SóProvas


ID
1144096
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
SEMED-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Científica teve início no começo do século XX, em decorrência das idéias apresentadas pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, as quais revolucionaram o pensamento administrativo no mundo industrial da época.

Taylor iniciou sua vida profissional como operário, passando a chefe de turma, chefe de oficina e engenheiro. Assim, pôde constatar que o modo como os operários da época executavam suas tarefas tinha por base o que observavam do trabalho dos seus companheiros mais antigos, fato que conduzia a diferentes maneiras e métodos para a execução de uma mesma tarefa. Preocupado com isso, Taylor se debruçou em estudos científicos sobre o assunto em busca de um meio mais eficaz e adequado para realização do trabalho. Esses estudos levaram à introdução de um conceito até hoje vigente denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:  Em função dessas duas correntes, a Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência: 

    1. De um lado, a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros. Henry Ford (1863-1947) costuma ser incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seus negócios. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e

    na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário

    para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). Foi, acima de tudo, uma corrente de idéias desenvolvida por engenheiros que procuravam elaborar uma engenharia industrial dentro de

    uma concepção pragmática. A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Cientifica.

    Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

    2. Estudo da fadiga humana.

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

    4. Desenho de cargos e de tarefas.

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

    6. Conceito de homo economicus.

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e de máquinas.

    9. Supervisão funcional.


    CONSULTA BIBLIOGRÁFICA: CHIAVENATO (2009, PÁG. 26)

  • GABARITO: LETRA E

    ✦ Desenvolvida pelo engenheiro mecânico Frederick Taylor, a Organização Racional do Trabalho (ORT) é um conceito que surgiu a partir da observação e experiência com produção deste especialista estadunidense. 

    ✦ Através de observações, pesquisas e análises, Frederick Taylor identificou como os operários compreendiam atividades, funções e, principalmente, como estes encaravam a realização de suas tarefas a partir da observação de seus colegas. 

    Para Taylor, o modo como o colega trabalha influencia na forma que os demais trabalharão. Então, o caminho para Taylor é criar processos que deixem a produção uniforme. 

    ✦ A partir desta ideia, Taylor traçou e criou várias formas e metodologias para que os trabalhos fossem realizados. Para Taylor, o trabalho teria o êxito necessário com a junção da ferramenta adequada e a forma ideal de trabalhar. Assim, a produção é mais eficaz e, consequentemente, traz melhores resultados para a organização empresarial.