SóProvas


ID
1150222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao processo de aposentaria e seus programas preparatórios e à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens subsecutivos.

Os programas de qualidade de vida no trabalho não são normativos; eles visam apenas atender a desejos e expectativas dos trabalhadores na realização de suas tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei um erro quando ele delimita que os programas de qualidade de vida no trabalho visam apenas atender a desejos e expectativas dos trabalhadores na realização de suas tarefas.


    Gostaria da ajuda dos colegas para analisar a parte inicial da assertiva: "Os programas de qualidade de vida no trabalho não são normativos".


    Fundamento:

    “Os programas de qualidade de vida no trabalho e a satisfação no trabalho envolvem quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos que correspondem a práticas das empresas em cada uma dessas categorias:


    Organizacional:

    - Tratamento ético dos funcionários;

    - Planos de carreira igualitários;

    - Clareza das políticas e procedimentos.


    Social:

    - Investimento na educação formal dos funcionários;

    - Benefícios familiares;

    - Atividades culturais e esportivas.


    Psicológico:

    - Valorização do funcionário;

    - Apoio psicológico;

    - Desafio e outros fatores motivacionais.


    Biológica:

    - Ginástica laboral;

    - Controle dos acidentes de trabalho;

    - Conforto físico e eliminação de insalubridade;

    - Alimentação;

    - Controle de doenças.”

    (RIBAS, 2015)

  • No meu entendimento, há sim normatividade em relação a esses programas. Aqui está uma: PORTARIA NORMATIVA Nº 03, DE 25 DE MARÇO DE 2013 
    Publicado no DOU de 27/03/2013

    Institui as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal, que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC.

    A SECRETÁRIA DE GESTÃO PÚBLICA DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 23, inciso I, alínea "a", item 7, do Anexo I, do Decreto nº 7.675, de 20 de janeiro de 2012, resolve:

    Art. 1º Ficam instituídas as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal a serem adotadas como referência nas ações de promoção da saúde dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, na forma do Anexo.

    Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

  • Entendo que são normativos sim, e não visam apenas as expectativas dos trabalhadores, a exemplo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. 

  • Constitucionalismo afeta a QVT, ou seja, as normas e regras são estabelecidas para aferir padrões.