SóProvas


ID
1145356
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A hegemonia neoliberal na contemporaneidade, de acordo com Wacquant (2003), faz o Estado de Bem-Estar Social (ou Estado- Providência ou Estado Caritativo) ceder lugar ao Estado

Alternativas
Comentários
  • Neoliberalismo, segundo Wacquant, é mais cruel que o Liberalismo, pois o nível tecnológico alcançado pela humanidade faz com que aquela grande massa de proletariados, cuja carência de políticas públicas de atenção aos setores sociais provocou a crise do Liberalismo, seja substituída por máquinas. No contexto desta substituição, emerge a figura do subproletariado. Assim, resta justificada a afirmação de que os subproletariados são filhos legítimos do Neoliberalismo. O fato de serem causa da crise do Neoliberalismo é muito parecida com a mesma relação anteriormente demonstrada entre os proletariados e o Liberalismo. 

  • De acordo com Wacquant (2007, p. 126-127) esse modelo neoliberal de gestão penal destina-se a “regular, senão perpetuar, a pobreza e armazenar os dejetos humanos do mercado”. Volta-se para aqueles que compõem o subproletariado negro das grandes cidades, as frações desqualificadas da classe operária, aos que recusam o trabalho mal remunerado e se voltam para a economia informal da rua, cujo carro-chefe é o tráfico de drogas (Wacquant, 1999, s. p.). Com efeito, essa penalidade neoliberal, denominada por Wacquant (2001, p. 10) de “ditadura sobre os pobres” procura reprimir com severidade “as desordens suscitadas pela desregulamentação da economia, pela dessocialização do trabalho assalariado e pela pauperização relativa e absoluta de amplos contingentes do proletariado urbano, aumentando os meios, a amplitude e a intensidade da intervenção do aparelho policial e judiciário”.

     FONTE: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/9039/9685

  • Jurava que era Estado mínimo...

  • A hegemonia neoliberal faz o Estado de Bem-Estar Social  ceder lugar ao Estado ===> punitivo.