SóProvas


ID
1144345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.

Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema autoritário coercitivo, segundo Likert.

Alternativas
Comentários
  • Participativo!

  • Estilos de Liderança de Likert

    O modelo desenvolvido por Rensis Likert no seu best seller New Patterns of Management, e ainda hoje amplamente divulgado e utilizado, divide os estilos de liderança em quatro tipos diferentes consoante o grau de uso de autoridade pelo líder, nomeadamente:

    Sistema I – Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    Sistema II – Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.

    Sistema III – Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objectivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança colectiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

    Sistema IV – Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.

    GAB: ERRADO

     

  • o que tem haver essas questoes com a lei de infraçoes sanitarias 6437.

  • SISTEMA ADMINISTRATIVOS:

     

     SISTEMA AUTORITÁRIO-COERCITIVO: É mais fechado, duro e arbitrário de adm. É totalmente coercitivo e coativo, impondo regras e regulamentos de rígida e cega obediência. Utiliza punições e castigos (MOTIVAÇÃO NEGATIVA), impede a liberdade, nega informações, restringe o indivíduo.

     

    SISTEMA AUTORITÁRIO BENEVOLENTE:Também autoritário, mas benevolente e menos coercitivo e fechado. Permite alguma delegações das decisões em níveis mais baixos. O sistema utiliza punições e castigos, mas começa a se preocupar com recompesas, que são estritamente materiais e salariais, frias e calculistas.

     

    SISTEMA CONSULTIVO: Deixa de ser autocrático e impositivo para dar alguma margem de contribuição às pessoas. Proporciona a descentralização e delegação de decisões em níveis mais baixos. O sistema utiliza mais recompensas - que são predominantemente materiais e ocasionalmente sociais - e poucas punições.

     

    SISTEMA PARTICIPATIVO: Mais aberto e democrático que os demais sistemas, incentiva total a descentralização e a delegação, o sistema se apoia em total confiança nas pessoas e de raras punições. O SISTAMA UTILIZA AMPLAMENTE AS RECOMPENSAS SALARIAIS, BEM COMO AS RECOMPENSAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS.

     

     

     

    LOGO, O SISTEMA ADOTADO É O PARTICIPATIVO!

     

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/estilos-de-lideranca-e-motivacao-no-ambiente-de-trabalho/27527/

    Estilos de liderança e motivação no ambiente de trabalho

    Segundo Likert (1961), os estilos de lideranças são diferentes, de acordo com o grau de autonomia/participação do colaborador e podem ser classificados da seguinte forma:

    Sistema Autoritário Coercivo:

    Autocrático - Arbitrário  - Organiza e Controla rigidamente tudo dentro da organização - Ameaças e punições - Comunicação rara -Trabalho de grupo é inexistente.

    * Organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    Sistema Autoritário Benevolente:

    Autoritário -  Impositivo - Mais condescendente e menos rígido do que o anterior - Existe alguma consulta e delegação - Ameaças - Recompensas.

    * Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.

    Sistema Consultivo:

    Mais participativo - Menor arbitrariedade organizacional - Objetivos e tarefas discutidos previamente -  Existe comunicação de baixo para cima -  Encorajamento do trabalho de grupo - Segurança coletiva - Motivação dos trabalhadores - Mais moroso que os anteriores.

    * Utilizado em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

    Sistema Participativo:

    Democrático - Todos participam democraticamente na tomada de decisões - Boa comunicação - Bom nível de motivação -  Sentimento de segurança coletiva - Processo de decisão mais demorado.

    * Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas.

  • GAB ERRADO.

    O sistema adotado é o participativo.

  • Adota a teoria bifatorial de Herzberg no desmembramento fatores de higiene.

  • ERRADO

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • Errado.

    O certo seria:

    Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema participativo, segundo Likert

    Os 4 estilos de liderança de Likert:

    Obs.: Seus sistemas eram baseados em quatro variáveis: processo decisorial, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições.

    AUTORITARIO-COERCITIVO: tem por característica ser rígido, arbitrário e autoritário, com um rigoroso controle de tudo o que acontece na organização. A decisão é centralizada na cúpula, as comunicações são sempre descendentes, com ordens emanadas de cima pra baixo, inexistindo comunicação ascendente ou lateral. Além disso, há ênfase nas punições e medidas disciplinares, sendo raras as recompensas.

    AUTORITARIO-BENEVOLENTE: é um pouco menos rígido, se comparado com o autoritário-coercitivo. O processo decisório continua centralizado na cúpula da organização, no entanto, há uma pequena abertura para delegação, no que tange a decisões de caráter rotineiro e repetitivo. A comunicação continua descendente, sendo permitida uma certa retroação dos níveis inferiores, em forma de comunicação ascendente. A organização informal ainda é desestimulada, mas há um clima de condescendência caso haja o relacionamento interpessoal. Por fim, continua a ênfase nas punições e medidas disciplinares, embora ofereça mais recompensas do que o autoritário-coercitivo.

    CONSULTIVO: No sistema consultivo, o líder realiza consultas aos subordinados para tomar as decisões. A comunicação é descendente e ascendente, além de lateral (na interação entre os subordinados). Além disso, o sistema consultivo se caracteriza pela presença de recompensas materiais e simbólicas, bem como de punições.

    PARTICIPATIVO: este sistema é altamente democrático, com total participação dos empregados no processo decisório. Para Likert, era o sistema ideal. Possui comunicação aberta, alto relacionamento interpessoal, e ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora também haja recompensas materiais. Poucas punições.

  • A questão descreveu o Autocrático Benevolente