SóProvas


ID
1150159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das novas demandas e áreas de atuação que se apresentam para o serviço social, julgue os itens que se seguem.

Na assessoria, o assistente social deve se posicionar como o profissional responsável pela condução do processo, desempenhando, portanto, papel centralizador nas decisões.

Alternativas
Comentários
  • MATOS:   A realidade é dinâmica e apresenta permanentemente desafios, que podem ser melhor encarados por meio da troca de conhecimentos que a assessoria propicia. 

    O processo de  assessoria é cotidianamente construído com sujeitos fundamentais- os assessorados- [...]   O assessor é um sujeito propositivo , mas que só terá êxito  nesta atividade se tiver a interlocução com quem assessora. Para tanto, fundamental é a adoção de estratégias de trabalho participativas. 

  • Item errado.

    Na assessoria ocorre a troca de saberes/conhecimentos entre os sujeitos envolvidos, jamais o Assistente Social será um centralizador de decisões. Para tanto é importante a participação dos grupos e organizações que o demandaram, visto que, o produto será implementado pelos demandatários da assessoria, e não do Assistente Social assessor. 

  • Na assessoria, o assistente social deverá propor alternativas e caminhos para que a equipe que o demandou possa elaborar o projeto/ação e conseguir executá-lo. As propostas apresentadas pelo assessor não necessariamente devem ser acatadas pelos assessorados, sendo que estes últimos é quem deve decidir se vão colocá-las em prática ou não. Pode-se afirmar que o assistente social é o profissional que vai conduzir o processo de assessoria, pois ele foi demandado para propor, para trazer novas ideias, no entanto, ele necessitará da participação daqueles que o requisitou, sendo que eles podem ou não acatar as ideias trazidas. Assim, o assistente social não é quem decidirá e sim aquele que demandou sua assessoria.


    RESPOSTA: ERRADO


  • O A.S não é centralizador das decisões.