-
Matricial
-
TIPOS DE ABORDAGENS
Abordagem Funcional;
Abordagem Divisional;
Abordagem Matricial;
Abordagem de Equipe;
Abordagem de Redes.
Cada abordagem departamental tem uma finalidade distinta para a organização, sendo que a diferença entre cada tipo de abordagem é a maneira como as atividades são agrupadas e a quem as pessoas se subordinam.
ESTRUTURA MATRICIAL
A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.
Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se a duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes, indo de encontro ao princípio da unidade de comando.
Devido à duplicidade de comando, os funcionários precisam saber resolver os conflitos que podem ocorrer, com isso existe a necessidade de um treinamento em relações humanas, para ele saber lidar com esses problemas.
É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.
Constitui uma das maneiras mais humanas participativas e flexíveis, pois depende intensamente da colaboração entre muitas pessoas diferentes. Enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.
Na estrutura matricial o administrador coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa, algumas vezes com muito pouca autoridade formal. Seu papel dentro da organização de estrutura matricial é de integração e de coordenação das tarefas e assegurar os serviços e recursos fornecidos pelo pessoal de suporte, sobre os quais tem pouca ou nenhuma autoridade formal.
http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
-
A questão é errada, pois a departamentalização funcional tem como base a especialização.
(Prof. Rafael Encimas - Ponto dos Concursos)
-
Pelo contrário, ele abriu mão da departamentalização funcional quando optou por abolir qualquer agrupamento especializado em seu setor.
Questão errada.
-
ERRADA - se aboliu grupos especializados, nao é funcional.
Os tipos tradicionais de Organização formal são:
ESTRUTURA LINEAR OU MILITAR - Superior tem autoridade única.
ESTRUTURA DE LINHA E STAFF - Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados. Critérios de disti
ESTRUTURA FUNCIONAL- dividida de acordo com tarefas e funçoes. Princípio funcional ou princípio da especialização das funções.
ESTRUTURA MATRICIAL - Nao há unidade de comando. Normalmente se refere a um projeto, uma divisao específica ou um produto.
-
Na estrutura Funcional a organização a partir do especialização é um das suas principais vantagens
-
A matriz organizacional, evoluiu essencialmente como uma rede de interações entre as equipes de projeto e os elementos funcionais tradicionais. Especificamente, a Departamentalização Matricial se caracteriza pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto.
-
https://www.youtube.com/watch?v=HMTyC7MFIBE
-
Matricial: é o tipo de estrutura indicada par ambientes mais competitivos, turbulentos e complexos, que requeiram criatividade e inovação e constante mudança, apresentando uma visão adhocrática, flexível e participativa.
(Adm Geral e Pública para Concursos, Elisabete de Abreu, 3ª ed. pág. 467)
-
O referido diretor optou pela departamentalização POR PROJETOS quando AGRUPOU especializadoS em seu setor.
-
ERRADO
-
É justamente o contrário.