Vamos passar cada uma das alternativas, ok?
A) O mediador desempenha o papel de previamente preparar as partes envolvidas no conflito para serem ouvidas pela Justiça.
Errado. Um dos objetivos da mediação de conflitos no âmbito judicial é justamente evitar o litigio.
B) O conciliador tem uma função mais ativa de propor alternativas enquanto o mediador seria apenas um facilitador nas negociações entre os envolvidos.
Certo. Conforme nós estudamos uma das diferenças é justamente o fato do conciliador participar da formulação das decisões, enquanto na mediação a solução é alcançada pelas partes.
C) O mediador está ligado a conflitos mais restritos enquanto o conciliador esta ligado a conflitos mais amplos ou de caráter multidimensional.
Errado. Essa diferenciação não existe.
D) O conciliador adotaria uma postura mais passiva enquanto o mediador exerceria um papel mais ativo com vista à realização de acordo entre as partes.
Errado. Se levarmos em consideração que o conciliador participa da formulação da solução. Ele tem uma postura mais ativa, quando comparado com o mediador.
E) O conciliador somente é acionado quando o mediador falha na sua função em construir o consenso entre os sujeitos envolvidos na situação.
Errado. Não existe uma relação de linearidade entre conciliação e mediação, de modo que uma falhou agora é a outra. Em geral, quando as partes não chegam a um acordo, a próxima etapa é o questionamento na justiça.
RESPOSTA: LETRA B