SóProvas


ID
1146937
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A diferença existente entre o custo pelo qual está reconhecido um ativo imobilizado deduzido de seu valor residual denomina-se

Alternativas
Comentários
  • CPC 27 - IMOBILIZADO


    Valor depreciável e período de depreciação 


    50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada. 


    51. O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil, segundo o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro. 


    52. A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.


    53. O valor depreciável de um ativo é determinado após a dedução de seu valor residual. Na prática, o valor residual de um ativo frequentemente não é significativo e por isso imaterial para o cálculo do valor depreciável.  



    Resumido:


    VALOR DEPRECIÁVELCUSTO DE AQUISIÇÃO - VALOR RESIDUAL  


    DEPRECIAÇÃO = VALOR DEPRECIÁVEL/ VIDA ÚTIL


    VALOR CONTÁBILCUSTO DE AQUISIÇÃO - DEPRECIAÇÃO ACUMULADA 


  • EXAUSTÃO

    Corresponde à perda de valor, decorrente da exploração de recursos minerais ou florestais ou de bens aplicados nessa exploração. É o reconhecimento do custo dos recursos naturais, durante o período em que tais recursos são exauridos ou extraídos. Os equipamentos de extração mineral ou florestal podem opcionalmente ser depreciados, utilizando-se, para tal, os critérios e taxas de depreciação. Porém, normalmente devem ser exauridos juntamente com o objeto de exploração.

  • Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.