SóProvas


ID
1149070
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas, verificando se há ou não relação entre.

I. “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), órgão da ONU sediado em Roma, lançou em 2013 um programa com o objetivo de incentivar a criação de insetos para combater a fome.”

                                     PORQUE

II. “A agência dirigida pelo sul-coreano Ban Ki-moon acredita que os insetos poderão ser uma resposta para o futuro na luta contra a fome no planeta e já vem implantando algumas espécies no cardápio de países das Américas Central e do Sul, onde há regiões em que a fome atinge índices alarmantes.”

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura lançou, nesta segunda-feira (13), um programa com o objetivo de incentivar a criação de insetos pra combater a fome.

    O que tem para o jantar? Gafanhotos fritos, besouros ou larvas. Não estamos no Oriente, mas em um restaurante americano, onde a moda já começa a se difundir.

    Se depender da FAO, o órgão da ONU para a alimentação, com sede em Roma, os insetos poderão ser a resposta para o futuro na luta contra a fome, porque representam uma fonte muito importante de comida nutriente.

    A proposta é parte de um relatório sobre o potencial dos produtos das florestas. Os insetos são ricos em proteína, cálcio ferro, zinco e gorduras que fazem bem à saúde.

    Existem um bilhão de espécies conhecidas. E somam mais da metade de todos os organismos vivos classificados no planeta.

    Os insetos são consumidos por quase dois bilhões de pessoas, principalmente na Ásia e na África.

    O documento da FAO sustenta que esses animais poderão ser um poderoso instrumento na luta contra a obesidade. Que são menos dependentes da terra do que a pecuária tradicional. E ainda poluem menos o meio ambiente.

    Em aldeias da república de Camarões, na África, ganha-se dinheiro vendendo insetos para a alimentação.

    A diretora de economia e política florestal da FAO, Eva Muller, lembra que, 20 anos atrás, o sushi, peixe cru da culinária japonesa, também era estranho a muitas culturas. Hoje é apreciado no mundo inteiro. E isso pode acontecer também com os insetos.

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/onu-sugere-comer-insetos-pra-reduzir-fome-no-mundo.html

  • José Graziano da Silva (Urbana17 de novembro de 1949) é um agrônomoprofessor e escritor brasileiro. Como acadêmico, escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil.1 Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete deLuiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero.2 Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral daOrganização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), sendo o primeiro latino-americano a conseguir tal cargo.3 Seu mandato se iniciou em janeiro de 2012 e tem previsão para terminar em julho de 2015. (fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Graziano)

    O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, felicitou nesta quarta-feira seu compatriota Ban Ki-moon por sua reeleição como secretário-geral da ONU e destacou o grande apoio que recebeu de países ricos e em desenvolvimento, informou a agência "Yonhap". 

    A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta terça-feira por aclamação uma resolução pela qual Ban seguirá à frente da organização para mais um mandato, de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016.

    (Fonte

    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/presidente-sul-coreano-felicita-ban-ki-moon-por-reeleicao-a-frente-da-onu)