-
As três fases de um programa de gestão de documentos são produção, utilização e conservação, e destinação. A destinação também é comumente chamada de avaliação e destinação. Se encontrarem essa nomenclatura também está correto.
-
Lei nº 8.159/1991
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
As três fases básicas são: Produção, Utilização e Destinação.
Não entendi o motivo da inclusão de conservação fazendo parte da utilização.
-
Não entendi o motivo da inclusão de conservação fazendo parte da utilização.(2)
-
CORRETO
RESPONDENDO USANDO JUSTIFICATIVA DO CESPE (PROVA PF/2014)
JUSTIFICATIVA - A elaboração do plano de classificação acontece na segunda fase do programa de gestão de documentos, conhecida como Utilização e Conservação.
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
QUESTÕES
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Arquivologia
A fase da gestão de documentos que compreende a elaboração do instrumento de classificação dos documentos de arquivo é a da: c) utilização e conservação.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-ES Prova: Analista Administrativo - Arquivologia
No programa de gestão de documentos, a elaboração do plano de classificação de documentos ocorre na fase de: b) utilização e conservação.
-
A CESPE inventando conceitos.
-
O cespe considerou o que José Maria Jardim falou...
"O conceito e a prática de gestão de documentos":
Por meio do Ramp/PGI, a Unesco procurou também abordar o tema conforme trabalho de James Rhoads. A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação, segundo o qual um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, envolve as seguintes fases:
- produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos;
- utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;
- destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.
Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf
-
Fala que são 3 e cita 4