SóProvas


ID
1144120
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
SEMED-MA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A evolução das teorias da Administração levou à abordagem humanística da Administração. Com isso, a ênfase que antes recaía nas tarefas e estruturas, se voltou para as “pessoas”.

A evolução das teorias da Administração levou à abordagem humanística da Administração. Com isso, a ênfase que antes recaía nas tarefas e estruturas, se voltou para as “pessoas”. Um dos fatores que contribuiu para a abordagem humanística da Administração foi o desenvolvimento das chamadas ciências humanas, em especial a psicologia, a sociologia e as teorias das relações humanas, que se consagram até o final da década de 1950. Nos anos seguintes, essas teorias passaram a receber críticas e dividir espaços com novas teorias e abordagens, como a neoclássica.

Uma das opções abaixo destaca uma contribuição da abordagem humanística da Administração às teorias que a sucederam, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Complementando...

     

    Conforme CHIAVENATO:

     

    Com a Teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:


    1. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho como o comportamento em qualquer lugar é uma conseqüência de muitos fatores motivacionais.


    2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfa­ções por meio dos grupos sociais com que interagem. Dificuldades em participar e em se relacionar com o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoal (tumover) , abaixamento do moral, fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho etc.

     

    3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança. O supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.


    4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo. Esse controle social adota tanto sanções positivas (estímulos, aceitação social etc.) como negativas (gozações, esfriamento por parte do grupo, sanções simbólicas etc.).