-
Acredito haver inconsistência na resposta da banca (letra a), visto que keyloggers capturam as teclas e quem captura fotos avançadas na tela do computador são os screenloggers.
-
Também concordo, screenlogger são responsáveis por tirar fotografia da tela e não os keylogger!!!!
-
Tem relação com a interpretação da alternativa A. Veja o que diz a Cartilha CERT:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
O início da alternativa A diz que 'os programas keyloggers', e sabendo que screenlogger é similar ao keylogger (CERT), então a afirmação de 'o que foi visualizado na tela do computador seja capturado', a alternativa faz sentido. Outro caso nesta prova em que a resposta é a 'menos errada'.Letra B = rootkit permanece invisível, e tão escondido que existem ferramentas específicas para sua remoção, como o Windows Defender Offline - http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/what-is-windows-defender-offline
Letra C = o vírus de boot pode se propagar por pendrives e é executado quando o computador é inicializado (boot)
Letra D = botnets são redes zumbis, controladas remotamente para coordenar ataques e acessos indevidos.
Letra E = os hijackers são sequestradores, e os que atacam arquivos do Word são os vírus de macros.
-
Quem meche com os keylogger sabe que eles tambem tiram fotos...
-
Muitos entraram com recurso também nessa questão.
-
Na prática, como se faz para saber se o seu computador foi infectado por um keylogger ou screenlogger? Passando anti-vírus é suficiente?
-
Olá Tati, tudo bem? Para saber se o seu computador tem keylogger ou screenlogger que podem estar registrando o que você digita no teclado físico ou em telas (teclado virtual), você deve usar aplicativos de detecção e remoção. Recomendo:
- SpyBot Search & Destroy 1.6.2 - interface 'antiga', rápida e eficaz
- AdwCleaner - para evitar que a praga seja removida com sucesso, e depois que você reiniciar, ela volte
- MalwareBytes AntiMalware - um dos mais eficazes, recomendado pelo site Linha Defensiva
Antivírus? Aí depende. Nem todo antivírus consegue detectar todo tipo de keylogger e screenlogger.
-
Mas o keylogger só captura quilo que é digitado no mouse, vizualização ficaria na parte de um programa screenlogger. Estou certo Fernanado Aragão???
-
Sim Joseph, você está certo.
Conforme comentei, o CESPE pegou a cartilha CERT, fez uma interpretação do texto, e criou esta alternativa A.
-
Existe uma diferença muito grande de keylogger e screenlogger. Eles possuem funcionalidades diferentes e implementações de código mais diferentes ainda. A complexidade do segundo é muito maior que a do primeiro.
-
Questão anulada pela banca.
-
Questão foi anulada - http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_ce_13_servidor/arquivos/Gab_Definitivo_TJCE14_CB3_06.PDF
-
Hijacker é a mesma coisa de spyware