SóProvas


ID
1150048
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando que Joaquim seja aprovado em concurso público e que, havendo disponibilidade de horário, acumule um cargo na administração federal e um emprego público em empresa pública estadual, ambos remunerados, e sabendo que tal situação não é permitida pela Constituição, é correto afirmar, de acordo com o disposto na Lei nº 8.027/90, que:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 6º Constitui infração grave, passível de aplicação da pena de demissão, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas, vedada pela Constituição Federal, estendendo-se às autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e fundações mantidas pelo Poder Público.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 6º Constitui infração grave, passível de aplicação da pena de demissão, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas, vedada pela Constituição Federal, estendendo-se às autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e fundações mantidas pelo Poder Público.

    FONTE: LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990.

  • O examinador exigiu conhecimento acerca do art. 6º da lei 8.027/90:

    Art. 6º. “Constitui infração grave, passível de aplicação da pena de demissão, a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas, vedada pela Constituição Federal, estendendo-se às autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e fundações mantidas pelo Poder Público.

    A- Incorreta. Tal infração é passível de demissão (e não de suspensão), bem como alcança sim as empresas públicas estaduais.

    B- Correta. Dicção do art. 6º da lei 8.027/90 ora transcrito.

    C- Incorreta. Trata-se sim de infração grave, nos termos do dispositivo já citado.

    D- Incorreta. O fato de o cargo e o emprego estarem vinculados a entes federativos diversos não faz com que a infração deixe de ser punível com pena de demissão.