SóProvas


ID
114964
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Bennis procura enfatizar as diferenças fundamentais entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos, típicos de abordagem do Desenvolvimento Organizacional. Constitui uma importante característica de Sistemas Orgânicos:

Alternativas
Comentários
  • MODELO ORGÂNICO:• Ajustamento contínuo e redefinição de tarefas com base no conhecimento• Decisões descentralizadas• Interações e comunicações em qualquer nível, de acordo com as necessidades do processo• Envolvimento e compromisso com os fins da organização como um todo• Sistema estratificado de acordo com o nível de conhecimento especializado (tecnocracia)
  • O desenvolvimento organizacional é uma abordagem moderna no desenvolvimento planejado das organizações . Adota um modelo mecanicista e outro orgânico . O mecanicista é caracterizado por um sistema rígido , hierárquico , ao passo que o orgânico tem por característica ser antiautoritário , na qual haverá construção de equipes de trabalho para a cooperação , integração e alcance do objetivos comuns

  • Na minha humilde opinião, a resposta está ERRADA. O correto é: "Interdependência (dependência mutua) e responsabilidade compartilhada." E não independência (Autonomia. caráter de independente).

    Interdependência: a consciência de que o todo depende de um único indivíduo. E cada indivíduo depende do todo para existir. Sendo assim podemos dizer: a interdependência pode ser compreendida em termos da mútua dependência que existe entre as partes e o todo. Sem as partes, não pode haver o todo e, sem o todo, o conceito de parte não tem sentido.
    Complementando:
    Sistemas Mecânicos (Abordagem Tradicional)
    - Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.
    - Relacionamento do tipo autoridade – obediência.
    - Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida.
    - Rígidas divisão do trabalho e supervisão hierárquica.
    - Tomada de decisões centralizada.
    - Controle rigidamente centralizado.
    - Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.
    -Estrutura estável e definitiva.
    -Eficiente em ambiente estável e pouco adaptada em ambientes potencialmente mutáveis.
  • Gab: letra D

    Para ajudar a entender: 

    Organização mecânica: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”).

    Organização orgânica: todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.

    Fonte:http://gestaodeprocessosadministrativo.blogspot.com.br/2012/11/organizacao-mecanica-ou-organica.html