SóProvas


ID
1146400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

José Paulo Netto, ao tratar do projeto ético-político do Serviço Social, aponta que o mesmo

I. deve ser construído por um sujeito coletivo - o respectivo corpo (ou categoria) profissional, que inclui não apenas os profissionais “de campo” ou “da prática”, mas que deve ser pensado como o conjunto dos membros que dão efetividade à profissão.
II. para se afirmar na sociedade, deve ganhar solidez e respeito frente às outras profissões, às instituições privadas e públicas e frente aos usuários dos serviços. Ainda é necessário que o Serviço Social tenha, em sua base, um corpo profissional fortemente organizado.
III. tem inelimináveis dimensões políticas, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão). Porém, nem sempre tais dimensões são explicitadas, especialmente quando apontam para direções conservadoras ou reacionárias.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • "Porém, nem sempre tais dimensões são explicitadas, especialmente quando apontam para direções conservadoras ou reacionárias". 

    José Paulo Netto é muito bom. Pura verdade tal afirmação! E ainda serve como chamada de atenção aos conservadores e reacionários que não assumem suas perspectivas.


  • Buscando melhor entendimento, compartilho com os (as) colegas minha análise com base em outros autores, sem desmerecer, claro, o ilustre mestre José Paulo Netto, autor utilizado pelo examinador.

      

    As elimináveis dimensões políticas, sobre as quais Netto (1999) nos chama atenção, concernentes ao projeto ético‐político é expressão das mediações existentes entre projetos societários e projetos profissionais, Barroco (2009).

    No âmbito stricto senso, a negação histórica da herança conservadora coloca‐se como finalidade do projeto profissional, que se caracteriza pela busca de ruptura com o conservadorismo em suas várias dimensões e configurações: o projeto de intenção de ruptura, Netto (1992) apud Barroco (2009), hoje, materializado, projeto ético‐político profissional.  

    No sentido lato, assume responsabilidade ética profissional, em suas várias formas de expressão, exige a participação ativa dos sujeitos coletivos, que – em graus variados, com diversas medidas e possibilidades de engajamento – são os protagonistas de escolhas e posicionamentos de valor. Nos limites da sociedade burguesa, a ética profissional se objetiva através de ações conscientes e críticas, do alargamento do espaço profissional, quando ele é politizado – o que implica no compartilhamento coletivo com outros profissionais e no respaldo das entidades e dos movimentos sociais organizados. Isso torna possível uma ação ético‐politica articulada ao projeto coletivo, adquirindo maiores possibilidades de respaldo nos momentos de enfretamento e de resistência, assim nos salientou Barroco (2009).

     

     

     

     

  • A fonte é " A construção do Projeto Ético-Político do Serviço  Social"  de José Paulo Neto. Texto excelente e necessário para toda a categoria.

     

  • Gab. E