SóProvas


ID
1143916
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
AGEHAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

De acordo com a Lei de introdução ao Código Civil Brasileiro, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • A) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia TRÊS MESES depois de oficialmente publicada. (Art. 1ª parágrafo 1º da LINDB)

    B) As correções de texto já em vigor são consideradas lei nova (Art. 1ª parágrafo 4º da LINDB)

    C) salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país 45 (QUARENTA E CONCO) dias depois de oficialmente publicada. (Art. 1ª da LINDB)

    D) Correta --> art. 7º, parágrafo 6º da LINDB) 

    E) as leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade,  NÃO terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e aos bons costumes ((Art. 17 da LINDB)

  • Conforme entendimento de Flávio Tartuce e outros doutrinadores, a aplicação do artigo reproduzido na letra d deve ser revista em razão da emenda constitucional 66/2010, que aboliu a chamada separação judicial. Por tal razão, a homologação do divórcio realizado no estrangeiro deveria ser feita a qualquer tempo.

  • CPC 2015 § 5º do Art. 961 diz: “A sentença estrangeira de divórcio consensual produz efeitos no Brasil, independentemente de homologação pelo Superior Tribunal de Justiça. 

    Na minha opinião, está desatualizada porque não existe mais a necessidade de homologação... mas letra de lei é letra de lei.

  • APESAR DE DESATUALIZADA NÃO HAVIA NA ÉPOCA GABARITO MELHOR QUE NÃO A LETRA "D", ERROS CONTUNDENTES NAS DEMAIS!

  • Estou confundindo muito a questão do ATO JURÍDICO PERFEITO com o DIREITO ADQUIRIDO.