periféricos, que são os dispositivos responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, ou seja, pelas interações entre o computador e o mundo externo. Exemplos de periféricos são o monitor, teclados, mouses, impressoras, etc.

    O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memória (programas em código de máquina e dos dados).


ID
126964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em computadores, diversos problemas podem ocorrer nos mecanismos de entrada e saída de dados. Tais problemas podem, por exemplo, estar relacionados à velocidade de transferência de dados, ao sincronismo dos dispositivos de E/S, às transferências que podem ser interrompidas etc. Em uma arquitetura de computadores, os diversos elementos responsáveis por detectar tais problemas, incluem

Alternativas
Comentários
  • Dúvida sobre a alternativa A:
    driver é software, arquitetura de computadores é hardware, não?
  • Eu tbm fiquei em dúvida!
    Marquei (B), mudei para (A) depois e errei!

    Olha o enunciado da questão  Q42260:
    "A CPU é responsável pelo funcionamento sincronizado de todos os dispositivos de um sistema de computação (...)"

    O enunciado da questão em pauta diz:
    " (...) ao sincronismo dos dispositivos de E/S (...) Em uma arquitetura de computadores, os diversos elementos responsáveis por detectar tais problemas, incluem"

    Será  "detectar" torna a letra (B) correta?
  • A CPU não cuida de problemas relacionados "à velocidade de transferência de dados, ao sincronismo dos dispositivos de E/S, às transferências que podem ser interrompidas". Isso, de fato, é transparente para ela, mesmo que se utilize uma transferência programada. Esse problemas estão relacionados ao barramento e quem deveria cuidar disso é a parte da controladora desses dispositivos. A opção mais adequada é o driver de dispositivos.

ID
140923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.

Uma das desvantagens da arquitetura distribuída é sua complexidade, uma vez que é mais difícil compreender as propriedades emergentes dos sistemas que as dos sistemas centralizados.

Alternativas
Comentários
  • Uma arquitetura distribuída é dita ser fortemente acoplada se a comunicação é rápida e confiável e, também, se os seus processadores se encontram fisicamente próximos uns dos outros. Como exemplos podem ser citados as grelhas e os hipercubos, etc., que utilizam uma rede de comunicação, consistindo de ligações ponto a ponto, confiável e rápida, a qual conecta cada processador a algum subconjunto de outros processadores. Já uma arquitetura distribuída é dita ser fracamente acoplada se a comunicação entre os seus processadores, fisicamente dispersos, apresente baixa velocidade e pouca confiabilidade. Exemplos de sistemas dessa classe são as redes de longa distância ou locais de estações de trabalho, que permitem comunicação direta entre dois processadores quaisquer, porém com baixa velocidade e não totalmente confiável. Ocasionalmente uma mensagem pode ser danificada, chegar fora de ordem ou, simplesmente, não alcançar o seu destino. Nesses casos, devem ser utilizados protocolos para implementar comunicações mais seguras.

ID
149344
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de Von Neumann NÃO reúne o seguinte componente:

Alternativas
Comentários
  • Entendo que, assim como "barramento decimal", "dispositivos de entrada e saída" não compoem a arquitetura de Von Neumann.

    Em outra questão, http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/fde926ca-b5, onde a resposta é a letra C, "entrada e saída" ficaram de fora.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann

  • A referida questão mencionada pelo colega acima, foi anulada pela banca!
  • Elementos da arquitetura de Von Neumann:
    1- processador (ULA, UC e Regisradores)
    2- memória
    3- dispositivos de entrada e saída
  • O que é um barramento decimal?

  • Nunca ouvir falar em barramento decimal em computação. Acho com quase certeza que esse termo inexiste na computaçao.

  • Gostaria de saber o que é um barramento decimal. Se esse termo realmente não existe, mostra a falta de seriedade da banca.

  • Barramento decimal é viagem da banca. Todo barramento é necessariamente binário, justamente porque os sinais elétricos ou trafegam em voltagem alta ou em baixa, isso faz parte da própria lógica digital dos computadores. Algo inerente a computação atual (clássica), mas não necessariamente verdade em sistemas quânticos, onde o conceito de bit evolui para além de 2 estados - 0 ou 1 (qubit). 


    Uma rápida definição de barramento da própria Wikipédia:

    "Em arquitetura de computadores, um barramento é um conjunto de linhas de comunicação (condutor elétrico ou fibra optica) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos), ou entre vários sistemas de computação.

    O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de dois:

    8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc."
  • Ao meu ver,  decimal especificando o barramento foi justamente para existir uma alternativa errada.

  •  e) barramento decimal.

    Von Neumann é feito de memória, cpu (arithmetic logic unit + control unit), input/output. Memória do processador é register (registrador) a mais rápida de todas porém de menor capacidade de storage. 

  • Letra e

    Pessoal, a linguagem nativa do computador é a binária (0 e 1).

    Não faz sentido que seu barramento trafegue dados decimais, ou seja, numa linguagem que não é nativa de máquina.

  • A referida questão (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/fde926ca-b5) Elio Jr, foi anulada pela banca.

    A explicação feita por RITA WERNECK está perfeita.


ID
149740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que a arquitetura de computadores trata do
comportamento funcional de um sistema computacional, julgue
os itens subsequentes.

O tempo de execução do processador, ou simplesmente tempo de processador, é o tempo gasto pelo processador na execução das instruções dedicadas a um programa e não inclui o tempo gasto com entrada/saída, nem o tempo gasto para outros programas diferentes, no caso dos sistemas que compartilham o tempo do processador.

Alternativas
Comentários
  • A definição de tempo de processador é o tempo gasto por um processador com um job.  Portanto a questão está correta.


ID
149791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto a sistemas de entrada, saída e armazenamento de dados,
julgue os próximos itens.

A arquitetura Intel de 64 bits utiliza a técnica very large instruction word, na qual a memória é acessada transferindo-se longas palavras de programa, sendo que, em cada palavra, estão empacotadas várias instruções.

Alternativas
Comentários
  • A sigla VLIW significa “Palavra de Instrução Muito Grande”, do inglês “Very Large Instruction Word”. Processadores que usam essa técnica acessam a memória transferindo longas palavras de programa, sendo que, em cada palavra, estão empacotadas várias instruções. No caso da IA-64, são usadas três instruções para cada pacote de 128 bits. Como cada instrução tem 41 bits, sobram 5 bits que são usados para indicar os tipos de instruções que foram empacotadas.
  • O modo de otimizar a execução de instruções atraves de paralelismo também tem uma outra técnica denomida VLIW - very long instruction word, ou instruções em palavras muito longas. A técnica consiste em criar "instruções de grande tamanho", as quais podem acomodar mais de uma das instruções de máquinas reais, ou seja, o compilador, no processo de criar o código-objeto (a ser executado), utiliza-se de um formato de instrução qe inclui mais de uma delas na mesma "instrução" a ser buscada e decodificada pelo processador. Para tanto, é necessário, naturalmente, que haja no hardware mais unidade funcionais para as instruções do pacote.
    Fonte: Introdução a Organização de Computadores, Mario. A. Monteiro - Pag 406, 5 edição

ID
150196
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador de 64 bits significa dizer que

Alternativas
Comentários
  • A sigla VLIW significa “Palavra de Instrução Muito Grande”, do inglês “Very Large Instruction Word”. Processadores que usam essa técnica acessam a memória transferindo longas palavras de programa, sendo que, em cada palavra, estão empacotadas várias instruções. No caso da IA-64, são usadas três instruções para cada pacote de 128 bits. Como cada instrução tem 41 bits, sobram 5 bits que são usados para indicar os tipos de instruções que foram empacotadas.

ID
157966
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura dos computadores modernos, é muito comum a existência de máquinas de seis níveis, onde o nível 0 representa a essência do hardware com seus elementos primários de circuitos lógicos mais complexos. O nível 1 é que inicia o conceito de programa como uma seqüência de instruções a serem executadas diretamente pelos circuitos eletrônicos. Assim, analise:

I. No nível 1, a microprogramação é utilizada especialmente nas máquinas classificadas de CISC - Complex Instruction Set Computer, que implementam instruções complexas correspondentes ao nível 2.
II. O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou o código binário executado pelo hardware. As máquinas RISC - Reduced Instruction Set Computer o utilizam para interpretar os códigos para o nível de microprogramação e, em seguida, para o nível 0.
III. O nível 3, onde, geralmente as instruções são desenvolvidas de forma híbrida, é o nível dos sistemas operacionais e destina-se a fornecer serviços básicos para os níveis superiores, tais como, interface com o usuário, gerenciamento de memória, escalonamento de processos e acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados.
IV. Uma das diferenças existentes entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado e os níveis superiores, de outro, é a natureza da linguagem provida. Enquanto as linguagens de máquina dos primeiros são freqüentemente numéricas (código binário, hexadecimal ou octal), as linguagens do nível 4 e superiores utilizam mnemônicos, que são ótimos para o entendimento lógico das pessoas.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Uma image = 1000 palavras:

    http://screencast.com/t/MTMwYTgxN
  • CISCOs processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (as instruções contidas no microcódigo do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.
  • Letra C
    Fonte livor do Tanenbaum
    Nível de lógica digital (0): Neste nível encontra-se a descrição da máquina como uma malha de portas lógicas interconectadas. Subconjuntos destas portas lógicas definem dispositivos lógicos combinacionais e seqüenciais, que podem ser formalmente descritos através da álgebra booleana. Neste nível não existe o conceito de programa como uma seqüência de instruções.
    Nível de Microprogramação (1): Neste nível encontram-se dispositivos e recursos, tais como, ULAs, registradores, decodificadores, multiplexadores, vias de dados, etc. Cada um destes dispositivos e recursos é capaz de executar um número limitado de operações, definidas por sinais de controle. Suporta o conceito de programa (microprograma) como uma seqüência instruções a serem executadas. Também oferece uma visão detalhada do processador/microprocessador (microarquitetura ou caminho de dados).
    Nível de máquina convencional (2): Nível da linguagem de máquina, para cada microprocessador, este nível define uma ou mais máquinas virtuais, cuja linguagem é interpretada por um ou mais microprogramas. Oferece uma visão da macroarquitetura da máquina (interação do processador/microprocessador com barramentos externos, unidades de memória, dispositivos de I/O, etc).
    Nível de sistema operacional (3): Este nível é a fronteira entre o hardware e o software. O sistema operacional, normalmente, assume as funções de gerenciar os recursos de hardware e oferecer uma interface simplificada. Os usuários deste nível podem ser programas do nível 4 ou usuários humanos.
    Nível de linguagem de montagem (4): É o primeiro nível desenvolvido para usuários (programadores). O nível 4 oferece linguagens orientadas a utilização humana, constituídas de palavras e mnemônicos, que permitem uma compreensão mais simbólica dos problemas tratados. Os níveis 4 e 5 são normalmente suportados por tradução, enquanto o 1, 2 e 3 são normalmente suportados por interpretação.
    Nível de linguagem de programação (5): Este é um nível de linguagem voltada para o usuário final. Neste nível a máquina virtual oferecida é suficientemente abstrata para que possa ser utilizada por qualquer programador com conhecimentos razoáveis em algoritmos, estruturas e na linguagem disponível a este nível, tais como, C++, java, etc.
  • Putz!! a  assertiva IV forçou a natureza.  Afirmar que ".. as linguagens do nível 4 e superiores utilizam mnemônicos, que são ótimos para o entendimento lógico das pessoa.." é osso.
    Desde quando instruções assembler do tipo JUMP HE, MOV 8H, etc. são ÓTIMOS para o entendimento lógico das pessoas???  Otimo seriam linguagens apartir do 5o. nível, onde entrariam linguagens como C, jave, delphi...

    Achei que a assertiva estivesse errada em função do ÓTIMO.
  • Nível 0: é o hardware verdadeiro da máquina, é o nível da lógica digital, os objetos interessantes são denominados portas.

    Nível 1: é o verdadeiro nível de linguagem da máquina, nesse nível há definitivamente um programa, denominado microprograma, que interpreta as instruções de nível 2.

    Nível 2: é chamado de nível de máquina convencional. Uma linguagem de nível 2 é definida por cada microprograma.

    Nível 3: é geralmente um nível híbrido pois algumas de suas instruções são interpretadas pelo sistema operacional e outras são interpretadas diretamente pelo microprograma. 

    Níveis 4 e 5: ao contrário dos anteriores, foram projetados para o uso direto pelo programador médio comum. Esses níveis são geralmente suportados por tradução enquanto os níveis 2 e 3 são interpretados. O nível 4 é denominado montador e vem perdendo importância ao longo do tempo, já o nível 5 consiste em linguagens projetadas para serem utilizadas diretamente na aplicação com problemas a serem resolvidos.


ID
162826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com o lançamento dos computadores 486, surgiu um problema, que foi a diferença entre a velocidade de cálculo dos processadores e a velocidade das memórias externas. Esse problema foi resolvido pelos engenheiros com a

Alternativas
Comentários
  • A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.

    A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. Para entender melhor esta situação, deve-se entender como o computador trabalha internamente. Quando o usuário clica para abrir um arquivo, o processador envia uma “requisição” para a memória RAM.


ID
162832
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Como há um grande número de alternativas para a organização de um computador, é necessária a existência de mecanismos que permitam realizar a avaliação de cada arquitetura. Entre esses mecanismos, tem-se o desempenho, que apresenta várias abordagens de avaliação. Estas podem ser classificadas em duas grandes categorias, que são o desenvolvimento de modelos analíticos e o desenvolvimento de modelos

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de Desempenho
    A medida de avaliação mais citada para comparar sistemas computacionais é o desempenho.

    No processo de avaliação de desempenho, o objetivo é obter um modelo para estimar uma medida
    de desempenho a partir de parâmetros de projeto e parâmetros de entrada. Exemplos de parâmetros
    relevantes incluem tempo de processamento, tempo de espera, e a utilização de recursos.
    Existem várias abordagens de avaliação, as quais podem ser classi?cadas em duas grandes cate-
    gorias, o desenvolvimento de modelos analíticos e o desenvolvimento de modelos numéricos. Dentro
    desta última categoria, as bases para o desenvolvimento do modelo podem ser estabelecidas através
    de simulação (computacional ou física) ou através de medidas.

    Fonte: ftp://ftp.dca.fee.unicamp.br/pub/docs/ea960/ea960.pdf

ID
183709
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Comumente o chipset é uma dupla de chips chamados de

Alternativas
Comentários
  • Isso aqui pode ajudar:

    http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568
  • a)Ponte Norte ou Memory Controller HUB; e Ponte Sul ou I/O Controller HUB.

    Chipset tem south bridge (ponte sul), no qual dispositivos I/O (IDE & SATA) se conectam. EM on-board, som tambem vai no south bridge. North Bridge usa dissipador de calor porque trabalha mais. Controla FSB (velocidade do processador com componentes da memoria), frequencia da memoria & o barramento AGP etc.

  • Ponte Norte (North Bridge). Faz a comunicação do o processador com as memórias. Também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador

    Ponte Sul (South Bridge). Também chamada de ICH (I/O Controller Hub, hub controlador de Entrada e Saída) é conectado a ponte norte e sua função é basicamente controlar os dispositivos On bord e de entrada e saída


ID
192994
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura proposta por Von Neumann para computadores é composta por:

Alternativas
Comentários
  • A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: (i) uma memória, (ii) uma unidade aritmética e lógica (ALU), (iii) uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e (iv) uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.





  • Essa questão foi anulada pela banca!!!!!!!

ID
201256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A máquina proposta por Von Neumann reúne componentes como memória, unidade aritmética e lógica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle.

Alternativas
Comentários
  • A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: (i) uma memória, (ii) uma unidade aritmética e lógica (ALU), (iii) uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e (iv) uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

  • Discordo com o gabarito.
    A unidade lógica aritmética, os registradores e a unidade de controle estão dentro da CPU. Como seria a intereção com a máquina sem as unidade de entrada e saída.
    Von Neumann idealizou a máquina com 5 componentes: memória, unidade lógica e aritmética, unidade de controle e equipamento de entrada e saída(tanembaum, Organização estruturada de computadores, pg 11).
  • O GABARITO dessa questão está ERRADO.

    O modelo proposto por Von Neumann compreende os seguintes componentes:

    PROCESSADOR, MEMÓRIA e DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAÍDA.

    O PROCESSADOR é composto por ULA (Unidade de Artimética e Lógica), UC (Unidade de Controle) e Registradores.

    Sendo assim a questão está ERRADA e não certo como está marcando a Questão.
  • Pessoal, acho que o pega da questão está na palavra REÚNE.

    Se olharmos a questão por este prisma o gabarito está correto.
  • Para estudo e comparação, o diagrama abaixo mostra a arquiterura de Von Neumann e a Harvard
  • Pessoal, vamos lá! Questão básica pegadinha de interpretação de texto.

    "A máquina proposta por Von Neumann reúne componentes como memória, unidade aritmética e lógica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle."

    Está máquina descrita por Von Neumann contêm todos esses componentes (portanto, resposta correta) e mais dispositivos de E/S.
  • ucp não deveria ser um componente. CESPE again

  • Sim, e cadê os dispositivos de E/S? #CESPE_fail

  • A confusão se dá pois a UCP engloba a ULA, UC e registradores, portanto não deveria ser citada como um componente à parte no contexto desta questão. 

  • Pessoal, essa questão não pediu preciosismo. "Reúne componentes COMO". Foi um rol exemplificativo, não precisava listar tudo, nem muito menos categorizar ULA e CPU.

  • Falou em Von Neumann = CISC

    Falou em Harvard = RISC

  • Entendo a justificativa de estar certa, mas para mim questão que te permite ter uma outra interpretação, também correta, é uma questão muito mal feita. ¬¬

  • correto- von neumann - memoria, cpu (arithmetic logic unit + control unit) && input/output 

  • Questão Q536758 (Banco da Amazônia - 2010 - Comunicação Social): A máquina proposta por Von Neumann reúne componentes como memória, unidade aritmética e lógica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle. Gabarito errado.

     

    Aí o Cespe chega na mesma prova - outro cargo -, coloca a mesma questão com gabarito diferente. Vai entender ...

     


ID
201277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O chipset é um circuito oscilador cuja função é sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • O relógio possui essa função

  • O chipset interliga os dispositivos(DVD/HD/Memória/processador etc).

  • Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.
  • O chipset (conjunto de chips - north bridge e South bridge) não tem a função de sincronizar, mas sim de interconectar os dispositivos presentes na placa-mãe. Mais detalhes em: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568

  • Errado. 


    Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

    Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/memoria/1402-o-que-e-chipset-.htm#ixzz2g08Qcl1o



     
  • A função principal do chipset é a de auxiliar o controle de tráfego que passa pela placa-mãe

  • Não podemos afirmar isso,pois não especificou o chipset !! Nesse caso   sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido seria característica do CHIPSET PONTE SUL ...


    Já o CHIPSET PONTE NORTE irá controlar o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM,além de fornecer canal para a comunicação com o CHIPSET PONTE SUL

  • e-

    chipset:

    -um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe.

    - Divide-se entre “ponte norte” e “ponte sul”.

    -define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter.


ID
201457
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A recepção/transmissão de dados é feita em bits entre um processador e algum chip ou memória. Nos PCs os bits são transmitidos em grupos. NIBBLE é a transmissão feita por um grupo de

Alternativas
Comentários
  • Nibble - Sucessão de quatro cifras binárias (bits)[1].

    A sua importância deve-se a que 4 é o número mínimo de dígitos binários necessários para representar uma cifra decimal. Os nibbles são por tanto a base do sistema de codificação BCD, que representam números decimais como sucessões de nibbles que representam as cifras destes. Por exemplo, tendo a seguinte correspondência entre as dez cifras decimais e suas correspondentes representações binárias:
    0000 =" 0

    "
    0001 =" 1

    "
    0010 =" 2

    "
    0011 =" 3

    "
    0100 =" 4

    "
    0101 =" 5

    "
    0110 =" 6

    "
    0111 =" 7

    "
    1000 =" 8

    "
    1001 =" 9

    "

    É possível codificar números decimais em BCD da seguinte forma:
    0101 0000 ="50

    "
    0001 0001 0010 ="112" 1001 1001 1001 ="999"
    0101 1001 0001 0000 0111="59107" 0110 0101="65

    "
    0110 0110 0110 ="666"

    Em inglês há um jogo de palavras gastronômico com nibble (que significa mordiscar), em comparação com bite/byte (bocado) e bit (troço pequeno).
    Referências

    1. ↑ PETZOLD, Charles. Code: The Hidden Language of Computer Hardware and Software (em inglês). Redmond, Washington: Microsoft, 2000. p. 181. ISBN 0-7356-0505-X

     

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nibble

  • Sempre que um processador, uma memória ou outro chip qualquer precisar receber ou transmitir dados, esses dados são transferidos na forma de BITS. Entretanto, para que a transferência seja mais rápida, esses bits não são transferidos um de cada vez, e sim, vários de uma só vez. Com um único fio só é possível transmitir um bit de cada vez. Com 8 fios é possível transmitir 8 bits de cada vez, o que é muito mais rápido. Nos PCs, os bits são transmitidos em grupos de 4, 8, 16, 32 ou 64 bits simultâneos.

    Um grupo de 4 bits é chamado de NIBBLE

    Um grupo de 8 bits é chamado de BYTE

    Um grupo de 16 bits é chamado de WORD

    Um grupo de 32 bits é chamado de DOUBLE WORD (DWORD)

    Um grupo de 64 bits é chamado de QUAD WORD (QWORD)

    Fonte: http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/HARD-016.HTM

  • kkkkkkkk..So tu mesmo, FCC..
  • que porra é isso véio


ID
204628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens
seguintes.

As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou três níveis diferentes de memória cache, todos constituídos por memórias do tipo SRAM (static RAM).

Alternativas
Comentários
  • Memória SRAM (Static Random Access Memory, que significa memória estática de acesso aleatório em Português) é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM.

    Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas às DRAM, possuem a vantagem de serem bem mais rápidas, justificando seu uso nas memórias cache L1, L2 e L3. Além disso, as memórias estáticas consomem mais energia e aquecem mais que as DRAM. Memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.


ID
205423
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de editores de disco, de recursos e de memória.

Alternativas
Comentários
  • Alguem tem idéia de onde podem ter tirado esta questão? Não encontrei em lugar algum este assunto sobre "editores"! Alguma indicação? Bons estudos!!!
  • Editores de Discos são softwares como Partition Magic, Acronis Disk Director, etc. São utilizados para formatação de discos rígidos, criação de partições, etc. A resposta que parece mais correta é a letra "E"

  • Prezados,

    A alternativa A está incompleta, muitos programas tem a função de efetuar a leitura e a modificação de arquivos em formato binário mantidos em um disco rígido
    A alternativa B está errada, editores de memória são capazes de modificar dados na memória de computadores, mesmo com mecanismo de proteção
    A alternativa C está errada pois a liberação de recursos do computador é feita pela cpu
    A alternativa D está errada pois a ROM não é alteravél 

    Portanto a alternativa correta é a letra E


ID
223930
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes sentenças em relação à arquitetura de computadores:

I O sinal do clock é utilizado pela memória principal para execução das instruções.
II Se o processador encontrar um dado na memória cache, não há necessidade do acesso à memória principal; do contrário, o acesso é obrigatório.
III Os processadores RISC caracterizam-se por possuir poucas instruções de máquina e são executadas diretamente pelo hardware.

Das sentenças acima, apenas:

Alternativas
Comentários
  •  Sinal de clock é utilizado pelo processador....

  • Acesso a memória de forma rudimentar, só Load / Store, poucos modos de endereçamento;
  • Gabarito: E.

     

    Um dos poucos casos em que o termo "obrigatório" integra uma afirmação verdadeira. 

  • O erro está em dizer que o sinal do clock é utilizado pela memória principal para execução das tarefas. O sinal do clock é utilizado pelo processador para execução das tarefas.

  • O sinal do clock é utilizado pela CPU para execução das instruções. 


ID
229480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com base nos conceitos de arquitetura de computadores, julgue os itens seguintes.

I A arquitetura de computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional do ponto de vista do programador.

II A organização de computadores trata da estrutura interna que não é visível ao programador.

III O computador pode ser analisado em vários níveis, sendo o nível mais alto aquele em que o usuário executa programas, e o nível mais baixo o de transistores e conexões.

IV Um refinamento do modelo de von Neumann é o modelo de barramento de sistema que possui uma CPU (ALU e controle) e a memória.

V Os quatro componentes do modelo de von Neumann são visíveis na placa mãe e também no barramento de sistema.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  •  Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador...Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.

    William Stallings, Arquitetura e Organização dos Computadores, páginas 6.

  • A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: 
    1. Memória;
    2. Unidade central de processamento (CPU);
    3. Dispositivos de entrada e saída.
  • faltou a memória.. acho q  o problema é o barramento
  • IV Um refinamento do modelo de von Neumann é o modelo de barramento de sistema que possui uma CPU (ALU e controle) e a memória.
    o modelo de barramento de sistema particiona o computador em CPU, memoria e E/S(repare q eh 1 absurdo 1 computador sem E/S).

    V Os quatro componentes do modelo de von Neumann são visíveis na placa mãe e também no barramento de sistema.
    Questao mal colocada. Visivel como ?? Aos olhos humanos?? Se assim for, apenas a unidade de memoria fica visivel, pois a ALU e a UC ficam internas ao processador, e a E/S fica fora.

    - Unidade de entrada/saída;
    - Unidade lógica e aritmética;
    - Unidade de memória;
    - Unidade de controle;
  •  d)I, II e III.

    Como notado pelo colega, arquitetura é uma representação da maneira de como o pc é arranjado de forma funcional. Organização é o modo de como os compoenentes interagem e os canais de comunicação necessarios. 

     

  • Refinamento do modelo de von Neumann, o modelo de barramento de sistema possui uma CPU (ALU e controle), memória e uma unidade de entrada/saída (I/O).


ID
242821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere que determinada empresa planeje elaborar um manual
para orientar seus usuários de produtos e serviços de informática.
Nesse manual, devem constar informações acerca de fundamentos,
organização e componentes de computadores. Julgue se cada item
a seguir apresenta informação correta, a ser colocada no referido
manual.

Ao usuário que pretenda fazer uso de aplicações gráficas e com vídeos em tempo real em seu computador, recomenda-se que solicite a instalação, em seu computador, de uma placa de vídeo que use o padrão AGP, que é mais moderno e eficiente que os padrões PCI e PCI express.

Alternativas
Comentários
  • A ordem de "modernidade é":

    PCI < AGP < PCIe

  • ERRADO

    Por ordem de velocidade (ou performance dos barramentos):

    PCIe é o padrão mais rápido, depois temos o AGP (esclusivo para placas gráficas), e finalmente o PCI.


ID
260359
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à organização e arquitetura de computadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •     * a) A linguagem de máquina é um conjunto ilimitado de instruções que um circuito de um computador pode reconhecer e executá-las diretamente.

        * b) A linguagem de máquina é a forma mais primitiva de linguagem para se comunicar com o computador.

        * c) A arquitetura define os componentes do computador e a maneira como eles estão interligados.
    A Organização ....

        * d) A organização não define os componentes do computador, mas apenas o seu comportamento e a maneira como eles estão interligados.
    A Arquitetura ...

        * e) O Interpretador é um programa de nível 1 (L1) que substitui cada instrução de nível 2 (L2) por um conjunto equivalente de L1.
    Os programas (compilados ou interpretados) rodam no nível L5. Veja imagem abaixo:


  • (A) A linguagem de máquina é um conjunto limitado de instruções que um circuito de um computador pode reconhecer e executá-las diretamente.
    (B) A linguagem de máquina é a forma mais primitiva de linguagem para se comunicar com o computador. CERTO.
    (C) A organização define os componentes do computador e a maneira como eles estão interligados.
    (D) A organização define os componentes do computador e a maneira como eles estão interligados.
    (E) O compilador é um programa de nível 1 (L1) que substitui cada instrução de nível 2 (L2) por um conjunto equivalente de L1.
  • Pdf com todas essas informações:
    http://www.poliparatodos.poli.usp.br/modulos/17/paginas/html4/PCS405V2.pdf
  • que questãozinha mais xexelenta hein...


ID
266764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e arquitetura de
computadores, sistemas operacionais e circuitos digitais, julgue os
itens a seguir.

A unidade central de processamento (UCP) comanda não somente as ações efetuadas internamente, como também emite os sinais de controle para os demais componentes do computador agirem e realizarem alguma tarefa.

Alternativas
Comentários
  • A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na MP.
    Funções:
    Executar instruções - realizar aquilo que a instrução determina.
    Realizar o controle das operações no computador.

    a) Unidade Lógica e Aritmética (ULA) - responsável pela realização das operações lógicas (E, OU, etc) e aritméticas (somar, etc).
    b) Unidade de Controle (UC) - envia sinais de controle para toda a máquina, de forma que todos os circuitos e dispositivos funcionem adequada e sincronizadamente.

ID
273334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos conceitos de informática, julgue os seguintes itens.

Considere que, ao ligar um computador cujo processador tem barramento de endereçamento de 16 bits, o programa de carga libere a seguinte mensagem: Erro no endereço 156110. Nessa situação, é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro, já que o endereço 156110 não existe na arquitetura em questão.

Alternativas
Comentários
  • Essa daí foi tensa, alguém sabe explicar?
  • Apesar do enderecamento de 16 bits permitir 2^16 (4096 endereços físicos) do 0 ao 4095, só isso não basta pra concluir que há erro, já que este pode possuir memória virtual com endereços lógicos gerenciados por uma MMU por exemplo. Por isso, questão errada...
  • Já que devemos considerar a hipótese da memória virtual essa questão deveria estar classificada de Sistemas Operacionais, né?
  • Peraí... 2^16 = 4096? Não seria igual 65.536!? 

    Logo, o endereço 156110 realmente não deveria existir nesta arquitetura...
  • Acredito que o erro da questão esteja nessa parte "é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro", visto que os dados passados na questão não são suficientes para afirmar que o erro seja no "programa de carga".
  • Se a quantidade de bits do barramento de endereços não puder sinalizar o limite de endereçamento da memória principal (em função do que foi exposto no comentário = memória virtual) , como resolver as inúmeras questões cuja solução é por meio do total de bits deste barramento?
  • Há dois tipos de programa de carga: Absoluto e Relocável.

    O Ligador define o tipo de programa de carga e no caso do código ser relocável o programa pode ser carregado em qualquer posição da memória.

    Desta forma não é possível inferir que se trata de um erro no programa de carga.
  • Acho que a resposta é mais sutil. A questão mistura duas coisas bem diferentes e deixa tudo confuso. A questão induz ao erro fazendo crer que 16 bits é o espaço de endereçamento, mas na verdade é apenas a largura do barramento. Endereços de 32 bits podem passar por um barramento de 16 bits usando dois ciclos do relógio para sinalizá-lo, por exemplo. O endereço 156110 não é necessariamente inválido porque não foi informado qual o tamanho da palavra do processador. 

    A rigor essa questão tinha que ser anulada, porque nem sabemos se 156110 é decimal ou se é hexa.
  • 2^16 = 65.536 posições de memória, dado que cada posição de memória é constituída por 8 bits = 1 byte teremos 524288.

    Endereços possíveis: 0 à 524287
  • O endereço em questão existe, pois o 2 elevado a 16 = 65536, o que implica que o endereço 156110 está entre o bloco de processamento.
    O que leva a indicação de erro neste endereço, pode ser de diversas circunstâncias, como falha de entrada, mas não quer dizer necessariamente que seja erro de inexistência de endereço.

  • Gabarito: E

    Barramento de Endereço = 16 bits

    podemos endereçar 2^16 células: isto é 64 K células

    Não podemos inferir sobre o endereço 156110 pq nao sabemos o tamanho das
    células. Se fosse um processador cuja palavra (que tem célula de igual
    tamanho) de 32 bit.

    64 k x 32 = 2.097.152

    Se a palavra (barramento de dados) fosse de 16 bits (que tem célula de
    igual tamanho)

    64 x 16= 1.408.576

    se fosse de 8 bits..

    64 x 8 = 704.288


    Fonte: https://groups.google.com/forum/#!msg/timasters/9TBrHWMKPf4/Ffv0-gYJC1MJ
  • Eu pensei em Swapping. Tendo Swapping os endereços de memória poderiam crescer.

  • Questão tensa, tensa.

    Se vc adicionar um pente de memória de 8GB em uma placa mãe com barramento de endereços de 16bits, vai haver desperdício de 4GB, pois o processador pode endereçar apenas 16bits.

    Resumindo, o endereço 156110 realmente existe, porém, o processador não pode acessá-lo. Daí o erro.

  • Agora o jeito fácil de matar a questão... Quando a questão diz:

    é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro, já que o endereço 156110 não existe na arquitetura em questão.

    Quando acontece esse tipo de erro não se pode afirmar que o endereço 156110 não existe... pq o endereço existe porem não consegue ser acessado... algo corrompido ou outro tipo de problema com o sistema.

    CESPE geralmente coloca informações apenas para tirar o seu foco de coisas aparentemente simples.


ID
278119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos sistemas de entrada, saída e armazenamento de
dados, julgue os itens a seguir.

DMA consiste em uma forma de transferência direta de dados entre a memória ROM do computador e os dispositivos de entrada e saída, funcionando, assim, como uma unidade de disco, sem passar pela CPU.

Alternativas
Comentários
  • Errada! nao é entre a memoria ROM e os dispositivos e sim entre a memoria RAM e os dispositivos

  • DMA é o Direct Memory Access, e está relacionado com a comunicação entre os periféricos e a memória RAM, liberando o processador para outras operações 'mais nobres'.
  • Pra quem quiser ler sobre tipos de comunicação entre dispositivos E/S e CPU, este texto é muito bom (pelo menos eu gostei):
    http://regulus.pcs.usp.br/~jean/so/AULA%2017%20-%20Sistema%20de%20Entrada%20e%20Sa%EDda.pdf

    Tem, entre outros, texto sobre DMA, E/S programada e por interrupção..
  • DMA acessa memória RAM

  • DMA serviço muito antigo = periféricos lentos = drive de disquete ,placa de som,portas paralela padrão ecp

    existem 8 portas DMA contagem de 0 a 7 / 0a3 transmite 8bits demais 16bits

    2 dispositivos não pode utilizar o mesmo canal DMA

  • ERRADO

     O DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acessem a memória RAM do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU. 


ID
280156
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Correta

    B -
     RDM = Tamanho da palavra 
     REM = Tamanho do endereço

    C - A memória cache tem função de evitar o acesso constante à memória principal e não acelerar.

    D - As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. Até ai tudo certo, o erro é afirmar que somente a UC e clock fazem o controle. Temos ainda decodificador, RI, CI, REM e RDM...
  • Item A
    Um classificação mais correta seria: Memórias Internas: Registradores, Cache e Principal;  Memórias Externas: Disco rígido e Mídia removível - Stallings - Organização e Arquitetura de Computadores.
  • Letra A

    Agora, pode até ser q o examinador tivesse pensado em falar da memória cache na letra C, mas o nome dela não foi citado no item.



  • a) CORRETA.
    b) Os registradores de dados são do mesmo tamanho da palavra do processador, não menor. O que dá o nome ao processador é exatamente o número de bits do registrador de dados do processador (palavra), por ex: processador de 32 ou 64 bits. O registradores de endereços precisam ter tamanho igual a dos endereços da memória.
    c) Trata-se da cache de memória. Sua função é acelerar transferência das informações entre a UCP e a memória RAM, não memória secundária.
    d) A UCP tem como funções básicas o processamento e controle (CORRETO).
    As funções de processamento são realizadas por:
    - ULA;
    - Registradores de dados;
    - Registrador especial de controle (ou flags);
    - Barramento interno
    As funções de controle são realizadas por:
    - UC - Unidade de Controle;
    - Clock;
    - Registrador de instrução - RI;
    - Contador de Instrução (CI - também conhecido como PC);
    - Decodificador de instrução;
    - Registrador de dados de memória - RDM;
    - Registrador de Endereços de Memória - REM.
    Fonte: Introdução à Organização de Computadores - Mário A. Monteiro - 5ª edição.
  • Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

    a)A memoria pode ser classificada em principal e secundária. Algumas podem ser voláteis, como os registradores e a memória RAM (Random Access Memory); e outras não voláteis, como os discos, fitas, ROM (Read Only Memory); PROM (Programable Read Only Memory) e EPROM (Erasable PROM). 

    Certo. Memorias não voláteis não perdem seu conteúdo com ausência de energia, nem necessitam de refresh constante. 

    b) Os registradores são memórias auxiliares que podem ser de dados (RDM) ou de endereços (REM), sendo que normalmente os de dados têm tamanho menor que a palavra do processador e os de endereços podem ter tamanhos iguais ou maiores que a palavra. 

    Errado. O tamanho da palavra determina o comprimento em bits do RDM(registrador de dados), e o tamanho da memória determina o comprimento em bits do REM(registrador de enderecos).

    c E uma memória de pequenas dimensões e de acesso muito rápido, que se coloca entre a memória (RAM) e o processador. Sua função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre a UCP e a memória secundária. 

    Errada. A cache, q não foi mencionada, visa evitar acessos repetidos à lenta RAM. 

    d) A unidade central de processamento (UCP) tem como funções básicas o processamento e controle. As funções de processamento são executadas pela unidade de aritmética e lógica (UAL) e alguns registradores e as funções de controle apenas pela Unidade de Controle e o clock.

    Fonte: Fundamentos de Arquitetura de Computadores - Vol.8: Série Livros Didáticos, Por Raul Fernando Weber


ID
286717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e arquitetura de
computadores, sistemas operacionais e circuitos digitais, julgue os
itens a seguir.

Decodificador é um tipo de circuito combinatório de média integração, que possui 2x linhas de entrada e x linhas de saída.

Alternativas
Comentários
  • Decodificador de Instrução: é um circuito combinacional que converte informação binária das n entradas codificadas em um número máximo de 2n saídas distintas.

ID
286720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e arquitetura de
computadores, sistemas operacionais e circuitos digitais, julgue os
itens a seguir.

Atualmente, há várias arquiteturas de computadores com dois ou até três níveis de memória cache, todos constituídos de memórias SRAM (Static RAM).

Alternativas
Comentários
  • Com a evolução na velocidade dos dispositivos, em particular nos processadores, o cache foi dividido em níveis, já que a demanda de velocidade a memória é tão grande que são necessários caches grandes com velocidades altíssimas de transferencia e baixas latências. Sendo muito difícil e caro construir memórias caches com essas características, elas são construídas em níveis que se diferem na relação tamanho X desempenho.

    [editar]Cache L1

    Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio chip [processador]. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.

    [editar]Cache L2

    Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e não apresentando uma solução ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contém muito mais memória que o cache L1. Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal. Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questões econômicas, pois uma cache grande implica num custo grande, mas há exceções, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches L1 e L2 estão no mesmo cartucho que está o processador. A memória cache L2 é, sobretudo, um dos elementos essenciais para um bom rendimento do processador mesmo que tenha um clock baixo. Um exemplo prático é o caso do Intel Itanium 9152M (para servidores) que tem apenas 1.6 GHz de clock interno e ganha de longe do atual Intel Extreme, pelo fato de possuir uma memória cache de 24MB. Quanto mais alto é o clock do processador, mais este aquece e mais instável se torna. Os processadores Intel Celeron tem tão fraco desempenho por possuir menor memória cache L2. Um Pentium M 730 de 1.6 GHz de clock interno, 533 MHz FSB e 2 MB de cache L2, tem rendimento semelhante a um Intel Pentium 4 2.4 GHz, aquece muito menos e torna-se muito mais estável e bem mais rentável do que o Intel Celeron M 440 de 1.86 GHz de clock interno, 533 MHz FSB e 1 MB de cache L2.

    [editar]Cache L3

    Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área. Ela será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4 e assim por diante.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache#Cache_em_n.C3.ADveis

  •  

    Existem dois níveis de cache: cache de nível 1 (cache primário) e cache de nível 2 (cache secundário).
     
    Cache de nível 1 é construído diretamente na CPU, assim como os registradores. É pequeno no tamanho, variando entre 2 kilobytes (KB) e 128KB. Como esse cache é mais perto da CPU de cache de nível 2, as velocidades de transferência são muito mais rápidas.
     
    Cache de nível 2 fica normalmente situado nas proximidades, mas fora, o chip da CPU. No entanto, existem alguns sistemas onde o cache é construído diretamente sobre a CPU como se fosse um cache de nível 1. O tamanho do cache de nível 2 varia entre 256 KB a 2 megabytes (MB). Ambos os níveis de cache usam Static Random Access Memory (SRAM) para armazenar os dados.

    Fonte: http://www.real-knowledge.com/memory.htm
  • Toda memória cache é constituída pelo tipo SRAM.

    Pois, a SRAM (Static Random-Access Memory - RAM Estática) é muito mais rápida que as memórias DRAM (Memória Diâmica), porém armazena menos dados e possui preço elevado se considerarmos o custo por megabyte. Mas, levando em consideração que para o processador a memória cache tem de ser de altíssima velocidade, a SRAM é mais apropriada.

    Já a DRAM, por ser mais barata, porém mais lenta, é usada como memória secundária.

    Para enriquecer a resposta, é importante lembrar que a principal diferença entre memória SRAM e DRAM está nas caracaterísticas elétricas:

    a SRAM tem transistores e capacitores que proporcionam a capacidade de armazenar os dados sem precisar ser recarregada, ou seja, enquanto ela estiver energizada, a informação estará lá; a DRAM não mantém os dados por muito tempo, necessitando, mesmo que energizada, que os dados sejam gravados periodicamente para que não sejam perdidos.
  • Creio que as SRAM não possuam capacitores, pois nesse caso necessitaria de refresh (há fuga de energia nos capacitores).
    As SRAM são implementadas por circuitos flip-flop simples (latch).
  • Eu buscaria a anulação dessa questão. Dizer que todos os nívies são constituídos por SRAM é errado, pois há o exemplo do processador Power7 da IBM que implementa L3 como  eDRAM (embeded DRAM).

    A propósito, a informação do colega acima também é correta. SRAMs são implementadas com flip-flops (transistores) e as DRAMs com capacitores e outros componentes.
  • SRAM utiliza transistores, não precisa de refresh, não tem capacitores. "S"em Capacitores.
    DRAM utiliza capacitores para armazenar o bit, necessita de refresh para mantê-lo. O que há antes do "D"? Há um "C" de Capacitores.

    Ainda tenho dúvida se todos os níveis de cache (L1 a L3) são construídos exclusivamente com SRAM.
  • A título de conhecimento, não de passar em concurso.

    SRAM -> Cada bit é construído por 6 transistores. Os transistores são alimentados constantemente (S = estáticos)

    DRAM -> Cada bit é contruído por um capacitor e  um transistor. O capacitor e transistor são passam por um procedimento de refresh na ordem de X ns para manterem a informação gravada (D - Dinâmico por isso)

    Fonte: http://professores.dcc.ufla.br/~monserrat/icc/Introducao_arq_computador.pdf

  • As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou três níveis diferentes de memória cache, todos constituídos por memórias do tipo SRAM (static RAM). [CERTO]


ID
287506
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual das alternativas abaixo é função dos módulos de entrada e saída:

Alternativas
Comentários
  • As principais de funções ou requisitos para um módulo de E/S são
    -Temporização e Controle
    - Tamporização dos Dados
    - Detecção de Erros
    - Comunicação com a CPU
    - Comunicação com o Dispositivo

  • Nas palavras de Stallings para consulta.

    Segundo Stallings(2010,p.179),"As principais funções ou requisitos para um modulo de E/S encontram-se nas seguintes categorias:

    -Controle e temporização.

    -Comunicação com o processador.

    -Comunicação com o dispositivo.

    -Armazenamento temporário(buffering) de dados.

    -Detecção de erro."

    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-8 EDIÇÃO 2010-WILLIAN STALLINGS

  • Explicando de maneira lógica...

    .

    Lembra-se que "Módulo de E/S" tbém chama-se Controladora? Ou tbém chamado de "Controlador";
    "Controle" vem da controladora;
    "Temporização": compartilhamento da CPU levando em consideração o tempo. Ex.: time slice.

     


ID
319015
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na arquitetura de computadores, a ALU (Unidade Lógica e Aritmética) é um circuito que se conecta aos registradores para formar um caminho de dados. Em termos de linguagem de máquina multiníveis, a ALU situa-se no nível

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum, os computadores atuais são máquinas multinível. Ele definiu 6 níveis, quais são:
    • Nível de lógica digital (nível 0): Neste nível encontra-se a descrição da máquina como uma malha de portas lógicas interconectadas.
    • Nível de Microprogramação (nível 1): Neste nível encontram-se dispositivos e recursos, tais como, ULAs, registradores, decodificadores, multiplexadores, vias de dados, etc. Pode-se dizer também que o nível de microprogramação oferece uma visão detalhada do processador/microprocessador (microarquitetura ou caminho de dados).
    • Nível de máquina convencional (nível 2): Neste nível existe o que normalmente conhecemos como linguagem de máquina. O nível de máquina convencional oferece uma visão da macroarquitetura da máquina (interação do processador/microprocessador com barramentos externos, unidades de memória, dispositivos de I/O, etc).
    • Nível de sistema operacional (nível 3): Este nível é a fronteira entre o hardware e o software. O sistema operacional, normalmente, assume as funções de gerenciar os recursos de hardware e oferecer uma interface simplificada.
    • Nível de linguagem de montagem (nível 4)
    • Nível de linguagem de programação (nível 5): Não há um nome de aceitação geral para este nível, pode ser chamado, como o faz Tanenbaum, de "nível de linguagem orientada para problemas", ou qualquer outro nome que indique que este é um nível de linguagem voltada para o usuário final.
    Uma diferença básica entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado, e os níveis 4 e 5, de outro, é que, estes últimos, são normalmente suportados por tradução, enquanto que os demais são normalmente suportados por interpretação.

    fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~ivan/aulaI.htm
  • Se a lógica digital trabalha com portas logicas, e a funçao da ALU e justamente essa, a de realizar operaçoes aritmeticas usando o AND, o NOT, o XOR etc, entao ela atua no nivel LOGICO DIGITAL???
    Além disso, esse nivel mencionado(microarquitetura) existe no modelo multinivel?? Nãõ seria microprogramaçao, ou sao a mesma coisa??
    Nao e???
    Nãõ deveria ser anulada??
  • Roger, a resposta do colega acima está correta. É a teoria apresentada pelo Tanenbaum no 1º cap do livro sobre esse assunto.
    A ALU é composta por portas lógicas e cada microarquitetura pode ter uma ALU diferente. Uma pode ter uma ALU com duas entradas e outra pode ter apenas uma entrada acessível. Quem define isso é a microarquitetura da máquina.
    A microprogramação existe, mas não é a mesma coisa que microarquitetura. Microprogramação é a programação do microcódigo, presente nos processadores CISC.

    Procure ler mais matéria sobre o assunto. É algo tranquilo e sempre cai nas provas. Existem muitos livros sobre, e o do Tanenbaum é uma ótima referência.

    Espero ter ajudado. Abraço
  • NÍVEL 5 [Nível das linguagens orientadas para solução de problemas] <-- tradução (compilador) --> NÍVEL 4 [Nível da linguagem do montador] <-- tradução (montador) --> NÍVEL 3 [Nível do sistema operacional] <-- Interpretação parcial (sistema operacional) --> NÍVEL 2 [Nível da arquitetura do conjunto de instruções] <-- Interpretação (microprograma) ou execução direta--> NÍVEL 1 [Nível da microarquitetura] <-- Hardware --> NÍVEL 0 [Nível da lógica digital]


    NÍVEIS PROJETADOS PARA OS PROGRAMADORES DE APLICAÇÃO (com um problema para resolver)

    NÍVEL 5 - linguagens de alto nível (BASIC, C, C++, C#, JAVA etc.). Em geral são traduzidos (compilados) para os níveis 4 e 3.

    NÍVEL 4 - linguagem de motagem: forma simbólica de representação das linguagens dos níveis mais baixos.

    -------------------------------------------------------------------------------------

    NÍVEIS PROJETADOS PARA RODAR OS INTERPRETADORES E TRADUTORES NECESSÁRIOS PARA SUPORTAR OS DEMAIS NÍVEIS

    NÍVEL 3 - além das instruções do NÍVEL 2, este nível também suporta um conjunto de novas instruções, uma organização diferente da memória, a capacidade de rodar dois ou mais programas de forma simultânea, além de diversas outras características.

    NÍVEL 2 - define como as instruções de máquina são executadas interpretativamente pelo microprograma ou diretamente pelo hardware.

    NÍVEL 1 - caminho de dados (registradores, UAL) (este nível já foi chamado de nível do microprograma em edições anteriores de TANENBAUM, mas, a partir do momento que o caminho de dados também pode ser executado diretamente pelo hardware, o nome mudou para microarquitetura)

    NÍVEL 0 - portas lógicas

    -----------------------------------------

    Níveis 1, 2 e 3 = linguagens de máquina numéricas

    Níveis 2 e 3 = sempre interpretados

    Níveis 4 e 5 = em geral, mas nem sempre, suportados por tradução

    Fonte: TANENBAUM, 2001, 4ª ed., p. 3 e 4


ID
324550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

Na arquitetura mais usada, a memória e os periféricos se conectam diretamente ao processador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!
    Toda compunicação é feita através de barramento
  • Entendo diferente.
    Acho que o enunciador não pensou no barramento, até porque, senão ele seriam "colados".
    Creio que o erro está no fato de que entre a memória principal e o processador tem o cache.
    Entre o processador e e/s tem as controladoras.
  • Na arquitetura mais usada, a memória e os periféricos se conectam diretamente ao processador.
    Considerando-se a arquitetura mais usada a do PC, a comunicação é feita com o processador pela ponte norte, enquanto os periféricos, pela ponte sul, todos ligados por barramentos; desta forma, não há acesso direto.
    Pode-se levantar também o caso de DMA, AGP e PCI Express, mas trata-se de acesso à memória, não ao processador.

  • Na arquitetura mais usada, a memória e os periféricos se conectam diretamente ao processador.

    Esta assertiva está INCORRETA. No início, o processador era ligado diretamente à memória pois não havia uma disparidade muito grande de velocidade entre eles. Mas, mesmo assim, por serem muito mais lentos, os periféricos não eram ligados diretamente aos dois.

    Hoje, com o processador muito mais veloz que o restante dos componentes, existe a estrutura hierárquica de barramentos.

  • errado- o processador nao se comunica direto com RAM, mas por memorias cache. memoria cache exige dados dos locais da memoria mais provaveis de serem usados por um cache de 1 nivel mais alto. 

  • Errado. O processador não se comunica diretamente com a RAM e sim através do barramento ponte norte do FSB (um chip na placa mãe que se chama First Serial Bus) que é um componente interliga o processador e demais itens como placa de vídeo e memória principal (memória RAM) e a partir daí ligar para a ponte sul (após a ponte Norte) que estão os outros componentes, como HDs e periféricos.

     

    A lógica é a seguinte:

    CPU -> barramento ponte norte -> FSB  (que liga a:placa de vídeo e memórias) -> FSB -> barramento ponte sul (que liga: HDs, periféricos)

     

    Ou seja, não há ligação direta, o processador se comunica diretamente com o chip FSB (First Serial Bus). Este chip que irá interligar outros componentes do computador.

    Questão ERRADA.


ID
325336
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura e organização de sistemas de computadores, o termo que é usado para descrever processadores que executam múltiplas instruções (frequentemente quatro ou seis), em um único ciclo de relógio, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • À luz de Andreaw Tanenbaum, o item correto é a letra "a". Diz ele em sua obra:

    (...)

    A definição de superescalar é usada para descrever processadores que executam múltiplas instruções - frequentemente quatro ou seis - em um único ciclo de relógio.

    (...)

    Ademais, é possível percebermos que a banca" FUNCAB" utilizou a mesma bibliografia para extrair a questão, "Organização Estruturada de Computadores". (Livro muito utilizado nas universidades).

  • Resposta correta Letra A - são os que possuem pipelines que permitem a execução de mais de uma instrução simultaneamente (no mesmo ciclo de clock). Isto é obtido através da implementação de múltiplas unidades funcionais, que são unidades onde as instruções são executadas.
  • Também conhecido como pipeline

  • Arquitetura Superescalar é o pipeline aprimorado.


ID
328942
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em qual arquivo pode-se definir a localização dos parâmetros a serem utilizados para o wizard de instalação de um cliente Lotus Notes?

Alternativas

ID
328945
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

NÃO representa uma tab de administração do Lotus Domino:

Alternativas

ID
328948
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual o nome do arquivo de log que registra todas as atividades de um servidor Lotus Domino?

Alternativas

ID
328963
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

NÃO faz parte do menu inicial do SDSF no OS/390:

Alternativas

ID
328969
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual utilitário CMS mostra informações sobre a disponibilidade e o uso do espaço em disco no ambiente IBM-VM?

Alternativas

ID
328972
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual utilitário CP grava uma nova classe de privilégio no ambiente IBM-VM?

Alternativas

ID
332764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de organização e arquitetura de computadores, julgue os itens subsecutivos.


O contador de instruções (program counter) contém o endereço da estrutura de dados na qual o sistema operacional mantém informações sobre tarefas que estavam sendo processadas e foram interrompidas por algum motivo.

Alternativas
Comentários
  • O PC (program counter) contém o endereço de memória da próxima instrução a executar.  
  • Registros importantes:

    Contador de programa (PC - Program Counter), aponta para a próxima instrução a executar.
    Registro de instrução (IR - Instruction Register), armazena a instrução em execução.

  • Os dois registradores da CPU mais importantes são o:
    - PC - Program Counter, aponta para a próxima instrução a executar.
    Comentário: enquanto a CPU tá executando uma instrução, o PC verifica na cache->MP qual a proxima instrução a executar. Assim, o processador não precisa ficar calculando endereço da proxima instrução, pois esse valor já vai estar armazenado no PC

    - IR - Instruction Register, armazena a instrução em execução.
    Comentário: quando ocorre a troca de contexto, q eh a mudança de processos a executar, os dados do processo interrompido precisam ser armazenado em algum lugar, para, quando ele voltar a executar novamente, o processador poder começar de onde parou. Essas informações ficam armazenadas no IR.

ID
345295
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura de computadores, assinale a opção que preenche, respectivamente, as lacunas abaixo.

Para evitar con?ito quando dois ou mais ___________ tentam tornar-se mestres de um barramento simultaneamente, há necessidade de se estabelecer um mecanismo para efetuar a ____________, a qual pode ser dividida em ____________ ou ____________.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
347050
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de uma rede de computadores é formada por níveis, interfaces e protocolos. Acerca da arquitetura de computadores, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • d) Uma vez defnida a interface entre os diversos níveis, uma alteração na implementação de um nível impacta toda a estrutura global.

    O objetivo de definir uma interface em uma camada é justamente permitir que uma alteração na implementação dessa camada não gerar impacto no serviço oferecido às demais camadas.


ID
352477
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Arquitetura de um sistema afeta alguns requisitos desse sistema. Se a arquitetura for projetada utilizando-se componentes encapsulados de menor granularidade que possam ser rapidamente modificados, estamos preocupados com o seguinte requisito:

Alternativas

ID
352489
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São princípios de projeto para computadores modernos, EXCETO:

Alternativas

ID
357778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura dos computadores embasados em
processador Pentium IV, julgue os itens seguintes.

O caminho de dados entre o cache de memória L2 e o cache de dados L1 é de 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • Típica questão que não agrega conhecimento algum - decoreba. Sem mencionar o fato de cobrar uma arquitetura ultrapassada como a do Pentium 4 em 2010. Por fim, o erro da questão é que o referido caminho é de 256 bits. O examinador tentou confundir o candidato com o caminho da memória principal com o processador que normalmente é de 64 bits.
    Referência:
    http://www.hardwaresecrets.com/article/How-The-Memory-Cache-Works/481/9
  • Questão sem noção. Realmente não agrega conhecimento nenhum.


ID
492652
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura, instalação e manutenção de microcomputadores, considere:
I. Nos computadores atuais, a ULA e a unidade de controle ficam em um único circuito integrado.
II. Sem a instalação do driver da placa de vídeo, o usuário não conseguirá ter acesso a todos os recursos da placa de vídeo.
III. Para ser eficiente, o sistema de ventilação do gabinete do computador deve conter um cooler na metade inferior do gabinete, com a função de exaustão e outro na metade superior, com a função de ventilação.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. Para ser eficiente, o sistema de ventilação do gabinete do computador deve conter um cooler na metade inferior do gabinete, com a função de ventilação e outro na metade superior, com a função de exaustão.

  • Letra B

    Aqui vai um pouquinho de física... lembrando que o ar quente sobe (por isso exaustão em cima para retirar o ar quente) e o ar frio desce (por isso ventilador em baixo para ventilar o ar mais frio)... esse é o erro da III.

    https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor6.php

  • https://www.youtube.com/watch?v=LDuSG2St5gU


ID
519505
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura MIMD refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • multicomputadores -> creio q seja fracamente acoplado multiprocessadores -> creio q seja fortemente acoplados utilizei essa lógica Gabarito A
  • MIMD (Multiple Instruction Multiple Data)

    • suporta múltipas sequências de instruções e múltipas sequências de dados.
    • computadores com múltiplos processadores se enquadram nesta categoria.

    As arquiteturas MIMD podem ser classificadas em função de diversos fatores, como compartilhamento da memória principal, distância física entre processadores, tempo de acesso à memória principal, mecanismos de comunicação e sincronização utilizados e velocidade de comunicação dos processadores. A partir desses fatores, é possível determinar o grau de acoplamento de um sistema permitindo que arquiteturas MIMD sejam classificadas em sistemas fortemente acoplados ou fracamente acoplados.

    Sistemas fortemente acoplados: 

    processadores compartilham uma única memória principal e são controlados por apenas um único sistema operacional.

    Sistemas fracamente acoplados: 

    dois ou mais sistemas operacionais independentes, conectados por uma rede de comunicação, tendo cada sistema seus próprios processadores, memória principal, dispositivos E/S e sistemas operacional.

    Fonte: MACHADO, Francis Berenger; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de sistemas operacionais . 5 ed. Rio De Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.-LTC, 2017.


ID
533899
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • – Device Drivers (driver)

    • Principal função – comunicação com dispositivos de Entrada/Saída em alto nível de hardware, geralmente através de controladores, especificando características físicas de cada dispositivo.
    • Subsistemas de E/S trata de funções que afetam todos os dispositivos e os Drivers tratam apenas dos seus aspectos particulares.
    • Cada Device Driver controla apenas um tipo de dispositivo ou grupo de dispositivos semelhantes.
    • Função de receber comandos gerais sobre acessos aos dispositivos, geralmente System Calls, e traduzi-los para comandos específicos para serem executados pelos controladores.
    • Os drivers fazem parte do núcleo do Sistema Operacional, sendo escritos geralmente em assembly.
    • Normalmente são desenvolvidos, para o mesmo dispositivo, diferentes devices drivers para cada sistema operacional. Isto devido ao fato dos mesmos serem de alto grau de dependência.
    • Quando um novo dispositivo é adicionado, este deve ser acoplado ao núcleo do sistema.
    fonte: http://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap11so.html

ID
579586
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto do nível ISA (Instruction Set Architecture) está INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Em geral, os registradores visíveis no nível de microarquitetura não são visíveis para o nível ISA (há exceções como o PC).
    Já os registradores visíveis no nível ISA são sempre visíveis no nível da microarquitetura, uma vez que é lá que são implementados.
    Fonte: http://www.cin.ufpe.br/~mt2/unipe/swbasico/aulas/08-nivel_isa.ppt
  • A alternativa (E) é a resposta.

    O Nível de Arquitetura do Conjunto de Instruções (ISA - Instruction Set Architecture) é a interface entre software e hardware. • É o nível mais próximo ao hardware em que o usuário pode programar. • Problema: programar neste nível não é muito amigável. • Solução: organização em níveis,
    a) ISA é o nível que define a interface entre os SOFTWARES e o hardware.
    b) A maioria DOS SISTEMAS OPERACIONAIS  tem um único espaço de endereço linear que se estende a partir do endereço 0.
    c) Algumas MEMÓRIAS têm espaços de endereços se-parados para instruções e dados.

     
    d) Em MEMÓRIAS  com espaços de endereços separados para instruções e dados, todas as escritas vão automaticamente para o espaço de dados, impossibilitando, dessa forma, sobrescrever o programa.
    http://www.dca.ufrn.br/~pablo/FTP/arq_de_comp/apostilha/capitulo3.pdf
  • Marília, a questão pede a resposta INCORRETA e não a correta. A letra "E" é a única errada.
  • Alguém comenta a letra D?


ID
598366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.

São componentes de alto nível de um computador: contador de programa, registrador de instruções, registrador de endereçamento à memória, registrador temporário de dados, registrador de endereçamento de entrada/saída (E/S) e registrador de armazenamento temporário de dados de E/S.

Alternativas
Comentários
  • Para mim o correto seria: "São componentes de alto BAIXO nível de um computador: contador de programa, registrador de instruções,..."

    Seria assim: No nível mais alto, um computador é composto pela CPU, memória e dispositivos de E/S, podendo conter um ou mais de cada um desses componentes.
    Conforme aqui: http://www.mmhost.pro.br/marcio/apostilas/arquitetura/componentes%20de%20computador.pdf
    e aqui na pagina 8: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/145/arquivos/arq/aulas/02-%20Interconexao.pdf


    Alguém concorda?
  • O gabarito foi alterado pela banca: Errado
    item 75 da prova: http://www.questoesdeconcursos.com.br/download/justificativa/ebc-2011-analista-e-tecnico
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  Os componentes citados no item são de baixo nível, motivo suficiente para a alteração do item.
    Bons estudos!
  • São componentes de alto baixo nível de um computador:

    Contador de programa é um registrador de uma Unidade Central de Processamento que indica qual é a posição atual na sequência de execução de um computador. Dependendo dos detalhes da arquitetura, ele armazena o endereço da instrução sendo executada ou o endereço da próxima instrução. O contador de programa é automaticamente incrementado para cada ciclo de instrução de forma que as instruções são normalmente executadas sequencialmente a partir da memória. Entretanto, certas instruções como estruturas de seleção ou chamadas de subrotinasinterrompem a sequência ao modificar manualmente o valor do contador de programa.

    Registrador de instrução ( RI ): É um registrador invisível de 2 bits que armazena o código da instrução que está sendo executada. A entrada deste registrador recebe diretamente o valor presente nos dois bits mais significativos da via de dados do barramento da memória e a saída deste registrador é ligada diretamente à unidade de controle do processador;

    Registrador de endereçamento ( RE ) da memória: É um registrador invisível de 14 bits cuja saída é ligada diretamente à via de endereços do barramento da memória (processador)

    Registrador temporário de dados (Memory Buffer Register - MBR), contém uma palavra com dados a 
    ser armazenada na memória ou vinda da mesma.
    contém uma 
    Palavra de dados a ser escrita na Memória ou a palavra lida mais recentemente

    registrador de endereçamento de entrada/saída (E/S) e 

    registrador de armazenamento temporário de dados de E/S.
  • Máquina de Von Neumann
     
    A estrutura geral do IAS consistia de:
     
    • Memória Principal, que armazena dados e instruções;
    • Unidade Lógica e Aritmética (ULA), capaz de realizar operações com dados binários;
    • Unidade de Controle, interpreta e executa instruções armazenadas na memória;
    • Dispositivos de Entrada e Saída, operados pela unidade de controle.
    Unidade de Controle (UC)
    • Controla a operação do IAS, buscando instruções na memória e executando-as uma de cada vez;
    • Tanto a UC quanto a ULA contêm células de armazenamento denominadas registradores;
    Registradores
    •  Registrador temporário de dados (Memory Buffer Register - MBR), contém uma palavra com dados a ser armazenada na memória ou vinda da mesma;
    • ? Registrador de endereçamento à memória (Memory Address Register – MAR), contém o endereço da palavra a ser lida ou escrita na MBR;
    • ? Registrador de Instruções (Instruction Register – IR), contém o opcode que está sendo executado;
    • Registrador de armazenamento temporário de instruções (Instruction Buffer Register – IBR), armazena temporariamente a instrução contida na porção à direita em uma palavra;
      ? Contador de programa (Program Counter – PC), contém o endereço de memória da próxima instrução a ser buscada na memória;
      ? Acumulador (Accumulator – AC) e quociente de multiplicação (Multiplier Quocient – MQ), armazena temporariamente os operandos e os resultados de operações efetuados na ULA;
  • Os computadores, como os conhecemos HOJE, são estruturados em cima da Arquitetura de von Neumann.

    Essencialmente, von Neumann idealizou os seguintes componentes:(COMPONENTES PRINCIPAIS,OU SEJA,ALTO NÍVEL)

    1) Dispositivos de entrada (teclado, mouse) fornecerão informações ao computador, ou dispararão processos, e seus resultados serão percebidos pelos dispositivos de saída (monitor, impressora);


    2) Uma unidade de memória, na qual dados e instruções são armazenados;   e


    3) Uma CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento), que será o cérebro do sistema; dentro dela, existirá uma : 

    -ULA (Unidade Lógica e Aritmética), capaz de realizar cálculos; e uma


    -Unidade de Controle, para coordenar a comunicação da CPU com os componentes externos a ela.


    OBS : É importante destacar a existência dos registradores, que são pequenas unidades de memória, que permitem à CPU realizar seus cálculos internamente.

  • o computador pode ser analisado em vários níveis, sendo o nível mais alto aquele que o usuário executa programas, e o nível mais baixo e de transistores e conexão.


ID
598372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.

O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa. O termo organização de um computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações de sua arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Isso.  Uma arquitetura de computador é uma ideia, um conceito, como as arquiteturas x86 e as arquiteturas RISC e CISC. 
    Processadores de empresas diferentes como AMD, Intel, Texas e ARM podem produzir processadores de uma mesma arquitetura, porém a nível de implementação dos componentes eles terão organizações diferentes. 
    Um compilador só consegue produzir código utilizável por diversos processadores de empresas diferentes porque eles seguem a mesma arquitetura.
  • Arquitetura: Refere-se aos atributos de um sistema que são vísíveis para o programador, tem impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), os mecanismos de EIS e as técnicas de endereçamento à memória.

    Definir se um computador deve ou não ter uma instrução de multiplicação, por exem­ plo, constitui uma decisão do projeto da sua arquitetura. Definir se essa ins­ trução será implementada por uma unidade especial de multiplicação ou por um mecanismo que utiliza repetidamente sua unidade de soma constitui uma decisão do projeto da sua organização.

    Organização: Refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua ar­ guitetura.
    Exemplos de atributos de organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada.


    Muitos fabricantes de computador oferecem uma família de modelos de computadores, todos com a mesma arquitetura, mas com diferenças de organização.


    Fonte:  Arquitetura e Organização de Computadores - 5Ed - William-Stallings
  • Até aceito a resposta, porque está em uma bibliografia de referência. Mas acho que o conceito está desatualizado.

    Programadores de linguagens de alto nível, como Java, por exemplo, não precisam lidar, e algumas vezes sequer conhecer todos esses conceitos.

  • Não concordo com este gabarito. Seria ideal se a banca especificasse o nível numa arquitetura, ao invés de generalizar. O programador não "ver" todos os níveis, logo questão errada, além de algumas programações não terem baixo nível.

  • ✅Gabarito(Certo)  

    Tradução: Google Tradutor

    Arquitetura de Computadores

    Refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador, com um impacto direto na execução de um programa. Exemplos de atributos arquiteturais: conjunto de instruções (instruction set), número de bits usados para representar vários tipos de dados, mecanismos de entrada e saída, e técnicas de endereçamento de memória.

    Organização de Computador

    Refere-se às unidades operacionais e sua interconexão que realizam as especificações arquiteturais, invisíveis ao programador. Exemplos de atributos organizacionais: detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como sinais de controle, interface entre o computador e os periféricos, tecnologia de memória usada, etc.

    Fonte: Computer Organization and Architecture - Desigining for Performance - Eventh Edition - William Stallings


ID
598381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a sistemas de entrada, saída e armazenamento em computadores.

As funções mais importantes de um módulo de E/S podem ser divididas nas seguintes categorias: controle e temporização, comunicação com o processador, comunicação com dispositivos, área de armazenamento temporário de dados e detecção de erros.

Alternativas
Comentários
  • As funções mais importantes de um módulo de E/S podem ser divididas nas seguintes categorias: controle e temporização, comunicação com o processador, comunicação com dispositivos, área de armazenamento temporário de dados e detecção de erros.
     
    Os dispositivos de E/S podem ser divididos basicamente em duas categorias:
    • Os E/S de blocos
    • Os E/S de fluxo de caracteres
    No de blocos, cada bloco pode ser endereçado, lido e escrito independentemente dos outros. Um exemplo disso é o HD.
     
    No Fluxo de caracteres não existe nenhuma estrutura de blocos. Exemplos: Impressoras, interfaces de rede, mouse, teclado
     
    (controle e comunicação do processador com os dispositivos)
    Você já se perguntou como um processador consegue "entender" tantos dispositivos diferentes? Você bota um mouse USB e ele funciona, bota um HD externo e dá certo, bota uma câmera e ela grava... Na verdade o processador só enxerga memórias. Quem tem que fazer o trabalho duro é o controlador, ele que sabe como operar um dispositivo. O processador faz é ler e escrever nessa memória.
     
    Um dispositivo tem geralmente seus próprios registradores. Também podem ter um buffer de memória, como por exemplo o buffer de memória de vídeo, por isso que é possível você usar o print screen. 
     
    Uma das formas de se ler dados da E/S é por interrupção, ao lado de programada e Acesso Direto à Memória.
     
    Por interrupção o processador é notificado pela E/S sempre que um novo dado está disponível.
     

     

    Quando um processador recebe uma interrupção ele salva o contador de programa, do processo atual, e se necessário o conteúdo dos registradores (é como se ele colocasse um marcador na página do livro que ele está lendo) e vai tratar a interrupção.

     

    No HD, por exemplo, o controlador vai ter a trilha, pegar os bits e montar o bloco de dados que o processador vai ler. Nesse processo bits podem eventualmente se perder, por problemas eletromecânicos e etc.  Por isso o controlador precisa aplicar um código corretor de erros para entregar o bloco de dados coerente.

     

    Referência: Sistemas Operacionais Modernos de Tanenbaum, Capítulo 5.

     
  • Controle e temporização: 

    necessário porque diversos dispositivos, como o processador e o modulo de E/S acessam um mesmo recurso, ex, barramento e memoria.

    Comunicação com o processador: envolve os seguintes tópicos: Decodificação de comando, por meio de sinal enviado pelo barramento de controle(ex.: leitura/escrita no HD); Dados, transferência de dados entre processador e um módulo de entrada saída através do barramento de dados; Informação de estado,  periféricos são muito lentos, então é importante conhecer o seu estado para saber se está pronto ou não para enviar os dados requeridos para o processador; Reconhecimento de endereço, o módulo E/S deve reconhecer o endereço dos perifericos q ele controla.
    Comunicação com os dispositivos:

    Armazenamento temporário dispositivos como processador e memoria sao muito rapidos, e perifericos sao bem lentos. Assim, dados são armazenados nos módulos de entrada e saída e, então, enviados para os perifericos nas taxas de transferencias adequadas.

    Detecção de erros:

    Responsável pelo envio de informações de erro para o processador(erros podem acontecer como um mau funcionamento mecânico ou elétrico no dispositivo).


ID
627871
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

NÃO é definida como um dos cinco componentes principais do modelo de Von Neumann, a unidade

Alternativas
Comentários
  •  c)criptográfica.

    Von Neumann: Unidade processadora contém unidade lógica & aritmetica, registros de processador, unidade de controle, memoria contendo dados & instruções, mass storage externo, e mechanismos de I/O.

  • A unidade de Saída seria unidade de IO ou um tipo de barramento?

  • Arquitetura VON NEUMANN

    -barramento compartilhado (dados e instruções)

    -baixo custo

    -desempenho ruim

    -Componentes:

    • UC
    • ULA
    • memoria
    • E/S
    • registradores

ID
639505
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Segundo Andrew S. Tanenbaum, numa conjugação de hardware, linguagens interpretadas e linguagens traduzidas, o computador pode ser dividido em uma máquina de seis níveis. Em um desses níveis, os objetos mais interessantes são denominados PORTAS, cada uma, contendo uma ou mais entradas para sinais digitais (representando 0 ou 1) e computando como saída alguma função simples dessas entradas, como AND ou OR . Trata-se do nível de arquitetura

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do Nível Lógico Digital (Nivel 0), citado na Introdução do livro Organização Estruturada de Computadores - 5ª Edição -  página 3, do referido autor.

    A função lógica AND pode ser definida como aquela em que a saída será 1 se todas as variáveis de entrada forem 1.
    Essas funções podem ter duas, três, quatro ou quantas entradas quisermos e é representada pelos símbolos mostrados na figura abaixo:
    Nesse exemplo, há duas entradas oara uma função AND que podem ser 1 ou 0, ou seja, A pode valer 1 ou 0 e B pode valer 1 ou 0. gerando com isso uma tabela de possíveis resulatados para S.

    Tomando como exemplo uma porta ou função AND de duas entradas, escrevemos a seguinte tabela verdade:
     
     
    Entradas Saídas
    A B S
    0 0 0
    0 1 0
    1 0 0
    1 1 1

    Já a função OR é definida como aquela em que a saída será 1 se uma ou mais entradas for 1.

    Esta função é representada pelos símbolos mostrados na figura abaixo.

    Para uma porta OR de duas entradas podemos elaborar a seguinte tabela verdade:

    Entradas Saídas
    A B S
    0 0 0
    0 1 1
    1 0 1
    1 1 1

    Sendo assim, o gabarito da questão é a letra A.

    Para mais informação sobre o Nível Lógico, segue o link de onde foram tiradas as explicações acima: http://www.eletronicadigital.com/site/curso-eletronica-digital/8-licao2.html?start=1
  • 0 e 1 está sempre ligado a lógica digital
  • Segue imagem dos seis níveis da divisão de um computador, segundo Tanenbaum:

  •   
    http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Introducao_Eng_Comp/AULA3.pdf


    Nível 0 (Nível de Lógica Digital) 
     
    Composto por circuitos lógicos digitais. Nesse nível, os objetos de interesse são as portas lógicas. As portas lógicas são dispositivos digitais construídas a partir de componentes analógicos (ex: transistores). Elas formam os elementos primários dos circuitos lógicos do computador. 

    Nível 1 (Nível de Microarquitetura)
     
    É nesse nível que se inicia o conceito de programa como umasequência de instruções a serem executadas diretamente pelos
    circuitos eletrônicos.
    Enxerga-se nesse nível um conjunto de 8 a 32 registradores (PC,MAR, MDR, SP, etc.) que formam uma memória local e uma ULA13
    MAR, MDR, SP, etc.) que formam uma memória local e uma ULA (Unidade Lógica e Aritmética), capaz de realizar operações
    aritméticas simples.
    Os registradores e a ULA são conectados para formar o caminho dedados (Data Path), estrutura sobre a qual os dados fluem.
    As operações são controladas por um microprograma ou diretamente por hardware

    Nível 2 (Nível ISA - Instruction Set Architecture)
     
     Denominado de “Nível Convencional”, define a interface entre o hardware e o software. Determina o conjunto de instruções de máquina executáveis pelo
    processador (“linguagem de máquina”). O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou ao código binário interpretado e executado pelo hardware. 
     Cada processador tem a sua própria linguagem de máquina, documentada em manuais específicos de cada fabricante. Além dos formatos e tipos de instrução, define-se tipos de dados, modelos de memória, modos de endereçamento, etc.  O nível 2 é interpretado para o nível de microprogramação (máquinas CISC) ou é executado diretamente pelo hardware (máquinas RISC). Manuais descrevem como as instruções são executadasinterpretativamente pelo microprograma ou como elas são executadas diretamente pelo hardware.
  • Nível 3 ou Nível do Sistema Operacional (SO)
     
     Esse nível suporta um conjunto de novas instruções, uma organização diferente da memória, a capacidade de rodar dois ou mais programas de forma simultânea, e outros. Fornece serviços básicos para os níveis acima 
    •  Interface (gráfica ou linha de comando) com o usuário 
    •  Gerenciamento de memória
    •  Escalonamento de processos 
    •  Acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados, etc.
     Este nível é geralmente desenvolvido de forma híbrida, ou seja, parte em uma linguagem de alto nível (como C ou C++, por exemplo), e parte em linguagem de montagem.

    Nível 4 ou Nível de Linguagem de Montagem
     
     Uma forma simbólica de representação das linguagens dos níveis mais baixos. Provê um método para as pessoas escreverem programas
    para os níveis 1, 2, e 3 de uma maneira não tão desconfortável.
     
    •  Mnemônicos para as instruções de máquina.
    •  Linguagem Assembly
     Os programas escritos em linguagem de montagem são primeiramente traduzidos para a linguagem dos níveis 1, 2 ou 3, e depois interpretados.
    Montador (Assembler): programa que executa a tradução dos programas em linguagem de montagem para
    uma linguagem do nível 1, 2 ou 3.

    Nível 5 ou Nível de Linguagens de Alto Nível 
     
     Linguagens projetadas para serem utilizadas por programadores de aplicação com problemas a serem
    resolvidos.  Ex. de linguagens de alto nível: C, C++, Python, Java...
     Ex. de linguagens de alto nível: C, C++, Python, Java...
     Os programas escritos nessas linguagens são geralmente traduzidos para o nível 3 ou nível 4 por tradutores conhecidos como compiladores, embora às vezes sejam interpretados (como no caso de Java e Python).

ID
648016
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto da organização de sistemas de computadores,

I. o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo.

II. computadores paralelos incluem processadores matriciais, nos quais a mesma operação é efetuada sobre múltiplos conjuntos de dados ao mesmo tempo.

III. computadores paralelos incluem multiprocessadores, nos quais várias CPUs compartilham uma memória em comum.

IV. computadores paralelos podem ser formados por multicomputadores, cada um com sua própria memória, mas se comunicando por transmissão de mensagens.

Está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo. (Correto, São os chamados microprogramas da CPU)

    II. computadores paralelos incluem processadores matriciais, nos quais a mesma operação é efetuada sobre múltiplos conjuntos de dados ao mesmo tempo. (Um exemplo de processador matricial moderno são as GPUs. Algumas como as da NVidea possuem linguamgens próprias (CUDA) para transformar a GPU em uma GPGPU - General Pourpose Grapycal Processing Unit)

    III. computadores paralelos incluem multiprocessadores, nos quais várias CPUs compartilham uma memória em comum. (Basta lembrar dos SMPs - Symmetric multiprocessors)

    IV. computadores paralelos podem ser formados por multicomputadores, cada um com sua própria memória, mas se comunicando por transmissão de mensagens.(Um exemplo são os Cluster)
  • A afirmação I está ambígua e cabe anulação.

    o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo

    Mais baixo em relação a que?
    • Se for em relação à execução "tradicional" do ciclo busca-decodificação-execução, está errada. Microprogramação é um nível mais alto.
    • Se for em relação aos interpretadores de software "tradicionais", está certa.
  • Justificando as 2 ultimas alternativas: Na área de processamento paralelo existem dois paradigmas principais de programação, Memória Compartilhada(fortemente acoplados) e Troca de Mensagens(fracamente acomplados).

    E existem 4 arquiteturas: SISD, MISD, SIMD e MIMD, sendo esta última mais usada e dividida em:

    - Multiprocessadores, com memória compartilhada;

    - Multicomputadores, com memória distribuida.

    O modelo de programação em memória compartilhada é direcionado para arquiteturas nas quais múltiplos processadores compartilham um único espaço de memória. A comunicação entre os processadores ocorre através da leitura(STORE) e escrita(LOAD) nesses dados compartilhados.

    Um outro modelo de processamento paralelo é direcionado para arquiteturas de troca de mensagens. Nesse modelo, processadores não compartilham memória. Ao invés disso, eles enviam(SEND) e recebem(RECEAVE) mensagens através da rede de interconexão. Todos os dados são privados e a única forma de um processador obter uma informação que não está na sua memória local é requisitando-a ao processador que a possui.

    Existe ainda a possibilidade de usar um modelo híbrido de comunicação com troca de informações por memória compartilhada dentro do nó SMP e troca de informações por mensagens entre os nós.


ID
717268
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em termos de arquitetura de computadores, é uma característica básica da arquitetura de Von Neumann:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO, pois esta assertiva corresponde a arquitetura harvard
    B) CORRETO
    C) ERRADO, pois o modelo "simd" está relacionado com a taxionomia de flynn
    D) ERRADO, pois o modelo "mimd" também está relacionado com a taxionomia de flynn
    E) ERRADO, mas ficarei devendo essa... hehehe


ID
728011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcontroladores surgiram como arquiteturas
microprocessadas dedicadas a aplicações embarcadas e autônomas.
Com esse objetivo, eram originalmente mais simples e menos
poderosos que os microprocessadores de uso geral. A respeito das
características típicas de arquiteturas de microcontroladores, julgue
os itens que se seguem.

A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador).

Alternativas
Comentários
  • boiei... mas nao é justamente essa a vantagem? alguem sabe me dizer o que há de errado?

    [Edited]
    Vlw Alexandre!
    [/Edited]
  • Paulo,

    A característica citada acima na questão também é uma das características da arquitetura Harvard. No entanto, só não é a principal característica.

    A arquitetura Harvard é uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa.

    Por isso a questão está incorreta.
  • Na arquitetura Harvard, os barramentos de dados e de entereços são separados. Portanto, fluxo de dados pela CPU pode ser maior e, desta forma, maior também a capacidade de processamento. 
    Essa arquitetura é a base dos RISC, enquanto nos CISC, costuma-se usar a arquitetura de Von Neumann.
    Fonte: http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/architecture/computer_architecture.htm
  • Apesar das valiosas contribuições dos colegas com informações, o item é errado por uma questão boba de nomenclatura apenas. São separadas as memórias cache de dados e de INSTRUÇÕES. 
  • Impressionante a quantidade de gente que viaja nas questões e tenta inventar soluções.

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador)."

    Ocorre que ambas (Harvard e Neumann) possuem barramento de dados e de endereços mas apenas a de Harvard possui barramento de instruções separado do barramento de dados.

    Ficando assim:

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de instruções separados no microprocessador (ou microcontrolador)."
  • Gente, até onde eu sei, tanto faz chamar de "barramentos de instruções" como "barramentos de endereços". As bancas utilizam os dois termos para se referir exatamente à mesma coisa. Vejam as Video aulas  (1ª aula) de Arquitetura de Computadores (site ITnerante), professor Gustavo Pinto Vilar.
    A arquitetura de Harward possui duas características marcantes. Uma delas diz respeito a esta arquitetura possuir dois barramentos EXTERNOS (que ligam o processador à memória) separados: um para dados e outro para instruções (ou endereços). A outra é que, normalmente, possui duas memórias separadas também: uma para dados e a outra para instruções (programa). Sendo assim, se a alternativa foi considerada ERRADA, entendo que o erro possa ser o fato de a questão afirmar que os dois barramentos estão localizados dentro do microprocessador, quando na verdade, estes barramentos interligam o processador às duas memórias.

    Essa é a minha opinião.

    Bons estudos para todos.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Por haver divergências na literatura sobre o assunto tratado no item, opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!
  • RWerneck , você deve te entendido errado o vídeo ou o profesor se equivocou.
    Barramento de endereços e barramento de instruções, neste contexto, tem significados totalmente diferentes.

    Barramento de endereços é a forma pela qual o processador "seleciona" qual a palavra de memória será lida da memória ou para onde esta palavra será escrita.
    No contexto, barramento de instruções é o BARRAMENTO DE DADOS por onde as instruções serão transferidas da memória para o processador. Na arquitertura Harvard, há uma memória para instruções ("programa que será executado", SO, etc) e outra para os dados. Para cada memória há, em tese, um barramento de endereço e um barramento de dados.

  • Arquitetura Harvard

     
    A Arquitetura de Harvard foi desenvolvida  visando a necessidade de se ter um microcontrolador  trabalhando mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador e na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor , pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
    A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
    A arquitetura Havard também possui uma quantidade menor de instruções que a de Von-Neumann, e essas são executadas apenas num único ciclo de Clock.
    Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).
  • Arquitetura Von Neumann

     
     
     
    A Arquitetura de Von Neumann , é uma arquitetura de computador que tem como principal caracteriza a possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
    A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes:
     
    • Possuir uma unidade de processamento central, para a execução de operações lógicas e aritméticas;
    • Possuir uma unidade de controle, responsável por determinar o seqüenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais de controle;
    •  Instruções dos programas armazenadas de maneira seqüencial, facilitando a busca;
    • Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos    operandos e dos resultados das operações;
    • Unidade de armazenamento central, na qual são guardados programas e dados, de forma compartilhada;  
    • Existência de um único barramento do sistema, o qual deve ser usado de forma compartilhada para a transferência de dados e instruções entre os diversos blocos.

    Cada um dos elementos presente é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação e as interações entre eles tem variado ao longo do tempo, mediante a evolução das tecnologias de fabricação, quem vem melhorando cada vez mais e cada vez mais rápido.  As duas últimas características resultam em restrições severas para a tentativa de aumento de desempenho de computadores baseados no modelo de von Neumann. Levando-se em conta que os tempos de

ID
736702
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um multicomputador se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Sistemas fracamente acoplados (multicomputadores) – dois ou mais sistemas interligados através de uma linha de comunicação, sendo que cada sistema possui seu sistema operacional, gerenciando seus recursos como processador, memória e dispositivos de E/S.

    - Redes – Permite que um host compartilhe seus recursos. Ex: Impressora de rede, Redes Locais.

    - Distribuídos – Cada componente da rede possui seu próprio SO. Para o usuário é como se não existisse uma rede de computadores, mas sim um único sistema centralizado.

  • C

    usar o mesmo sistema operacional em cada nodo.


ID
754522
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à classificação da arquitetura de computadores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    A lógica digital é a base de estudo para os níveis mais elevados da hierarquia das máquinas multiníveis virtuais. Engloba os circuitos digitais (portas lógicas).


ID
771256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A coexistência de ambientes de plataforma alta e de plataforma baixa resulta em desafios tecnológicos para integração de plataformas.

Com relação a essa integração, julgue os itens seguintes.

A plataforma baixa é a plataforma de facto para processamento de back-end, enquanto a plataforma alta faz a implementação de processamento de front-end.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Ao contrário...

    back-end = plataforma alta

    front-end = plataforma baixa

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
788695
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A taxonomia de Flynn utiliza duas dimensões independentes: instruções e dados.
Essa taxonomia, registra, na arquitetura SIMD, que

Alternativas
Comentários
  • SIMD (Single instruction stream, multiple data stream – Fluxo simples de instruções, fluxos múltiplos de dados) são vários processadores (possuírem um vetor ou array), onde cada um recebe instruções distintas, mas operam sobre o mesmo conjunto de dados. ex: múltiplos algoritmos de criptografia para decodificar uma mensagem.

  •  a) uma única instrução é executada ao mesmo tempo sobre múltiplos dados. (SIMD)

     b) um único fluxo de instruções atua sobre um único fluxo de dados. (SISD - Von Newman)

     d) múltiplos fluxos de instruções atuam sobre um único fluxo de dados.  (MISD)

     e) múltiplas unidades de processamento executam múltiplas instruções simultaneamente e operam diversos fluxos de dados sobre cada uma dessas unidades. (MIMD)

     

    @papirobizurado


ID
802843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A comunicação entre os equipamentos de calibragem e os computadores que armazenam os dados, utilizados em metrologia, necessita da transformação dos sinais processados, por meio de um procedimento denominado codificação. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A codificação de blocos ocorre em três etapas: a divisão da sequência de bits em grupos de m bits de tamanho; a substituição de um código de m bits por um grupo de n bits; e a utilização de qualquer um dos esquemas de codificação de linha para criar o sinal codificado.

     

    b) As codificações Manchester e Manchester diferencial são classificadas como bipolares (polar), pois utilizam três (dois) níveis de tensão: positivo, negativo e zero.

     

    c) Na codificação alternate mark inversion (AMI) (Manchester Diferencial), a transição no meio do intervalo de um bit é utilizada como mecanismo de sincronização. A representação do bit é definida por meio de uma inversão ou não no início do bit, conforme indica a expressão mark no nome da codificação.

     

    d) A codificação multiline transmission, three level (MLT-3) faz transições de um nível para o próximo no começo do bit 0.

     

    e) Na codificação de Huffman, o comprimento de cada palavra de código é idêntico para todos os símbolos. Tal codificação independe da frequência com que os caracteres aparecem em um texto.


ID
817978
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tratamento das falhas é usualmente dividido em quatro etapas. Assinale a alternativa que apresenta estas etapas.

Alternativas

ID
817984
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de alta disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
818068
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de Von Neumann é a arquitetura utilizada na maioria dos computadores e pode ser divida em três subsistemas: Unidade Central de Processamento, Memória Principal e Dispositivos de E/S. Neste contexto é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As instruções são em 3 etapas: busca; decodificação; execução

  • Esses dois parâmetros seriam o Código de Operação e o Operando?

     

    Vamos na fé.

  • a)o ciclo de dados é o processo de transmitir dois parâmetros pela ULA ( Unidade Lógica Aritmética) e armazenar o resultado.

    A ALU (arithmetic logic unit) so faz operações com 2 números por vez. As operações sao +,-,*,/, AND, OR, NOT. E operações unárias como complemento, increm,ento, decremento e deslocamento direita esquerda

  • b) ERRADO. Um ciclo de instrução (também chamado de ciclo de busca e execução ou ciclo busca-execução) é o período de tempo no qual um computador lê e processa uma instrução em linguagem de máquina da sua memória ou a sequência de ações que a CPU realiza para executar cada instrução em código de máquina num programa.

    c) ERRADO. Uma CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas

    d) ERRADO. As instruções são em 3 etapas: busca; decodificação; execução


ID
829729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Tendo em vista a necessidade computacional do cálculo de estruturas complexas, uma grande empresa nacional de engenharia encomendou um caríssimo multicomputador, possuindo 4096 unidades centrais de processamento altamente acopladas por meio de uma rede proprietária de alta-velocidade, o que caracteriza uma arquitetura paralela do tipo

Alternativas
Comentários
  • A taxonomia de Flynn Baseia-se no fato de um computador executar uma sequência de instruções de dados, diferencia-se o fluxo de instruções e o fluxo de dados.

    Abrange quatro classes de arquiteturas de computadores:[1]

    SISD (Single Instruction Single Data): Fluxo único de instruções sobre um único conjunto de dados.
    SIMD (Single Instruction Multiple Data): Fluxo único de instruções em múltiplos conjuntos de dados.
    MISD (Multiple Instruction Single Data): Fluxo múltiplo de instruções em um único conjunto de dados.
    MIMD (Multiple Instruction Multiple Data): Fluxo múltiplo de instruções sobre múltiplos conjuntos de dados.
    Fonte: Tanenbaum, 2001./  https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_de_Flynn

  • MIMD = Multiprocessador , Multicomputador

    GAB D

    Tanenbaum


ID
874801
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Há máquinas que usam palavras com 8 bits, cada bit pertencendo ao conjunto {0,1}, e codificam 256 palavras diferentes.

Quantas palavras uma máquina que também usa palavras de 8 bits, mas com bits escolhidos no conjunto {0,1,2}, pode codificar ?

Alternativas
Comentários
  • Para cada bit será possível 3 valores logo 3^8 = 6561 


ID
889537
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Técnica utilizada para habilitar dispositivos e controladores a transferir blocos de dados de e para a memória principal, liberando o processador para executar instruções de software.

O texto acima se refere à(ao)

Alternativas
Comentários

ID
902374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A denominação SMP refere-se a um sistema de computador independente, no qual existem dois ou mais processadores similares com capacidade de computação comparável, que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra "A"

    O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional.
  • Os processadores trabalham sozinhos compartilhando os recursos de hardware, geralmente são processadores iguais, similares ou com capacidades parecidas.
    Todos tem os mesmos privilégios de acesso ao hardware, ao contrário do que acontece em sistemas multiprocessados assimétricos, onde um processador é encarregado de gerenciar e coordenar as tarefas e ações dos demais, o que pode proporcionar melhor controle sobre a sobrecarga ou a ociosidade dos processadores subordinados.
    Os acessos dos processadores aos dispositivos de entrada e saída e a memória são feitos por um mecanismo de intercomunicação constituído por um barramento único.

    A memória principal da máquina é compartilhada por todos os processadores através de um único barramento que os interliga, de modo que esse acesso a memória é nativo, não existe a necessidade de um mascaramento da memória real a nível de aplicação. 
    Por tratar todos os processadores de forma igualitária, no multiprocessamento simétrico, qualquer processador pode assumir as tarefas realizadas por qualquer outro processador, as tarefas são divididas e também podem ser executadas de modo concorrente em qualquer processador que esteja disponível.

    Fonte: Wikipedia


ID
933091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de arquitetura de computadores, julgue os itens subsequentes.

Os mainframes possuem grande número de processadores que são utilizados em funções, entre outras, de criptografia, gerenciamento de entrada/saída, monitoração do ambiente e manipulação de memória. Os supercomputadores, por sua vez, não têm grande número de processadores de uso específico.

Alternativas
Comentários
  • os mainframes possuem um grande número de processadores que auxiliam os processadores centrais. Eles são utilizados em funções de , gerenciamento de , monitoração do ambiente, manipulação de memória, etc. Devido a esta característica o número de processadores dos mainframes é muito maior do que se esperaria. Os projetos de supercomputadores não incluem este grande número de processadores de uso específico já que eles não adicionam poder de processamento de cálculo.

    Questão retirada da Wikipédia, pra varias ne Cespe!


ID
946351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura de mainframe, julgue os próximos itens.

O TSO (time sharing option) realiza a comunicação entre uma aplicação e um terminal via rede.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    TSO (Time Sharing Option), é responsável pela interação entre o Sistema e o Operador. Possibilita checar as transações e permite a inserção de comandos no terminal para alocar arquivos e rodar programas.

    Obs.: as questões desta prova foram baseadas no Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe
  • No meu ponto de vista a resolução desta questão não seja tão óbvia quanto parece.
    TSO foi muito usado como uma solução nos ambiente mainframes(grande porte).
    Como o próprio nome sugere, ele disponibiliza o ambiente de tempo compartilhado para acesso ao mainframe. O TSO disponibiliza: um editor de texto, suporte a Jobs e aviso no final de sua execução, debug para mainframes IBM e suporte a aplicações para usuários finais.
    Portanto, o TSO faz a comunicação entre uma aplicação e um terminal via rede?
    O TSO era ligado a um "terminal burro" e este era ligado, via rede, ao mainframe. O TSO está exatamente no meio do caminho.
    Ele era uma solução que costumamos chamar hoje em dia de appliance, mas na época não se usava esse termo.
    De um ponto de vista a questão esta errada, mas de outro esta certa.
    É um problema quando não há o domínio do assunto e assim mesmo se escreve a questão.

    Uma boa fonte de partida para tirar dúvidas sobre o assunto é o próprio wikipedia que nosso amigo citou, no entanto, vá na versão em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Time_Sharing_Option
  • De acordo com a wiki http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe :

    TSO (Time Sharing Option), é responsável pela interação entre o Sistema e o Operador. Possibilita checar as transações e permite a inserção de comandos no terminal para alocar arquivos e rodar programas. Ele funciona com base no ISPF que provê a interface baseada em menus e o acesso as aplicações do sistema.

    VTAM (Virtual Telecommunications Access Method), é um subsistema que realiza a comunicação, via Rede entre uma aplicação e o terminal (ou outra aplicação). Ex: a conexão entre o Sistema do caixa eletrônico e o CICS ou o IMS.


ID
946354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura de mainframe, julgue os próximos itens.

Os mainframes suportam a execução do sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Atualmente os Mainframes IBM suportam sistemas operacionais baseados na evolução destes sistemas como z/OS, z/VM, z/VSE e zTPF alem do sistema operacional Linux.
  • Mesmo que eu tenha colocado certa nesta questão, ainda levanto a dúvida: quem suporta quem?
    Os SOs são escritos para o hardware. Não é o hardware que é feito pensando em suportar determinado SO. Isto pode ocorrer, mas é a exceção.
    Bons estudos.
  • Mainframe "suporta a execução" não é o mesmo que "o hardware foi modelado para o seu SO". É sabido que os fabricantes de mainframes impõem amarras que em muitas das vezes impedem a execução de sistemas operacionais de código aberto. A IBM, é uma das que colabora para que o Linux rode em suas plataformas - http://www-03.ibm.com/linux/redhat.html


ID
946360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura de mainframe, julgue os próximos itens.

Sistemas concebidos com arquitetura de mainframe suportam a troca de processadores sem que o equipamento tenha de ser desligado.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Os Mainframes possuem um banco de processadores bastante versátil, capaz de suportar uma troca de processadores, inserção ou remoção sem precisar desligar o mainframe . 

    Obs.: as questões desta prova foram baseadas no Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe
  • QUESTÃO CORRETA.

    Os mainframes —computadores com alta capacidade de armazenamento de dados—, têm altíssima capacidade de memória, sendo indicados para o acesso simultâneo de diversos usuários.

    Exemplos de quem utiliza mainframes:    BANCO DO BRASIL   ,   BRADESCO  ,  ITAÚ ,   
     RECEITA FEDERAL ,  NASA , FBI etc .
  • Hot swap ou Hot swapping (A tradução literal é Troca quente) é a capacidade de retirar e de substituir componentes de uma máquina, normalmente um computador, enquanto opera (ou seja não é necessário reiniciar o computador).


ID
947359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito das arquiteturas de hardware existentes em servidores, julgue os itens que se seguem.

Mainframes são computadores de grande porte projetados para lidar com grande vazão de dados e para serem altamente confiáveis e seguros.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Denominação dos primeiros 'servidores de dados', que ainda se mantém usual até os dias atuais.
  • Mainframe tem desempenho superior a outros computadores em I/O. 

  • MAINFRAME: Computadores usados primariamente por grandes organizações, para aplicações criticas e processamento de grande volume de informação.

    ERRADO : e para serem altamente confiáveis e seguros.
     

  • Gabarito Certo

    Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores.

    Na década de 50 e 60 dominaram na área de informática em grandes corporações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. Foram muito utilizados em guerra para cálculo balístico.

    Embora venham perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, que em geral possuem custo menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).

    São computadores que anteriormente ocupavam um grande espaço e necessitavam de um ambiente especial para seu funcionamento, mas atualmente possuem o mesmo tamanho dos demais servidores de grande porte, com menor consumo de energia elétrica. Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.

    Os mainframes têm a capacidade de executar diferentes sistemas operacionais, sendo seus recursos de hardware virtualizados através de um componente de hardware nativo (PR/SM) ou adicionalmente por software. Desta forma um único mainframe pode substituir dezenas ou mesmo centenas de servidores menores usando Máquinas virtuais.

    Os mainframes surgiram com a necessidade das empresas em executar tarefas, que levavam dias para serem concluídas. Era preciso então criar um supercomputador capaz de executar estas tarefas em menos tempo e com mais precisão.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
947368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Existem diversos padrões de formatação de dados que permitem a comunicação em ambientes heterogêneos. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

No formato IBM 3270, se o programa aplicativo utiliza atributos de campo para definir campos na tela do terminal, a tela é considerada não formatada.

Alternativas
Comentários
  • alguém conhece esse conceito de atributos de campos?

  • The field attributes byte holds the protection, modification, and display intensity attributes of a field. Your choices for each of these attributes are described here using the terms that BMS uses in defining formats. If you use terminal control commands, you need to set the corresponding bits in the attributes byte to reflect the value you choose.

     

    "O byte de atributos de campo tem o atributo de proteção, modificação e intensidade de visualização do campo. Suas escolhas para cada um desses atributos são descritos aqui usando os termos que BMS (???) usa para definir formatos".

     

    Ou seja, pela definição da IBM a questão é errada.

    Fonte: https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/en/SSGMCP_5.4.0/applications/designing/dfhp3at.html


ID
966190
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

CRC (CYCLIC REDUNDANCY CHECKS) são técnicas de verificação de redundância cíclica utilizadas para descobrir erros. Quais são os dois componentes de hardware usados para calcular uma CRC?

Alternativas
Comentários
  • Um valor enviado com um pacote, usado para detectar erros de transmissão.


    O hardware usado para calcular um CRC contém dois componentes básicos: 

    * registrador de deslocamento (shift register).

    * ou exclusivo (xor)