SóProvas


ID
1145413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos elementos envolvidos na elaboração de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ambiente externo:

    A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.

    As oportunidades podem ser do tipo:

     a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.

    b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.

    c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adcionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.

    d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.

    As ameaças classificam-se em:

    a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.

    b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.

    c) Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.

  • Quais os erros da A e da B?

  • Erro da A: Conjunto de projetos=programas

    Conjuntos de programas=planos.


    Alguem sabe o erro da B?

  • Creio que o erro da alternativa B seja afirmar que o planejamento estratégico está relacionado com "POLÍTICAS", quando em seu lugar a palavra deveria ser "METAS". Planos Estratégicos estão relacionados com diretrizes, objetivos e METAS (DOM). Ex. PPA

  • TOMMY você poderia citar a bibliografia do seu comentário? Não consigo entender como uma ameaça pode ser inaceitável, se uma organização não tem controle sobre as ameaças.

  • Karinne, Planejamento Estratégico - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira 

    Exemplo de ameaça inaceitável: "pode-se mencionar o capital de terceiros em determinadas situações para a empresa, pois ela pode apresentar dificuldades para retornar os investimentos aos credores" (OLIVEIRA, 2013 p. 77)
  • A respeito da alternativa B, de maneira hiper resumida e sem aprofundamento de conceituação doutrinária, a Estratégia deriva dos objetivos da organização. São os objetivos que definem, sinalizam a estratégia.


    A Estratégia pode ser entendida como um conjunto de ações que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e ao curso correto de desenvolvimento, assegurando o cumprimento de seus objetivos e sua missão.


    Fonte: Professor Rafael Ravazolo

    Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:

    https://www.facebook.com/admfederal


  • o erro da b é a politica, pois essas são elaboradas no planejamento intermediário. 

    Fonte: Livro professora Giovanna Carranza ADM GERAL E PÚBLICA.

  • Na alternativa A: um plano é o conjunto das disposições necessárias para se realizar um projeto. Errada. Na alternativa B é ao contrário os objetivos são os resultados que a organização pretende atingir. Eles são utilizados como base de seu planejamento estratégico, para depois pensar nas estratégias específicas. Os objetivos, que podem ser enunciados como alvos bastante precisos, focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados de determinada organização. Errado. Alternativa C: As ameaças classificam-se em: a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa; b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável; c) Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir. Certa. Alternativa D: Visão Organizacional: Representa um estado futuro para a organização, o que esta deseja alcançar. Ao determinar a visão, devemos ter em mente como queremos que esta empresa seja vista e reconhecida, onde queremos colocá-la. Diz respeito aonde a empresa deseja chegar. A resposta diz respeito a missão. Errada. Alternativa E: Missão Organizacional: É uma declaração sobre o que a organização é. Define seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. Diz sobre onde ela está. Missão é a identidade da empresa. Toda empresa ao projetar suas ações começam determinando o que é sua missão e sua visão. Errada. Letra C.

  • Lívia Beatriz Resende Rios Maia,

    Conjunto de Programas = Portfólio. (Guia PMBOK)

    Plano: é um documento que registra a definição dos objetivos, dos meios de execução e das formas de controle. O planejamento refere-se sempre à elaboração do plano.


  • Portfólio = conjunto de programas

    Programa = conjunto de projetos

    Do mais abrangente para o mais restrito: Portfólio -> Programa -> Projeto

    fonte: PMBOK.

  • a) ERRADA. PLANO (nível estratégico) é um conjunto de PROGRAMAS (nível tático). PROGRAMAS (nível tático) são conjuntos de PROJETOS (nível operacional).

    b) ERRADA. ESTRATÉGIAS da organização são as escolhas de curso de ações para alcançar os OBJETIVOS traçados.
    c) CERTA. AMEAÇAS podem ser aceitáveis ou inaceitáveis.
    d) ERRADA. VISÃO da organização é o sonho acalentado. O que ela quer ser ou alcançar no longo prazo (não quantificável). A razão de ser da organização é a MISSÃO. O planejamento estratégico cria a MISSÃO, a VISÃO e os VALORES, e se preocupa com definir os OBJETIVOS, METAS, ESTRATÉGIAS e MEIOS PARA ALCANCE DOS FINS.
    e) ERRADA. O planejamento estratégico (que cria a MISSÃO) sempre considera a influência externa (ambiente) para a tomada de decisões.
  • Complementando...

    C) CORRETA!!! Os resultados do diagnóstico estratégico de uma organização podem revelar ameaças naturais, aceitáveis ou mesmo inaceitáveis.
    ** No diagnóstico estratégico, fazemos um balanço de dados -levantamento-, dos cenários internos e externos. Essa análise de cenário pode ser realizada por meio da MATRIZ SWOT - ANÁLISE SWOT- e por meio desse análise, identificamos que O DIAGNÓSTICO PODE RESULTAR NUMA AMEAÇA.
  • Não seria "PROGNÓSTICO" (Já que a análise é feita antes da execução do plano...) ao invés de DIAGNÓSTICO?

  • Com relação a letra B, as diretrizes é que englobam o objetivo, as estratégia e as políticas da empresa

  • Se a ameaça é externa à organização, não entendo como pode ser inaceitável... Ela simplesmente existe.

  • Ao analisar a questão, é possível dizer que apesar do gabarito ser um, há outras alternativas que poderiam causar dúvidas.


    As alternativas que poderiam causar dúvidas são “B" e “D", pois não há indícios suficientes nas opções que as considere, exatamente, incorretas.


    Vejamos alguns conceitos:


    Uma “Estratégia" é a movimentação global de todos os recursos da organização para alcançar os seus objetivos.


    Um “Planejamento Estratégico" é a maneira pela qual uma organização pretende implementar a sua “estratégia".


    Um “Planejamento Estratégico" é desdobrado em vários “Planejamentos Táticos" que, por sua vez, são desdobrados em “Planos operacionais".






    Pode-se dizer que um “Planejamento Estratégico compreende 5 estágios:



    a) Formulação dos objetivos organizacionais

    A organização escolhe os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e define a ordem de importância e prioridade dos objetivos.


    b) Estágio da auditoria externa

     Trata-se de uma análise do ambiente externo, ou seja, das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. A análise externa envolve:

    . Mercados abrangidos pela empresa: características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas.

    . Concorrência ou competição: empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores e recursos.

    . Fatores externos: conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, etc, que afetam a sociedade e todas as demais empresas.


    c) Estágio da Auditoria Interna

    Faz-se uma análise organizacional das condições internas para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organização possui. Essa análise envolve:

    . Análise dos recursos de que a empresa dispõe para suas operações.

    . Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.

    . Análise do desempenho da empresa em termos de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios, ou seja, a sua competitividade.


    d) Estágio da Formulação da Estratégia

    Nesta quarta fase do planejamento estratégico formulam-se alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos globais. De um modo genérico, o planejamento estratégico da organização refere-se ao produto (bens que a organização produz e serviços que presta) ou ao mercado (onde a organização coloca seus produtos e presta seus serviços).


    e) Estágio de desenvolvimento de planos táticos e operacionalização da estratégia

    É a parte mais detalhada no processo de planejamento. Para Steiner, “todas as estratégias devem ser divididas em subestratégias para o sucesso da implementação. " O planejamento estratégico passa a ser desdobrado em planejamentos táticos. Cada um dos planos táticos é desdobrado em planos operacionais específicos. Enquanto o planejamento tático se refere ao médio prazo, o plano operacional é mais detalhado e se refere ao curto prazo.

    Em virtude do exposto, temos o seguinte:


    Sobre a “Opção A": Está incorreta, pois um "Conjunto de Projetos" seria um "Planejamento" e não um "Plano". Um "Plano" é algo específico como um "Procedimento", "Orçamento", etc.



    Sobre a “Opção B": Um dos objetivos de um “Planejamento Estratégico" é, justamente, propor as “Diretrizes", “Políticas" e “Objetivos" da organização. Não há como dizer que a proposição contida na opção não seja um elemento envolvido na elaboração de um planejamento estratégico. Não dá pra depreender em que contexto a proposição possa ser considerada incorreta.



    Sobre a “Opção C": Um dos principais objetivos de um "Planejamento Estratégico" é identificar oportunidade e ameaças aos objetivos da empresa. Portanto, a opção “C" é uma afirmativa, realmente, correta.



    Sobre a “Opção D": Como ocorre na opção “B" esta alternativa nos deixa dúvidas, pois não temos como dizer que a proposição apresentada não seja um elemento envolvido na elaboração de um planejamento estratégico.



    Sobre a "Opção E": Está incorreta porque identificar o "seu espaço no mercado" seria um dos principais objetivos de um planejamento estratégico. Um "espaço reduzido", por exemplo, seria um ambiente com vários concorrentes mais fortes, que seria uma "ameaça" aos objetivos da organização. Sendo assim, a missão da organização deveria ser definida considerando o “seu espaço no mercado" e não “INDEPENDENTEMENTE" dele. 



    Resposta: C

  • Juro pra vcs que nunca tinha lido nada a respeito de ameaças serem aceitáveis ou não,pra mim, sempre foram fatos externos que a empresa deve "aceitar"....

    but....Segue o que eu encontrei na internet

    As ameaças classificam-se em:

    a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.
    b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável. (Ex: A empresa se predispoe a entrar no mercado, com uma concorrente forte.- fonte 2)
    c) Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.

    Fonte 1

    http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Analise_Ambiente/135/ambext.htm

    Fonte 2:

    https://books.google.com.br/books?id=dOjjvV1m7k0C&pg=PA132&lpg=PA132&dq=amea%C3%A7as+aceit%C3%A1veis+e+inaceit%C3%A1veis&source=bl&ots=JHxJMU_pHo&sig=JRvDrnfCDlpLIUtHg7P8_W1_YDY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwja86DN6JnNAhXKbhQKHXCkCWgQ6AEIHDAA#v=onepage&q=amea%C3%A7as%20aceit%C3%A1veis%20e%20inaceit%C3%A1veis&f=false

     

  • A)Conjuntos de projetos organizados em prol de um objetivo comum denominam-se de PROGRAMAS

    B) As estratégias de uma organização  é o caminho escolhido pela organização para atingir os objetivos desejados.

     diretrizes-são o conjunto estruturado e interativo dos objetivos, estratégias e políticas da empresa.

    políticas-  a definição dos níveis de delegação, faixas de valores e/ou quantidades limites e de abrangência das
    estratégias e ações para a consecução dos objetivos.

    objetivos.- é o conjunto de resultados futuros que a organização deseja atingir, sendo preferencialmente mensuráveis e
    específicos.

    C)vide comentário do colega TOMMY .

    D)A visão como a organização se vê no futuro.

    E)A missão é a razão de existência da organização.

                                                                                                              SÓ É VENCIDO QUEM SE DEIXA VENCER !!!

                                                                                                             AVANTE ,COMBATENTES !!!!

     

  • A - ERRADO - Conjuntos de projetos organizados em prol de um objetivo comum denominam-se de planos. PROJETOS É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES, INCLUINDO PLANEJAR, COLOCAR EM PRÁTICA O PLANO DO PROJETO E ACOMPANHAR O PROGRESSE E O DESENVOLVIMENTO. LOGO, PLANOS CONSTITUEM PROJETOS, E NÃO PROJETOS CONSTITUEM PLANOS.

     

    B - ERRADO - As estratégias de uma organização assinalam suas diretrizes, políticas e objetivos. AS DIRETRIZES E AS POLÍTICAS SÃO ATRIBUÍDAS AO PLANEJAMENTO TÁTICO, E NÃO AO ESTRATÉGICO.

     

     

    C - CORRETO - Os resultados do diagnóstico estratégico de uma organização podem revelar ameaças naturais, aceitáveis ou mesmo inaceitáveis. SNÁLISE SWOT: CHECK UP DO AMBIENTE INTERNO: FORÇAS E FRAQUEZAS – VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS. E CHECK UP DO AMBIENTE EXTERNO: OPORTUNIDADE E AMEAÇAS – VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.

     

    D - ERRADO - A visão da organização manifesta a razão central de seu planejamento estratégico, ou seja, seu motivo de existência. A MISSÃO É A RAZÃO DE EXISTÊNCIA, E NÃO A VISÃO. A VISÃO ESTÁ PARA O FUTURO QUE A OBRGANIZAÇÃO BUSCA SER.

     

     

    E - ERRADO - A missão de uma organização deve ser definida com base na oferta de um produto ou serviço, independentemente de seu espaço de mercado. O AMBIENTE EXTERNO É A PRIMEIRA ANÁLISE A SER FEITA APÓS ESTABELECIDA A MISSÃO E/OU A VISÃO. LOGO, A MISSÃO SOFRE GRANDE INFLUÊNCIA POR PARTE DA POSIÇÃO DO MERCADO.

     

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • A letra A está incorreta, pois os planos não envolvem somente projetos, nem podemos considerar que uma soma de projetos com objetivo comum seja um plano.
    Já a letra B está errada também porque as estratégias são o "caminho" para atingir os objetivos estratégicos. Não temos "assinalados" os objetivos e políticas na estratégia.
    Já a letra C está correta. O diagnóstico estratégico deve mesmo "mapear" a situação do ambiente interno e do ambiente externo, identificado ameaças e oportunidades, bem como as forças e as fraquezas da instituição.
    Já a letra D está equivocada, pois a visão de futuro demonstra o "destino desejado". O conceito da frase é o de missão, que é a razão de existir da organização.
    Finalmente, a letra E está errada. A missão, como acabamos de ver, é a razão de existir da instituição. Deste modo, não podemos definir a missão com base em produtos, mas sim em necessidades da sociedade. O gabarito é a letra C.

    Prof. Rodrigo Rennó

     

  • GABARITO: C

     

    A letra A está incorreta, pois os planos não envolvem somente projetos, nem podemos considerar que uma soma de projetos com objetivo comum seja um plano.

     

    Já a letra B está errada também porque as estratégias são o "caminho" para atingir os objetivos estratégicos. Não temos "assinalados" os objetivos e políticas na estratégia.

     

    Já a letra C está correta. O diagnóstico estratégico deve mesmo "mapear" a situação do ambiente interno e do ambiente externo, identificado ameaças e oportunidades, bem como as forças e as fraquezas da instituição.


    Já a letra D está equivocada, pois a visão de futuro demonstra o "destino desejado". O conceito da frase é o de missão, que é a razão de existir da organização.


    Finalmente, a letra E está errada. A missão, como acabamos de ver, é a razão de existir da instituição. Deste modo, não podemos definir a missão com base em produtos, mas sim em necessidades da sociedade. 

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Não está correto o comentário do colega que fala que DIRETRIZES E POLÍTICAS se referem ao planejamento tático.

    DIRETRIZES: Planejamento estratégico

    POLÍTICAS: Planejamento tático

  • Sobre a “Opção B": Um dos objetivos de um “Planejamento Estratégico" é, justamente, propor as “Diretrizes", “Políticas" e “Objetivos" da organização. Não há como dizer que a proposição contida na opção não seja um elemento envolvido na elaboração de um planejamento estratégico. Não dá pra depreender em que contexto a proposição possa ser considerada incorreta.

    fonte Qconcurso.