SóProvas


ID
114853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como parte de um movimento de sistematização e aprimoramento
de meios para intervenção profissional, várias são as formas de
registro e distintas as suas funções. Acerca desse tema, julgue os
itens a seguir.

O estudo socioeconômico realizado durante a elaboração de um parecer social é parte integrante do processo e, obrigatoriamente, deve ser encaminhado ao setor solicitante, de modo a garantir a confiabilidade das informações contidas no parecer

Alternativas
Comentários
  • O Estudo Sócio Econômico é um dos instrumentos utilizado pelo Assistente Social, que tem como finalidade conhecer de forma crítica uma determinada situação. Esta técnica é em geral realizada através de entrevista estruturada, cujo formulário aborda uma série de variáveis conjunturais que auxiliam na formatação da realidade em estudo.Caso seja insuficiente o dado fornecido pelo usuário durante a entrevista o Assistente Social pode utilizar um outro instrumento que é a Visita Domiciliar, cuja finalidade e acompanhar junto à realidade do usuário a entrevista já iniciada anteriormente.

     Depois de realizado a entrevista e/ou à visita domiciliar, o Assistente Social irá elaborar o Parecer Social, este de exclusividade do Assistente Social. O Parecer Social deve-se levar em consideração as representações, os valores e os significados presentes no contexto analisado.

    Logo a questão está errada pois o parecer social não deve ser encaminhado ao solicitante, já que é de exclusividade do Assistente Social.

  • Evelyn, se vc prestar atenção no enunciado verá que a questão se refere ao encaminhamento do estudo socioeconômico ao setor solicitante, e não ao encaminhamento do parecer social.

    A perícia social é realizada através do estudo social (nesse caso em específico levando em consideração os aspectos sociais e econômicos). Caberá somente ao Assistente Social a escolha dos instrumentos utilizados na realização do estudo (entrevistas, visitas domiciliares...), os dados obtidos nesse estudo são de acesso exclusivo do profissional, logo, não poderá ser encaminhado ao setor solicitante.

    Após feito o estudo, o A. S. deverá elaborar um Laudo Social, que é um documento onde ele relatará o que for conveniente sobre o estudo, e por fim, dará o seu ponto de vista sobre a situação, chamado de Parecer Social,  este irá subsidiar uma decisão judicial.

  • Não é necessário remeter o "estudo socioeconômico" ao juiz solicitante, basta remeter o parecer (laudo).

    Não sou profissional da área de serviços sociais mas pela questão deu para entender que o tal "estudo socioeconômico" é um procedimento técnico utilizado para avaliar os fatos submetidos à perícia, porém, o que interessa ao Juiz é o parecer ou laudo.
  • Gabarito Errado

    O estudo socioeconômico NÃO deverá ser encaminado aos setores solicitantes, mas permanecer nos prontuários do assistente social, em arquivo próprio. Somente o parecer social é que deverá ser encaminhado. 

    O parecer social, um instrumento de viabilização de direitos (Relatos de uma experiência) - Marinete Cordeiro Moreira e Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga. Pág.62. O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos Contribuição ao debate no judiciário, Penitenciário e na Previdência Social/Conselho Federal de Serviço Socia, (org). 8ed. - São Paulo:Cortez, 2008.