-
LETRA E
DESVANTAGENS:
A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contato e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
--------- ----------
(Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: TCE-PB Prova: Agente de Documentação)
A departamentalização é um método de subdivisão do trabalho e dos trabalhadores em unidades organizacionais distintas. Uma desvantagem da departamentalização funcional está relacionada a dificuldades de comunicação interdepartamental. (CERTO)
------------ ----------------
(Aplicada em: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa)
A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades.(CERTO)
-
Departamentalização Funcional
Características
- Agrupamento por atividades ou funções principais;
- Divisão do trabalho interna por especialidade;
- Auto-orientação;
- Introversão
Vantagens
- Maior utilização de pessoas especializadas e recursos;
- Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo
Desvantagens
- Pequena cooperação interdepartamental;
- Contra indicada para circunstâncias ambientais imprevisíveis e mutáveis.
Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração, p. 222
Autor: Idalberto Chiavenato
-
Estrutura funcional - Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.
Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:
Autoridade funcional ou dividida;
Linhas diretas de comunicação;
Descentralização das decisões;
Ênfase na especialização
-
Gabarito Letra E
funcional; dificultar a coordenação entre departamentos
-
ESTRUTURA FUNCIONAL: § ESTRUTURA MATRICIAL :
Vantagens § Vantagens
- Maior utilização de pessoas especializadas e recursos; § -Qualidade da decisão no caso de conflitos de interesses.
- Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida § -Contato direto no lugar de burocracia.
a longo prazo. § -Aumenta a motivação gerencial.
§ -Desenvolvimento de gerentes através do incremento do
§ envolvimento em decisões.
§
Desvantagens § Desvantagens §
- Pequena cooperação interdepartamental; § -Tempo para a tomada de decisão.
- Contra indicada para circunstâncias ambientais § - Responsabilidades não ficam claras.
imprevisíveis e mutáveis. § -Alto grau de conflito
- Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços §
sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo
global da empresa.
-
Por que não a B? Me mande no privado por favor.
-
Gab. E
"A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades."
-
O presidente de uma empresa pública que opera em ambiente estável quer rever a estrutura organizacional, com vistas a favorecer ao máximo a redução dos custos operacionais...
DESENHO ORGANIZACIONAL = varia entre 2 extremos - modelos mecanicistas até os modelos orgânicos .
- Modelos mecanicistas = estruturas linear, funcional, linha e staff, estrutura divisional.
- Modelos orgânicos = estrutura matricial, estrutura em rede, virtual
Apenas 2 estruturas organizacionais atuam em ambiente estáveis e previsivéis:
- Estrututura Linear:
Autoridade linear / unidade de comando / especialização / verticalização / centralização / formato piramidal / comunicação formal / apropriada para organizações pequenas ou ambientes estáveis e previsíveis
vantagens: estrtutura simples e de fácil compreensão / evita conflitos, em razão da autoridade única / clara definição das responsabilidades / facilidade de implantação, controle e disciplina.
desvantagens: possibilidade de rigidez, dificuldade de inovação e de adaptabilidade a novas situações / possibilidade de autocracia, dificultando a cooperação e a iniciativa / chefe generalista, em detrimento à especialização / existência de problemas de comunicação indireta e de congestionamento.
- Estrutura Funcional: existência de várias autoridades funcionais, relativas e divididas, conforme a especialização / apropriada para organizações pequenas ou ambiente estáveis e previsíveis.
Vantagens: supervisão técnica, baseada na especialização / comunicações diretas e sem intermediações / separação das funções de administração / descentralizando da tomada de decisão ao nível intermediário / centralização do controle na cúpula da organização
Desvantagens: perda da unidade de comando e da disciplina (subordinação múltipla) / dificuldade de delimitação de responsabilidades / dificuldade de definição de objetivos prioritários / dificuldade de controle e perda da visão do todo / tendência à concorrência entre especialistas, tensão e conflito
-
Não entendi pq é a funcional já que fala sobre ambiente estável.
-
ALTERNATIVA E)
A estrutura funcional é a mais comum na administração. É também a mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e/ou serviços ou que operem em uma região pequena. Suas principais desvantagens são: dificulta a coordenação e a comunicação; visão limitada dos objetivos organizacionais; dificulta a responsabilização.
Fonte: Administração geral para concursos - Rodrigo Rennó
-
De que forma a estrutura funcional favorece à redução dos custos operacionais???
Alguém poderia esclarecer?
Grata.
-
-
Ele quer reduzir custos e vai escolher a estrutura FUNCIONAL? Ta errado isso!!
-
LETRA E.
Funcional - Dificultar a coordenação entre os departamentos = Desvantagem.
-
Funcional: sua utilização é apropriada para organizações pequenas ou que atuem em ambientes estáveis e previsíveis, com foco nas operações e na especialização das funções, permitindo que cada órgão realize suas atividades separando as funções de planejamento, execução e controle. Essa estrutura quebra o princípio da unidade de comando, permitindo que cada subordinado se reporte a vários chefes, simultaneamente, a depender da especialização de cada superior.
(Adm. Geral e Pública. Elisabete de Abreu, 3ªed, pág. 463)
-
1º ) O enunciado diz que quer rever a estrutura: "com vistas (=objetivo) a favorecer ao máximo a redução dos custos". Falou em 'CUSTOS' (liderar/reduzir...) acendam suas luzes no fim do túnel e associem à FUNCIONAL, pois ela vai facilitar, por exemplo, o uso das capacidades técnicas e o treinamento que inclusive é aconselhável para ambientes mais estáveis (foi o que citou o enunciado). Essas "facilitações" ajudam a reduzir os custos.
2º) Uma das desvantagens em dificultar a coordenação entre departamento, é que se tem uma visão muito mais estreita da organização. Cada departamento vai ficar no seu quadrado, cuidando/olhando para seu próprio umbigo, isto é, cada qual focado, limitado na sua especialidade. Ex.: Departamento de RH, focado no RH ; O Financeiro vai focar nas finanças... e por aí vai...
Letra E
-
Questão comentada pelo Prof Rodrigo Rennó: https://www.youtube.com/watch?v=rE8rQIClf6g
-
Odeio saber o conceito das alternativas, mas por não entender o que o enunciado quer, acabo errando. vida que segue.
-
“Estrutura organizacional com vistas a favorecer ao máximo a redução dos custos operacionais” = Estrutura funcional.
Tanto estrutura divisional quanto a matricial são formas de estruturas caras, por isso as alternativas “A”, “B” e “C” estão flagrantemente erradas.
A alternativa “D” erra ao afirmar que a estrutura funcional dificulta a especialização. Pelo contrário, ao agruparmos pessoas que realizam as mesmas atividades fomentamos a especialização.
Como desvantagem da estrutura funcional temos a visão míope que os gestores funcionais possuem (cada um superestimando a importância do seu setor), o que dificulta a coordenação entre departamentos (Alternativa E).
Gabarito: E
-
A) divisional; reforçar a tendência à burocratização; <- ambiente instáveis, quebra barreiras burocráticas em áreas específicas.
B) matricial; dificultar a responsabilização; <- ambiente instáveis, desvantagem correta, porém, a estrutura procurada está errada.
C) matricial; produzir redundância de esforços; <- ambiente instáveis, a estrutura procurada está errada.
D) funcional; dificultar a especialização; <- a especialização é uma das vantagens.
E) funcional; dificultar a coordenação entre departamentos. <- GABARITO
-
Funcional: sua utilização é apropriada para organizações pequenas ou que atuem em ambientes estáveis e previsíveis, com foco nas operações e na especialização das funções, permitindo que cada órgão realize suas atividades separando as funções de planejamento, execução e controle. Essa estrutura quebra o princípio da unidade de comando, permitindo que cada subordinado se reporte a vários chefes, simultaneamente, a depender da especialização de cada superior.
-
Departamentalização Funcional
O caso citado na questão seria mesmo adequado para a utilização da departamentalização funcional. Neste tipo, os departamentos são divididos dentro de uma lógica funcional, ou seja, relacionada com a função organizacional. Assim sendo, as pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas.
A departamentalização funcional não é a mais adequada para instituições que operam em ambientes dinâmicos e instáveis. Outro problema é a maior dificuldade na coordenação dos diversos profissionais especialistas de cada área, que tendem a não "conversar" uns com os outros nesse tipo de departamentalização.
Vantagens:
- Junta especialistas em um só departamento, melhorando a interação e o treinamento
- É indicado para organizações em setores mais estáveis
Desvantagens:
- Falta de coordenação entre os departamentos, dificuldade de adaptação às mudanças e visão voltada “para dentro” dos seus membros
Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
Gabarito: Letra E
-
O objetivo é reduzir custos em um ambiente estável. Logo a estrutura funcional consegue realizar esta função.
-
A estrutura funcional é a mais comum na administração. É também a mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e/ou serviços ou que operem em uma região pequena. Suas principais desvantagens são: dificulta a coordenação e a comunicação; visão limitada dos objetivos organizacionais; dificulta a responsabilização.
PMCE
-
ESTRUTURA FUNCIONAL:
Vantagens
· Maior utilização de pessoas especializadas e recursos;
· Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo.
Desvantagens
· Pequena cooperação interdepartamental;
· Contra indicada para circunstâncias ambientais imprevisíveis e mutáveis.
· Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
ESTRUTURA MATRICIAL:
Vantagens
· Qualidade da decisão no caso de conflitos de interesses.
· Contato direto no lugar de burocracia.
· Aumenta a motivação gerencial.
· Desenvolvimento de gerentes através do incremento do envolvimento em decisões.
Desvantagens
· Tempo para a tomada de decisão.
· Responsabilidades não ficam claras.
· Alto grau de conflito.
#RUMOPMCE
-
Não entendi como a organização funcional facilita a reduzir custos... Por que não seria a alternativa B ?
-
Poderia ser a C, mas o custo dela é maior que a E.