SóProvas


ID
1145854
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CRC-MA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto de referência para responder às questões 08 e 09.


O despertar de um novo Brasil


          Com 7 anos para organizar a Copa do Mundo e a Olimpíada, o país tem diante de si um desafio que pode revelar se está à altura de seu papel global.

(FONTENELL, A.. O despertar de um novo Brasil. Época. São Paulo: nº 594, out 2009. 146 p)

No fragmento “..., o país tem diante de si um desafio que pode revelar se está à altura de seu papel global.”, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: D  pode aponta para a oportunidade de o Brasil mostrar a posição que ocupa na economia mundial.

  • Só acho válido comentar se for para explicar....

  • Só acho válido comentar se for para explicar....

  • As questões mais confusas, afff...


  • Sinônimos pode:


    É capaz:

    1 é capaz, consegue, controla.


    Tem força para suportar:

    2 suporta, aguenta, tolera, atura.


    Corre o risco de:

    3 arrisca-se, expõe-se.

  • Muito mal elaborada essa questão. O que tem a vê a posição relacionada à economia?? Nem fala nada de economia no texto. Fala apenas sobre seu "papel global", mas não necessariamente quanto à economia. Pode ser seu papel cultural, papel social, papel no desempenho de atividades artísticas ou esportivas, várias ideias. Um trecho tão curto não faz nenhuma menção relacionada à economia.

  • Com 7 anos para organizar a Copa do Mundo e a Olimpíada, o país tem diante de si um desafio que pode revelar se está à altura de seu papel global. 

    Pra mim, o correto seria a letra E "pode indica a hipótese do Brasil mostrar que corresponde a sua imagem internacionalmente projetada", ou seja, o Brasil tem que se mostrar capaz de organizar a Copa do Mundo e a Olimpíada em 7 anos, essa é a imagem internacionalmente projetada.

  • Banca covarde! A questão tem várias possibilidades de resposta.

  • Economia mundial???? Nada a ver essa questão. O papel global do Brasil não tem relação com economia. Mesmo sendo a 7ª maior do mundo, naquele tempo, ele não influencia muita coisa não. Se o real desvalorizar no Brasil, isso não vai atingir o Euro, nem o dolar, nem moedas orientais. Questão tem que ser anulada.