SóProvas



Questões de Instrumentos e Técnicas de Intervenção


ID
114841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às distintas possibilidades de prática profissional, julgue
os itens subseqüentes.

Nas estratégias de mediação em rede, o mapa da trama deve minimizar o ponto de vista dos sujeitos acerca do processo em questão, sem jamais confrontá-los, nas condições históricas dadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. ''deve minimizar'' ''sem jamais confrontá-los''

  • Mapa da trama de mediações e redes

    Considerar o Tempo histórico do sujeito vinculado ao tempo histórico social com as prin­cipais datas da historicidade cotidianidade do sujeito, destacar as macrorre­lações sociais: econômicas, políticas, culturais que se inter-relacionam com a trajetória:

    > Destacar ganhos e perdas do ponto de vista afetivo, cultural, econômico, politico e da solida­riedade (ldentificar em conjunto com o usuário, o funda­mento de sua fragi­Iização sob todos os aspectos e o que proporciona ao usuário a sua condi­ção de ser social fragilizado / Proces­so de desconstrução e reconstrução)

    >Situar as opres­sões, as discriminações, as violências, as agressões, as barreiras de acesso. inferiorizacão so­cial, negação da cidadania, culpaliza­ção (Fazer com que o usuário perceba os elementos que cons­tituem a sua condi­ção de fragilizado frente as possibili­dades / Processo de desconstrução e reconstrução)

    >Valorizar o ponto de vista dos sujeitos sobre o processo (Oportunizar a reflexão ao usuário, seu porno de vista frente a situação, valorizar a sua lin­guagem, conferir-lhe poder de decisão)

    "Poder situar o usuário dentro de seu tempo-histórico de condição social, significa possibilitar-lhe o resgate de sua condição de sujeito social" F

    FONTE: FRANCISCO ARSELI KERN

    "AS MEDIAÇÕES EM REDES". P.80


ID
114877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A lei que regulamenta o exercício profissional do assistente social
e o Código de Ética da profissão são instrumentos que
possibilitam uma compreensão do mundo para além da prática
profissional, a partir de uma visão crítica e fundamentada. Com
relação aos referidos instrumentos, áreas e limites da atuação
profissional, julgue os itens a seguir.

De acordo com a lei de regulamentação da profissão, a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de serviço social pode ser partilhada com profissionais de equipe multidisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a LEI No 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social; III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social; IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;veja http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8662.htm para mais informações.
  • Eu só queria saber o que essa questão tem a ver com Direito Constitucional?
    Quem a classificou como tal mereceria perder uns 300 pontos só por isso...
  • Sigilo profissional!!

  • O assistente social deverá emitir sua opinião técnica somente sobre o que é de sua área de atuação e de sua atribuição legal, para qual está habilitado e autorizado a exercer, assinando e identificando seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

  • Se é de matéria de Serviço Social cabe ao Assistente Social , apenas. Questão de preservar o sigilo profissional.

  • Artigo 16 § único do Código de Ética: "Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário".

    No meu entendimento se a resolução diz que  há possibilidade de partilhar informações, isso torna a questão certa.

  • informações e pareceres sobre matéria de serviço social

    O ERRO da questão, está justamente em compartilhar informações sobre matéria de serviço social, pois nesse caso, é privativa do assistente social.

  • SE A QUESTÃO FALAR DO MAU - MATÉRIA, ÁREA OU UNIDADE É ATRIBUIÇÃO.

  • Artigo 16 § único do Código de Ética: "Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário".

    No meu entendimento se a resolução diz que  "pode ser partilhada com profissionais de equipe multidisciplinar".

     há possibilidade de partilhar informações, isso torna a questão certa.


ID
130321
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para a realização da perícia social está

Alternativas
Comentários

  • questão confusa!

  • De acordo com Eunice Fávero (O estudo social-fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no Judiciários, no Penitenciário e na Previdência Social. Orgs. CFESS. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2014) na realização da perícia social o assistente social possui a livre escolha dos meios que ele julgar necessários para alcançar suas finalidades. Para a realização da perícia, primeiramente, é feito um estudo social e após deve ser produzido um laudo social e um parecer social. Dentre os instrumentos e técnicas que o profissional comumente utiliza para a feitura da perícia destacam-se visitas domiciliares e/ou institucionais; entrevistas; contatos e consulta a material documental e bibliográfico. Lembrando que a perícia subsidiará, no caso do judiciário por exemplo, a tomada de decisão do juiz, e é requisitada quando há a necessidade de um parecer técnico ou científico acerca de uma questão.


    RESPOSTA: B
  • Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para realização da perícia, na etapa do estudo social, são: entrevista, observação, visita domiciliar e análise da documentação

  • também não entendi porque é a resposta B

  • Em relação ao eixo de sustentação da perícia social destacaríamos quatro elementos, a saber: competência técnica, competência teórico-metodológica, autonomia e compromisso ético.

     

    A competência técnica refere-se à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional (...) Dentre os instrumentos básicos que o assistente social dispõe para a realização da perícia social, na etapa do estudo social, estão, a entrevista, a obervação, a visita domiciliar e a DOCUMENTAÇÃO. 

     

    A DOCUMENTAÇÃO é o instrumento que permite o registro da ação profissional nos diferentes momentos do trabalho (MIOTO)

  • Conforme gabarito definitivo da banca resposta correta Documentação!

     

  • Na realização da perícia social o assistente social possui a livre escolha dos meios que ele julgar necessários para alcançar suas finalidades. Para a realização da perícia, primeiramente, é feito um estudo social e após deve ser produzido um laudo social e um parecer social. Dentre os instrumentos e técnicas que o profissional comumente utiliza para a feitura da perícia destacam-se visitas domiciliares e/ou institucionais; entrevistas; contatos e consulta a material documental e bibliográfico. Lembrando que a perícia subsidiará, no caso do judiciário por exemplo, a tomada de decisão do juiz, e é requisitada quando há a necessidade de um parecer técnico ou científico acerca de uma questão.
     

  • só pode ser a B, as demais alternativas não correspondem a instrumentos

ID
142390
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A metodologia do trabalho em grupo, é fundamental quando se atua com famílias e comunidades, pois pode propiciar:

I. Situações de envolvimento, troca, participação, comunicação e criatividade.
II. Ampliação do conhecimento da realidade atual em termos da constituição da família levando os profissionais a atuarem de acordo com essa realidade.
III. Reconstrução de histórias de vida, espaço da revivência dos sentimentos e emoções.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Situações de envolvimento, troca, participação, comunicação e criatividade. 

    II. Ampliação do conhecimento da realidade atual em termos da constituição da família levando os profissionais a atuarem de acordo com essa realidade. 

    III. Reconstrução de histórias de vida, espaço da revivência dos sentimentos e emoções.

    TODAS CORRETAS


ID
167515
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social necessita planejar o seu trabalho e estar preparado para as inúmeras demandas que surgem no cotidiano, tanto em quantidade como em qualidade e forma. Para tanto, a partir dos pressupostos básicos do projeto ético-político, cabe a ele elaborar um projeto de trabalho que

Alternativas
Comentários
  • Um projeto de trabalho, para além da formulação técnica e precisa – que é essencial –, deve constituir instrumento potente de impacto sobre a realidade, e seu produto deve apontar a transformação dessa realidade. Necessita ser um elemento fundamental de reafirmação do projeto ético-político profissional e, portanto, construído para ser um elemento que indique, tanto para a instituição como para a população usuária, os compromissos assumidos pela profissão. Ele deve ser o reflexo do compromisso com a emancipação dessa população e da negação do papel de controle e tutela das classes subalternas.

    Formulação de projeto de trabalho profissional

    Berenice Rojas Couto

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pd


ID
185980
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as atividades profissionais do Assistente Social na justiça mineira em sua função precípua de assessorar os juízes em questões pertinentes ao Serviço Social, pode-se afirmar que os instrumentos de trabalho necessários à sua práxis profissional nas perspectivas teórico-metodológica e técnico-operativa são:

I. observação, linguagem e comunicação escrita.
II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.
III. visita domiciliar, visita institucional, observação.
IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

Assim pode-se concluir que completam corretamente o enunciado acima

Alternativas
Comentários
  • I. observação, linguagem e comunicação escrita.

    II. entrevista aberta, semiestruturada, estruturada - individuais ou coletivas.

    III. visita domiciliar, visita institucional, observação.

    IV. planejamento da ação, estudo dos autos, relatório.

    TODAS CORRETAS


ID
186016
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei 8.662/93, em seu artigo 5º dispõe que é atribuição privativa do Assistente Social realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria do Serviço Social. Para o exercício dessa atividade o profissional nomeado a assessorar o juiz deve deter qualificação específica para produzir a prova pericial.

Assim sendo, são consideradas qualificações desse profissional as abaixo relacionadas, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Letra D correta: 

    Consoante o art. 332 do vigente CPC:

    "Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa".


    Letra C errado. Alguém sabe o erro????, levando em consideração que:


    Dimensão Investigativa: compreende a produção do conhecimento, a elaboração de pesquisas e os aspectos analíticos que dão suporte, qualificam e garantem a concretização da ação interventiva. Ou seja, [...] é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social. (ABEPSS, 2007, p.67) A dimensão investigativa não está circunscrita aos trabalhos acadêmicos, mas é expressão da qualificação do exercício profissional do assistente social. 


  • produzir prova..? estranho

  • eu acredito que a "c" seja a incorreta pois o profissional vai assessorar o Juiz, no caso o assistente social não vai intervir ... pois o assistente social vai fazer a perícia social mas o juiz não é obrigado a acatar o parecer do assistente social 

  • Sim, o Laudo Social é um elemento de PROVA! 

  • moralmente legítimos??

ID
196285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

As ações educativas com os usuários dos serviços de saúde devem reconhecer as barreiras socioculturais e econômicas, assim como os estigmas relacionados a valores morais e religiosos, contrapondo-se às práticas normatizadoras e distanciadas da realidade sociocultural da população.

Alternativas
Comentários
  • Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.


    RESPOSTA: CERTO


  • Questão duvidosa, e com pessima elaboração, deixa a desejar, não conseguir entender até agora.

  • Feita

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.

    RESPOSTA: CERTO


ID
196303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da humanização está presente no debate da política de
saúde e nos diferentes espaços de atuação das equipes
interdisciplinares. No que diz respeito a esse tema e aos demais
aspectos que o envolvem, julgue os próximos itens.

O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

Alternativas
Comentários
  • O Acolhimento é conceito imbricado no grande princípio do SUS de acesso universal, seja acesso às unidades e serviços (garantia do cuidado), acesso à qualidade da assistência que significa escuta ativa, vínculo, responsabilização, resolutividade e acesso à continuidade do cuidado. Expressa-se como a construção de uma diretriz política e operacional para responder à necessidade dos usuários de garantia de acesso ao cuidado em saúde. Acolhimento traduz-se em uma atitude de inclusão, é postura ética, uma atitude em relação à garantia de acesso aos serviços de saúde, à qualidade e à integralidade da atenção. A garantia do acesso à informação correta e em linguagem adequada, aos serviços e aos insumos, a qualidade da assistência à mulher no pré-natal, no parto, no puerpério e no acolhimento em rede além de compromisso ético do SUS, configuram-se como a concretização do acolhimento pleno, com a disponibilização da melhor tecnologia em saúde. (...) É um processo de ressignificação da relação da equipe de saúde com o usuário, sujeito de sua própria história, que constrói e é construído por sua história. (FRANCO; BUENO; MERRHY, 1999). É uma diretriz e ao mesmo tempo um dispositivo, na medida em que transforma concretamente processo de trabalho de tal modo que garanta a acessibilidade, a responsabilização e o vínculo. O acolhimento, como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, favorece a construção de relação de confiança e compromisso com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde (PNH/MS, 2009 ).

  • O acolhimento, mesmo concebido como uma diretriz da política nacional de humanização, não é compreendido como um dispositivo capaz de alterar o modelo técnico-assistencial, nem tampouco oportuniza a reorganização do processo de trabalho ou modifica a lógica de atendimento.

  • Pode-se dizer que, para o Serviço Social, o acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário.


ID
196876
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos itens que constituem objetivos da mediação familiar.

Alternativas
Comentários
  •  

    O mediador familiar tem como papel fundamental controlar, nesta fase de instabilidade da vida da família, a gestão do conflito. Ajudar os pais a tomar decisões responsáveis face ao novo contexto relacional (regular a responsabilidade parental e a organização dos tempos das crianças, por exemplo). 

     

    A mediação familiar é um processo ao qual o casal em instância de divorcio recorre, a fim de ele próprio resolver o seu conflito de uma forma mutuamente aceitável, permitindo-lhe alcançar um acordo familiar justo e equilibrado que complete os interesse de todos, sobretudo os das crianças (Meyer Elkin).

    http://www.ipmediacaofamiliar.org/MEDIACAO.html

  • Reduzir conflitos, facilitar a comunicação, identificar e clarificar os pontos específicos em questão, melhor utilização do sistema legal, alcançar um acordo escrito das questões discutidas.


ID
196915
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social no Poder Judiciário, a entrevista, a visita domiciliar e registros como relatórios, laudos e pareceres, figuram como mais comuns. A respeito destes instrumentos, complete as lacunas abaixo.

I. _____________________ tem por objetivo clarificar situações, considerar o caso nas particularidades de seu contexto sociocultural e de relações sociais.

II. ______________________ é utilizado no judiciário como mais um elemento de "prova", a fim de dar suporte à decisão judicial.

III. ______________________ possibilita a construção de alternativas de intervenções, devendo, para tal, partir do manifesto pelos sujeitos e/ou situação que provocou a ação.

IV. ____________________ apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

V. _______________________esclarecimentos e análises com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.

Alternativas
Comentários
  • d)

    Visita domiciliar / Laudo social / Entrevista / Relatório social / Parecer social.



ID
196936
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mediação familiar, que começa a ser difundida no Brasil, teve origem nos Estados Unidos, nos anos de 1970. Nas décadas seguintes passou a ser utilizada no Canadá e na França. Com relação a esta técnica de mediação de conflitos familiares é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de mediação de conflitos familiares surgiu dentro dos contextos social, estrutural e institucional.


ID
212086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estudos indicam que o Serviço Social do Comércio (SESC) foi uma das primeiras instituições a oferecer programas de convivência voltados aos idosos, ainda na década de 60 do século XX. Com relação à inserção do serviço social nos programas de convivência dirigidos aos idosos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
212116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A construção do projeto de trabalho profissional constitui ferramenta indispensável para validação do discurso profissional no cenário institucional. Rojas (2009) defende que o projeto deve ser escrito, fundamentado teoricamente, construído com base nas demandas dos usuários; enfim, deve ser produzido para ser socializado com os atores institucionais. Com relação aos projetos profissionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO D


ID
212137
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instrução social é uma prática profissional do Serviço Social que faz parte

Alternativas
Comentários
  •  
    Segundo Fávero:

    "A instrução social faz parte da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um  parecer,  servem  de  referência  ou  prova  documental  que  vai  contribuir  para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide".
     
  • Texto de Referência: http://www.cressma.org.br/site/wp-content/uploads/2013/08/Texto_Eunice_F%C3%A1vero.pdf


ID
212158
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a perspectiva crítica do Serviço Social, as atividades profissionais de orientação e acompanhamento devem ser realizadas com base em parâmetros socioeducativos. A respeito disso, é correto afirmar que essas atividades são ações que se desenrolam

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Pedagogia emancipatória.
    O X da questão está no termo "emancipatória", que traduz um dos princípios fundamentais do Serviço Social.

  • Emancipar -> Tornar livre ->>> Foco na autonomia do indivíduo.

    Be brave!


ID
212170
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atuação com os idosos, as ações

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. É possível utilizar técnicas de grupo, sem nehum constrangimento aos usuários.
  • As abordagens mais utilizadas no contexto das ações educativas são as individuais
    e as grupais. A formação de grupos é altamente recomendável porque permite, por meio
    da reunião de diferentes sujeitos, a realização do processo educativo de forma coletiva.
    Tanto nas reuniões como nos encontros individuais (entrevistas), que são os
    instrumentos utilizados para a abordagem dos sujeitos, o desenvolvimento do processo
    educativo se faz com a utilização de inúmeros recursos

     

    Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias


ID
217348
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabe-se que o assistente social dispõe de relativo poder de interferência na formulação e/ou implantação de critérios técnicos sociais que regem o acesso dos usuários aos serviços prestados pelas instituições e organizações sociais e públicas. Entende-se pelo enunciado o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Boschetti (2003), "a universalidade assume, assim, dois sentidos. O primeiro, de garantir o acesso aos direitos assistenciais a todo o
    universo demarcado pela Loas, ou seja, a todos aqueles que estão dentro das categorias, critérios e condições estabelecidos por ela; e o segundo de articular a assistência às demais políticas sociais e econômicas, tendo como perspectiva a inclusão dos cidadãos nos bens e serviços prestados pelas demais políticas sociais". (www.ts.ucr.ac.cr)
  • Pelo meu entendimento, as únicas opções que correspondem a princípios são as letras B (princípio da Universalidade) e  E (princípio da Uniformidade), que são inclusive os que estão descritos em nossa constituição e reafirmados pela LOAS.
    E dentre esses dois, apenas o princípio da Universalidade diz respeito ao enunciado da questão.

ID
217741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O estudo de situação configura um conjunto de informações que constituem subsídios permanentes não apenas para decisões referentes às situações enfrentadas, mas também para a ampliação da capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder.

Alternativas
Comentários
  • A questão está CERTA

    O estudo de situação, também podendo ser reconhecido como estudo circunstanciado, deve sempre ser seguido de um conjunto de informações acerca do assunto, ou objeto de análise. Porém, independente da instância pela qual se quer argumentar suas fundamentações, o profissional deve ter em mente a Ética e sobretudo o reconhecimento do autor daquele objeto que é sujeito, que é humano, portanto fortalecer a interlocução com as diferentes instâncias é fundamental, uma vez que se visa o exercício da cidadania e os direitos inerentes a ela.  

  • Subsídios permanentes?

  • Também fiquei em dúvida com esse "permanente". 

  • Cespe 2010

    A identificação sistemática e contínua de áreas críticas, de necessidades, de oportunidades e de ameaças é um dos objetivos do estudo de situações.


ID
217810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante a entrevista, não se deve interromper o interlocutor, a não ser para redirecionar a conversa, ou quando é preciso ajudá-lo a aprofundar suas afirmações.

Alternativas

ID
217813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, a entrevista é concebida como uma arte para realizar o diagnóstico social no âmbito institucional, desenvolvida e aperfeiçoada na reificação da prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos do assistente social, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.

    RESPOSTA: ERRADO
  • reificação = é a desnaturalização daquilo que se tem como conceito e contextualizá-lo como algo isolado; é transformar algo em coisa, seja a religião, a indústria, o homem.

  • Entendo que entrevista não é uma arte, é um instrumento de intervenção profissional.

  • Reificação = Concepção do indivíduo como objeto. Coisificação. Transformar um conceito abstrato em realidade concreta.

    A entrevista é um dos instrumentos técnico-operativos E NÃO UMA ARTE, existente e presente na profissão praticamente desde a sua gênese. No entanto, esse instrumento foi sofrendo modificações observando que se quando o Serviço Social pautava-se numa perspectiva conservadora ele possuía um objetivo, hoje, com a renovação da profissão nos anos 1980, esse instrumento possui outras finalidades. As entrevistas possuem como objetivo coletar informações acerca dos usuários e podem contribuir na elaboração do diagnóstico social da instituição. É a partir da entrevista que o profissional e o usuário podem estreitar seus vínculos, e com isso, será possível uma intervenção profissional mais eficiente e qualificada, já que ao conhecer as demandas de seu usuário, o assistente social poderá garantir o seu acesso a serviços, direitos, benefícios. Além disso, o conhecimento acerca da realidade social dos usuários pode contribuir para reforçar os movimentos sociais e dos trabalhadores bem como expandir direitos, políticas sociais e serviços necessários. Assim, a entrevista pode e deve ser aperfeiçoada no cotidiano da prática profissional, a partir de uma reflexão crítica visando colher os dados mais significativos.

     


ID
217816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas situações em que a demanda da entrevista é apresentada pelo assistente social, a regra a ser adotada é não informar os objetivos que estimularam a sua realização, visando garantir melhor julgamento do caso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A socialização das informações é primordial para um trabalho profissional crítico, ético e emancipatório para os usuários das políticas sociais.


ID
217819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, ao utilizar-se da entrevista no âmbito de sua atuação, deve-se ocupar apenas do assunto ou problema que a motivou, com a intenção de manter a centralidade e a objetividade exigidas nesse procedimento e garantir a não ocupação dos espaços de outras categorias profissionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. O assistente social, ao utilizar-se da entrevista no âmbito de sua atuação, deve-se ocupar NÃO apenas do assunto ou problema que a motivou, com a intenção de manter a centralidade e a objetividade exigidas nesse procedimento MAS garantir a ocupação dos espaços de outras categorias profissionais.


ID
217822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acolhimento não se limita ao ato de receber e ouvir, mas a um processo que busca intervenção resolutiva e, para tanto, exige o uso de toda tecnologia disponível para atender à demanda ligada à integralidade do usuário, tanto na dimensão individual como na coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf


ID
221731
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme estudo de Maria do Carmo Brant, os profissionais do Serviço Social atuam basicamente na trama de relações de conquista e apropriação de serviços e de poder pela população excluída e dominada. Por essa razão, é recorrente o uso do termo mediação para identificar essa forma de atuação. Quando se faz referência à mediação, esta diz respeito a uma categoria

Alternativas
Comentários
  • Correta a letra B

        A mediação deve ser entendida como instrumento da práxis profissional do Serviço Social, segundo a reflexão sobre a categoria mediação, Yazbek (2003, 170) salienta que: "No conjunto destas reflexões emerge a necessidade de repensar o serviço social profissional enquanto uma das mediações fundamentais na prestação de serviços assistências aos subalternos. Para que sua crítica acerca da política social e assistencial e de sua própria intervenção não se configure como um discurso genérico e abstrato, sobretudo no que se refere à cidadania dos assistidos, é necessário em primeiro lugar reconhecer seus limites. Ultrapassar as aparências que escamoteiam o fato de que entre as políticas assistenciais e seu objeto há um enorme fosso, que é o próprio caráter estrutural da geração da pobreza, exclusão e subalternidade de seus usuários".
  • O debate da categoria mediação no Serviço Social “aparece” particularmente após o Movimento de Reconceituação. A proposta, fundamentada na teoria social crítica marxista, é apreender a totalidade dinâmica, não como soma das partes. Todavia, nesse processo, nem sempre se consegue entender as mediações, ou seja, as passagens móveis, abertas, em transformação entre as partes em face da realidade.


    Assim:
    A totalidade é um complexo constituído de complexos subordinados. (Lukacs)
     Para aprender o modo de ser desses complexos são necessárias aproximações sucessivas.
     As relações no interior de cada complexo, que é relativamente total e entre esses e a totalidade, é o que podemos entender como MEDIAÇÕES.

  • Alguém sabe o link do Artigo A propósito da categoria de mediação. Serviço Social e Sociedade? Joguei no Google mas não encontrei.


ID
221734
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os aspectos metodológicos e processuais no trabalho com grupos, técnicas podem subsidiar este tipo de ação profissional. A dinâmica de grupo é um recurso valioso para a área de Recursos Humanos de uma empresa, uma vez que

I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.

II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.

III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas.

IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal.

V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.

Está correto somente o contido em

Alternativas
Comentários
  • I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.  (ERRADA) 

    II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.  (ERRADA)

    III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas. 

    IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal. 

    V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.


ID
221749
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os assistentes sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las por meio de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi essa resposta. Para mim, a alternativa d, seria a correta.
  • Também concordo que a alternativa D é a "mais correta".
    Alguém pode esclarecer???
  • Não concordo que a alternativa correta seja a opção D: o assistente social goza de relativa autonomia no desenvlvimento de seu trablho, assim sendo, não é possível pensar que o assistente social precise se reportar ao diretor da instituição para decidir sobre sua atuação. Obviamente que o profissional, nas respostas às demandas, deve ter em mente quais os objetivos, metas e estrutura institucuionais, mas ainda assim a decisão sobre a resposta a ser dada ao usuária compete ao profissional.

    Por eliminação está correta a alternativa C.
  • Pois é gente, discordo do gabarito, a alternativa D em meu ponto de vista está correta

     

  • A mais correta seria a alternativa D.

  • Também concordo que a alternativa mais completa seria a D.Exatamente pelo fato do assistente social agir com relativa autonomia, e no caso conforme o enunciado da questão, "agem institucionalmente"; o mais cabível seria a letra D.

     

     

  • Galera respondi esta questão em outro site, e a resposta correta é a letra C 

  • à sociedade identificar as demandas e reivindicar respostas institucionais para atender às necessidades dos excluídos.

  • Gostaria de saber pq seria a C? Também acho que seria a D.

  • Não faz nenhum sentido o gabarito ser a letra C.

  • marquei a d como correta tambem

  • Não seria a sociedade identificar às demandas juntamente com o profissional ?
  • Tudo bem a sociedade reivindicar respostas institucionais e tal, mas dizer que vão identificar a própria demanda e ainda fazendo uso dos instrumentos do assistente social, pelo amor de Deus...


ID
221965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

Na realização de uma entrevista, recomenda-se que o profissional utilize a mesma linguagem do entrevistado, que fale igual a ele, para que ocorra maior interação e, principalmente, o entrevistado compreenda-o como sujeito de direitos.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na palavra "Igual". O assistente social não precisa falar igual ao usuário. 

  • Exatamente... Se o entrevistado falar girias o entrevistador não precisa usar girias...para falar igual. 

  • Segundo Selma Magalhaes, em "Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres” (2003)

     

    "Quando se usa a comunicação oral como instrumento de trababalho, faz-se necessário o conhecimento não só das peculiaridades do contexto social da classe ou do grupo em que se ela se efetiva, mas tambem dos signos que são expressos por meio da linguagem utilizada nesse contexto. Tal fato não significa que o profissional deva utilizar uma linguagem empolada ou extremamente difícil de netender, mas também nao pode seguir um caminho inverso e "adotar" para si a linguagem do usuário.  (...) todas as linguagens fazem parte do processo comunicativo e dão indícios importantes para o profissional. No entanto, não são uma justificativa para que essa linguagem passe a fazer parte do seu cotidiano de comunicação".  (p. 26 e 27)

     

    Bons estudos!

  • Não exatamente igual, mas de forma que ele entenda as orientações, uma linguagem, que podemos chamar de simples, de fácil interpretação. O que torna a questão errada, é a afirmativa de dizer que deve falar igual. 

  • Não há necessidade de se ter uma linguagem igual ao entrevistado, mas sim clara e objetiva para que ele tenha compreenção do assunto abordado.

  • A entrevista implica relacionamento profissional em todos os sentidos:

    1. Na postura atenta e compreensiva, sem paternalismos;
    2. Na delicadeza do trato com o usuário do serviço, ouvindo-o, compreendo, enxergando-o como um sujeito de direitos.
    • Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco; direciona as verbalizações do usuário para os objetivos do trabalho. As reflexões devem ser estimuladas e conselhos ou críticas, evitados;
    • Deve-se observar as peculiaridades da linguagem, o que não significa “falar igual” ou criticar o uso de uma linguagem diferente;
    • No caso de utilização de roteiro, este não pode adquirir a feição de um questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional;
    • Em caso de realizar anotações deve-se explicarão usuário os motivos, bem como solicitar-lhe permissão para fazê-la
    • As entrevista podem ser livres, dirigidas ou semidirigidas;

    FONTE: Concurseiros de Serviço Social: A entrevista segundo Magalhães


ID
221968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

Na entrevista para seleção de candidatos, é necessário o uso de questionário pelo assistente social para nortear a sua ação e garantir a confiabilidade e a segurança do processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • "É necessário" torna a questão errada.
  • Questao similar cespe 2010

    Recomenda-se, na entrevista destinada à seleção de candidatos para determinada atividade, o uso de questionário padronizado, de forma a não comprometer a credibilidade do processo seletivo. Errado

    JUSTIFICATIVA:

    Segundo Selma Magalhães, quando o objetivo da instituição é muito específico, como na seleção de candidatos a determinado tipo de atividade, é comum a utilização de um roteiro de entrevista. Esse roteiro, no entanto, não pode adquirir a feição de questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional.

    Fonte: Avaliação e linguagem, pp. 49


ID
221971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.

A entrevista devolutiva consiste em dar ciência ao entrevistado do que foi constatado no decorrer da interação socioprofissional. Contudo, esse tipo de entrevista não permite que, quando identificada uma dificuldade de cunho pessoal, seja sugerida a busca de profissionais que possam ajudar o entrevistado a lidar com suas questões.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista devolutiva possui grandes benefícios, pois ela permite que o entrevistado reveja sua postura, suas opiniões diante de determinadas questões abordadas pelo entrevistador.
    Nela são ressaltados os pontos positivos e negativos do entrevistado, a fim de sua melhoria nos aspectos necessários.

  • Afirmativa baseada no livro de Selma Magalhães: Avaliação e Linguagem (p.50).


ID
221983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à prática profissional como concretização de um processo
de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da
questão social, julgue os itens subsequentes.

Na elaboração de um relatório informativo, deve-se, necessariamente, descrever e analisar de forma detalhada todos os encaminhamentos e os procedimentos adotados.

Alternativas
Comentários
  • Relatório Informativo- visa informar dados ou fatos. Muito comuns nas atividades de triagem, eles ainda podem ser utilizados em : plantões; encaminhamentos realizados.As vezes o relatório informativo vem acompanhado por algum comentário do profissional.

  • ERRADO. O relatório informativo é utilizado para informar algum fato novo ou encaminhamento !

  • " O relatório informativo, por exemplo, contém aspectos relacionados a esclarecimentos, encaminhamentos e à comunicação de procedimnto tomados. Embora possam, implicitamente, comunicar uma avaliação profissional, não há necessidade de um texto longo ou detalhado.

     Pelo fato de o relatório informativo denotar, muitas vezes, um primeiro contato com o usuário, é comum conter maior riqueza de dados de identificação (pessoais, de moradia etc.)"

    fonte: Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres--Selma Marques Magalhães.


ID
312475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo
da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância,
julgue os itens a seguir.

O projeto de trabalho do assistente social, que constitui elemento importante para organizar a ação investigativa do profissional, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

Alternativas
Comentários
  • A ação investigativa do profissional, de Serviço Social, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

  • http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf


ID
312496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A escolha dos instrumentos, técnicas ou estratégias e dos modelos de abordagem individual, familiar ou de grupos a serem adotadas pelos assistentes sociais, no âmbito das instituições sociais, independe do objetivo da ação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Para que op profissional possa intervir numa dada realidade, é importante primeiramente conhecer essa tal realidade, em seguida definir os objetivos da ação, e finalmente escolher qual o intrumento, a estratégia para desenvolvimento da sua ação. Para que o profissional tenha uma intervenção segura, eficaz e eficiente o instrumental, a técnica deve está de acordo com o problema. Não sendo assim, sua ação não causará mudança, muito menos impacto na tal realidade e o seu trabalho não terá sentido.
  • É justamente o oposto. A partir do objetivo é que se escolhe os instrumentos e técnicas a serem utilizadas na intervenção.

    RESPOSTA: ERRADO


ID
312499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O agir profissional do assistente social não possui caráter educativo, pois sua ação pode reproduzir ou não valores e práticas culturais e políticas, por meio de ações de cunho material, sociopolítico ou ainda ideológico-cultural.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão, o agir do Assistente Social possui carater educativo. A minha dúvida sobre a questão foi se o carater educativo se referia a essas caracteristicas mencionadas ou ao auxilio com informações a população assistida. Estou no começo do curso de SS e estou aprendendo e praticando as questões de concurso, já tentando me preparar para 2015, após a minha formação, quando farei um concurso. Abraços @Juliane_Jlc (Twitter)
  • Os assistentes sociais também participam da reprodução das relações socias que se faz por meio da reprodução de valores, de modos de vida e de práticas culturais e políticas. Nesse sentido, as ações profissionais são dotadas de caráter educativo e se desenvolvem mediatizadas pelas políticas sociais que garantem o acesso aos serviços, progras e benefícios sociais. 
     
    MIOTO, R. C. Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias. In: Serviço Social: direitos sociais e compentências profissionais - Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009
  • O agir profissional do assistente social possui SIM caratér educativo, uma vez que busca a transformação da realidade de um dado usuário, de uma família, de uma comunidade, através de ações socio-educativas e dentre outras. Além de está pautada em pressupostos teórico-metodoligico, ético-político e técnico-operativo. Sendo neutro nas suas ações, não deixando seus valores, influenciar na decisão do usuário, na cultura e dentre outros conforme salienta o Código de Ética Profissional.
  • A prática do Assistente Social, também é pedagógica. 


ID
312502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O acompanhamento e a orientação constituem estratégias de intervenção no âmbito do serviço social, pois são capazes de interferir na vida de indivíduos, grupos e famílias, e, se comprometidos com o atual projeto ético-político da profissão, contribuem para o fortalecimento da democracia, para o acesso a direitos e para a emancipação da população atendida pelo assistente social.

Alternativas
Comentários
  • Contribui para o fortalecimento de processos emancipatórios, para a formação de uma consciência crítica, também como facilitador de processos democráticos, garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários. Mioto 2009


ID
312505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A adoção de trabalho em grupo não é uma técnica recomendada no âmbito do serviço social, pois o agrupamento de diferentes pessoas, com distintos pontos de vista e que vivenciem diversas situações sociais, torna ineficaz o processo educativo da ação profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho em grupo é uma maneira de facilitar o trabalho do Assistente Social. Uma maneira de integrar os usuários, com diferentes problemas, o depoimento de cada um, as diferentes situações vivenciadas por cada um, torna SIM o trabalho o trabalho desse profissional GRANDIOSO E EFICAZ.

ID
312508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção — ou seja, os procedimentos operativos — devem constituir processo independente e autônomo das direções teórico- metodológica e(ou) ético-política do serviço social, a fim de manter seu caráter de ação neutro e, por isso, mais eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Para uma ação profissional ser eficaz, teória e prática devem caminhar juntas, jamais separadas. Os intrumentos, a técnica da intervenção não podem está separadas, devem está vínculadas.

  • se quer ir rapido va só, mas se quer ir lonje vá com alguem (juntos)

  • As dimensões NÃO SÃO autônomas, pelo contrárioa instrumentalidade do serviço socia pressupõe a dimensão teórica-metodológica, dimensão técnico - operativa e dimensão ético - polítca.

  • Essa cespe é podre. 

     

  • As dimensões profissionais se inter-relacionam e por isso, não são autônomas, da mesma forma que o assistente social não é neutro no exercício de sua profissão uma vez que assume o compromisso em defesa dos direitos da classe trabalhadora. 

  • Se todas as questões da CESPE, fossem fáceis assim, seria bom demais! Risos


ID
315049
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:

I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos

II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.

III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.

IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.

Esta correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA
    II. A entrevista tem objetivo definido sim: A entrevista tem objetivo em colher informações sobre o usuário. 
    III. CORRETA
    IV. CORRETA
    V. Apesar de corresponder à dimensão técnico-operativa, tanto a entrevista, quanto qualquer outro instrumental técnico carrega em seu bojo as dimensões teórico-metodológica e ético-política.

  • Obs: Nenhum instrumental está dissociado das dimensões profissionais, todos eles devem estar correlacionados com as 3 dimensões: técnica - operativa, teórica- metodológica e ético - política

  • I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos.

    III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social. 
    IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

  • MIMIMIMIMI NÃO PASSA EM CONCURSO, !!!

  • Aceita que dói menos!!!

  • ÓTIMO comentário, temos que ser técnicos.

  • João e Sérgio, respeito mandou lembranças! Um adendo: o cidadão em questão é, hoje, delegado da PF.

    Abraços

  • Que dupla de otários bicho, pqp.

  • Há pessoas com noção, e tem o Sergio e o João.


ID
319324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das habilidades necessárias à realização de visita domiciliar.

Alternativas

ID
319327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das características e dos fundamentos do trabalho coletivo com grupo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Características e fundamentos do trabalho coletivo com grupo:

    A atitude profissional ensejada pela intervenção em um grupo, requer do coordenador, um esforço de singularização, e ao mesmo tempo, de generalização no que se refere à compreensão diagnóstica e à flexibilidade de ação.

     


ID
319372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consideramos que os instrumentos estão intimamente relacionados com a profissão, com as condições objetivas e subjetivas de trabalho e com o tipo de demanda que chega aos profissionais [...].

C. M. Santos, e K. Noronha. O Estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional: uma perspectiva crítica. In: V. Forti e Y. Guerra (orgs). Serviço Social: temas, textos e contextos: coletânea nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: lúmen Juris, 2010, p.47 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta relativa à utilização dos instrumentos.

Alternativas
Comentários
  • A realização de estudos sociais sob a perspectiva da totalidade permite a inclusão da observação e análise de diferentes aspectos da vida social que incidem sobre as situações singulares.


ID
337534
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A visita domiciliar compõe os instrumentos técnico-operativos utilizados pelos assistentes sociais no contexto da política de educação. Com relação à visita domiciliar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Observação - entrevista - história ou relato oral. 

     

  • Pode ser definida como técnica de atuação do serviço social que apresenta a particularidade de incluir outras duas técnicas — a observação e a entrevista —, o que facilita a interação dialógica.


ID
357466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao trabalho em grupo, um instrumento importante utilizado na comunicação oral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conduzir um grupo requer habilidade e treino do profissional, assim como criatividade e observação no manejo das situações, sendo o aprofundamento de questões teóricas e a dimensão crítico-reflexiva a principal competência solicitada.


ID
357478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da entrevista em serviço social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Yolanda Guerra no seu texto "A instrumentalidade do Serviço Social"

    Sempre que for realizada uma entrevista você deve esclarecer aos usuários o obejtivo da mesma.

  • Um fator importante no processo de entrevista é a capacidade de escuta ao usuário, que difere do simples ato de ouvir, pois contempla as dimensões da avaliação, análise e interpretação.


ID
396316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na realização de entrevista, no exercício profissional, o assistente social deve estimular as reflexões em torno da problemática apresentada pelo usuário e evitar dar conselhos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cardoso (2008),

    "Num processo de Entrevista Social, é necessário apurar a escuta, desenvolver interesse em saber o que o outro realmente está dizendo e seus interesses. Desenvolver uma atenção articulada com o processo de Observação Sensível." (p. 39)

    "Não convém que o profissional seja especulativo, a conversa deve fluir naturalmente, com condução técnica por parte do profissional. Cabe a ele, nortear pontos importantes, sendo aconselhável elaborar um roteiro prévio, para que o objetivo seja alcançado e se mantenha o foco no que será tratado ali". (p. 40)

    "O momento da Entrevista Social  permite a expressão de interesses e de subjetividades de tal forma que o singular vai ganhar uma expressão coletiva. Os usuários têm um modo de pensar a vida, uma vivência histórica e uma forma singular de estar no mundo. Pensam as coisas de determinada forma, porque tem um jeito único, exclusivo de ser. Tem a ver como constrói sua vida em família, em sociedade, com amigos, no trabalho. Isto é singular, próprio das experiências particulares de cada um". (p. 53)

    (CARDOSO, Maria de Fátima Matos. Reflexões sobre Instrumentais em Serviço Social: Observação Sensível, Entrevista, Relatório, Visitas e teorias de Base no Processo de Intervenção Social. São Paulo: LCTE Editora, 2008) 
  • Realmente, não damos conselhos. 


ID
396319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A reunião de equipe, um instrumental técnico aplicado no cotidiano, pode ser empregada com o objetivo de solucionar problemas na equipe, de discutir situações específicas, de redimensionar o trabalho realizado, de avaliar atividades ou meramente com o objetivo de estudar em grupo.

Alternativas
Comentários
  • Correto! A discussão em equipe é um instrumento muito importante para o trabalho multiprofissional.

  • ESTUDAR EM GRUPO me pegou! kkkk

  • Para dar conta da realidade sócio ocupacional precisamos também estudar em grupo, porque não?!


ID
396322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A visita domiciliar, quando solicitada ao assistente social pela equipe de recursos humanos de uma organização, deve objetivar sua inserção na esfera da vida privada do trabalhador e, consequentemente, submetê-lo à disciplina empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite,

    Parabéns pela iniciativa de ajudar aos concurseiros, assim que der terei o maior prazer em colaborar com o site.
    Se soubesse a mais tempo teria sido de grande ajuda para mim.
    Obrigada pela oportunidade de aprender um pouco mais com vcs.
  • As Visitas domiciliares:
    Conceito: Segundo AMARO (2003), “é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio social ou familiar”, a autora também nos revela que a entrevista possui pelo menos três técnicas embutidas como: a observação, a entrevista e a história ou relato oral.

    Finalidade: A finalidade da visita domiciliar é específica, guiada por um planejamento ou roteiro preliminar. As visitas domiciliares têm a finalidade de fazer acompanhamento relacionados às condições de moradia, saúde, a fim de elaborar o relatório de visita domiciliar e emissão de parecer social. 

    http://www.escolaaberta3setor.org.br/mediacenter/problemas_detalhe/758

  • A visita domiciliar, como qualquer instrumental técnico, é um meio e, como tal, será utilizada para atingir objetivos previamente pensados, como parte de um processo de conhecimento da realidade, com vistas à intervenção ou como meio para proceder ao acompanhamento social e não como uma atividade isolada. Não possui um fim em si mesma, posto que o nosso objetivo profissional não é fazer a visita domiciliar, bem como não é uma atividade no sentido comum, como por vezes encontramos escrito nos projetos profissionais. Nós utilizamos a visita domiciliar como uma ferramenta para atingir determinados objetivos, no contexto de um programa ou serviço e que faz parte de um planejamento. Não se trata de “entrar” na privacidade das famílias por curiosidade, de forma inconsequente ou como uma mera rotina, mas apenas quando tenhamos chegado à conclusão de que a visita domiciliar é o instrumento mais adequado para atingir os objetivos profissionais. Como afirma Amaro (2003, p. 50), “antes de tudo, a visita domiciliar serve ao alcance de um objetivo. Desde o momento em que se projeta a visita até sua efetivação, estamos planejando uma melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo que se pretende observar ou atender.”

     

    SILVA, Maria Salete; MOURA, Reidy Rolim. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social.

  • A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.


ID
396328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O uso de instrumental técnico requer interações de comunicação oral e escrita, o que pressupõe a utilização de linguagens por parte do assistente social. Caso seja necessário utilizar a modalidade escrita, deve-se empregar o padrão culto e técnico de língua.

Alternativas
Comentários
  • Questão deixa dúvida ... Porque não diz para qual interlocutor que será escrito. Ou seja, se o assistente social irá escrever para outro profissional, autoridade, diretoria, etc, claro que  deve empregar a escrita culta e técnica. Porém se a modalidade de escrita for direcionada ao usuário do serviço, leigo, sem instrução ou estudo, lógico que deve se escrever da forma mais simples e com a linguagem que ele tem contanto, usando os termos e palavras que o usuário consiga compreender a mensagem. Não se preocupando dessa forma, em termos técnicos e sim, para que a mensagem seja compreendida.


  • GABRIELA LOSS, a questao está falando do INSTRUMENTAL TECNICO DO ASSISTENTE SOCIAL, portanto é escrita dentre os profissionais.... Escrever para os usuários é MEIO DE COMUNICAÇÃO.

    Espero ter ajudado!


    ;-)

  • Penso que depende do interlocutor. A comunicação deve ser compreensível e não necessariamente culta, erudita.


ID
467782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo de determinado estado contratou uma equipe
de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de
alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens
ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade
de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública,
bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no
âmbito local.

Nessa situação hipotética, considerando a intervenção
profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de
atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.

Na utilização do grupo focal como técnica de abordagem com número de participantes aproximado de até doze jovens, o assistente social deve conduzir a reunião grupal objetivando o consenso e a tomada de decisões por parte do grupo quanto às ações a serem desenvolvidas na localidade.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo Ressel (et al 2008), essa técnica distingue-se por suas características próprias, principalmente pelo processo de interação grupal, que é uma resultante da procura de dados.Em uma vivência de aproximação, permite que o processo de interação grupal se desenvolva, favorecendo trocas, descobertas e participações comprometidas. Também proporciona descontração para os participantes responderem as questões
    em grupo, em vez de individualmente.Essa técnica facilita a formação de idéias novas e originais. Gera possibilidades contextualizadas
    pelo próprio grupo de estudo. Oportuniza a interpretação de crenças, valores, conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista. E ainda possibilita entender o estreitamento em relação ao tema, no cotidiano. O GF tem sido utilizada freqüentemente nas áreas da Antropologia, Ciências Sociais, Mercadologia e Educação em Saúde. Ela é apropriada nas pesquisas qualitativas, que objetivam explorar um foco, ou seja, um ponto em especial.

    Não se fala em busca de consenso e tomadas de decisões por parte do grupo em questão.

    Em http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/21.pdf


ID
467800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Por ocasião de visita domiciliar motivada por demanda de uma família em situação de conflito, devido ao estado alterado de um de seus integrantes motivado pelo consumo de drogas, o assistente social deve se valer desse momento e realizar a entrevista com o referido usuário, ainda que o mesmo apresente alteração de comportamento.

Alternativas

ID
467803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Na utilização da metodologia de trabalho com grupo de usuários dos serviços sociais de uma instituição, é recomendado ao assistente social conduzir esse trabalho de forma não-diretiva, quando as atividades possuírem objetivos claramente delimitados, e de forma diretiva, quando as atividades estiverem relacionadas à reflexão e autonomia do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu as  ideias...


ID
467812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

Ao se deparar com determinada situação apresentada por um usuário, o assistente social deve realizar um diagnóstico social, fundamentado teórica, ética e tecnicamente, para que possa conhecer, em profundidade, a referida situação. Essa fundamentação constitui um instrumento importante na defesa dos direitos do usuário, o que lhe permite dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Estava indo bem, até que sugeriu dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional , tornando o item errado.

  • A questao é muito bem elaborada. Mas esta ERRADA pois o sigilo é indispensável para seu trabalho profissional!

  • GABARITO: ERRADO

    → o apressado come cru, é importante ler TUDO, o final da afirmativa está incorreto:

    → Essa fundamentação constitui um instrumento importante na defesa dos direitos do usuário, o que lhe permite dispensar a necessidade de preservar o sigilo profissional.

    → O SIGILO não é dispensável.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • DISPENSAR?..........................NÃO NÉ.


ID
467818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente
social, julgue os itens subseqüentes.

A realização de visita institucional com a intenção de divulgar e propor parceria na execução de programas destinados a adolescentes em medida de proteção, além de um procedimento comum à atividade profissional do assistente social, corresponde, também, a determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Alternativas
Comentários
  •  ECA

    Art. 124. São direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes:

     VII - receber visitas, ao menos, semanalmente;

  • Essa é uma modalidade de visita com finalidade informativa e explicativa a fim de estimular e fortalecer o trabalho em rede. De fato, é uma atuação comum a prática profissional do Serviço Social. Logo o item está correto.

    RESPOSTA: CERTO


ID
520405
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do processo de renovação crítica do Serviço Social, pautada na afirmação do compromisso ético-político dos assistentes sociais com as classes trabalhadoras, os estudos socioeconômicos ganham uma nova configuração pautada na compreensão de que

Alternativas
Comentários
  • Tal redimensionamento impõe uma nova lógica aos estudos socioeconômicos, e eles passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social. Assim, exigi-se a ampliação da ação profissional para além dos sujeitos singulares que serve de subsídio para as respostas coletivas às demandas que são “singulares  Estudos Socioeconômicos, Regina Célia Tamaso Mioto, p.5 

    letra E

ID
520465
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento das ações profissionais do assistente social pressupõe o conhecimento acurado das condições sociais em que vivem os sujeitos aos quais elas se destinam, sejam indivíduos, grupos ou populações. Nesse processo, a documentação técnica tem fundamental importância e pode ser caracterizada pelas seguintes sequências, exceto:

Alternativas
Comentários
  • B) Ficha social, Mapa social, Memorando, Relatório de Acompanhamento Social.

    PORÉM,  NÃO ENTENDI

  • "Memorando" não existe.

  • Nunca vi um relatório vir antes de qualquer ação realizada...


ID
543625
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perícia social tem como finalidade subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de

Alternativas
Comentários
  • "A perícia é realizada por meio do ESTUDO SOCIAL e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer"


    pg- 43
    Fonte: FÁVERO, E.T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área judiciária. In: CFESS (org). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. São Paulo: Cortez, 2003.
  • O Estudo social é a base, é a gênese, é o inicio para construção dos demais instrumentos: Laudo social, parecer social, relatório social...

    Entendo que, sem estudo social não é possível elaborar laudos, pareceres ou relatórios sociais. 

  • PERÍCIA SOCIAL = estudo social + parecer = DECISÃO 

  • A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço Social, é chamada de PERÍCIA SOCIAL, tem essa denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer.

     

    Fonte: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos – Contribuição ao debate no Judiciário Penitenciário e na Previdência Social - CFESS -9ª ed - SP - Cortez 2010 - página 43.


ID
553702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

A identificação sistemática e contínua de áreas críticas, de necessidades, de oportunidades e de ameaças é um dos objetivos do estudo de situações.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito - Gaba c

  • O estuda da situação, sobre a qual a assertiva acima se refere, se constitui no estudo, reflexão, explicação e análise das partes de um contexto em relação a sua totalidade. Nessa etapa do planejamento são definidas as ações. o tempo, o custo e o pessoal, levantamento de hipóteses e a coleta de dados. Nessa perspectiva, esta etapa do processo de planejamento é muito importante, porque procede e instrui a decisão e serve de subsídio para a elaboração do plano. A assertiva, portanto, está correta.


    RESPOSTA: CERTO


  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    O estuda da situação, sobre a qual a assertiva acima se refere, se constitui no estudo, reflexão, explicação e análise das partes de um contexto em relação a sua totalidade. Nessa etapa do planejamento são definidas as ações. o tempo, o custo e o pessoal, levantamento de hipóteses e a coleta de dados. Nessa perspectiva, esta etapa do processo de planejamento é muito importante, porque procede e instrui a decisão e serve de subsídio para a elaboração do plano. A assertiva, portanto, está correta.

  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O estudo de situação configura um conjunto de informações que constituem subsídios permanentes não apenas para decisões referentes às situações enfrentadas, mas também para a ampliação da capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder.


ID
599863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados pelo assistente social para realizar estudos sociais.

Dentre as várias modalidades, as entrevistas

Alternativas
Comentários
  • MODALIDADES DE ENTREVISTA: estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas.

  • Letra D

    Para Minayo, a entrevista semi-estruturada: combina perguntas fechadas e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador. 

    A letra C está incorreta, pois a entrevista estruturada é: realizada através de questionários aplicados direta ou indiretamente e não com o diálogo aberto, como aborda a questão.

  • Tipos de Entrevistas segundo Severino (2007)

    1- Entrevistas Não Diretivas:
    Esse tipo de entrevista facilita as informações do sujeito sejam colhidas a partir do seu discurso livre. O entrevistador mantém-se em escuta atenta, registrando todas as informações e só intervindo discretamente para, eventualmente, estimular o sujeito. O assistente social preferencialmente deve praticar um diálogo descontraído, deixando o usuário à vontade durante a entrevista, dessa forma ele poderá expressar sem constrangimentos suas representações.

    2-Entrevista Estruturada:
    Esse tipo de entrevista contém as questões previamente estabelecidas e direcionadas, aproxima-se mais do questionário, embora sem a impessoalidade deste. Com questões bem diretivas, obtém, do universo de sujeitos, respostas também mais facilmente categorizáveis, sendo assim muito útil para o desenvolvimento de levantamentos sociais. O profissional é o responsável pelo direcionamento da entrevista, dessa forma, ele objetiva ter do sujeito respostas diretas, dessa forma é comum que o assistente social use esse tipo de entrevista para obter do usuário informações precisas. Esse tipo de entrevista é comum no universo do serviço social quando se está realizando estudo socioeconômico.

    3- Entrevista Semi- Estruturada:
    Esse tipo de entrevista abrange tanto o tipo Não-Diretivo como o Estruturado, ele apresenta questões que servirão para guiar a conversa, entretanto o usuário ainda pode acrescentar informações que ele queira.

     


ID
599866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas ações socioeducativas, o processo reflexivo é desenvolvido na relação entre assistente social e usuários para a formação da consciência crítica. Esse processo se sustenta por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais. São eles:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Lima (2006), a sustentação desse processo reflexivo, para vários pesquisadores assistentes sociais, acontece por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais que são o diálogo e a problematização. Mioto 2009

  • Nas ações socioeducativas, o processo reflexivo é desenvolvido para a formação da consciência crítica. Esse processo se sustenta por meio do diálogo e problematização.


ID
606457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito das ações socioeducativas, o processo reflexivo desenvolvido na relação que o assistente social estabelece com os usuários na busca de respostas para as suas necessidades tem por objetivo a

Alternativas
Comentários
  • formação da consciência crítica


ID
627478
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um projeto de trabalho em Serviço Social, além de atender a legislação pertinente, deve também ser desenvolvido de acordo com uma metodologia. Considere o quadro abaixo:

1- Objetivos: Indicam o que pode ser esperado com a intervenção profissional.
2- Avaliação:É fundamental explicitar a forma de avaliação do projeto proposto, lembrar-se da importância do espaço para a participação da população usuária.
3-Metas: Aonde se busca chegar. É importante qualificar, deixar claro quais metas deverão ser atingidas.
4- Indicadores: Identificação dos indicadores que serão utilizados para a intervenção e avaliação do processo.
5- Objeto:Manifestações das questões sociais que deverão ser enfrentadas no projeto.   

Para o desenvolvimento de um Projeto de trabalho em Serviço Social está correta a sequência:

Alternativas
Comentários
  • Para que o assistente social possa ter o projeto de trabalho como estratégia de reconhecimento profissional, o projeto deve ser escrito, não pode estar apenas na cabeça do profissional, a sua materialização é fundamental. É necessário que ele possa ser acessado, acompanhado e entendido. Assim, a sua formulação deve conter alguns elementos fundamentais, como:
     
    a) a identificação, a delimitação e a justificativa, claras, do objeto da ação: o que o assistente social, com seu trabalho, se propõe a atender, que refrações da questão social serão objetos de sua intervenção. Nessa identificação, o assistente social deve estabelecer prioridades, que, por sua vez, devem responder de forma efetiva às demandas colocadas;
     
    b) a definição de seus objetivos com esse trabalho: o que pretende fazer, quais objetivos pretende alcançar. Os objetivos devem ser claros e exequíveis. A definição de objetivos dá a clareza necessária para compreender a proposta de intervenção profissional;
     
    c) a identificação das metas:
    é preciso quantificar e qualificar o trabalho proposto. Essas metas devem estar relacionadas com os objetivos. É necessária a explicitação de indicadores, que serão os medidores da efetividade do trabalho. Todo o trabalho social pressupõe, ao ser executado, uma transformação sobre a realidade; para avaliar isso, é fundamental, na formulação do projeto, que se anunciem os resultados a que se pretende chegar e como, principalmente, o trabalho será monitorado, a fim de que se possam avaliar os resultados;
     
    d) o apontamento dos recursos: o projeto deve deixar muito claro quais recursos serão necessários para a sua execução. Neste item, é preciso atentar para os recursos financeiros que serão despendidos. Cada vez mais, os assistentes sociais devem procurar entender de orçamento, seja público, seja privado, dos mecanismos de formulação de propostas orçamentárias e de desembolso financeiro, para não só propor um projeto de trabalho exequível, mas também para buscar, nesse entendimento, estratégias de alargamento de recursos para atender às demandas dos cidadãos usuários;

     
    e) por fim, é necessário que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho será potencializado. Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que ofereça elementos de reforço à população usuária, na sua organização por ampliação de direitos sociais. 
     

     

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf


ID
627481
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.662, de 7/7/1993, que regulamenta o exercício profissional do Assistente Social, os estudos socioeconômicos com usuários são competências do Assistente Social e têm por finalidade

Alternativas
Comentários
  • a qstão confunde estudo socioeconômico, competência, com estudo social, atribuição privativa.

  • Ham?? ??? Conforme a Lei nº 8.662, de 7/7/1993?????

    "conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social."

    FAVERO, E. T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área jurídica.

    Segundo Favero, o estudo social tem “por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais”

     

     

  • Acertei a questão, mas não achei de acordo com quem que aprendemos que Estudo Social é diferente do estudo socioeconômico,


ID
627484
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um projeto de trabalho do Assistente Social exige
I.    o reconhecimento, por parte do profissional, daquilo que lhe compete.
II.  a reprodução como seu do projeto institucional.
III. a viabilização da participação efetiva dos usuários nas decisões institucionais.
IV.  o desenvolvimento de trabalho com outros profissionais, sempre que possível.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II. a reprodução como seu do projeto institucional.


ID
627496
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao trabalho com indivíduos, grupos e famílias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  pode-se dizer que discutir orientação e acompanhamento significa discutir o caráter educativo dessas ações, uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social (VASCONCELOS, 2000). Nesse contexto, postula-se a orientação e o acompanhamento como ações de natureza socioeducativa que, como os próprios nomes indicam, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias. Movimentamse no terreno contraditório tanto do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital, quanto das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho (YASBEK, 1999, p. 90). São determinadas pelo paradigma teóricometodológico e ético-político dos profissionais que as realizam de acordo com determinados projetos de profissão e de sociedade. A orientação e o acompanhamento, enquanto ações socioeducativas realizadas por assistentes sociais alinhados ao atual projeto ético-político da profissão, podem contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e a vivência da realidade, sendo ela, também facilitadora de processos democráticos, garantidores de Direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social. (LIMA, 2006, p. 137).

     Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias

    Regina Célia Tamaso Mioto


ID
656032
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O profissional de Serviço Social possui instrumentos técnico-operativos cujo uso adequado possibilita o conhecimento dos sujeitos atendidos e das relações que estabelecem no meio em que vivem. Pode ser identificado como instrumento utilizado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Dica importante!

    Segundo Martinelli (1994) Instrumental é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.

    Instrumento é a estratégia que se realiza a ação. Instrumentalidade é a habilidade no uso do instrumento. 

    Instrumentos técnico-operativos são utilizados pelo Assistente Social para atender aos usuários e suas demandas. Exemplos: observação, entrevista, encaminhamentos, livro de registro de atividades, visita institucional, visita domiciliar, reuniões, dinâmicas de grupo, palestras, relatórios, laudos e pareceres sociais. 

    Comentando a letra E

    Com base em Fávero(2009) Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. 

     


ID
656059
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No cotidiano, dentre outras atividades profissionais, cabe ao Assistente Social realizar ações socioeducativas, que deverão vincular-se a processos

I. político-organizativos, entre os quais destacam-se os de mobilização e assessoria, que visam a participação política e a organização da sociedade civil.

II. de planejamento e gestão que correspondem ao conjunto de ações de planejamento, gestão e administração de políticas sociais, de instituições e de empresas públicas ou privadas e do próprio trabalho do Serviço Social.

III. socioassistenciais que correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas, a partir de demandas singulares, no âmbito da intervenção direta com os usuários em contextos institucionais.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os três grandes processos de aticulação das ações profissionais são: "os processos políticos-organizativos correspondem ao conjuto de ações profissionais, entre as quais se destacam as de mobilização e assessoria, que visam à participação política e à organização da sociedade civil para garantir e ampliar os direitos na esfera pública e exercer o controle social. Os processos de planejamento e gestão correspondem ao conjunto de ações de planejamento, gestão e administração de políticas sociais, de instituições e de empresas públicas ou privadas, bem como do próprio trabalho do Serviço Social. Os processos socioassistenciais correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas, a partir de demandas singulares, no âmbito da intervenção direta com os usuários em contextos institucionais" (p. 500)

    FONTE: MIOTO, R.C. Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais - Brasília: CEFESS/ABEPSS, 2009.
  • A questão pedi para marcar as alternativas relacionadas as ações socioeducativas, que deverão vincular-se a processos de;

    Não estaria certa só o itém III?

    III. socioassistenciais que correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas, a partir de demandas singulares, no âmbito da intervenção direta com os usuários em contextos institucionais. 



ID
656068
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social, pautado pela teoria dialético-crítica, ao formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido, necessita explicitar

Alternativas
Comentários
  • "É preciso identificar esse espaço dentro da realidade social onde o trabalho se inscreve, reiterando a compreensão de que é necessário ter clareza dos impactos que o modo de organização da sociedade causa sobre a realidade do espaço onde se desenvolve o trabalho. É fundamental que o assistente social, ao propor o projeto de trabalho, compreenda como se conforma a instituição onde trabalha, quem são os usuários que se propõe a atender, que demandas lhe são colocadas e como isso pode ser compreendido dentro dos movimentos mais amplos da sociedade capitalista. Sem a interconexão das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinações gerais da sociedade, o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformação, da qual deve ser portador."

    Berenice Rojas Couto. Formulação de projeto de trabalho profissional. Página 5

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf


ID
656095
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social, ao elaborar um plano de intervenção profissional objetivando construir estratégias coletivas para o enfrentamento das diferentes manifestações da questão social, desenvolverá como ação:

I. Pesquisa de dados de realidade quantitativos para trazer retratos da realidade, dimensionar os problemas que se investigam.

II. Investigação sobre as informações qualitativas da realidade para trabalhar com o real em movimento, em toda a sua plenitude.

III. Intervenção na realidade social com base na apreensão do movimento aparente que se apresenta do real.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Item I - Correto 

    Pesquisar dados de realidade quantitativos, pois de acordo com Martinelli (1994), as pesquisas quantitativas são imprescindíveis para trazer retratos da realidade, dimensionar os problemas que se investiga;

    Item II - Correto

    Investigar sobre as informações qualitativas da realidade. Conforme Martinelli (1994), as metodologias qualitativas aproximam pesquisador/sujeitos pesquisados, permitindo ao primeiro conhecer as percepções dos segundos, os significados que atribuem a suas experiências, seus modos de vida, ou seja, oferece subsídios para trabalhar com o real em movimento, em toda a sua plenitude;

    Item III - Errado

    Intervir na realidade social com base na apreensão do movimento contraditório do real, a partir do seu desvendamento e problematizaçãoe também de pesquisas sobre dados da realidade dos sujeitos.

     

     

  • Loah Brito

    Você poderia dar a referência de onde localizou essa informação que torna o ítem III incorreto?

    Agradeço desde já.

  • Lembrem-se o/a assistente social não tem como base o aparente da realidade social. Pelo contrário, ele busca compreender o movimento contraditório da realidade para intervir e transformá-la

  • NUNCA desenvolverá ação com base no APARENTE que se apresenta do real.


ID
731905
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, ao elaborar seu projeto profissional a partir dos princípios fundamentais do Código de Ética em vigor, deve pautá-lo

Alternativas
Comentários
  •  DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;  Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras; Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida; Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual; . Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;​OPÇÃO POR UM PROJETO PROFISSIONAL VINCULADO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIETÁRIA, SEM DOMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO DE CLASSE, ETNIA E GÊNERO;​Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;  Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional; Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

  • Para responder essa questão basta lembra do PEP = Você enquanto profissional tem compromisso com a classe trabalhadora, busca a superação da ordem vigente e a implementação de uma nova ordem social sem discriminação, exploração e opressão de qualquer natureza.


ID
736069
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Podem-se destacar como inst rumentais técnico-metodológicos mais frequentes para a realização do Estudo Social do Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • e)

    entrevistas e visita domiciliar.


ID
736093
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As questões técnico-operativas da intervenção profissional dos Assistentes Sociais, inscritos no contexto do projeto da profissão, articulam-se às:

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO B

  • Dimensões teórico-metodológicas e ético-políticas.


ID
767818
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social faz uso de alguns instrumentos técnicos em seu trabalho. Pode ser considerado como instrumento utilizado pelo profissional

Alternativas
Comentários
  • A correta

    o relatório social, que registra o que foi observado, e contém as informações coletadas, propiciando a compreensão de determinada realidade social. 


ID
780793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos do serviço
social, julgue os que se seguem.

O aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção no serviço social, com metodologias de ação pautadas na busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, apoia-se na orientação marxista.

Alternativas
Comentários
  • Segundo YAZBEC:


    "É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação. Particularmente em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação, com a "busca de padrões de eficiência, sofisticação de modêlos de análise, diagnóstico e planejamento; enfim, uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais." (Yazbek, 1984,71)"

  • A questão torna-se errada ao afirmar que essa perspectiva de padronização e sofisticação dos modelos de ação profissional apoia-se na orientação Marxista. Quando na verdade, apoia-se na perspectiva positivista. 

  • Analisando a questão:

    O aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção do Serviço Social que vise obter e mensurar padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, está pautado não na perspectiva marxista mas sim no pensamento positivista. Essa perspectiva, a qual é conservadora e esteve presente influenciando a profissão nos seus primórdios no Brasil, implica numa prática pragmática, instrumental e de ajustamento do ser a sociedade. Assim, o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção implica também no fortalecimento de práticas irrefletidas e burocratizadas no cotidiano do exercício profissional.

    RESPOSTA: ERRADO
  • No que se refere ao Serviço Social, o primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização foi buscado na matriz positivista e consequentemente na sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. A teoria social, assentada no positivismo, aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade. Essa perspectiva restringe a visão teórica ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. As mudanças apontam para a conservação e preservação da ordem estabelecida, isto é, do ajuste.

    Essa orientação funcionalista foi absorvida pelo Serviço Social, configurando, para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com a busca de padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, enfim, uma tecnificação da ação profissional acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais (YASBECK, 1984, p. 71).

    GABARITO ERRADO.

    Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 268-299, 2008

  • Perspectiva Positivista.

  • O aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção do Serviço Social que vise obter e mensurar padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, está pautado no pensamento positivista. Essa perspectiva, a qual é conservadora e esteve presente influenciando a profissão nos seus primórdios no Brasil, implica numa prática pragmática, instrumental e de ajustamento do ser a sociedade. Assim, o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção implica também no fortalecimento de práticas irrefletidas e burocratizadas no cotidiano do exercício profissional.


ID
780961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009) a entrevista é um dos instrumentos disponíveis ao assistente social que o permite compreender e colher dados acerca da situação que está sendo estudada, os quais posteriormente irão estar presentes na instrução processual. Deste modo, compreende-se que a entrevista não é realizada de forma aleatória, ela possui um objetivo e finalidade. Assim, para ser conduzida da melhor forma e atingir os fins desejados, considera-se fundamental que o profissional que irá realizá-la, anteriormente, esteja a par das informações que já constam nos autos processuais, para que não sejam repetidas as perguntas e, provavelmente, as respostas. Portanto, o conhecimento prévio acerca do entrevistado e da situação é importante para que a entrevista tenha o efeito almejado e seja evitado um desgaste para o indivíduo, que não precisará, desta forma, repetir informações já mencionadas em outro momento. Além disso, vale destacar que deve ser esclarecido ao entrevistado em questão quais os objetivos desse procedimento e a própria apresentação do profissional que o conduzirá. Com relação ao conteúdo da entrevista, este será definido de acordo com os objetivos que se pretende obter e também de acordo com cada situação que se está compreendendo e analisando. 


    RESPOSTA: CERTO
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009). Não se deve repetir informações já fornecidas pelo entrevistado, evita sofrimento e desgastes a ele, além do mais, o profissional deve se apresentar, colocando o objetivo da entrevista e suas finalidades, algo que poucos fazem, não só em nossa profissão mais na maioria delas. 


ID
780964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

Como a modalidade de entrevista semiestruturada facilita a obtenção de dados, além de possibilitar a compreensão de sua dinâmica, os assistentes sociais a têm frequentemente adotado.

Alternativas
Comentários
  • Entrevista Semi-Estruturada: Ela apresenta algumas questões norteadoras para direcionar a conversa, mas abre possibilidades para que o usuário traga outras informações. Pode-se dizer que esta é a modalidade mais utilizada pelos assistentes sociais nos espaços de trabalho, pois ela permite que o usuário responda as questões levantadas pelo profissional e também que ele complemente com informações que possam auxiliá-lo na processo de apreensão da realidade social.

     

  • A entrevista, como instrumento mediador no processo de conhecimento, situa-se nos processos de trabalho do assistente social, fundamentada na dimensão técnico-operativa e imbricada às dimensões teórico-metodológica e ético política. A modalidade semi-estruturada é definida como aquela que associa tanto perguntas fechadas quanto abertas, possibilitando que no momento da entrevista sejam apontadas outros aspectos considerados relevantes pelo entrevistado. Ela permite a coleta de informações acerca do objeto a ser pesquisado e possibilita aos sujeitos nela envolvidos contar e desvelar as suas histórias e compreender as suas vivências e determinações. Portanto, a assertiva está correta porque a entrevista semi-estruturada permite uma aproximação maior aos aspectos relacionados a realidade dos sujeitos. Desse modo, ela se mostra muito utilizada pelo assistente social por possibilitar uma maior interação entre o profissional e o entrevistado, e permite que novos aspectos que surjam durante a entrevista sejam trabalhados.


    RESPOSTA: CERTO

ID
780970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

Na elaboração de um parecer, deve-se levar em consideração a observação e os estudos socioeconômicos, que exigem aproximação com a realidade social dos sujeitos demandantes da ação. Essa aproximação pode ser efetuada exclusivamente por meio de visita domiciliar.

Alternativas
Comentários
  • O "exclusivamente" entrega a questão como errada. 
  • ERRADA. O erro está em afirmar: efetuada exclusivamente por meio de visita domiciliar

  • Atenção em palavras que restringem !
  • A palavra: exclusivamente, coloca a alternatica como errada, pois tem outras formas de obter informações, o/a entrevistado/a pode ser contatado no local de trabalho do assistente social, ou em outro espaço, que não seja necessariamente em seu domicilio.  

  • O parecer social é um instrumento técnico-operativo do processo de trabalho do assistente social. Este documento é uma das partes que integram o estudo social. Ele pode ser parte final de um laudo social ou ser realizado a partir de determinação judicial. Para sua construção o assistente social se embasa nas informações coletadas ao longo do estudo social para expressar a sua posição técnica acerca de determinada situação. Posto isto, a assertiva está incorreta na medida em que o parecer social é uma manifestação sucinta sobre uma determinada situação analisada e possui caráter conclusivo e indicativo para o magistrado. É, então, manifestação profissional do assistente social a partir de observação e estudo da situação em questão. Cabe assinalar também que a sua elaboração requer aproximação com a a realidade dos sujeitos envolvidos, o que pode ocorrer de distintas formas, como através de visita domiciliar, visita institucional, entrevistas, atendimento individual, análise documental, dentre outros. Portanto, a visita domiciliar se constitui num dos instrumentos utilizados - e não o único - e é de extrema importância para complementar a realização do estudo proposto e maior aproximação à realidade do sujeito.


    RESPOSTA: ERRADO
  • O parecer social é um instrumento técnico-operativo do processo de trabalho do assistente social. Este documento é uma das partes que integram o estudo social. Ele pode ser parte final de um laudo social ou ser realizado a partir de determinação judicial. Para sua construção o assistente social se embasa nas informações coletadas ao longo do estudo social para expressar a sua posição técnica acerca de determinada situação. Posto isto, a assertiva está incorreta na medida em que o parecer social é uma manifestação sucinta sobre uma determinada situação analisada e possui caráter conclusivo e indicativo para o magistrado. É, então, manifestação profissional do assistente social a partir de observação e estudo da situação em questão. Cabe assinalar também que a sua elaboração requer aproximação com a a realidade dos sujeitos envolvidos, o que pode ocorrer de distintas formas, como através de visita domiciliar, visita institucional, entrevistas, atendimento individual, análise documental, dentre outros. Portanto, a visita domiciliar se constitui num dos instrumentos utilizados - e não o único - e é de extrema importância para complementar a realização do estudo proposto e maior aproximação a realidade do sujeito.


    RESPOSTA: ERRADO

ID
780973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

A intervenção em situações familiares consiste em identificar as fontes de dificuldades familiares e as possibilidades de mudança, as quais pressupõem transformações das relações internas das famílias e das relações delas com a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Ver: Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Mioto, 2010. p.173

  • O trabalho com famílias na política de assistência social parte do princípio que as famílias devem ser apoiadas e protegidas pelo Estado e pela sociedade para que tenham acesso aos seus direitos fundamentais, como a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e a infância e a assistência aos desamparados. Este consiste em ações voltadas ao apoio, à proteção e à orientação para a sua reorganização nas dimensões estrutural, funcional e relacional. Os serviços ofertados às famílias são a orientação, a informação, a conscientização sobre direitos sociais e a reflexão sobre as dificuldades familiares, com vistas à superação destas. Desse modo, a assertiva está correta pois a intervenção profissional nas situações familiares busca conhecer a realidade das famílias, para promover a potencialização de suas capacidades, seu protagonismo, autonomia e cidadania, para a superação de suas vulnerabilidades e riscos sociais decorrentes da desigualdade social.


    RESPOSTA: CERTO

ID
786919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto de intervenção profissional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito-- A


ID
786931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a dimensão técnico-operativa do serviço social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Estudo Scoial tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.
  • Visita domiciliar não é meio de verificação de informações, mas sim um instrumento técnico-operativo complementar. Todo instrumento utilizado possui um direcionamento teórico, político e metodológico. As entrevistas devem ser realizadas de forma planejada.

  • não entendi porque a C ta errada


  • Roberta Pimentel, acredito que o "EXCLUSIVAMENTE" tornou a opção errada... Pois a entrevista pode ser feita com a família, por exemplo. 

  • Gabarito B

    Contribuindo em relação ao erro da letra C

    Conceito:Técnica utilizada pelos profissionais do Serviço Social junto aos usuários para levantamento e registro de informações. Esta técnica visa compor a história de vida, definir procedimentos metodológicos, e colaborar no diagnóstico social. A entrevista é um instrumento de trabalho do assistente social, e através dela é possível produzir confrontos de conhecimentos e objetivos a serem alcançados. É na entrevista que uma ou mais pessoas podem estabelecer uma relação profissional, quanto quem entrevista e o que é entrevistado saem transformados através do intercâmbio de informações (LEWGOY, 2007). 


ID
786934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das ações socioeducativas.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Lima (2006), a sustentação desse processo reflexivo, para vários pesquisadores assistentes sociais, acontece por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais que são o diálogo e a problematização.

    (https://www.academia.edu/6310100/Orientaçao_e_acompanhamento_de_individuos_grupos_e_familias)
  • De acordo com Lima (2006), a sustentação desse processo reflexivo, para vários pesquisadores assistentes sociais, acontece por meio da interpenetração de dois elementos fundamentais que são o diálogo e a problematização.

    Fonte: coletânea cfess


ID
787180
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de trabalho compreende elementos técnicos, teóricos e políticos, que se constituem em instrumentos de trabalho do Assistente Social, e que possibilitam a orientação de sua ação profissional, isto é, de seu próprio trabalho, que tem como objeto a questão social e que resulta em um produto. Sobre o trabalho do Assistente Social, julgue os itens abaixo, assinalando o correto.

Alternativas
Comentários
  • A) A vinculação para atuação profissional esta vinculada a um projeto societário para a construção de uma nova ordem social;

    B) Gabarito.

    C) Esse é o trabalho do A. Social da década de 30;

    D e E vincula a ação profissional pelo vies positivista e identifica a questão social como um problema de ordem moral e não politico como ele é.

     


ID
787201
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista constitui um dos instrumentos que viabiliza a operacionalização nos processos de trabalho do Assistente Social. A respeito dessa técnica de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resosta certa: E    A clarificação é a busca de substantivos e verbos para objetivar os adjetivos e,  geralmente, é feita pela utilização de alguma das outras técnicas (questionamento, “um degrau  abaixo”). Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica  raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o  assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva. Com a clarificação,  pretende-se que o usuário tenha a oportunidade de contar a sua história de maneira totalmente  compreensível. Oportuniza que o entrevistado objetive sua situação, suas informações, não se  sujeitando à visão do entrevistador. Muitas vezes se vale do exercício de “reexpor” a idéia, bem  como da repetição, pelo entrevistado, de sua história, podendo rever e refletir sobre ela.

    Textos & Contextos  Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 8, ano VI, dez. 2007   
  • Sobre a Técnica de Conotação Positiva.

     

    A reflexão é o uso de uma técnica designada Conotação positiva, que se foca nas causas positivas do problema, em detrimento das causas negativas, quando se valoriza não o evento em si, mas a sua relação com outros desencadeantes mais importantes, para os quais funciona como solução, [...] pretende oferecer ao usuário a possibilidade de examinar as suas crenças ou supostas formas de conhecimento à luz dos fundamentos que as sustentam. Para isso, exige a consciência de que, se dada situação é problemática, identificando as condições que influenciam a ele, usuário, é possível gerar hipóteses de soluções e testar as hipóteses. A reflexão tem caráter retrospectivo, nela o sujeito reflete sobre a ação. Para isso, num primeiro momento, ele busca como ocorreu o fenômeno, descrevendo-lhe as condições, fatores ou mecanismos na produção do evento e, posteriormente, busca explicação e análise das conexões existentes entre os elementos que o determinaram, a fim de identificar as contradições e localizar as necessidades.

     

    Textos & Contextos  Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 8, ano VI, dez. 2007   

  • O acolhimento congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta (perceba que ele escuta, o que é diferente de ouvir ;), a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário. 

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."


ID
787219
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos mecanismos de Resolução de Conflitos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    Correta a alternativa A:

    "Quando há desequilíbrio extremo de poder entre as partes, a aplicação do processo de mediação pode ser uma violência ou ter como resultado o desrespeito dos direitos de uma das partes. Em outras palavras, se há uma forte assimetria de poder entre os envolvidos, uma parte pode impor a qualquer custo a sua vontade sobre a outra, que pode permanecer submissa. Nesses casos, a mediação, ao invés de favorecer a autonomia e a construção conjunta de uma solução, perpetua uma situação de violência ou abuso de poder. O mediador deve estar atento a essas condições. Em condições de uso de álcool, entorpecentes e de armas, as partes não estão aptas a participar de uma mediação. Como também, só é aconselhável que participem de mediação indivíduos juridicamente capazes".

    Curso de Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos





     

  • Fiquem atent@s : O mediador não aponta solução, quem faz isso é o CONCILIADOR.

    Dessa forma você eliminaria todas as alternativas, exceto a letra A (ALTERNATIVA CORRETA)

  • O mediador visa recuperar o diálogo entre as partes e são elas quem decidem. 

    O conciliador sugere solução, interefe.

    https://dp-mt.jusbrasil.com.br/noticias/3116206/saiba-a-diferenca-entre-mediacao-conciliacao-e-arbitragem

    • b) quem aponta soluções para o conflito é o conciliador;
    • c) o árbritro possui autoridade suficiente para impor a decisão sobre as pessoas em conflito;
    • d) trata-se de uma característica da conciliação;
    • e) quem sugere a solução para cada caso é o conciliador;

    Gabarito: A


ID
807571
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perspectiva crítico-dialética que embasa o atual projeto ético-político do Serviço Social acarretou mudanças nas formas de se conceber e conduzir os estudos socioeconômicos. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas mudanças.

Alternativas
Comentários
  • A atuação profissional NÃO é imparcial!!!!! 

    O/A assistente social possui um projeto ético-político vinculado ao ideal de superação da ordem vigente e em defesa da classe trabalhadora! 

     

    Cuidado para não confundir com o que dispõe o Código Profissional em suas relações com os usuários que diz : O assistente social deve aceitar de forma democrática as decisões dos usuários mesmo que elas sejam contrárias as suas crenças pessoais.

     

     

     

  • Os estudos socioeconômicos devem articular as dimensões singulares da vida dos indivíduos com as dimensões estruturais e conjunturais que a determinam. 

    Os estudos socioeconômicos possui:

    -Dimensões singulares

    - Dimensões estruturais

    - Dimensões Conjunturais


ID
826825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne ao trabalho com grupos nos diferentes espaços ocupacionais do assistente social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trabalho com grupos:

    Considera-se característica básica do trabalho a compreensão diagnóstica dos indivíduos e grupos, não apenas na situação imediata que os envolve, mas enquanto inseridas em um contexto sociocultural.

  • "compreensão diagnóstica dos indivíduos e grupos" achei que essa afirmação estivesse errada, por falar em diagnóstico.

  • Do grego διαγνωστικός, pelo latim diagnosticu (dia="através de, durante, por meio de" + gnosticu="alusivo ao conhecimento de").

    A gente costuma associar uma palavra a apenas um sentido. No caso, ao sentido médico. Mas diagnosticar algo quer dizer: descobrir esse algo.

    Segundo Yasbek: Desde então, são os assistentes sociais que estão implementando o SUAS, enfrentando inúmeros desafios entre os quais destacamos a reafirmação da Assistência Social como política de Seguridade Social, a consolidação e a democratização dos Conselhos e dos mecanismos de participação e controle social; a organização e apoio à representação dos usuários; a participação nos debates sobre o SUAS, a NOB, os CRAS e os CREAS; a elaboração de diagnósticos de vulnerabilidade dos municípios; o monitoramento e a avaliação da política; o estabelecimento de indicadores e padrões de qualidade e de custeio dos serviços; contribuindo para a construção de uma cultura democrática, do direito e da cidadania.  

    "conhecimentos para realizar diagnósticos socioeconômicos de municípios"

    "pesquisa, diagnóstico social e de indicadores sociais, com o devido tratamento técnico dos dados e das informações obtidas, no sentido de estabelecer as demandas e definir as prioridades de ação;"

    Vários autores de nome utilizam. Não necessariamente estará errado. Vai depender do sentido o qual se emprega.


ID
826846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos relatórios de atendimento direto ao usuário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito-- B

  • Não tem como ser a letra B, visto que o A.S quando desenvolve uma visita em instituições, desenvolve uma visita Institucional.

  • GABARITO LETRA B.

    Apesar de não concordar pois visita domiciliar é na residência as demais são visitas institucionais. É a alternativa menos pior. Entraria com recurso com base em Mioto.

    De forma resumida, a visita domiciliar é o ato de ir ao local de moradia do usuário com o objetivo de apreender aspectos do cotidiano que facilmente podem escapar dos procedimentos realizados em âmbito institucional.

    FONTE: https://www.gesuas.com.br/blog/visita-domiciliar/


ID
826852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere à conciliação e mediação como alternativas para a resolução de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão, na minha concepção, não está tão ligada ao campo do serviço social, tendo em vista que a Mediação em Serviço Social não está voltada para mediação de conflitos, mas vamos lá...

    Todo o procedimento ocorre por meio do diálogo. A mediação oferece inúmeras possibilidades, porém, um procedimento simplificado apresenta a seguinte sucessão de etapas: 1) Pré-mediação: fase preparatória, na qual o mediador (ou outra pessoa capacitada para tanto) explica o procedimento, seus objetivos, limites e regras, escuta as partes com o intuito de analisar sua adequação ao caso e é firmado o contrato de mediação, estabelecendo-se as condições. 2) Abertura: o mediador prepara um ambiente favorável à comunicação produtiva e à instauração de uma relação de confiança, se apresenta e apresenta as partes caso não se conheçam, esclarece dúvidas e legitima sua função como condutor do procedimento. 3) Investigação do conflito: o mediador procura mapear a situação e a relação entre as pessoas. Aprofunda a análise do caso a partir de informações referentes aos mediandos e ao conflito (queixas manifestadas ou não, interesses, duração, expectativas, viabilidade de solução, etc.) e define o problema principal e os secundários. 4) Agenda: o mediador organiza a agenda conforme as prioridades em termos de importância e urgência. Regula o tempo de cada sessão e a quantidade de encontros necessários. É especialmente importante quando o conflito envolve mais de um problema. 5) Restabelecimento da comunicação: o mediador procura restabelecer a comunicação produtiva entre os mediandos, com o fim de tornar o diálogo possível e de construir uma relação pautada na colaboração. 6) Levantamento de alternativas: o mediador orienta o diálogo sobre as possibilidades de solução, a partir da conotação positiva, da compreensão das narrativas e do reenquadramento da situação.  7) Negociação e escolha de opções: o mediador promove a negociação e agiliza a escolha das alternativas levantadas na etapa anterior, que é feita pelos próprios mediandos, a partir da aproximação dos interesses comuns e acomodação dos interesses divergentes, sem qualquer opinião ou sugestão do mediador. 8) Fechamento: conclusão do procedimento e confecção do acordo.
    http://www.precisao.eng.br/jornal/Mediacao.pdf
  • Alguém pode argumentar por que o item "a" está errado?  

  • Maria Débora, na mediação, o mediador procura deixar as partes entrarem em acordo, sem indução ou interferência.
  • Maria Mora, o mediador nao pode opinar.

  • a) função do conciliador, que pode propor soluções. O mediador não pode;

    b) não exclusivamente demandas pessoais, pois o acordo é uma meta desejável;

    d) o acordo é um a meta desejável, mas não necessariamente precisa ocorrer;

    e) mais específico da mediação;

    Gabarito: C


ID
830710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro
meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois
irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou
seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o
sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsecutivos.

Na situação considerada, caso Fabíola solicite orientação do assistente social da escola, este poderá utilizar-se da entrevista para compreender as questões cotidianas vivenciadas por Fabíola e dos aspectos sociais, políticos, ideológicos, culturais, afetivos e religiosos presentes.

Alternativas
Comentários
  • Religiosos? Oi, CESPE?

  • Sim, o direito a religião deve ser respeitado pelo assistente social e trabalahado isso na questão.

  • Na entrevista o profissional poderá obter dados e conhecer a realidade social da pessoa que será entrevistada, podendo a partir da mesma conhecer suas condições de vida e de trabalho, o seu acesso ou não aos serviços públicos e sociais assim como aos benefícios sociais; se está ocorrendo a efetivação dos seus direitos sociais como a educação, a saúde, a moradia, o transporte; se há e como são seus vínculos afetivos, familiares e comunitários; conhecer e analisar suas influências culturais, religiosas, políticas e ideológicas. Portanto, por meio da entrevista, a qual deve possuir uma determinada finalidade, isto é, o profissional a está realizando para chegar a determinado objetivo, é possível reunir um arsenal de informações acerca do usuário que sistematizadas ajudarão o profissional a conhecê-lo de forma profunda, compreendendo o contexto social, político, econômico e cultural que implica na vida daquele sujeito e a determina. Desse modo, na situação mencionada na questão, a entrevista poderá ser um instrumento de grande valia para o profissional conhecer o cotidiano de vida da aluna em diversos aspectos e de sua família, podendo orientar e encaminhá-la para os serviços e programas que possam atendê-la nesse momento.


    RESPOSTA: CERTO
  • O aspecto religioso é um dos aspectos culturais.

    Conforme Maria Carmelita Yasbek: São múltiplas as mediações que constituem o tecido de 

    relações sociais que envolvem esse processo de 

    produção e reprodução social da vida em suas expressões materiais e espirituais. Essas relações que constituem a 

    sociabilidade humana, implicam âmbitos diferenciados e uma trama que envolve o

    social, o político, o econômico, o cultural, 

    religioso, as questões de gênero, a idade, a etnia etc. Dimensões com as quais se defronta cotidianamente o 

    Serviço Social e em relação às quais se posiciona quer do ponto de vista explicativo quer 

    do interventivo, considerados nesta abordagem como dimensões de uma mesma totalidade. 


ID
830713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro
meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois
irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou
seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o
sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsecutivos.

No processo de intervenção na situação apresentada, o assistente social, se necessário, poderá utilizar-se de visita domiciliar. No uso desse instrumento, o planejamento e a definição clara dos objetivos serão requisitos importantes.

Alternativas

ID
830992
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pensar o projeto profissional do Serviço Social supõe articular a dupla dimensão: de um lado, as condições macrossocietárias que tecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites, e possibilidades que vão além da vontade do sujeito individual; de outro lado, as respostas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito-- A

     

    "Pensar o projeto profissional supõe articular essa dupla dimensão:

    a) de um lado, as condições macro-societárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades, que vão além da vontade do sujeito individual;

    b) e, de outro lado, as respostas de caráter ético-político e técnico-operativo - apoiadas em fundamentos teóricos e metodológicos - dos agentes profissionais a esse contexto. Elas traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais"

     

     (As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. Trajetória e desafios_ Dra. Marilda Villela Iamamoto* pg12.)

  • LETRA A

    Pensar o projeto profissional supõe articular essa dupla dimensão: a) de um lado, as condições macro-societárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades, que vão além da vontade do sujeito individual; b) e, de outro lado, as respostas de caráter ético-político e técnico-operativo - apoiadas em fundamentos teóricos e metodológicos - dos agentes profissionais a esse contexto. Elas traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais. O exercício da profissão exige, portanto, um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais e buscar apreender no movimento da realidade as tendências e possibilidades nela presentes passíveis de serem apropriadas pelo profissional, desenvolvidas e transformadas em projetos de trabalho. (As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. Trajetória e desafios_ Dra. Marilda Villela Iamamoto, pg12.) http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-001.pdf


ID
831019
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atuação profissional no âmbito da Assistência Social exige um conjunto de conhecimentos teóricos, vinculados especialmente ao pensamento social, que se objetivam na realidade particularizada por operações teórico-práticas. Tal dimensão possibilita atribuir novos significados explicativos, explorar as contradições da realidade, reconhecer as relações de força e poder em presença, capturar possibilidades e acionar processos de mudança e transformação. A prestação dos serviços requisita a utilização de instrumentos e técnicas desenvolvidos por profissionais, resultando em

Alternativas
Comentários
  • procedimentos metodológicos que atendam às prerrogativas das profissões e às suas estratégias técnico-políticas.


ID
840820
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social, afirma-se:

I. A apropriação do referencial teórico- metodológico, por parte do assistente social, permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação.

II. No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram.

III. O assistente social exerce sua atividade profissional em diversos espaços, âmbitos, áreas, segmentos populacionais e em diferentes setores. Dessa multiplicidade de possibilidades de atuação, advém também uma variedade de processos de trabalho, o que exige desse profissional conhecimento específico de teorias do Serviço Social.

IV. Os conhecimentos de que o assistente social precisa apropriar-se no seu âmbito de atuação profissional varia, dos considerados específicos, decorrentes da área de Serviço Social, às apropriações sobre legislações políticas sociais, conhecimento e habilidade de trabalhar em equipes, em interfaces com poder público local.

Estão corretas APENAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada: no ítem II "No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram". Como assim?????
  • Cris, confesso que essa questão também me intrigou bastante. Não faz muito sentido.
  • Estranho: se repararmos, podemoos observar que todas as questões quem tem como opções 4 enunciados I; II; III; IV, sempres há de serem escolhidas as letras contidas I, II, e IV; exceto uma que é II, III e IV, mesmo porque nesta não havia a opção I, II e IV. A prova deste concurso foi muito difício, mesmo assim, as notas abaixo de 70% ficaram praticamente sem chance de convocação.
  • sempre aprendi que devemos "observar" além das aparências. Essa questão me deixou confusa

  • Concordo plenamente com todos os comentários citados, questão mal elaborada,se tivesse realizado este concurso entraria com RECURSO....

  • Levei em consideração o item II estar correto pq ele estava presente em 4 respostas, mas sim está mal formulada pelo menos em tese.

  • Eu tentei compreender a assertiva "II" , se fosse numa perspectiva positivista, seria esse o respaldo:

     

    A perspectiva positivista, por trabalhar com o aparente e com o verificável, tem uma visão restrita dos fatos, pois analisa-os apenas no âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação, demonstrando uma relação estática deles, sem mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação, sendo assim, a ideia coaduna com um "trabalho"  envolvendo indivíduos e grupos, tendo esse viés de prática conservadora.(SS para concursos)

     

     

    Já na vertente dialética:

     

    "O saber popular está expresso no que é dito e no que não é dito, no aparente, mas igualmente no que está encoberto. O investigador da área social deve procurar compreender e interpretar, em conjunto com a população, os fenômenos vividos e apresentados no real. Esse processo de descoberta vai sendo mediado pelo profissional que busca estabelecer as conexões com contextos mais amplos. Trabalhar no processo de conscientização dos indivíduos, ao mesmo tempo em que também nos conscientizamos a partir deles, deve ser a base do movimento reflexivo e investigativo na área histórico-social" (SS para concursos).

     

     

    Sendo assim, penso eu, que o comando da questão: " Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social " torna o gabarito equivocado, pois nao faz mençao a que corrente devemos julgar, ademais por enfatizar instrumentos técnico-operativo no cotidiano.

  • Absurrrrrrdddooooo esse item II está correto. 

     

  • Eu marquei a letra B e errei , pois o gabarito coloca como E e eu discordo da número II ... e no meu entendimento deveria constar I,III e IV.

  • não acredito a II tão errada, pois o que se "prega" (NO PLANO DA TEORIA) no serviço social é ao contrário, mas na atuação cotidiana, muitos profissionais, acabam apenas por atender o emergial devido à grande demanda de serviço, e ainda existe o pouco incentivo das instituições empregadores em premitir que o profissional possa desenvolver estudos, ou mesmo se capacitar e aprimorar seus conhecimentos.

  • Absurda essa banca! Isso que vamos enfrentar no concurso do TJ-PR...

    LOAS Art. 2° A assistência social tem por objetivos:

    A proteção social que visa à garantia da vida, à redução de danos e à PREVENÇÃO da incidência de riscos.

    Indignada!

  • Ridícula essa banca! Muito mal elaborada essa questão! 

  • Já ouvi algumas críticas a essa banca, e hoje entendo o porquê. Jé resolvi outras questões muito mal elaboradas, sem noção mesmo! 

     

  • Questão confusa no item II.

    No trabalho com indivíduos, grupos e populações...

     

    I. A apropriação do referencial teórico- metodológico  permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação. 
    II. No trabalho com indivíduos e grupos em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram. 

    IV. Os conhecimentos de que o assistente social precisa apropriar-se no seu âmbito de atuação profissional varia, dos considerados específicos, às apropriações sobre legislações políticas sociais, conhecimento e habilidade de trabalhar em equipes, em interfaces com poder público local. 

  • Banca lixooooo

  • Acertei a questão,mas analisei a conjuntura  sobre a possibilidade do item II está incorreto. 

     

    Levei em consideração  o fato de que muitos estudiosos  como  Boschetti, Netto,Iamamoto entre outros da vanguarda profissional assinalam a existência do conservadorismo  ainda presente no cotidiano profissional.

     

    Aconselho as (aos) colegas realizarem uma leitura  atenta do artigo de Boschetti "Expressões do conservadorismo na formação profissional", a autora faz uma discussão calorosa acerca do conservadorismo contemporâneo. ;)

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0637.pdf


ID
851353
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias ganham materialidade e legitimidade quando estão articuladas nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas. Para Mioto (2009) a proposição dessas ações requer inicialmente do assistente social o seguinte atributo:

Alternativas
Comentários
  • O atributo mais importante nessa fase é o conhecimento, a letra C parece correta, por uma certa indução no enunciado da questão para que fosse ela. 

  • As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito dos processos socioassistenciais ganham materialidade e legitimidade à medida que se inscrevem de forma articulada nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas. Trata-se de ações planejadas, equacionadas aos objetivos do Serviço Social e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais, dos processos de planejamento e gestão e dos processos político-organizativos.

     

    Nessa perspectiva, a proposição dessas ações requer em primeiro lugar conhecimento. Conhecimento do espaço sócio-ocupacional e do campo em que o assistente social está inserido. Os espaços sócio-ocupacionais se organizam a partir de um conjunto de princípios e finalidades voltado, especialmente, à execução de determinadas políticas sociais.

     

    (...)As ações socioeducativas requerem também conhecimento das demandas/necessidades dos usuários, tanto nas suas singularidades, como no conjunto dos usuários ao longo do tempo (conhecimento cumulativo).

     

    (...)O conhecimento advindo das diferentes fontes e trabalhado de forma articulada é que torna possível a proposição e o planejamento das ações socioeducativas.

     

    (...)As ações socioeducativas, que têm como objetivo precípuo desenvolver o processo educativo, são propostas que se constroem a partir do conhecimento e análise das necessidades postas pela totalidade dos usuários, pelas finalidades dos serviços e também pelas características dos territórios. (p.586-587)

     

     

     

    Fonte: MIOTO, Regina Célia TamasO. Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias in: “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS, 2009)


ID
872248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do instrumental técnico-operativo do serviço social.

Os instrumentos e as técnicas presentes nos procedimentos profissionais do assistente social constituem acervo imparcial e essencialmente técnico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    "...a configuração dos procedimentos e do instrumental técnico-operativo acompanha as alterações históricas da base sócio-organizacional do Serviço Social e está marcado por tratamentos diferenciados conferidos pelos diversos projetos profissionais.
    Ainda que alguns instrumentos e técnicas constituam o acervo interventivo dos assistentes sociais desde os primórdios, eles são acionados como parte dos procedimentos que constituem um processo de intervenção nas relações sociais. Assim, o instrumental coloca-se como um conjunto articulado historicamente, pois faz parte do atendimento de necessidades reais, permeadas pelas relações sociais. Não se constituindo, portanto, um acervo neutro e meramente técnico, embora assim seja apresentado pelo pensamento dominante, racionalista-formal." FONTE:
    Desvendando as determinações sócio-históricas do instrumental técnico-operativo  do Serviço Social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais* Rosa Lúcia Prédes Trindade

      ESPERO QUE TENHA AJUDADO...BOM ESTUDO!!!
  • Quando a  CESPE utiliza nas questões o termo "imparcial" e "essencialmente" "somente" a questão estar ERRADA.



  • O Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática (Charles, 212) 

  • A configuração dos procedimentos e do instrumental técnico-operativo acompanha as alterações históricas da base sócio organizacional do Serviço Social e está marcado por tratamentos diferenciados conferidos pelos diversos projetos profissionais. Ainda que alguns instrumentos e técnicas constituam o acervo interventivo dos assistentes sociais desde os primórdios, eles são acionados como parte dos procedimentos que constituem um processo de intervenção nas relações sociais. Assim, o instrumental coloca-se como um conjunto articulado historicamente, pois faz parte do atendimento de necessidades reais, permeadas pelas relações sociais. Não se constituindo, portanto, um acervo neutro e meramente técnico, embora assim seja apresentado pelo pensamento dominante, racionalista-formal.


ID
872251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do instrumental técnico-operativo do serviço social.

A configuração do instrumental técnico-operativo acompanha as transformações históricas do serviço social e compõe-se de tratamentos diferenciados conferidos pelos diversos projetos profissionais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    " ...a configuração dos procedimentos e do instrumental técnico-operativo acompanha as alterações históricas da base sócio-organizacional do Serviço Social e está marcado por tratamentos diferenciados conferidos por diversos projetos profissionais. "

    ROSA LÚCIA TRINDADE
  • http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/65N06Bp3L00eI373q8j6.pdf

     

    ROSA LÚCIA TRINDADE.


ID
872281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentos e técnicas presentes nos processos de intervenção do assistente social, julgue o item seguinte.

Em sua intervenção, é facultado ao assistente social trabalhar tanto com entrevistas não estruturadas quanto com entrevistas semiestruturadas, já que ambas utilizam o diálogo aberto com os entrevistados.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C...ambos os métodos possibilitam o diálogo . Ao contrário da entrevista estruturada/ dirigida...que se trata de perguntas fechadas, onde o entrevistador conduz toda a entrevista para um objetivo


ID
872287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentos e técnicas presentes nos processos de intervenção do assistente social, julgue o item seguinte.

Ao conduzir uma entrevista no âmbito judicial, o assistente social deverá solicitar ao entrevistado que repita as informações já fornecidas anteriormente para outro profissional e(ou) que constam nos autos do processo, como mecanismo de verificação da confiabilidade das informações.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista como instrumento do Serviço Social não se resume a coleta de dados ou método interrogatório; constitui uma atividade profissional com objetivos a serem alcançados e é informada por princípios éticos específicos e critérios técnicos

     

     

    http://www.tjsp.jus.br/Download/Corregedoria/pdf/Material_Capacitacao.pdf

  • Segundo nos informa Eunice Teresinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009), a realização da entrevista já pressupõe que há uma finalidade, um objetivo que se deseja alcançar com a execução da mesma. A autora nos informa que o primeiro passo para realizar uma entrevista é buscar informações acerca do entrevistado que já constem nos autos dos processos ou em relatório emitidos por outros profissionais de forma que a entrevista possa avançar e que o entrevistado não necessite repetir tais informações. Portanto, a assertiva acima está errada já que não se deve solicitar que o usuário repita as informações que já constam no judiciário e que a atuar como inquiridor ou de forma policialesca é vedado ao profissional de Serviço Social.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Favero (2009), ressalta que não poderá ser repetida as informações, já que todas elas constam nos autos suplementares do processo judicial. Além de que, não se pode repetir muitas perguntas a pessoa, evita desgastes ao entrevistado/a, em contar por exemplo, como aconteceu uma agressão ou algo pior. 

  • Cespe 2012

    Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.


ID
872290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentos e técnicas presentes nos processos de intervenção do assistente social, julgue o item seguinte.

A socialização das informações, fundamentada no acesso do usuário a seus direitos com vistas à alteração de sua realidade, constitui-se em alternativa para a tradicional orientação vinculada à normativa legal e ao enquadramento institucional dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • "A socialização das informações, de acordo com Silva (2000, p. 124), é um componente fundamental para a viabilização de direitos, pois se apresenta como uma ação de fortalecimento do usuário para acessar esses direitos e para mudar a sua realidade. Além disso, é uma alternativa para a “tradicional orientação” vinculada à normatividade legal e ao enquadramento institucional dos usuários. " Mioto, 2009


    Texto: http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/12894/11251/5.2_Orientacao_e_acompanhamento_social_a_individuos_grupos_e_familias.pdf

  • A luta do assistente social é também pela emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais

  • "A socialização das informações, de acordo com Silva (2000, p. 124), é um componente fundamental para a viabilização de direitos, pois se apresenta como uma ação de fortalecimento do usuário para acessar esses direitos e para mudar a sua realidade. Além disso, é uma alternativa para a “tradicional orientação” vinculada à normatividade legal e ao enquadramento institucional dos usuários. " Mioto, 2009

     

    http://docplayer.com.br/8119261-Orientacao-e-acompanhamento-de-individuos-grupos-e-familias.html


ID
872293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentos e técnicas presentes nos processos de intervenção do assistente social, julgue o item seguinte.

Possui caráter semelhante a um inquérito policial a visita domiciliar realizada pelo assistente social com o objetivo de garantir proteção a uma criança vítima de maus-tratos no âmbito familiar.

Alternativas
Comentários
  • Existe o contraditório e ampla defesa na averiguação dos fatos no caso do abuso do menor.


  • Questões erradiiiiiissima!! Independentemente do motivo que leva o AS a adotar a visita domiciliar, esta não terá caráter semelhante a de um inquérito policial. Finalidades da visita domiciliar: Investiga ou de atendimento, está tem como finalidade o acompanhamento relacionado àsua condições de moradia, saúde, conhecer as condições e modo de vida da população usuária em sua realidade cotidiana. Vale lembrar que o domicílio é um espaço privado da família, o ÀS se encontrA em um território desconhelicóptero e deve abrir mão de posturas autoritárias, controladora e FISCALIZADORA!
  • inquérito policial = conjunto de diligências realizada pela polícia judiciária com o objetivo de investigar as infrações penais e colher elementos necessários para que possa ser proposta a ação penal.

    visita domiciliar realizada por um assistente social tem por objetivo maior proximidade e compreensão do contexto familiar da vítima


  • A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.


ID
888766
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Iamamoto (2007), todo processo de trabalho implica matéria-prima ou objeto sob o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito sobre o objeto; a própria atividade é um produto. Pensando agora no Serviço Social, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 


I. Objeto de Trabalho. 

II. Instrumentos ou meios de trabalho. 

III. A própria atividade. 

IV. O produto do trabalho.


( ) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade. 


( ) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais. 


( ) As múltiplas expressões da questão social. 


( ) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição.


Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA da segunda coluna:

Alternativas
Comentários
  • Letra C 

    (III) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade. (A própria atividade). 

    (IV) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais.  (O produto do trabalho).

    (I) As múltiplas expressões da questão social. (Objeto de Trabalho).

    (II) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição. (Instrumentos ou meios de trabalho).