SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2014 - TJ-CE - Conhecimentos Básicos -Nível Médio


ID
1150414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos incluídos nas opções abaixo constituem trechos de texto adaptado da Gazeta do Povo (PR) de 4/3/2014, assinale a opção em que o fragmento está de acordo com as exigências gramaticais da escrita da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Corrijam-me, se estiver errado.

    A) Errado. Qualquer reforma na legislação somente prosperará (núcleo do sujeito está no singular) se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo terceiro salário (grafa-se sem hífen), férias remuneradas, licença-maternidade e outros.
    B) Errado. Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reivindicação pelos trabalhadores, de forma que a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores.
    C) Certo.
    D) Errado. Nas sociedades livres, o direito de organização e de mobilização, consequentemente o (elipse da palavra direito) de greve, é um dos pilares do conjunto das liberdades e dos direitos individuais do cidadão. 

    Nota: O pronome relativo "cujo" jamais será acompanhado de artigo. A meu ver, não há necessidade do pronome no período e, mesmo se pudesse, ficaria "cujo direito", e não "cujo o direito".
    E) Errado. O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quanto nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação.

    Gabarito letra C

    Bons estudos!

  • para mim a letra C esta errada no trecho :

    "...e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização..."

    o correto nao seria"... e dos salários, nos últimos cem anos, deve-se à organização.."

    se alguem puder me esclarecer essa questao, ficarei grato.

  • André Luiz, nesse caso é facultativo o uso de próclise.

    Após um sinal de pontuação será sempre proibida, salvo diante de entre vírgulas, usadas para isolar termo intercalado.

    Veja que o adjunto adverbial "nos últimos cem anos" está intercalado e entre vírgulas, logo a próclise é facultativa.

    Nesse caso, as duas formas "... se deve..." e "...deve-se..." estão corretas.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Esse verbo "reivindicar" tem caído em várias questões. Dessa vez não errei, mas em compensação li muito rápido a E e perdi o "quando". Uma letra....é suficiente pra determinar tudo! :/

    Além disso, achei que seria "a melhora nas condições..." em vez de "a melhora das condições"....alguém saberia esclarecer essa regência?

  • Amigos, apenas complementando:

     e) O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quando nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação.

    Além do erro quanto a palavra "quando", o qual deveria ser "quanto", há um outro erro quanto a vírgula antes do verbo "é", pois existe a regra básica de pontuação que diz:

    "não se separa o sujeito do verbo com vírgula".

    Logo, corrigindo:


     e) O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais QUANTO nas de bens públicos e em serviços do governo É consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação.

    Espero ter ajudado e que JESUS NOS AJUDE  E NOS DÊ MUITA SABEDORIA NESSES CONCURSOS! :)


  • ALTERNATIVA C)

     

    Núcleos em gradação - Verbo no singular ou concordando com todos. Neste caso a oração admitiu verbo no singular.

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

  • Quando/quanto. Qual é a regra? 

  • Todas estão erradas, NUNCA se começa frase com pronome oblíquo.

    Ao invés de "Deve-se" há "se deve"; que é um erro crasso em português.


    Renato Aquino. Português para Concursos. 2012.

  • Na letra e) o sujeito é número por isso, o número de greves que se repete (singular).

  • Danilo, eu também errei esta questão. Porém, há outra uma regra que ensina: quando houver um adjunto deslocado, não ,necessariamente, tem que ser observado a regra à qual voçê referiu-se. Espero ter ajudado e aprendido!

  • Cara Letícia Rodrigues leia o comentário de Marcelle *.* - Não existe "Tanto... quando..." - porque tanto se refere a quantidade e não a tempo.. 

    Caro Jony Santana é possível sim separar o sujeito do verbo quando existe uma oração intercalada - trata-se de uma oração subordinada adverbial comparativa  "tanto nas empresas de produtos individuais QUANTO nas de bens públicos e em serviços do governo"

  • Letra a) Qualquer reforma na legislação somente prosperaram se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo-terceiro salário, férias remuneradas, licença- maternidade e outros. ( prosperará)

    Letra b) Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reinvidicação pelos trabalhadores, de formas que a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores. (reivindicação; forma)

    Letra d) Nas sociedades livres, o direito de organização e de mobilização, consequentemente cujo o de greve, é um dos pilares do conjunto das liberdades e dos direitos individuais do cidadão. ( Não há por que usar o cujo)

    Letra e) O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quando nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação. (repete; quanto)

  • Letícia, tem um vídeo da professora explicando a correção da questão, acredito que ajude. Bons estudos!

  • Gente, lembrando que a vírgula (,) não é uma pontuação que finaliza uma frase. Eu vi colegas colocando que não se começa frase com pronome oblíquo se referindo a alternativa ´´C``. As pontuações que obrigatoriamente utilizamos e logo após iniciamos uma frase com letra maiúscula são: ponto final (.)/ exclamação (!) e interrogação (?)

  • A - Qualquer reforma na legislação somente prosperaram se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo-terceiro salário, férias remuneradas, licença- maternidade e outros ERRADO - VERBO PROSPERARAM (PROSPERARÁ)

    B - Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reinvidicação pelos trabalhadores, de formas que a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores - ERRADO - DE FORMAS QUE ( DE FORMA QUE)
    D - Nas sociedades livres, o direito de organização e de mobilização, consequentemente cujo o de greve, é um dos pilares do conjunto das liberdades e dos direitos individuais do cidadão. ERRADO - CUJO O - NÃO USA ARTIGO APÓS CUJO (A)
    E - O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quando nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação. ERRADO - QUANDO (QUANTO)
    Shalon!

  • A alternativa que a banca deu como correta, letra C, contém erro de colocação pronominal. 

    A vírgula repele o pronome:

    "os últimos cem anos, se deve à"

    O correto seria: "os últimos cem anos, deve-se à" 


  • vírgulas apositivas (explicativas) não interferem no uso do pronome.

  • Só corrigindo, nesse caso não ocorre interferência por se tratar de uso facultativo (adj adv).

  • não seria "deve-se" ao invés de "se deve"?


  • Essa questão deveria ser anulada, pois todos os íntens estão errados. Correto seria: deve-se, na letra C

  • Questão deveria ser anulada

  • Galera aqui vai a minha ótica sobre cada alternativa, me ajudem se estiver equivocado em alguma pensamento:


    A) O verbo PROSPERAM está incorreto pois o sujeito está no singular.

    B) A preposição PELOS antecedendo trabalhadores está incorreto, sendo o correto substituir pela preposição "AOS"

    D) NÃO existe CUJO O

    E)O certo deveria ser TANTO nas empresas de produtos QUANTO NAS DE BENS PÚBLICOS.


  • B)errada ,poque, n existe Reinvindicação e sim REIVINDICAÇÃO

  • LETRA C, NA MINHA OPINIÃO TAMBÉM ESTÁ ERRADA.

    Tratando-se de colocação pronominal temos o caso de:

    --> quando houver vírgula ou pausa antes do verbo, admite-se a colocação pronominal na forma de ÊNCLISE. Portanto, a letra C estaria errada.

  • Uso obrigatório da ênclise:

    - Verbos no imperativo

    - Verbos no início de orações

    - Após , e ; (vírgula e ponto e vírgula) - Com essa regra, a letra C também ficaria errada.

    - Inicio de orações reduzidas de gerúndio

  • Quanto a questão c), ela está correta. Cuidado! há divergências entre os próprios gramáticos, mas o Cespe parece que segue o entendimento de que não se inicia PERÍODO com pronome oblíquo átono. Iniciar oração ou frase é possível. Evanildo Bechara na Moderna Gramática Portuguesa, 37ª Edição, pág. 588 tem esse entendimento.

  • Logo o CESPE que é tão rigorosa deixa escapar uma de colocação pronominal. Se o gabarito colocasse a letra c como errado seria "lógico que está errado, pois o correto é 'deve-se'". Como o gabarito considera tal letra correta, fala-se: "a colocação pronominal no Brasil prima pela próclise, então a banca não foi tão rigorosa quanto isso...". Ou seja:  o CESPE faz o que quer e ninguém tem coragem de dizer que a banca errou. 

  • A questão c de acordo com regra seria ênclise, mas observem que a vírgula anterior  esta isolando o termo e nesse caso admiti-se a próclise.

    Ex: Amanha, conforme a agenda, me verão aqui.

    Amanhã, conforme a agenda, ver-me-ão aqui.

  • Obrigada Marcelle =) Ótima explicação.

  • correta "C"

    EXPLICAÇÃO:

    Próclise ou ênclise - O pronome pode ficar antes ou depois do verbo quando houver:

    1) sujeito explícito antes do verbo:

    • Ele se manteve / manteve-se irredutível em relação ao divórcio.
    • William Golding se consagrou/consagrou-se como um mestre em esmiuçar questões complexas da natureza humana.
    • Desde os dois anos de idade Laís se veste /veste-se sozinha.
    • Humilhar  o vizinho se tornou/tornou-se uma obsessão para Joel.
    • Por muito tempo aquelas pessoas se debateram/debateram-se com o alcoolismo.
    Na assertiva há sujeito expresso:

    A sensível melhora.........se deve à organização........

  • a) prosperarão

    b)reivindicações

    c)Certa

    d)cujo o ...

    e)quando ao invés de quanto

  • A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

    OBS: ANTES DO SE DEVE, EXISTE UM ADJUNTO ADVERBIAL..........PORTANTO, É FACULTATIVO........A PRÓCLISE OU ÊNCLISE..........................

  • Aos estudantes com acesso ao vídeo de explicação,


    O preocupante é assistir ao vídeo e perceber que a explicação dada pela professora do QC referente ao erro do item b está equivocado. Afirmar que apenas a expressão "de formas" compromete a assertiva é lamentável; muitos estudantes estão utilizando esse material para estudo. Todos erram, mas nesse nível?!

    Bons estudos!
  • Apesar de ter marcado a questão "C" como a correta, fiquei na dúvida pois, existe uma vírgula que antecede o pronome. Até onde eu sei, ainda que exista uma expressão adverbial que atraia o pronome para antes do verbo, eu tb sabia que, quando houvesse uma vírgula, separando a expressão adverbial, seria um caso de ênclise, e não de próclise, como mostrou a questão.

    No entanto, consultando uma boa gramática, restou esclarecido que quando o pronome é precedido por uma expressão entre vírgulas, aí, caberia tanto a próclise como a ênclise, o que torna a questão correta, de fato.
  • Na letra (c), que a resposta correta, acontece o que língua portuguesa chama de paralelismo sintático.


    Vi muita gente falando em anular a questão por conta de se iniciar frase com pronome oblíquo na alternativa correta. Vi também gente criticando a explicação da professora do QC com relação a assertiva (c). Pois bem, acho que todos os críticos deveriam perceber que na alternativa (c) as vírgulas estão como aposto explicativos, ou seja, são termos acessórios que se retirados não fazem mal algum. O CESPE não levou em consideração este detalhe, ele só queria saber sobre o paralelismo sintático.
  • Alguém pode me ajudar (pode ser até mesmo por mensagem)?

    Na opção "E" o verbo REPETIR não deveria concordar com o núcleo do sujeito (número), ao invés de concordar com GREVES?

    Acredito que deveria, pois "O NÚMERO" não é expressão partitiva e "DE GREVE" é preposicionado (o núcleo do sujeito nunca é preposicionado) e a concordância verbal se dá em relação ao núcleo do sujeito (NÚMERO).

    Alguém me ajuda!

    Bons estudos.

  • Respondendo a pergunta do Marcelo.

    Bom, me parece que o "que" é um pronome relativo que está retomando o termo "greves", sendo assim o verbo "estendem" está no plural pois tem como sujeito esse pronome relativo e como referente o termo "greve" que também está no plural.


    Enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem.
  • Questão apresenta o gabarito errado, já que na alternativa "c" ocorre o uso de uma ênclise errada em relação ao verbo (dever).

  • Sobre a tão polêmica letra C :
    Informação que vale para qualquer caso de próclise : ignora-se a expressão intercalada, colocando o POA(pronome oblíquo átono) antes do verbo, pois seu antecedente ainda é uma palavra atrativa: "Mesmo quem, diante de situações precárias, se encontra calmo, padece." Sobre isso, ainda cabe a ênclise, segundo ensino da Academia Brasileira de Letras.

    A Gramática para concursos públicos

    Fernando Pestana

  • ate onde eu sei, nao pode ter proclise depois de pontuaçao, entao nenhuma assertiva esta correta

  • gleydson cunha e demais colegas, 


    Analisei a alternativa da seguinte forma:

    "A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve."


    nos últimos cem anos é um Adj. Adv. deslocado. 


    Portanto sua ordem direta seria: 

    "A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve nos últimos cem anos."


    Vejam que quando se trata de vírgulas intercalando termos que não estão em sua ordem direta, não prejudica a colocação pronominal após elas.

  • A sensível melhora....se deve....

  • A) Errada. Há erro de concordância verbal entre os termos "reforma na legislação" (Suj. no singular) e "prosperaram" (Verbo no plural);
    B) Errada. Pois a locução conjuntiva "de forma que" não aceita flexão de número. Logo, está claro o erro da alternativa;
    C) CERTA. Segue toda uma estrutura, com segmentações paralelísticas, sem que haja dubiedades ou erros gramaticais;
    D) Errada. Cujo tem função de adjunto adnominal, logo, tem de estar ligado a um substantivo e não a um pronome, como é visto na citada;
    E) Errada. "Tanto...quanto" se trata de um fragmento de comparação entre termos, muito observado na flexão de grau dos adjetivos.

  • crase antes de nome masculino? :-/

  • Bob Jimmy. Não há crase antes de masculino na alternativa C. "Liberdade e Organização são palavras femininas. 

  • Essa questão deveria ser anulada, pois é regra que após a pontuação não pode haver próclise. Sendo assim, a escrita correta da assertiva seria:

     

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, deve-se à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

  • Pessoal observem que antes de  " se deve " ocorre um aposto , deixando-a correta.

  • Alternativa A: ERRADA.

    Qualquer reforma na legislação somente prosperaram se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo-terceiro salário, férias remuneradas, licença- maternidade e outros.

    O correto seria:

    Qualquer reforma na legislação somente prosperará se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo-terceiro salário, férias remuneradas, licença-maternidade e outros. 

    Como a oração subordinada adverbial concessiva dá ideia de possibilidade “se ficar acordado (...)”, o verbo deve no futuro do presente simples do subjuntivo, e não no passado “prosperaram”.

    Além disso, o verbo deve ficar no singular para concordar com o sujeito “qualquer reforma na legislação”, que está no singular. Como o sujeito é simples, apenas um núcleo, o verbo deve concordar com esse núcleo, que é “reforma”. Com isso, “a reforma prosperará (...) se ficar acordado (...)”.

     

    Alternativa B: ERRADA.

    Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reinvidicação pelos trabalhadores, de formas que a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores.

    “de forma que” é uma conjunção subordinativa consecutiva. E a “conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração” (Só português).

    Se a conjunção não pode variar, ela não poderá ir para o plural como consta na questão.

     

    Alternativa C: CORRETA.

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve. 

    A primeira vírgula foi utilizada para separa elementos de mesma função sintática, que no caso em questão são os complementos nominais do substantivo “melhora”. Poderíamos escrever assim:

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, a sensível melhora das políticas de segurança e a sensível melhora dos salários. Contudo, para manter a coesão, optou-se por omitir o substantivo, que pode facilmente ser subentendido pelo contexto.

    A segunda e a terceira vírgula foram utilizadas para destacar o adjunto adverbial de tempo “nos últimos cem anos”, que está deslocado. Quando o adjunto adverbial for de pequena extensão, as vírgulas são facultativas, mas esse não é o caso do adjunto adverbial dessa questão, que é de grande extensão.

  • Excelente explicação da professora. AMOR de pessoa, e muito inteligente

  • Ha não coloquei errada por começar uma oração como " ..., se deve". Ainda acho que está errada.

  • Letra a está errada porque prospera deveria estar no singular concordando com reforma.

    Gabarito letra c

    Nada é fácil, tudo é difícil.

    Alguns de nós ja forom facas na goiabeira.

    Quando voce olhar os comentários eu estarei lá.

  • a) ERRADO. Qualquer reforma na legislação somente prosperaria se ficasse acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo-terceiro salário, férias remuneradas, licença-maternidade e outros.

     

    b) ERRADO. Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reinvindicação pelos trabalhadores, de forma que a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores.

     

    c) CERTO. A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

     

    d) ERRADO. Nas sociedades livres, o direito de organização e de mobilização, consequentemente em que a greve, é um dos pilares do conjunto das liberdades e dos direitos individuais do cidadão.

     

    e) ERRADO. O número de greves que se repete todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quanto nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação.

  • c)  A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

     

    Regência e crase - OK

    Vírgulas - OK

  • Não entendi o item C. "... nos ultimpos anos, SE deve..." aqui esse SE não era para estar após o verbo, nao?

  • Show de bola a explicação da professora!! 

  • Incrível como a falta de atenção me fez perder uma questão como essa, não vi o quanDo na letra E e marquei como correta, além disso, confundi as regras de próclise na C, já que:

    Regra: Não se admite pronome átono logo após uma pausa (vírgula)

    Exceção: Se o pronome vier após dupla vírgula está correto. É o caso da questão.

  • letra c esta errada 

    proclise proibida em inicio de frase e apos virgula

  •  

    EU ACHO QUE TODAS AS QUESTÕES ESTÃO ERRADAS

    NÃO EXISTE JEITINHO BRASILEIRO NA GRAMÁTICA

     

  • Herllan Oliveira esta equivocado, tome cuidado pois, se estiver entre vírgula pode usar próclise!

     

    Se tivesse somente a primeira virgula no período, ai tudo bem, estaria errado. Mas o objeto em questão está entre vírgulas, oq o torna correto. 

     

    Gab.C

  • Na minha opinião, cabe recurso.

    A alternativa C, dada como a correta pelo gabarito, possui uma incorreção gramatical no que diz respeito à colocação pronominal.

    ... anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberda...

    são proibidos ênclises no início de períodos ou após as seguintes pontuações: . , : ;

  • Pensei da mesma forma Samuel.

  • Corrijam-me, se estiver errado.

    A) Errado. Qualquer reforma na legislação somente prosperará (núcleo do sujeito está no singular) se ficar acordado que não serão retirados benefícios trabalhistas, como décimo terceiro salário (grafa-se sem hífen), férias remuneradas, licença-maternidade e outros. 
    B) Errado. Uma legislação moderna deve prever canais de negociação e meios legítimos de reivindicação pelos trabalhadores, de formaque a greve somente ocorra em casos extremos, após esgotados todos os meios anteriores. 
    C) Certo
    D) Errado. Nas sociedades livres, o direito de organização e de mobilização, consequentemente o (elipse da palavra direito) de greve, é um dos pilares do conjunto das liberdades e dos direitos individuais do cidadão. 

    Nota: O pronome relativo "cujo" jamais será acompanhado de artigo. A meu ver, não há necessidade do pronome no período e, mesmo se pudesse, ficaria "cujo direito", e não "cujo o direito".
    E) Errado. O número de greves que se repetem todos os anos, tanto nas empresas de produtos individuais quanto nas de bens públicos e em serviços do governo, é consequência, entre outros fatores, de falhas da legislação. 

    ALTERNATIVA "C"

  • LETRA C ESTÁ CORRETÍSSIMA.

     

    A REGRA É QUE NÃO PODE USAR PRONOME OBLÍQUO ÁTONO NO INÍCIO DE FRASE OU APÓS PONTUAÇÃO. NA ALTERNATIVA CORRETA, TEMOS UM ADJUNTO ADVERBIAL INTERCALADO.

     

    EX: ONTEM, NOS CONVIDARAM. ERRADA

    ONTEM, CONVIDARAM-NOS. CORRETA

    ELES, ONTEM, NOS CONVIDARAM. CORRETA

    ELES, ONTEM, CONVIDARAM-NOS. CORRETA.

     

    PROFESSOR ELIAS SANTANA.

     

     

  • Até a professora passou despercebido no 1º erro da (B). "Reinvidicação", destarte o correto é Reivindicação.

     

     

  • PALHAÇADA. ABSURDO. A QUESTÃO "C" ESTÁ ERRADA TAMBÉM. 

  • GABARITO C

     

    Quanto ao "cujo", pessoal:

     

    “Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”.

     

     É ERRADO usar artigos definidos depois do pronome.

     

    A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)

     

    Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas.

     

    A equipe cujo resultado foi o melhor terá financiamento.

     

     

    bons estudos

  • QUANTO A ALTERNATIVA C:

    O pronome não é proibido após vírgulas, parem de confundir os colegas e procurem pesquisar.

    O USO DO PRONOME APÓS A VÍRGULA DEVE SER EVITADO, MAS NÃO É ERRADO.

    No caso poderia ficar: nos últimos cem anos, se deve à organização OU nos últimos cem anos, deve-se à organização.

    Se ficarem na dúvida perguntem a professora FLÁVIA RITA.

    Espero ter contribuído.

  • "..., se deve à organização..." (erro da alternativa C)

    "..., deve-se à organização..." (correto)

    Questão sem gabarito.

  • Não se inicia oração com pronome oblíquo átono, a letra C também está errada!

  • Letra C não pode estar correta, pois o pronome SE está antes do verbo, onde a vírgula puxa ênclise!

  • Fui pela melhor alternativa. Mesmo com erro. Letra C.

  • A CESPE considera como correto esse tipo de colocação pronominal quando antes da vírgula estiver uma locução adverbial, no caso locução adverbial de tempo.

  • Caros colegas de luta, darei aqui a minha contribuição sobre a letra C:

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

    Esse é um caso facultativo de próclise/ênclise, pois o sujeito está explícito. Se retirarmos o adjunto adverbial NOS ÚLTIMOS CEM ANOS, a oração ficará, portanto, desta forma:

    A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários (sujeito) se deve (ou deve-se) à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve.

    A sensível melhora... se deve / A sensível melhora ... deve-se.

    As duas formas estarão corretas.

    GABARITO: C DE CORRETO

  • a maldade da letra E dói na espinha...

  • advérbios atrasem próclise obrigatória somente se não houver pausa marcada. assim, deve-se ou se deve tanto faz porque a vírgula após "anos" é pausa marcada. sem drama tchurma!

  • eu seleciono só pra fazer questão de regência e me aparece essas bost
  • LETRA C

  • Gabarito: C

    #MINHAFORÇAESTÁNOSENHOR

    #TUDOPOSSONAQUELEQUEMEFORTALECE

  • As vírgulas que separam as orações intercaladas CURTAS, como essa aí de tempo, em regra, NÃO INTERROMPEM as regras de atração ou facultatividade da próclise.

    Exemplo: Quero que, ainda hoje, ME tragam o livro. - A próclise permanece obrigatória, pois existe o fator atrativo "QUE", antes do trecho intercalado.

    Entretanto, se for LONGA, a próclise passa a ser FACULTATIVA, mesmo se houver o fator atrativo de próclise ou se a próclise for mesmo facultativa, se retirada a oração intercalada.

    No caso do texto, "nos últimos cem anos" é oração intercalada CURTA, então a vírgula que a separa da oração que se inicia com "se deve" NÃO ALTERA o fator original de PRÓCLISE FACULTATIVA decorrente do SUJEITO EXPRESSO "sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários".

    Por isso a letra "C" está correta, pois a vírgula não é fator atrativo de próclise nesse caso.

  • a) ERRADO - "Qualquer reforma na legislação somente prosperaram". O verbo está no plural e o sujeito no singular. Erro de concordância.

    -

    b) ERRADO - "de formas que a greve" A expressão "de foma que" deve estar no singular, pois ela é uma locução conjuntiva com sentido de consequência.

    -

    c) CERTO - Essa opção está de acordo com as exigências gramaticais da escrita da língua portuguesa.

    -

    d) ERRADO - "consequentemente cujo o de greve". Sempre depois do "cujo" é preciso ser colocado um substantivo, pois ele é um pronome relativo que funciona como adjunto adnominal, ele precisa estar ligado a um substantivo. Nunca use artigo depois de cujo.

    -

    e) ERRADO - "tanto nas empresas de produtos individuais quanDo nas de bens públicos" O certo seria "tanto ... quanTo"

  • A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve. Correto.

    Quem deve, deve a= Preposição + artigo feminino. Que no caso é à organização e à liberdade. Crase empregada corretamente.

  • Não marquei a letra "C" por achar que o certo seria "deve-se" ai marquei a letra "E" e não vi que tava escrito "QuanDo" e não "QuanTo" kkkkkkk'

    Segue o baile

  • TODAS ESTÃO ERRADAS

    A- Qualquer reforma na legislação somente prosperaram (prospera) se ficar acordado...

    B- ...pelos trabalhadores, de formas (forma) que a greve somente ocorra...

    C- A sensível melhora das condições no ambiente de trabalho, das políticas de segurança e dos salários, nos últimos cem anos, se deve (devem) à organização dos trabalhadores, à liberdade sindical e ao direito de greve. Sujeito sublinhado.

    D-  ...consequentemente cujo o de greve... ( nem antes e nem depois se uso artigo)

    E- O número de greves que se repetem (repete) todos os anos... (o que se repete? O número= sujeito)

  • ,se deve??????

  • Fui por eliminação e acertei a questão gabarito letra, C.

    Explicar mesmo só sei a letra D.

    VAMOS A EXPLICAÇÃO, a PALAVRA cujo, nunca se usa artigos, ela é sempre sozinha.

    Avante=PCDF.

  • Questão consta arbitrariedade por parte da banca. Nenhuma questão está correta. A Alternativa C apresenta erro de colocação pronominal.

  • Turma, segundo comentário da professora Isabel Vega, em concursos de ensino medio não há um rigor tão alto qto á colocação pronominal. Ela falou que eles (Cespe) podem ter usado porque no Brasil há preferência pelo uso da próclise.

  • Tomara que essa moda tenha ficado em 2014.


ID
1150420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Voto facultativo, voto em branco e voto nulo são recursos frequentemente mencionados por muitos brasileiros revoltados com a corrupção na política. Esses apelos voltam a aparecer na véspera de mais um processo eleitoral, especialmente em manifestações feitas pelas redes sociais.
             (...)
            Mas é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado.

                                                                                                Zero Hora, 3/3/2014 (com adaptações).


O fragmento de texto acima se tornaria coeso e coerente caso a marca de supressão nele mostrada — (...) — fosse substituída pelo segmento textual apresentado em uma das opções abaixo. Assinale esta opção.

Alternativas
Comentários
  • B ...

  • Essa indignação é um termo anafórico e retorna ao período anterior. Letra B

  • A letra C está errada só por causa da ausência do "de"??? Ou tem mais erros? (Confesso que achei que fosse erro de digitação do QC :p)

  • A letra C é incoerente com a conclusão.

    Nela a opinião é que: Em uma democracia o cidadão não pode fazer muita coisa. E a conclusão afirma que é a crença na política que pode alterar a situação. Ou seja, são ideias contrárias.

  • A letra E está errada pq pois o voto branco e nulo não são iniciativa "legisladora".

  • A letra (B) é a única que corresponde ao perguntado (coesão e coerência) pois, traz: indignação legítima, explosão de escândalo ou julgamento pelo STF.

  • Gabarito. B.

    a alternativa B e a que se encontra mais coerente de acordo com o enunciado.

  • Voto facultativo, voto em branco e voto nulo são recursos frequentemente mencionados por muitos "brasileiros revoltados" com a corrupção na política. 

    Esses apelos (para que votem em branco, facultativo ou nulo) voltam a aparecer na véspera de mais um processo eleitoral, especialmente em manifestações feitas pelas redes sociais. 

    Essa indignação (de brasileiros revoltados) é legítima e acentua-se sempre que explode um escândalo político ou que um julgamento do Supremo Tribunal Federal, como a recente apreciação de recursos, não corresponde à expectativa da nação. 

    Mas é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado. Isto é, não basta ficar revoltado, temos que acreditar na política e participar ativamente do processo eleitoral.

    Esses, Essa e Mas são os conectivos do texto. Os dois primeiros anafórico e o último conjunção adversativa.

     

  • Esse é o tipo de questão onde fica mais claro mostrar o certo se apontarmos os erros das demais :

    A - esta errada pois o enunciado NADA FALA SOBRE " SETORES organizados " : Menciona simplesmente " muitos brasileiros...e internet (redes sociais )".

    C- o foco do discurso esta na ação dos eleitores o que eles podem fazer para mudar isto ?"  Este raciocino foge a conclusão do texto original "Mas é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado. Onde o apelo esta na CRENÇA em uma politica melhor e não na RESPONSABILIDADE dos cidadãos como se deles fosse a culpa .

    D- é uma clara aceitação e justificação dos fatos QUE NADA TEM HAVER COM as preocupações reais do texto apresentado o termo "GENERALIZAÇÃO" faz parecer com que as ações iniciais do texto sejam infundadas. O que discorda da conclusão e deixaria o texto INCOERENTE  !

    E-é a pior de todas, ela afirma que a conclusão esta ERRADA ! Ora se nós somos os legisladores NÃO HA POR QUE  fazer um apelo conclusivo para que se tenha fé em uma politica melhor, ESTARÍAMOS REVOLTADOS COM NOS MESMO !

    CORRETA

    B - "esta indignação é legitima ( Releia o texto e irá repará que ele faz uma referencia perfeita "votos em branco...." 

    e por fim note que a questão B termina fazendo um "gancho " com a conclusão ao mencionar : "Não responde as expectativas da nação "...seguida por " MAS ( conjunção coordenativa adversativa, indica clara oposição entre ideias ).....

    OBS : Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.

    CONCLUSÃO :

     APESAR DE :"Não responde as expectativas da nação "..é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado. "

    resposta B

  • Mas = conjunção adversativa. 

    Logo, podemos verificar que a opção a ser assinalada deve transpassar uma ideia diversa daquela expressa no fragmento textual citado no comando da questão. 
  • Para ajudar no início da sua análise pense em qual alternativa melhor concordaria se fosse posto como uma dissertação bem arranjada. Com introdução, desenvolvimento e conclusão. Cujas partes precisam ser coerentes.

  • Mas o assunto não é regência?


  • Ao começo do texto, é falado sobre o voto e seus desdobramentos. Como bem sabemos, tais prerrogativas são corroboradas pela legislação brasileira e, por conseguinte, são legítimas.
    Seguindo, é observado que devido a corrupção é cada vez mais presente o sentimento de indignação pela maioria do povo brasileiro.
    Note que ambas as ideias são reafirmadas pela transcrição da alternativa "b" onde é visto: "Essa indignação é legítima". Portanto...
    ALTERNATIVA: B.

  • O primeiro parágrafo introduz a ideia.

    O terceiro parágrafo conclui divergindo de algo que foi dito antes.

    O segundo parágrafo só pode ser a alternativa B, que, além de justificar o a indignação dos eleitores, apresenta a ideia a ser rebatida no terceiro parágrafo. 



  • essa retomando período anterior e fato concluído antes misturando com o mas adversativo depois, meio estranho.

    acertei pela lógica e o cespe gosta muito disso raciocínio lógico verbal. agnaldo martino LFG.

  •  

    Gabarito letra B

    Nada é fácil, tudo é difícil.

    Alguns de nós ja forom facas na goiabeira.

    Quando voce olhar os comentários eu estarei lá.

  • A) "Portanto" => indica conclusão do texto.

    B) "Essa indignação" => há coesão com o que foi mencionado no início do período. (GABARITO).

    C) "Um tal grau (DE) responsabilidade".

    D) "Ao contrário".

    E) "Esta iniciativa legisladora" (não há coesão).

  • A

    Portanto(USADO EM CONCLUSÃO DE TEXTO[ERRADO]), eles não vêm de outro planeta. Saem dos setores organizados da sociedade, chegam ao poder pela autorização explícita de contingentes de eleitores numerosos o suficiente para diferenciá-los dos demais postulantes de mandatos.

    B

    Essa(REFERENCIAL ANAFÓRICO[CORRETO]) indignação é legítima e acentua-se sempre que explode um escândalo político ou que um julgamento do Supremo Tribunal Federal, como a recente apreciação de recursos, não corresponde à expectativa da nação.

    C

    Um tal grau (FALTA DE PREPOSIÇÃO "DE")responsabilidade não pode ser atribuído apenas aos políticos. A pergunta que se impõe é: o que os cidadãos podem fazer para impedir a deformação da política? Numa democracia, podem muito.

    D

    Ao contrário(NÃO É CONTRÁRIO, MS É UMA CONFIRMAÇÃO), é humano e compreensível que pessoas revoltadas com o comportamento de seus representantes no poder resvalem para a generalização, afirmando que todos os políticos são inconfiáveis.

    E

    Esta iniciativa legisladora(NÃO SE FALA EM LEGISLAÇÃO), porém, carrega no seu bojo uma contradição: os políticos, queiramos ou não, somos nós, os cidadãos que votamos e elegemos nossos representantes.

  • A

    Portanto(USADO EM CONCLUSÃO DE TEXTO[ERRADO]), eles não vêm de outro planeta. Saem dos setores organizados da sociedade, chegam ao poder pela autorização explícita de contingentes de eleitores numerosos o suficiente para diferenciá-los dos demais postulantes de mandatos.

    B

    Essa(REFERENCIAL ANAFÓRICO[CORRETO]) indignação é legítima e acentua-se sempre que explode um escândalo político ou que um julgamento do Supremo Tribunal Federal, como a recente apreciação de recursos, não corresponde à expectativa da nação.

    C

    Um tal grau (FALTA DE PREPOSIÇÃO "DE")responsabilidade não pode ser atribuído apenas aos políticos. A pergunta que se impõe é: o que os cidadãos podem fazer para impedir a deformação da política? Numa democracia, podem muito.

    D

    Ao contrário(NÃO É CONTRÁRIO, MS É UMA CONFIRMAÇÃO), é humano e compreensível que pessoas revoltadas com o comportamento de seus representantes no poder resvalem para a generalização, afirmando que todos os políticos são inconfiáveis.

    E

    Esta iniciativa legisladora(NÃO SE FALA EM LEGISLAÇÃO), porém, carrega no seu bojo uma contradição: os políticos, queiramos ou não, somos nós, os cidadãos que votamos e elegemos nossos representantes.

  • a) ERRADO - "Portanto" só pode ser colocado na conclusão do texto (ou do raciocínio).

    -

    b) CERTO - "Essa indignação" concorda com o paragrafo anterior e é reforçado em "não corresponde à expectativa da nação".

    -

    c) ERRADO - "Um tal grau responsabilidade" faltou a preposição "de". "Um tal grau DE responsabilidade".

    -

    d) ERRADO - "Ao contrário" não se encaixa no texto, pois tudo escrito após de "ao contrário" concorda com paragrafo anterior.

    -

    e) ERRADO - O termo "esta iniciativa legisladora" não foi citado no paragrafo anterior. Os apelos das manifestações são sobre o voto facultativo, nulo e branco. O paragrafo anterior não menciona nada de legislação.

  • O Alexandre de Moraes aterroriza até os examinadores da cebraspe kkkkkkkk


ID
1150423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  1. Voto facultativo, voto em branco e voto nulo são recursos frequentemente mencionados por muitos brasileiros revoltados coma corrupção na política. Esses apelos voltam a aparecer na véspera de mais um processo eleitoral, especialmente em manifestações feitas pelas redes sociais. 


  1. (...)Mas é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado. 

                                                                                                                                               Zero Hora, 3/3/2014

      Considerando que os fragmentos incluídos nas opções abaixo constituem trechos de texto adaptado da Zero Hora de 3/3/2014, assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto em relação ao emprego dos sinais indicativos de crase.

      Alternativas
      Comentários
      • Concordo com a letra B, ok, perfeito.

        Mas e quanto à letra D? Fiquei confusa se o item se enquadra no caso facultativo ou não (envolvendo locução prepositiva "até a"). Ajuda?

      • Cara Mônica, a princípio também fiquei com essa dúvida. Mas o caso de crase facultativa com a expressão "até a" cabe apenas quando indicar destino ou lugar. Ex.: Fomos até à/a biblioteca. Não foi o que aconteceu na questão!

      • Na letra D "até" tem funçao de Adverbio= inclusive, nao se coloca crase.


      • Então amigos, 

        Aprendi a olhar a regência do verbo. No caso, perder é intransitivo. Não sei se é o certo verificar assim.  Obrigado.

      • Fiquei em duvida entre a "b" e a "a". Acho que não pode ser a "d" devido às regras de paralelismo, pois no trecho (à liberdade por terem traído a confiança da população) acredito que falta uma preposição "a" antes da palavra "confiança".

      • Letra B.

        Como o termo é uma locução preposiva o uso da crase é obrigatório!


        à vontade de



      • a locução prepositiva "até a" é um caso facultativo de crase pode ser craseada ou não.

        exemplos: Andei até a entrada de sua casa. ou Andei até à entrada de sua casa.

        exceção: * Quando a palavra "até" for denotativa de 'inclusão' não haverá crase 

        exemplo: Já não se pode mais contar nos dedos de uma mão os políticos que perderam mandatos, cargos e até à(A) liberdade por terem traído a confiança da população.                                                                                                       -INCLUSÃO.

      • Para agregar conhecimento:

        "crase não deve ser empregada junto a algumas preposições.

        Dois casos, no entanto, devem ser observados quanto ao emprego da crase. Trata-se das preposições "a" e "até" empregadas antes de palavra feminina. Essas únicas exceções se devem ao fato de ambas indicarem, além de outras, a noção de movimento. Por isso, com relação à preposição "a" torna-se obrigatório o emprego da crase, já que haverá a fusão entre a preposição "a" e o artigo "a" (ou a simples possibilidade de emprego desse artigo). Já a preposição "até" admitirá a crase somente se a idéia expressa apontar para movimento.

        Exemplos:

        1. A entrada será permitida mediante à entrega da passagem. [Inadequado]

          A entrada será permitida mediante a entrega da passagem. [Adequado]

        2. Desde à assembléia os operários clamavam por greve. [Inadequado]

          Desde a assembléia os operários clamavam por greve. [Adequado]

        3. Os médicos eram chamados a sala de cirurgia. [Inadequado]

          Os médicos eram chamados à sala de cirurgia. [Adequado]

          ...[termo regente: chamar a / "a" = preposição indicativa de movimento]

          ...[termo regido: (a) sala / "a" = artigo]

          ...[sala: palavra feminina]

        4. Os escravos eram levados vagarosamente até a senzala.

          Os escravos eram levados vagarosamente até à senzala.

          ...[termo regente: levar a / "a" = preposição indicativa de movimento]

          ...[termo regido: (a) senzala / "a" = artigo]

          ...[senzala: palavra feminina]

        Observe que não foi apontado no exemplo (4) o uso inadequado e adequado das ocorrências de crase. Isso se dá porque atualmente no Brasil o emprego da crase diante da preposição "até" éfacultativo.

      • Quando você tem uma frase  com a palavra "ATÉ" olhe para o verbo, se não pedir a preposição "a" JAMAIS haverá crase.

        Se o verbo pede preposição "a", a crase é facultativa.

        Aula do professor  Agnaldo Martino.

      • Gabarito. B.

        Crase Obrigatória diante de locução adverbial feminina 

        Crase Facultativa depois da preposição ATE

      • alguém pode explicar a d?

      • alguém pode explicar a d?

      • Problema de paralelismo sintático na letra D.

      • Olá, pessoal!

        Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca.

        Bons estudos!
        Equipe Qconcursos.com

      • alguém explica a letra "A" ?

      • "Aumentar à massa crítica da população"
        Aumentar é Verbo Transitivo Direto. "Massa crítica da população" é objeto direto e por isso não pede preposição e, consequentemente, não aceita crase.

      • gab B - Letra A - ERRADA. O verbo "aumentar" é VTD e o verbo "levar", no trecho, é VTDI. Letra B - CERTO. O termo "relação" rege a preposição A. Letra C - ERRADA. O trecho "mas A mesma democracia que possibilita tais desvios", temos apenas o artigo. Letra D - ERRADA. O verbo "perderam" não pede preposição, se pedisse, era caso de crase facultativa. Letra E - O verbo "fiscalizar" e "depurar" são VTD.

      • No caso da (D), não é possível a crase em "até A', nem facultativamente, pois não há a incidência da preposição regida pelo verbo PERDERAM (VTD) logo não é facultativa pois não existe tal faculdade.

      • Já não se pode mais contar nos dedos de uma mão os políticos que PERDERAM (o que?) mandatos, cargos e até à LIBERDADE por terem traído a confiança da população.

        VTD = não há preposição portanto não é facultativo coisa nenhuma

      • A crase só é facultativa depois da locução prepositiva " até a"... No caso da letra D, não existe locução prepositiva, mas uma palavra denotativa de inclusão (até = inclusive). 

        Ps.: Se o verbo "perderam" fosse VTI haveria crase, não por conta da LP, mas por exigência do verbo.

        Exemplo do prof. Pestana: Foi levado ao internato, à cadeia, e até à penitenciária (e inclusive foi levado à penitenciária), durante sua vida.

      • Pessoal, na letra D, o "a" é apenas artigo que acompanha o substantivo "liberdade".

      • Sobre a alternativa D;


        Crase facultativa diante da preposição "até", uma vez que esta preposição pode aparecer sob a forma da locução "até a".


        - Emocionado, ele se comoveu até as/ até às lágrimas. (até + as lágrimas) ou (até + as lágrimas)

        - Ao ouvir a campainha, imediatamente foi até a porta/ até à porta.


        Observação:

        Não confunda as preposições "até/ até a", as quais indicam "deslocamento, movimento, ação, com a palavra denotativa de inclusão "até", a qual tem o sentido de "inclusive". Veja:


        - Na formatura, foi até a/ a plateia e prestou homenagens à mãe, ás professoras, à diretora, ATÉ à zeladora.

        inclusive (crase obrigatória)


        Boa sorte a todos.

      • Eu gostei da professora Isabel, ela é meiga hahaha

      • Trata-se de paralelismo. 

      • Acertei de boa, mas gosto de sempre dar uma revisada em português por meio dos comentários do(a) professor(a). Ainda mais sendo o comentário da Profª Isabel Vega!!

      • Em vez de revolta contra o voto obrigatório, é melhor transformá-lo em voto meritório, de forma que contemple candidatos sobre os quais não paire dúvida em relação à honestidade e à vontade de efetivamente trabalhar pelo país.

      • Professora Isabel é a melhor. Parabéns.

      • hummm... era uma questão de gramática, achei que era para escolher o texto que melhor se encaixava. Tá loco meu

      • Velho Bukowski, para você ver que até em questão de crase, é preciso interpretação.

         

        : D

      • Excelente Questão .

         

      • GABARITO B

         

         

        CASOS FACULTATIVOS DE CRASE

         

        - Diante de nomes próprios femininos:

        Entreguei o cartão Paula.
        Entreguei o cartão à Paula.

         

        - Diante de pronome possessivo feminino: (no singular)

        Cedi o lugar minha avó.
        Cedi o lugar à minha avó.

         

        - Depois da preposição até:

        Fui até a praia.
        Fui até à praia.

         

         

        bons estudos

         

      • Show a explicação da profa  Isabel Vega.

      • A) VTD, pois não pede a preposição / "indignação" (OD).

        B) "em relação a" (pede preposição) GABARITO.

        C) "mesma democracia" é sujeito, logo, não pode começar com preposição.

        D) "até" =>sentido de inclusão (inclusive), logo, o "A" é artigo.

        E) "finalizar" e "depurar" ambos são VTD.

      • LETRA B

      • a) ERRADO - O termo "aumentar" é verbo transitivo direto e ele não exige a preposição "a".

        O termo "indignação" é objeto direto, logo não leva crase.

        -

        b) CERTO - A expressão "em relação" sempre vem acompanhada da preposição "a".

        O artigo "a" pode acompanhar tanto "honestidade" e "vontade".

        Logo, a junção da preposição "a" mais artigo "a" = à (crase)

        -

        c) ERRADO - "à mesma democracia que possibilita tais desvios". O que possibilita tais desvios ? A mesma democracia.

        Portanto o "a" não pode levar crase, pois "a mesma democracia" é o sujeito da oração.

        -

        d) ERRADO - "perderam mandatos, cargos e até à liberdade". O "até" não é preposição, o "até" equivale a "inclusive". Portanto esse "a" é apenas um artigo, logo ele não leva crase.

        -

        e) ERRADO - "Fiscalizar" e "depurar" são verbos transitivos direto e eles não exigem a preposição "a".

        "Politica" é objeto direto, logo não leva crase.

      • GABARITO: LETRA B

        ACRESCENTANDO:

        Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

        I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

        1→ Antes de palavra masculina

        2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

        3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

        4→ Antes de verbos

        5→ Prep. + Palavra plural

        6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

        7→ Nome feminino completo

        8→ Antes de Prep. (*Até)

        9→ Em sujeito

        10→ Obj. Direito

        11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

        12→ Antes pronome pessoal

        13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

        14→ Antes pronome indefinido

        15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

        II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

        1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

        2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

        3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

        4→ Topônimos (gosto de/da_____)

        a) Feminino – C/ crase

        b) Neutro – S/ Crase

        c) Neutro Especificado – C/ Crase

        5→ Paralelismo

        6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

        7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

        III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

        1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

        2→ Após Até

        3→ Antes de nome feminino s/ especificador

        IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

        1→ Prep. “A” + Artigo “a”

        2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

        3→ Loc. Adverbiais Feminina

        4→ Antes de horas (pode está subentendida)

        5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

        FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

         

      • A palavra ATÉ pode ser empregada como advérbio, com o valor de INCLUSIVE, situação em que não possui a variante até a.

        Gabarito: B


      ID
      1150426
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Português
      Assuntos

                  Há 20 anos uma revolução sem armas e sem passeatas começou a mudar a vida dos brasileiros, quando o presidente Itamar Franco assinou a Medida Provisória 434 e criou a unidade real de valor, embrião de uma nova moeda, o real. Naquele mês de fevereiro, os preços ao consumidor subiram 40,27% e a alta acumulada em 12 meses chegou a 757,29%. Em 2013, a inflação anual ficou em 5,91%. Há 20 anos, os preços de bens e serviços aumentavam muito mais que isso em apenas uma semana. Recebido o pagamento, os trabalhadores corriam ao supermercado para abastecer a casa. A corrosão do salário em poucos dias era muito maior do que foi em todo o ano passado.

                                                                                                                  O Estado de S.Paulo, 27/2/2014 (com adaptações).


      No texto acima, os argumentos contidos no trecho “Em 2013 (...) ano passado” reforçam a ideia de que,

      Alternativas
      Comentários
      • destaco um trecho do texto: " Em 2013, a inflação anual ficou em 5,91%. Há 20 anos, os preços de bens e serviços aumentavam muito mais que isso (´é anáfora, referindo-se ao valor da inflação de 2013) em apenas uma semana."

        a - não, corrói menos;

        b - não, isso era uma prática de 20 anos atrás;

        c - enfrenta 5,91%

        d- resposta certa

        e- é o inverso.

      • haha ; queria discordar disso .


      • Gaba: D

        A inflação continua sendo um problema, mas não um GRANDE problema como há 20 anos.

      • Essa questão está desatualizada. #sqn

        kkk

        Brincadeira gente, atentem se exclusivamente ao texto :)

      • Porra... Merecia ser anulada, não tem nenhuma correta! rsrsrs

      • Essa é pra matar saudades, do tempo em que tivemos um governo competente pra controlar a inflação e fazer o país crescer, méritos ao FHC!  Quem viveu as décadas de 80; 90; até hoje, experimentou isso que está no texto e sabe bem a dificuldade que era. O Plano Real foi muito bom , acredito que se o povo fosse mais politizado e soubesse votar, seríamos um dos melhores países do mundo . Mas conseguiram jogar essa oportunidade no lixo!  Desculpe o desabafo! 

      • o.O

         

        Serio cespe?

      • Serio cespe? Vc está de brincadeira!!!!

         

        Eu acho que o examinador não mora no Brasil...

      • Eduardo Verona, você não entendeu o texto e não assimilou as datas, 2013-2014 = Lula

      • Podemos dizer que a questão está desatualizada? kkk

      • LETRA D

         

        SEGUNDO O TEXTO A GENTE VIVIA, EM 2013-2014, NO MELHOR PAÍS DO MUNDO, ONDE TUDO É PERFEITO.

        inflação não é um dos grandes problemas.

        Lembrando que a Lava Jato estava só começando. kkkkkkkk

      • Gabarito Letra D

        "Em 2013, a inflação anual ficou em 5,91%. Há 20 anos, os preços de bens e serviços aumentavam muito mais que isso em apenas uma semana."

      • questão em breve será colocada como desatualizada kkkkkkk

        Brinks

      • Gab: letra D

        obs: desatualizada essa questão né pessoal kkk


      ID
      1150432
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Redação Oficial
      Assuntos

      Assinale a opção correta acerca das comunicações oficiais.

      Alternativas
      Comentários
      • a)O correio eletrônico tem estrutura flexível, por isso admite-se que seja redigido em linguagem coloquial. Errada. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).

        b) O memorando é uma forma de comunicação interna e externa de determinado órgão, demandando procedimentos burocráticos complexos, como os despachos feitos em documentos apartados. Errada. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

        Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação

        c) O uso do telegrama nos órgãos da administração pública deve reservar-se a situações em que tenha sido decretado estado de emergência. Errada. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).  




      • GABARITO: D
        a) O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial
         b) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
        c) Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

          Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).

        d) As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:   1) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira.   2) encaminhamento de medida provisória.  3) indicação de autoridades.  4) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias.    5) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV.  6) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior.  7) mensagem de abertura da sessão legislativa. 8) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos).  9) comunicação de veto.

        e)   Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3.O Padrão Ofício). O anexo que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o modelo descrito adiante.

      • "

        Mensagem

          É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo..."

      • A questão apresenta alternativas sobre as comunicações oficiais, tendo apenas uma correta. 

        O correio eletrônico tem a estrutura flexível, porém respeita as características da redação oficial, entre elas, o uso do padrão culto da língua. O memorando, segundo a Redação Oficial, "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público."

        O telegrama é usado na "utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". Sua finalidade é "de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o títulode telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc." E a exposição de motivos obedece ao "padrão ofício". Desta forma, as alternativas A, B, C e E estão incorretas. 


        A alternativa correta é a letra D.

      • Na alternativa "A" não seria NESTE período?  Alguém sabe informar?

      • GABARITO: D
        a) O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial b) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
        c) Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

          Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).

        d) As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:  1) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira.  2) encaminhamento de medida provisória. 3) indicação de autoridades.  4) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias.   5) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV. 6) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior. 7) mensagem de abertura da sessão legislativa. 8) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos). 9) comunicação de veto.e)  Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3.O Padrão Ofício). O anexo que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o modelo descrito adiante.

      • Mensagem .:

        entre os chefes dos poderes públicos com a finalidade de encaminhar lei ordinária e medida provisória

        - indicar autoridade ( curriculo vitae)

        ATENÇAO: NÃO TRAZ INDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO

        logo, resposta D

        foco,forçae fé inss 2016

      • A Mensagem é o instrumento de comunicação entre os Chefes dos Poderes Públicos. Geralmente são usadas pelo Chefe do Poder Executivo para informar o Chefe do Poder Legislativo sobre:

        - Um fato da Administração Pública;

        - Expor o plano de governo;

        - Submeter ao Congresso nacional matérias que dependem de liberação de suas Casas;

        - Apresentar veto, dentre outros.

        A Mensagem segue a seguinte estrutura:

        - Tipo de expediente e seu número, no início da margem esquerda;

        - Vocativo (pronome de tratamento);

        - Texto (2 cm após o vocativo);

        - Local e data, alinhado à margem direita e 2 cm após o término do texto.

        A Mensagem não traz a identificação do signatário.

      • a) ERRADO - Apesar do correio eletrônico possuir uma estrutura flexível, devemos usar sempre o padrão culto em documentos ofíciais. 

        b) ERRADO -  O Memorado possui procedimentos burocraticos simples e seus despachos devem ser feitos no próprio documento ou em folha de continuação.

        c) ERRADO - Forma muito dispendiosa, usado apenas quando não é possível outra forma. 

        d) CERTO

        e) ERRADO - A exposição de motivos tem a estrutura do padrão ofício  

      • gabarito D

        As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:

        a) encaminhamento de projeto de lei ordinária, lei complementar ou financeira.

        b) encaminhamento de medida provisória.

        c) indicação de autoridades.

        d) pedido de autorização para o Presidente ou Vice da Republica se ausentarem do país por mais de 15 dias.

        e) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV.

        f) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior.

        g) mensagem de abertura da sessão legislativa.

        h) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos)

        i) comunicação de veto.

        j) outras mensagens ..

      • PARA RESPONDER A ''A':

        Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ANTAQ Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os cargos

        Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e da linguagem empregada nessas comunicações, julgue o item a seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

        O correio eletrônico é uma forma de comunicação caracterizada pela flexibilidade, ou seja, é um texto ao qual não está associada uma estrutura formal rígida. Essa flexibilidade, no entanto, não se estende à linguagem, que deve ser compatível com a comunicação oficial. CERTO !

         

        'PARA RESPONDER A ''B': memorando é interno.

      • Sobre a C;

        O uso do telegrama nos órgãos da administração pública deve reservar-se a situações em que tenha sido decretado estado de emergência.

        Seundo o MROPR o FAX é usado para casos de emergência, não o telegrama

      • UMA DICA:

        MENSAGEM: instrumento entre os chefes dos poderes

        EXPOSIÇÃO DE MOTIVO: informa, propoe, submete projeto ao presidente da republica ou vice.

         

        GABARITO ''D''

      • Em 13/04/2017, às 11:49:04, você respondeu a opção D.Certa!

        Em 27/03/2017, às 19:00:36, você respondeu a opção E.Errada!

        Em 28/04/2016, às 17:37:13, você respondeu a opção C.Errada!

         

        Alaaa o mundo dando voltas de novo. kkk

      • Por eliminação chegamos à alternativa "D". Lembra do MNEMÔNICO A.M.O a Exposição? Então, é isso aí.

      • MRPR - Mensagem: É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação. 
        ... 
        As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades: 
        ... 
        a) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira. 
        b) encaminhamento de MEDIDA PROVISÓRIA. 
        c) indicação de autoridades. 
        d) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias. 
        e) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV. 
        f) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior. 
        g) mensagem de abertura da sessão legislativa. 
        h) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos). 
        i) comunicação de veto. 
        j) outras mensagens.

      • Questão mal formulada!!!!

      • Letra D.

        a) Errado. Possui estrutura flexível, mas não linguagem.

        Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

        d) Certo. Para a indicação de autoridades ou o encaminhamento de medida provisória, o expediente utilizado deve ser a mensagem.

        Questão comentada pelo Prof. Wagner Sousa

      • A questão apresenta alternativas sobre as comunicações oficiais, tendo apenas uma correta. 

        O correio eletrônico tem a estrutura flexível, porém respeita as características da redação oficial, entre elas, o uso do padrão culto da língua. O memorando, segundo a Redação Oficial, "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público."

        O telegrama é usado na "utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". Sua finalidade é "de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o títulode telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc." E a exposição de motivos obedece ao "padrão ofício". Desta forma, as alternativas A, B, C e E estão incorretas. 

      • a) Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

         

        b) Memorando: forma de comunicação eminentemente interna.

         

        c) Por tratar-se de forma de comunicação cara e ultrapassada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.

         

        e) A exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício.


      ID
      1150435
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Redação Oficial
      Assuntos

      (...)
      A Sua Excelência o Senhor
      [nome do ministro]
      Ministro de Estado da Justiça
      [endereço completo]

      Assunto: Encaminhamento de documento

      Considerando a parte inicial da comunicação oficial acima apresentada, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • Nos casos em que nao for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter: introducao, desenvolvimento e conclusao.

        Nos casos de mero encaminhamento (como o apresentado) a introducao e obrigatoria e o desenvolvimento opcional.

      • Não vi erro na C

      • Lucas, o erro da C está no fecho "Respeitosamente", visto somente ser utilizado quando o remetente for de hierarquia inferior ao destinatário!

      • Qual o erro da letra E?

      • O erro da alternativa "C" consiste no entendimento que é um HIERARQUICAMENTE SUPERIOR enviando para um INFERIOR.  Portanto, fechos para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se: Atenciosamente.

      • Não entendi qual o erro da B.

      • Nadiedia,

        A exposição de motivos, geralmente, é enviada pelos ministros para os "chefes", Presidente da República ou Vice.

        No caso em tela, não poderia se tratar de uma exposição de motivos, pois o documento tem como destinatário um Ministro de Estado.

      • Erro alternativa "E":
         Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

      • A) ERRADA - Vocativo utilizado para Presid. do CN será usado apenas para os seguintes:

        Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

        As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor

        B) ERRADA - Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.

        C) ERRADA - para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República - Respeitosamente,

        para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior - Atenciosamente,

        D) CERTA - OFÍCIO se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

        E) ERRADA - o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. O erro está em afirmar que o documento não poderia se tratar de Ofício.

        Manual da Presidência da República.

      • Eu não ví erro na  "C" alguem pode explicar por gentileza!

      • o erro da C é que o CESPE trocou os termos, uma pegadinha, olhem só:


        Caso o remetente dessa comunicação seja autoridade de hierarquia superior à do destinatário, o fecho adequado deverá ser “Respeitosamente”.

        Ficaria correta se estivesse escrita assim:

        Caso o Destinatário dessa comunicação seja autoridade de hierarquia superior à do Remetente, o fecho adequado deverá ser “Respeitosamente”.

        Eu errei a questão mas percebi logo depois meu equivoco... :(
        Bons Estudos!


      • Pelo o que se apresenta, trata-se de um ofício. Ao encaminhar um documento, o remetente introduz o assunto em foco. Caso queira dar detalhes ou outras informações sobre o documento, ele acrescenta mais parágrafos. Desta forma, a alternativa correta é a letra D. A letra A está incorreta porque usamos como vocativo para o presidente do Congresso Nacional “Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional”.  A letra B está incorreta porque a exposição de motivos é usada apenas para Presidente da República ou para Vice-Presidente. A letra C está incorreta porque para autoridades de hierarquia superior usamos “Respeitosamente” quando é o destinatário, e não o remetente. E a letra E está incorreta porque os avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, porém o fragmento também poderia fazer parte de um ofício. 


      • Também errei por confundir remetente com destinatário... Falta de atenção e pressa dá nisso.

      • A - ERRADA Por ser o destinatário dessa comunicação autoridade de alta hierarquia, deve-se empregar o mesmo vocativo utilizado para o presidente do Congresso Nacional. OS MINISTROS QSE ME PEGARAM, PORÉM:  

        Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

        B- ERRADA Pelos dados apresentados, infere-se que a comunicação pode ser uma exposição de motivos. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SE DESTINA SOMENTE AO PRESIDENTE DA REPUBLICA E NÃO AOS MINISTROSC- ERRADA Caso o remetente dessa comunicação seja autoridade de hierarquia superior à do destinatário, o fecho adequado deverá ser “Respeitosamente”. (ATENCIOSAMENTE)D- GABARITOE- SINCERAMENTE NÃO ENCONTREI!!!! SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR!
      • Neste caso poderia ser um Aviso (entre ministros) ou um Oficio, pois poderia ser encaminhado a outras autoridades ou a particulares. Respondendo ao amigo abaixo.

      • Pessoal, uma ajuda... meu raciocínio está correto?

        erro da E -

         aviso , remetente: EXCLUSIVAMENTE MINISTROS , destinatário : autoridades de mesma hierarquia 

        Ofício - remetente: demais autoridades (inclusive ministros) , destinatários: demais autoridades (inclusive ministros) 

        Obrigada 
      • PENSEI DA MESMA FORMA ÁUREA PARA NÃO MARCAR A ASSERTIVA ''E''...


        -  DE MINISTRO PARA MINISTRO : AVISO

        -  DE MINISTRO PARA DEPUTADO: OFÍCIO

        -  DE DEPUTADO PARA MINISTRO: OFÍCIO



        GABARITO ''D''

      • No erro da "C" :



        -> REMETENTE SUPERIOR AO DESTINATÁRIO : atenciosamente

        -> REMETENTE MESMA HIERARQUIA DO DESTINATÁRIO : atenciosamente

        -> REMETENTE INFERIOR AO DESTINATÁRIO : respeitosamente.



        O cespe até com as coisas simples consegue complicar.

        GABARITO "D"
      • Obrigada Renato por compartilhar seus conhecimentos.

        Eu cai no mesmo erro, não percebi que a C era Remetente e o correto seria Destinatário. Atenção redobrada!

         

        Bons estudos :)

         

         

      • Outra questão muito bem elaborada. Exigindo atenção e interpretação das alternativas. Muito boa!!

      • (MRO)Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte: – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.  – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

      • Ainda com relação à alternativa C, pode-se notar que o erro está em afirmar que o tratamento deve ser RESPEITOSAMENTE, se REMETENTE SUPERIOR. Nessa situação o tratamento deveria ser ATENCIOSAMENTE.

        Bons estudos a todos.

      • O segredo da questão está na parte:   "Assunto: Encaminhamento de documento"

      • a) Vocativo utilizado para Pr. do CN será usado apenas para os seguintes:

         

        Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional.

        Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

         

        As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor.

         

        b) Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.

         

        c) Para autoridades superiores - Respeitosamente; para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior - Atenciosamente.

         

        e) O erro está em afirmar que o documento não poderia se tratar de ofício.

      • A alternativa E estaria correta se "O fragmento acima poderia fazer parte de um aviso e de um ofício".?

        Não PODERIA não!

        De ministro para Ministro, somente AVISO.

        Pelos fragmentos apresentados, percebe-se que um MINISTRO envia para outro MINISTRO.

        Deveria ser anulada!


      ID
      1150438
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Redação Oficial
      Assuntos

      Assinale a opção correta a respeito dos aspectos formais das comunicações oficiais.

      Alternativas
      Comentários
      • a) Os documentos enviados por fax (forma abreviada de fac-simile) mantêm a forma e estrutura que lhes são inerentes. (7.2. Forma e Estrutura) Ou seja, devem seguir o padrão ofício somente se o expediente for aviso, memorando ou ofício.

        b) Correta. Além de se referir ao emprego do pronome de tratamento, às exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações, o seguimento de um mesmo padrão. (ver 1.3. Formalidade e Padronização)

        c) Em  comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior (autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário). (2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento

        d) O nome e o cargo da autoridade do remetente é imprescindível a todas as comunicações, exceto às assinadas pelo presidente da República. (ver 2.3. Identificação do Signatário)

        e) O padrão ofício deve ser Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé. (3.2. Forma de diagramação)


      • ... ao tratamento dispensado = ao tratamento dado...

      • Segundo o Manual de Redação Oficial, “A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual(...)”. A letra A está incorreta porque “Os documentos enviados por fax mantêm a forma e a estrutura que lhes são inerentes”, ou seja, não seguem o padrão ofício. A letra C está errada porque “em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação”. A letra D está incorreta porque é importante também o cargo junto à assinatura. E a letra E está incorreta porque “deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé”. A alternativa correta é a letra B. 


      • " tratamento dispensado": interpretei como se fosse necessário abrir mão de tratamento..... errei a questão
      • Também errei ao interpretar incorretamente o significado da palavra dispensável no contexto. 

      • Errei principalmente porque interpretei a palavra dispensado = liberado, livre..

        Qual outro significado desta palavra?

        Nos dicionários que olhei não tem outro significado relevante... pergunta de ensino médio, e eu tenho que saber mais vocabulário que os dicionários...rsrs


      • Para quem quer um dicionário bom fica a dica: Dicionário Priberam

      • Maldita interpretação célere! -.-

      • tratamento dispensado = tratamento dado? acho que estou ficando meio....

      • nao entendi porque a D está errada

      • Larissa, a D, trocou assinatura ,por nome e cargo.segue abaixo o trecho do Manual.

        2.3. Identificação do Signatário

        Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem

        trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

      • A letra D está errada porque a assinatura do Presidente da República e dos demais remetentes é imprescindível. O que o manual fala que são dispensáveis ao presidente da República são o nome e o cargo nas correspondências. Já para os demais tanto a assinatura, como o nome e o cargo são obrigatórios.

      • As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (v. a esse respeito 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

        A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. 

      • A) corrigindo a primeira parte: Os documentos enviados por fax mantêm a forma e a estrutura que lhes são inerentes. Segunda parte está certa: É conveniente o envio, juntamente com o documento principal, de folha de rosto, i. é., de pequeno formulário com os dados de identificação da mensagem a ser enviada.

        B) item correto

        C) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD)

        D) Os atos assinados pelo Presidente da República não traz identificação de seu signatário. Mas traz a assinatura. A assinatura é imprescindível para todos

        E) Fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé

      • Por falta de atenção, caí na pegadinha do erro da alternativa "D".

         

        d) A assinatura do remetente é imprescindível a todas as comunicações oficiais, exceto às enviadas pelo presidente da República.

         

        1) A assinatura é exigida e obrigatória a todas as comunicações oficiais, mesmo pelo Presidente da República;

         

        2) Quando a comunicação for expedida pelo Presidente da República, a exceção é que não há a identificação do signatário (não há indicação do NOME nem do CARGO).  

      • Q bom q errei a D aqui.

         

      • A FORMALIDADE DIZ RESPEITO AO TRATAMENTO DISPENSADO? DISPENSADO? n entendi...

      • Maximus Meridius. - Dispensar tem dois sentidos principais , um é o mais comum - que é quando discartamos algos , dispensamos , o outro significado é entregar , dar a alguém .  

        Deus dispensou sua graça a joão . 

         

      • Desatualizada.

        Fonte: Calibri ou Carlito; 

        pag30 manual de redacao oficial.

        Não existe mais memorando, aviso, fax, telegrama.

      • a) Os documentos enviados por fax (forma abreviada de fac-simile) mantêm a forma e estrutura que lhes são inerentes. Ou seja, devem seguir o padrão ofício somente se o expediente for aviso, memorando ou ofício.

         

        c) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior (autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário).

         

        d) O nome e o cargo da autoridade do remetente é imprescindível a todas as comunicações, exceto as assinadas pelo presidente da República.

         

        e) Apesar da imensa lista de fontes disponíveis nos computadores, mantêm-se a recomendação de tipo de fonte, tamanho e cor dos documentos oficiais: Calibri ou Carlito, tamanho 12, cor preta;

      • e) Tenho uma CALIBRI 12 PRETA e o nome dela é CARLITO.

      • A letra E continua errada ate hoje. Apesar da alteração no MRPR não é Times New Roman de corpo 12 ou Arial de corpo 11


      ID
      1150441
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Redação Oficial
      Assuntos

      Assinale a opção em que o fragmento de comunicação oficial apresentado atende aos atributos de impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

      Alternativas
      Comentários
      • a) correta

        b) Solicitamos que Vossa Senhoria compareça ao Departamento de Pessoal para assinatura dos documentos referentes a sua nomeação.

        c) Encaminham-se, em anexo, cópias dos processos administrativos contra servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.


      •  a) Realizou-se, semana passada, reunião para deliberar a respeito do recesso de fim de ano deste departamento, bem como da escala de servidores de plantão nesse período. [CERTA]

         b) Solicitamos que Vossa Senhoria compareça ao Departamento de Pessoal para assinatura dos documentos referentes a vossa [sua] nomeação.

         c) Encaminha-se [Encaminham-se], em anexo, cópias dos processos administrativos contra [não há apreciação de valores] servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.

         d) Submeto à consideração de Vossa Excelência projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste estado, uma vez que há carência de vagas nas escolas, pois a demanda local por matrículas está maior que a capacidade de oferta das instituições de ensino, prejudicando a população  [comentário desnecessário e repetitivo]. 

         e) Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o bom trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado irremediávelmente [juízo de valor e erro de português] o cumprimento dos prazos.



      • Achei subjetivo demais a pergunta .. 

      • Isso que é questão! 

        Requer um nível alto.


        errei :X

      • A questão pede que seja marcado o fragmento de comunicação oficial apresentado que atende aos atributos de impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. 

        Analisando as informações, percebemos que algumas alternativas apresentam erro quanto às alternativas apresentadas. 

        A letra B está incorreta, pois se usa "sua" e não "vossa". A letra C deve concordar sujeito com verbo. Logo o verbo "encaminha-se" deve estar no plural. A letra D apresenta excesso de informação a partir de "pois". Se observarmos bem, o oração anterior já mostra o motivo para a ampliação dos recursos. A letra E apresenta rebuscamento desnecessário de palavras, tais como "celeridade" e "irremediavelmente", o que contraria a regra da clareza. 


        A resposta é a letra A. 

      • C)  Encaminham-se, em anexo, cópias dos processos administrativos contra servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.

        OBS: Partícula "se"(partícula apassivadora) junto a VTD  - transforma o O.D em sujeito passivo, ou seja, cópias serão encaminhadas. Por isso, o verbo fica no plural concordando com o sujeito.

      • meia hora analisando para no final errar

      • Anexo, apenso e incluso - como adjetivo, concordam com a palavra determinada em gênero e número.

        EX: correm anexos aos processos vários documentos

              vai anexa a declaração solicitada


        OBS: Usa-se invariável em anexo, em apenso

        EX: vai em anexo a declaração

              vão em anexo as declaroções


        Fonte: Evanildo Bechara

      • Pessoal, desculpem a ignorância, mais por que a alternativa A está certa? No trechinho: "... deste departamento...", não deveria ser "...desse departamento..."?

        Fiz uma questão anterior (Q432751), que falava dessa troca, onde justamente pelo fato do texto na questão usar "desta", ao invés de "dessa", tornou a alternativa errada. Será que é algum caso específico? (To perdidinha nessa parte...)

        Alguém poderia me dar uma luz??? :(

      • Para dar uma mãozinha à Gisely e à galera que tem dúvidas, consegui identificar os seguintes erros:

        A) alternativa correta, tanto gramaticalmente, quanto com relação à adequação ao Manual. Aqui, Gisely, o pronome "deste" está correto, pois indica proximidade do emissor da mensagem com o local (o departamento). No caso, se o emissor se encontrasse longe do departamento, seria então utilizado "desse";

        B) os pronomes possessivos não concordam com o pronome de tratamento, mas sim vão para a 3ª pessoa, ou seja, não seria "vossa nomeação", mas "sua nomeação";

        C) aqui o erro está na concordância verbal, pois há a voz passiva: "encaminhaM-se cópias" = cópias são encaminhadas;

        D) nesta alternativa, só encontrei um único erro, qual seja, a palavra "estado" no contexto se refere a Estado-membro (GO, AP, SP, etc) e deveria ser escrito com inicial maiúscula;

        E) aqui o erro seria a ortografia de "irremediávelmente", pois não há acento gráfico nesta palavra.


        Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, mandem mensagens ;)

      • maior erro que encontrei na letra D. submeto (Eu, total pessoalidade).

      • A assertiva "D" também faltou com clareza e concisão, repare que a redundância domina o fragmento apartir de (EJA).

      • D) Errada

        Vossa excelência = com quem se fala.

        Sua excelência = de quem se fala.

        Não é este o erro?

      • "imprescindível para".... 
        o correto nao seria imprescindível a???

      • a) CORRETA

        b) ERRADA - sua nomeação e não vossa nomeação.

        c) ERRADA - "encaminhaM-se cópias"

        d) ERRADA - SUBMETEMOS......

        e) ERRADA -  IRREMEDIAVELMENTE não tem acento.

      • Tudo bem, a alternativa A está certa, mas convenhamos: Dizer que "realizou-se, semana passada, reunião para deliberar..."

         

        Usar "Semana passada" em uma comunicação oficial, é linguagem culta? É clara? Deveria informar a data exata da reunião!!! 

         

        Mas tudo bem....é a CESPE né...

      • "Solicitamos" e "submeto" não se usa em comunicações oficias. Estou certo?

      • Olá João Mello, respondendo à sua pergunta  ""Solicitamos" e "submeto" não se usa em comunicações oficias. Estou certo?""

        Apesar desses verbos estarem na primeira pessoa do plural e na primeira pessoa do singular, respectivamente, não se considera lesão ao principio da impessoalidade,pois no contexto da frase não há impressões individuais/pessoais.

        Espero ter ajudado. Bons estudos a todos!!!

      • Letra E

        Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o bom trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado irremediávelmente o cumprimento dos prazos. 

        Além de "Irremediavelmente" não ter acento, o termo em si, fere a impessoalidade.

        "Bom" também fere a impessoalidade

        Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado o cumprimento dos prazos. 

      • O erro da letra D

        Submeto à consideração de Vossa Excelência (o) projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste estado (Estado)...

        Quem submete, submete algo (o projeto) a alguém (à consideração de Vossa Excelência) VTDI

        Além disso, termos desnecessários devem ser evitados.....

        Submeto à Vossa Excelência o projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste Estado...

        Claro que se você está submetendo, estará submetendo para ele considerar algo...


      ID
      1150444
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Com relação ao sistema operacional Linux, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • Letra D.

        A letra A está errada, porque o diretório /TJCE será acessado por cd /TJCE apenas, por ser case sensitive (diferenciar letras maiúsculas de minúsculas).

        A letra B está errada, porque apesar de não ser recomendado, é possível adicionar um usuário ao grupo root (administradores)

        A letra C está errada, porque o Linux pode executar sessões em modo gráfico e texto independentes e simultâneas.

        A letra E está errada, porque as informações de configurações poderão ser armazenados em outros diretórios também.

      • Pessoal, uma dúvida.

        Para acessarmos os comandos, não é necessário digitar o # antes?

        Usando a letra A como exemplo, o certo não seria "#cd/TJCE"?? o.O
        Se alguém puder esclarecer, agradeço.


        Bons estudos!


      • Marcelle Cristina, não é preciso. O símbolo de # no Linux é na verdade a indicação de linha de comando. Ou seja, sempre aparecerá no console de comandos. No MS-DOS era A:\>, ou C:\> que aparecia no início da linha de comando. 

        Para o comando cd /TJCE seria mostrado na janela do console de comandos assim:

        Linux ------->   #cd /TJCE

        MS-DOS -->   C:\> cd /TJCE


      • O # indica que um comando deve ser executado com um usuário do tipo Administrador.

        Já o símbolo $ indica que o comando pode ser executado por um usuário comum.


        Obs: Bastante cuidado com a letra A, pois o Linux é case-sensitive, ou seja, diferencia entre maiúsculas e minusculas. Logo um direitório ou arquivo chamado TJCE é totalmente diferente de tjce.

      • Não entendi o erro da letra A, alguém explica melhor?

      • Amiga,

        O linux é canse sensitive, ou seja, diferencia letras maiúsculas de minúsculas.

        Depreende-se daí, o erro da questão.


      • Os comandos básicos do Linux: http://www.tecmundo.com.br/atalho/1982-comandos-basicos-do-linux.htm

      • Prezados , vamos analisar as alternativas :


        a) Para acessar o diretório /TJCE por meio do Linux, o usuário pode fazer uso dos comandos cd /TJCE ou cd /tjce.

        Alternativa errada. O comando cd ( acrônimo para change directory ) serve sim para mudar de diretório. Entretanto, o Linux é Case Sensitive, ou seja , ele diferencia maiúsculas e minúsculas tanto nos nomes dos diretórios quanto nos nomes dos arquivos, então /TJCE é diferente de /tjce.


        b) Por questões de segurança, no sistema Linux, um usuário simples pode fazer parte do grupo de qualquer outro usuário, mas não pode ser adicionado ao grupo root.

        Alternativa errada. Apesar de não ser recomendado no que tange a segurança, um usuário pode ser adicionado ao grupo root.


        c) No Linux, um usuário pode abrir diversas sessões de trabalho, embora não lhe seja permitido manter abertas sessões no modo texto e no modo gráfico em um mesmo computador.

        Alternativa errada. Um usuário pode ter várias sessões abertas na mesma maquina, inclusive no modo texto e modo gráfico.


        d) No sistema Linux, é possível criar arquivos com nomes extensos, como, por exemplo: Tabelas_de_Custas_Processuais_do_Tribunal_de_ Justica_do_Estado_do_Ceara.odt.

        Alternativa correta. No Linux é possível criar arquivos e diretórios com até 255 letras.


        e) As informações referentes às configurações de um programa são armazenadas em arquivos de texto no sistema Linux, em um único local: /etc/config.

        Alternativa errada. A questão erra ao falar que as configurações dos programas ficam armazenadas em /etc/config , quando na verdade normalmente ficam armazenadas diretamente em /etc/ , como /etc/dhcpd.conf , /etc/proftpd.conf , e por ai vai.


        Portanto, a alternativa correta é a letra D.



        RESPOSTA: (D)


      • A D não estaria errada pelo fato do Linux não usar extensões?

      • No Linux existem extensões assim como no Windows, a extensão .odt é gerada pelo do Writer (Open Office) que é o free similar ao Word do windows.

      • Letra D. É possível criar arquivos com nomes extensos, porém há um limite de no máximo 255 caracteres.

      • Letra D?? Mas os nomes de arquivos, no Linux, não tem que ser com letra minúscula? Alguém pode me responder?

      • Não, Danielle Ribeiro, porém o Linux é Case Sensitive, o que quer dizer que ele faz diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Ou seja dentro de uma mesma pasta você pode ter duas subpastas chamadas, respectivamente, de "DAnieLLE" e "Danielle".

      • eu_posso_ter_nomes_extensos_usando_inclusive_underline????

      • Desisti de estudar informática, comecei a estudar os macetes das questões de informática da banca , resultado: passei a acertar as questões, afinal, eu não quero me tornar técnico de informática.

      • Pessoal quando li essa questão marquei a letra D. Mas com medo pois no final do nome do arquivo tem um ponto depois da extensão. "Tabelas_de_Custas_Processuais_do_Tribunal_de_ Justica_do_Estado_do_Ceara.odt."  Isso é mesmo possível ou foi apenas um erro na digitação?

      • Javã, no final de cada alternativa tem um ponto final... É da alternativa e não da extensão. 

      •  CERTA D >

        No quesito portabilidade, o Linux funciona com eficiência em plataformas como x64 da Intel (EM64T e AMD64) PowerPC, Alpha, SPARC, além de ser facilmente instalado nos sistemas embarcados como PVR, celulares, Tv's e Handhelds. Suporta também as extensões RRIP e ZISOFS, Reizer4, ReiserFS, Ext2, Ext3, Ext4, NFS, SWAP, UnionFS, SquashFS e Tmpfs.

      • Marcos Andreico, compartilha os macetes conosco.

      • Na minha apostila está " os arquivos do Linux não possuem extensões,  mas se o usuário quiser, poderá utilizar".

      • O Linux, aceita para seus arquivos nomes de até 255 caracteres. Mas, há um que é proibído:     /     (essa barra "invertida")

        Essa proibição se deve ao fato de os comandos usarem essa barra.

         

         

         

      • Não pode conter quaisquer caracteres que têm significados especiais para o shell. Os caracteres “proibidos” são ! @ # $ % ^ & * ( ) [ ] { } ‘ “ / | ; < >

      • Seguindo o raciocínio do Professor Fernando Nishimura:

         

        a) Para acessar o diretório /TJCE por meio do Linux, o usuário pode fazer uso dos comandos cd /TJCE ou cd /tjce. -> essa aí você realmente tinha que saber que o Linux é Case Sensitive, ou seja: diferencia maiúsculas de minúsculas rs.

         b) Por questões de segurança, no sistema Linux, um usuário simples pode fazer parte do grupo de qualquer outro usuário, mas não pode ser adicionado ao grupo root. -> não pode é uma negação, proibição e tudo isso torna a questão do CESPE incorreta.

         c) No Linux, um usuário pode abrir diversas sessões de trabalho, embora não lhe seja permitido manter abertas sessões no modo texto e no modo gráfico em um mesmo computador. -> outra negação, questão incorreta.

         d) No sistema Linux, é possível criar arquivos com nomes extensos, como, por exemplo: Tabelas_de_Custas_Processuais_do_Tribunal_de_ Justica_do_Estado_do_Ceara.odt. -> questão correta.

         e) As informações referentes às configurações de um programa são armazenadas em arquivos de texto no sistema Linux, em um único local: /etc/config. -> restrição torna a questão incorreta também.

         

        "Na banca CESPE, em questões de informática, normalmente, termos tais como: é possível, pode ser, convém, etc, tornam a questão correta. Não menosprezou, não restringiu e não negou... Está correta.

         

        Suficiente, apenas, somente, necessário, com garantia, são alguns exemplos de indícios de que a questão de Informática do CESPE está errada. Restrições e negações em questões do CESPE = erro."

         

         

      • (Q848906) Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: PM-AL Prova: Soldado da Polícia Militar

        No Linux, a expressão soldados-da-pm-de-alagoas.odt não seria válida para a identificação de um arquivo, pois, nesse sistema operacional, é vedada a criação de arquivos com nomes compostos por mais de dezesseis caracteres. (E)

      • Um dos primeiros comandos que os iniciantes aprendem no Curso Linux é o comandocd. Esse comando é utilizado para mudar de diretório (cd = change directory ou mudar de diretório) e seu uso é bem simples, bastando digitar cd NOMEDODIRETORIO.

      • Meu adendo:

        O linux é canse sensitive, ou seja, diferencia letras maiúsculas de minúsculas. (Pode ter 2 arquivos TJDF.txt e Tjdf.txt na mesma pasta)

        O linux possui o limite de 255 carácter por nome de arquivo. (No windows é 260)

        No linux, só não pode utilizar como nome de arquivo a " / " .

        Portanto, não há óbice para que o nome do arquivo seja extenso conforme a questão colocou, logo, gabarito letra D.

      • RESPOSTA: (D)

      • NOMES DE ARQUIVOS

        • LINUX

        Até 255 caracteres

        O único especial que não pode é a barra ( / ), porque representa diretório raiz.

        Não precisa colocar a extensão no nome.

        • WINDOWS

        Até 260 caracteres

        É imprescindível a extensão do arquivo vir descrita no nome

        Não permite os seguintes caracteres especiais:

        / (barra)

        \ (contrabarra)

        | (pipe)

        * (asterisco)

        : (dois pontos)

        " (aspas)

        < (menor que)

        > (maior que)

        ? (interrogação)

        ! (exclamação)


      ID
      1150447
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Assinale a opção correta a respeito do Microsoft Office 2013.

      Alternativas
      Comentários
      • a) Não tem este recurso.
        b) No Word 2013 quando vc o abre aparece na tela vários modelos para vc selecionar e começar a fazer o seu texto, entre eles o "Documento em Branco". Não abre mais o documento em branco automaticamente.
        c) No Modo Leitura não é possível alterar o documento.
        d) "Pasta de trabalho" é o nome dado a um arquivo do excel, ao contrário de planilha que é a "aba" da parte inferior.

      • Letra E.

        Por enquanto a letra A não é verdadeira na versão desktop Office 2013, mas na versão iPad Office 365 seria válida.

        A letra B é muito maliciosa por dois motivos: como comentado, é apresentada a tela de Modelos, e também nem seria a primeira imagem, pois tem antes a tela splash, um diálogo que aparece enquanto o Word carrega complementos e gráficos.

        A letra C está errada, pois no modo de Leitura, a edição não é permitida.

        A letra D está errada, por dois motivos: uma janela do Excel (Pasta de Trabalho) agrupa diferentes guias de Planilhas, e as janelas de Pastas de Trabalho são independentes.


      • Não entendi muito bem porq a letra "B" está errada, alguém pode explicar melhor?

      • Joseph, nas versões anteriores do word, ao iniciar o programa já aparecia na tela uma página em branco, semelhante a uma folha, era só começar escrever.


        Já na versão 2013, aparece uma janela com várias opções, incluindo alguns modelos pré definidos. Uma das opções é DOCUMENTO EM BRANCO. Escolhendo essa opção, dá-se início a edição do documento, partindo da "folha em branco".


        Espero ter ajudado.

      • No PowerPoint, uma apresentação pode ser executada automaticamente com base no registro do tempo de exibição de cada eslaide definido a partir da opção Testar Intervalos, disponível no menu Apresentação de Slides.
        "Eslaide"? 

      • Prezados,

        Vamos analisar alternativa por alternativa.

        a) Uma forma otimizada de adicionar uma linha ou coluna em uma tabela no Word é posicionar o cursor no local onde se deseja inseri-la e aguardar alguns segundos; em seguida, aparecerá uma caixa de diálogo na qual o usuário deve informar a quantidade de linhas ou colunas a serem inseridas.

             Alternativa errada, não existe esse recurso.

        b) Por padrão, quando o Word é aberto, a primeira tela mostrada é uma página em branco, o que já acontecia nas versões anteriores desse editor de texto.

             Alternativa errada. No word 2013 a página inical não é uma página em branco , e sim uma página com modelos para você escolher.


        c) Um novo recurso do Word é o Modo de Leitura, disponível no menu Exibição, que permite ao usuário uma leitura mais agradável do documento, com a possibilidade, inclusive, de editá-lo.

             Alternativa errada, o recurso modo de leitura não é novo , já existia antes, e a alternativa é errada também pois não é possível a edição em modo de leitura

        d) A principal vantagem do Excel é que todas as pastas de trabalho criadas pertencem a uma única janela, o que facilita o gerenciamento do programa.

             Alternativa errada, ela tenta confundir o candidato com os conceitos de pasta de trabalho ( arquivo completo ) com planilha ( aba dentro do arquivo ).

        e) No PowerPoint, uma apresentação pode ser executada automaticamente com base no registro do tempo de exibição de cada eslaide definido a partir da opção Testar Intervalos, disponível no menu Apresentação de Slides.

             Alternativa correta.


        RESPOSTA: (E)


      • sinceramente, essa B poderia ser considerada. SEMPRE QUE EU ABRO MEU WORD........aparece uma página em branco, um novo documento em branco. na primeira vez pode aparecer opções...mas depois semnpre q abro aparece novo documento em branco. agffff

      • pra banca cespe tanto faz "slide" e "eslaide"

      • Boa tarde, Prof. Poderia lançar um vídeo com as diferenças do Office 2010 para oOffice 2013, pois verifiquei mudanças, logo na abertura deles. Obrigada!!!

      • Letra E

        Justificativa da D: As abas dentro do arquivo não são pastas dentro do arquivo.

        A Cespe é contra a americanização das palavras. Slide = eslaide; backup = becape.
        Da qui a pouco vai colocar: "João foi ao chou".

      • Pois é, quanto a letra C, também tenho o 2007 e 2010 instalado na máquina, ambos permitem a edição do documento em modo de leitura, basta clicar em "Opções de modo de exibição" > "Permitir digitação". Alguém pode confirmar no 2013 ?

      • a) O Microsoft Word não faz mágica. Não aparecerá NADA além da barra se o cursor for parado por alguns segundos. Para inserir tabela somente através do menur INSERIR.

         

         

        b) No Microsoft Word 2013 a primeira tela que aparece quando o programa é aberto é uma tela de apresentação, que não direciona o usuário diretamente para o ambiente de trabalho, diferentemente das outras versões.

         

         

        c) O modo leitura no Word não permite edição.

         

        d) O Excel possui várias pastas de trabalho que, apesar de estarem na mesma janela (porque pra mim parecem estar, ao contrário do que diz a questão) funcionam de forma independente.

         

        e) O PowerPoint dá a possibiliade criar intervalos para as apresentações, mas isso não é feito na mesma guia de teste de intervalos.

      • "João foi ao chou"  hahahahahahhahaha ...   morri com essa ... hahahahahaha

      • Eslaide? serio isto?

      • As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretasSlide é a palavra original em inglês e eslaide é a forma aportuguesada da palavra. Embora ambas estejam reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, a palavra eslaide tem um uso quase inexistente, sendo a palavra slide maioritariamente utilizada.


      ID
      1150450
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Assinale a opção correta com relação ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente.

      Alternativas
      Comentários
      • Letra B.

        A letra A está errada, porque um arquivo de texto qualquer dispensa o uso de extensões, sendo aberto diretamente pelo navegador.

        A letra C está errada, porque a limpeza do Histórico não limpa os arquivos que estão na pasta Downloads.

        A letra D está errada, porque é o oposto, onde os processos são executados separadamente.

        A letra E está errada, porque o atalho é Ctrl+Shift+N (e no IE é Ctrl+Shift+P, da Navegação InPrivate)

      • Só a título de acréscimo, o atalho Ctrl + Shift + T reabre a última aba fechada no Chrome. 

        Aproveitando o ensejo, vale a pena uma olhada nesse link 
        http://www.tecmundo.com.br/navegador/9055-conheca-os-atalhos-mais-ninjas-do-google-chrome.htm

      • A letra B está correta, uma outra questão do próprio cespe pode ajudar a responder, vejam:

        Prova: CESPE - 2013 - FUB - Auxiliar de Administração Disciplina: Noções de Informática

        Alguns sítios eletrônicos de busca, como o Google, permitem pesquisas por voz. Ao se acessar esse sítio, pode-se realizar uma busca, clicando-se o botão com o desenho de um microfone e, a seguir, falando-se o termo da busca próximo a um microfone conectado e instalado corretamente no computador.

        GABARITO: CERTA.

      • Complementando...

        Fernando Aragao: "A letra E está errada, porque o atalho é Ctrl+Shift+N (e no IE é Ctrl+Shift+P, da Navegação InPrivate)"

        No 'Firefox 30.0' o atalho é o mesmo do IE (Ctrl+Shift+P)!!

      • na letra B a questao nao estaria fazendo referencia ao site de pesquisas google?


      • Penso como o colega Andre. Não existe nas configurações do navegador essa opção, mas sim em um site.

      • Concordo com vcs, mas essa função só será habilitada quando utilizamos o Google Chrome.

      • Control+ shift + T = REABRE GUIA FECHADA


      • O Ctrl+Shift+P também abre a última janela fechada no firefox.

      • Acrescentando o comentário do Anderson Miles: A opção fala com relação a pesquisa, logo assimilei o site do Chrome - Google.

      • Prezados, vamos analisar todas as alternativas :

        a) É possível abrir um arquivo de texto qualquer pelo navegador Chrome, utilizando-se do conceito de extensões. Para isso, a extensão do arquivo deverá fazer parte do repositório do Chrome e, caso aí não esteja, ela poderá ser obtida na seção Extensões da Chrome Web Store.

        Alternativa errada. O Chrome abre arquivos de texto nativamente. Não obstante , o tipo de extensão do arquivo não se confunde com o conceito de extensões do Chrome.

        b) O Chrome possui recursos que permitem a realização de pesquisa por comando de voz, sendo possível, por exemplo, pedir por meio desse comando a listagem dos tribunais de justiça estaduais.

        Alternativa correta. Esse é um recurso do Chrome , para ativa-lo basta clicar no ícone do microfone ou falar “OK Google" no microfone.


                                           


        c) A operação de limpeza do histórico de download tem de ser realizada com cautela, uma vez que, ao se apagar o histórico, os arquivos que foram baixados também serão removidos do computador.

        Alternativa errada. A limpeza do histórico apagará somente o histórico de navegação , os arquivos que foram baixados não serão apagados.

        d) O que torna o Chrome mais rápido em relação aos seus concorrentes é que todos os seus processos são executados em dependência uns dos outros, cada um colaborando na execução das tarefas dos demais.

        Alternativa errada. Justamente o contrário , processos  independentes para cada aba.

        e) Ao se utilizar o atalho Ctrl + Shift + T no Chrome instalado em ambiente Windows, uma nova janela será aberta no modo de navegação anônima.

        Alternativa errada. O comando para navegação anônima é Ctrl + Shift + N

        Portanto, a alternativa correta é a letra B.


      • Correta: letra "b".

        Também tive dúvida com relação ao comando de voz ser uma característica do Chrome (navegador) ou do Google (site buscador), mas como mencionou o colega Anderson Miles, a função de pesquisa por voz só aparece quando se acessa o Google com o Chrome (eu testei acessar com o IE).

        Além disso, a questão diz "o Chrome possui recursos" e, ao abrir o navegador, aparece um botão na barra de Favoritos chamado "Aplicativos", em que uma das opções é Pesquisa do Google.

        ;)

      • Qualquer dia o CESPE cobrará o conceito de hotwords.
        Exemplo principal: "Ok Google". Segue a dica: 

        "É possível realizar pesquisas e acionar comandos simples (como criar lembretes na sua agenda ou conferir a previsão do tempo) sem ter que digitar uma única palavra, usando nada além da sua própria voz."

        Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/google-voice-search-hotword.htm#ixzz3nE6hqbG2

      • Complementando ...

        CTRL + SHIFT + T reabre a última guia fechada no CHROME, MOZILLA E INTERNET EXPLORER.

        Corrigindo o comentário da colega Arethusa Soares, CTRL + SHIFT+ P  é atalho para abertura de janela de navegação privativa no firefox e não de reabertura de janela fechada.
      • Opçao B é o correto, e corrigido o comentário do professor na opção é os comandos corretos para se abrir uma nova janela é CTRL + T e não CTRL+SHIFT+N

      • Sacanagem essa alternativa "b"!

        Entendo que o GOOGLE possua esse recurso.

        Isso não funciona em qualquer navegador?

        Alguém pode me explicar?

      • a) É possível abrir um arquivo de texto qualquer pelo navegador Chrome, utilizando-se do conceito de extensões. Para isso, a extensão do arquivo deverá fazer parte do repositório do Chrome e, caso aí não esteja, ela poderá ser obtida na seção Extensões da Chrome Web Store.  ERRADO

        NEM TODOS OS ARQUIVOS DE TEXTO PODEM SER ABERTOS PELOS NAVEGADORES.

        COMO É O CASO DA EXTENSAO DOCX, QUE SO PODE SER ABERTO PELO WORD

      • A) ERRADA!

        Para abrir um arquivo de texto no Chrome não precisa necessariamente de uma extensão. Basta arrastar o aquivo para o navegador, ou abri-lo via CRTL + O 

         

        B) CORRETA!

        A pagina padrão do chrome é uma pagina do google, na qual se pode buscar por voz!

         

        C) ERRADA!

        A limpeza do Historico limpa a LISTAGEM dos Download feitos, Não apaga os arquivos!

         

        D) ERRADA!

        As abas do Chrome, disferente dos outros navegadores, são executadas separadamentes.

        Dai quando uma pagina trava, somente ela será afetada. Diferente dos outros navegadores.

         

        E) ERRADA!

        Crtl + shift + T -> Reabre a ultima guia fechada

        Crtl + shift + N -> Abre a navegação aNomina 

         

      • GABARITO LETRA B

         

         

         

        A letra A está errada, porque um arquivo de texto qualquer dispensa o uso de extensões, sendo aberto diretamente pelo navegador.

        A letra C está errada, porque a limpeza do Histórico não limpa os arquivos que estão na pasta Downloads.

        A letra D está errada, porque é o oposto, onde os processos são executados separadamente.

        A letra E está errada, porque o atalho é Ctrl+Shift+N (e no IE é Ctrl+Shift+P, da Navegação InPrivate)

         

        FONTE: Prof. Fernando Nishimura.

         

        __________________________

         

        O que queremos? Passar no concurso.

        E quando queremos? É irrelevante.

      • Pessoal, só a título de informação, essa função do Chrome foi desabilitada em 2015.

        "O comando "Ok Google", que permitia a pesquisa por voz no Chrome, foi desabilitado na versão 46 do navegador, lançada nesta semana. Segundo a empresa, o motivo que levou a remoção do recurso foi o pouco interesse dos usuários"

        Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/10/nova-versao-do-chrome-desliga-pesquisa-de-voz-do-ok-google.html

      • a) É possível abrir um arquivo de texto qualquer pelo navegador Chrome, utilizando-se do conceito de extensões. Para isso, a extensão do arquivo deverá fazer parte do repositório do Chrome e, caso aí não esteja, ela poderá ser obtida na seção Extensões da Chrome Web Store.

        Alternativa errada. O Chrome abre arquivos de texto nativamente. Não obstante , o tipo de extensão do arquivo não se confunde com o conceito de extensões do Chrome.

        b) O Chrome possui recursos que permitem a realização de pesquisa por comando de voz, sendo possível, por exemplo, pedir por meio desse comando a listagem dos tribunais de justiça estaduais.

        Alternativa correta. Esse é um recurso do Chrome
                                           

         

        c) A operação de limpeza do histórico de download tem de ser realizada com cautela, uma vez que, ao se apagar o histórico, os arquivos que foram baixados também serão removidos do computador.

        Alternativa errada. A limpeza do histórico apagará somente o histórico de navegação , os arquivos que foram baixados não serão apagados.

        d) O que torna o Chrome mais rápido em relação aos seus concorrentes é que todos os seus processos são executados em dependência uns dos outros, cada um colaborando na execução das tarefas dos demais.

        Alternativa errada. Justamente o contrário , processos  independentes para cada aba.

        e) Ao se utilizar o atalho Ctrl + Shift + T no Chrome instalado em ambiente Windows, uma nova janela será aberta no modo de navegação anônima.

        Alternativa errada. O comando para navegação anônima é Ctrl + Shift + N

        Portanto, a alternativa correta é a letra B.

      • GABARITO B


        Atalhos mais cobrados em prova:

        CTRL + K OU CTRL + E = Pesquisar a partir de qualquer lugar da página  

        CTRL + L = Seleciona a guia de endereços

        CTRL + N = Abre nova JANELA

        CTRL + T = Abre nova GUIA

        CTRL + SHIFT + N = NAVEGAÇÃO PRIVADA

        CTRL + D = ADICIONAR AOS FAVORITOS

        CTRL + P = IMPRIMIR PÁGINA

        CTRL + F = PROCURAR NA PÁGINA

        CTRL + G = PROCURAR NA PÁGINA

        F3 = PROCURAR NA PÁGINA

        CTRL + F4 = Fechar guia (ou aba)

        ALT + F4 = Fechar toda a janela


        bons estudos

      • Letra B

        A letra A está errada, porque um arquivo de texto qualquer dispensa o uso de extensões, sendo aberto diretamente pelo navegador.

        A letra C está errada, porque a limpeza do Histórico não limpa os arquivos que estão na pasta Downloads.

        A letra D está errada, porque é o oposto, onde os processos são executados separadamente.

        A letra E está errada, porque o atalho é Ctrl+Shift+N (e no IE é Ctrl+Shift+P, da Navegação InPrivate)

      • Como essa questão foi feita na época em que eu era pobre, eu teria errado hahah.

        Hoje, em pleno 2019, acho que a maioria das pessoas (assim como eu) pesquisam pelo celular falando a frase mágica: ''ok, google''.

        Assim fica fácil

      • Complementando ...

        CTRL + SHIFT + T=> nova guia

        CTRL + SHIFT +N=> janela anonima

      • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS

        Ctrl + Shift + T - Abre as configurações

        Ctrl + T - Nova Aba (guia)

        Ctrl + N - Nova Janela

        Ctrl + Shift +N - Nova Janela Anonima

        Pratiquem nos seus navegadores.

      • Minha contribuição.

        CTRL+H: Histórico

        CTRL+T: Abre aba

        CTRL+W: Fecha aba

        CTRL+J: Downloads

        CTRL+D: Favoritos

        CTRL+SHIFT+T: Abre uma aba fechada acidentalmente

        Fonte: Resumos

        Abraço!!!

      • LETRA B

      • No Chrome para abrir uma janela de navegação anônima é CTRL + SHIFT+ N

      • B.

        ->Ctrl + Shft + T Reabre guias fechadas anteriormente na ordem em que foram fechadas.

        -> Para abrir uma guia anônima no Chrome, o certo é Ctrl + Shift + N.


      ID
      1150453
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Acerca da computação em nuvem, tecnologia definida como um conjunto de servidores que compartilham recursos como processamento, armazenamento, conectividade, aplicações e serviços disponibilizados na Internet, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • Digamos que a letra A seja a menos errada...

        Letra B, errada porque a transparência do acesso impede que o usuário identifique qual é o servidor que ele está trabalhando. É como a estrutura de clusters de servidores, onde vários são ligados concorrentemente, fazendo parecer um único servidor para quem acessa.

        Letra C, errada porque o acesso independe do sistema operacional, e o suporte pode se concentrar na aplicação e não nos problemas de infraestrutura ou software do cliente.

        Letra D está errada, porque a quantidade é 'ilimitada', vide as nuvens da Google e Amazon, por exemplo.

        Letra E está errada, porque a cloud storage (armazenamento na nuvem) pode crescer organicamente, assim como cresceria a banda de acesso, o espaço de execução, a quantidade de usuários, etc.

        Com relação a letra A, é verdade que não existe um 'protocolo padrão de computação em nuvem', mas seria mais adequado dizer que não existe portabilidade entre as empresas de armazenamento, pois cada uma não quer perder seu cliente para a concorrência, criando impedimentos 'técnicos'. Supondo que existam duas nuvens rodando Windows Server 2008 R2 de empresas diferentes, o usuário poderia transferir os dados por conta própria, manualmente, sem o auxílio de uma ferramenta de transferência.

      • Fernando Aragao, muita gente entrou com recurso nessa questão.

      • Vamos aguardar o gaba definitivo!

      • É o Cespe comendo as próprias entranhas do Raciocínio Lógico. O argumento em questão da assertiva A é rasteiro. 

      • Questão foi anulada - http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_ce_13_servidor/arquivos/Gab_Definitivo_TJCE14_CB3_06.PDF 


      • CESPE fazendo cespice! :) 

      • A letra a está errada, porque diz que não há um protocolo padrão, quando na verdade há o TCP/IP. Eu não entraria com recurso na questão e colocaria a letra c como correta.

      • Gabarito preliminar: letra A

        Gabarito definitivo: Anulada

        Justificativa: A utilização do termo “atualmente” na opção apontada como gabarito prejudicou o julgamento objetivo da questão. Por esse motivo, opta‐se pela anulação da questão.

      • QUANDO ANULA, GANHE-SE O PONTO DA QUESTÃO NA BANCA cespe?


      ID
      1150456
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Acerca de noções de vírus, worms e pragas virtuais, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • Acredito haver inconsistência na resposta da banca (letra a), visto que keyloggers capturam as teclas e quem captura fotos avançadas na tela do computador são os screenloggers.

      • Também concordo, screenlogger são responsáveis por tirar fotografia da tela e não os keylogger!!!! 

      • Tem relação com a interpretação da alternativa A. Veja o que diz a Cartilha CERT:

        Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

        Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

        O início da alternativa A diz que 'os programas keyloggers', e sabendo que screenlogger é similar ao keylogger (CERT), então a afirmação de 'o que foi visualizado na tela do computador seja capturado', a alternativa faz sentido. Outro caso nesta prova em que a resposta é a 'menos errada'.

        Letra B = rootkit permanece invisível, e tão escondido que existem ferramentas específicas para sua remoção, como o Windows Defender Offline - http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/what-is-windows-defender-offline

        Letra C = o vírus de boot pode se propagar por pendrives e é executado quando o computador é inicializado (boot)

        Letra D = botnets são redes zumbis, controladas remotamente para coordenar ataques e acessos indevidos.

        Letra E = os hijackers são sequestradores, e os que atacam arquivos do Word são os vírus de macros.

      • Quem meche com os keylogger sabe que eles tambem tiram fotos...

      • Muitos entraram com recurso também nessa questão.

      • Na prática, como se faz para saber se o seu computador foi infectado por um keylogger ou screenlogger? Passando anti-vírus é suficiente?

      • Olá Tati, tudo bem? Para saber se o seu computador tem keylogger ou screenlogger que podem estar registrando o que você digita no teclado físico ou em telas (teclado virtual), você deve usar aplicativos de detecção e remoção. Recomendo:

        - SpyBot Search & Destroy 1.6.2 - interface 'antiga', rápida e eficaz

        - AdwCleaner - para evitar que a praga seja removida com sucesso, e depois que você reiniciar, ela volte

        - MalwareBytes AntiMalware - um dos mais eficazes, recomendado pelo site Linha Defensiva

        Antivírus? Aí depende. Nem todo antivírus consegue detectar todo tipo de keylogger e screenlogger.

      • Mas o keylogger só captura quilo que é digitado no mouse, vizualização ficaria na parte de um programa screenlogger. Estou certo Fernanado Aragão???

      • Sim Joseph, você está certo.

        Conforme comentei, o CESPE pegou a cartilha CERT, fez uma interpretação do texto, e criou esta alternativa A.

      • Existe uma diferença muito grande de keylogger e screenlogger. Eles possuem funcionalidades diferentes e implementações de código mais diferentes ainda. A complexidade do segundo é muito maior que a do primeiro.

      • Questão anulada pela banca.

      • Questão foi anulada - http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_ce_13_servidor/arquivos/Gab_Definitivo_TJCE14_CB3_06.PDF 

      • Hijacker é a mesma coisa de spyware


      ID
      1150459
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Noções de Informática
      Assuntos

      Um certificado digital é um arquivo no computador que identifica o usuário. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • Olá amigos do QC,

        Certificado Digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade e podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoas, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc...

        grande abraços amigos e bons estudos

      • Letra E.  Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para a qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente à chave privada que se acredita ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_digital

      • Debulhando em minúcias:

        a) Pelo contrário, utiliza-se certificados digitais em aplicativos de e-mail, sites, para dar autencidade em documentos, procedimentos como internetbanking, etc.


        b) Errado. A chave pública deve estar contida na assinatura digital, e serve para que o usuário possa decifrar mensagens recebidas, assim como enviar mensagens ao dono da assinatura com garantia de confidencialidade (apenas o dono da assinatura poderá decifrar).


        c) Errado. Do contrário, não haveria confiabilidade em transações online. Há procedimentos, como no internet banking a celebração de transações ou contratos, que necessitam que o usuário tenha uma chave pública, e seu banco a chave privada, evitando então que o cliente esteja presente no banco, mas garantindo inequivocamente via certificação digital que está sendo feito por ele (claro que ainda fica sendo necessário o uso de senhas e outros dispositivos de segurança).

        d) Errado. Parece que por se tratar de órgão público, tudo caminha pra obsolescência e sucateamento. No mais, a certificação digital é uma identidade virtual, ele dá garantia de autenticidade, integridade, confidencialidade e, o mais importante, o não-repúdio, que é definido pela American Bar Association PKI Assessment Guidelines como sendo "suficiente evidência para persuadir a autoridade legal (juiz, jurado ou árbitro) a respeito de sua origem, submissão, entrega e integridade, apesar da tentativa de negação pelo suposto responsável pelo envio".

        e) Correta, e sem mais delongas.

      • GABARITO > E


        Mesmo para quem não sabia a resposta, é simples! Lembre-se que questões CESPE de informática tem um critério.

        - É restritiva? > Enorme chance de estar errada;

        A única que não é restritiva, no caso, é a letra "e".
      • a) não possuem
        b) não faz parte
        c) não há como
        d) não podem
        e) pode

      • A) É totalmente acessível o uso de certificado, já que pelo mesmo poder ser uma porta aberta para crackers, um certificado digital cairia como uma ótima proteção.
        B) Ao contrário, a chave pública ou assimétrica é a chave dada aos usuários correspondentes ao passo que a chave privada ou simétrica é pertencente ao dono.
        C) Ao pensar que Internet Bankings pedem o autenticidade dos seus usuários, onde a chave privada fica nas mãos do remetente e a pública nas mãos do destinatário, não há possibilidade dessa estar correta.
        D) Pensando que a ideia do não-repúdio pode ser utilizada como vantagem para tribunais e que não existe proibição expressa para tanto, errada.
        E) De fato uma pessoa ou um computador tem esse critério afinal de contas não existe uma dicotomia entre ambos.

      • Técnica MONSTRA do Samurai Nishimura, se houver NEGAÇÃO, nas questões CESPIANAS de INFORMÀTICA --> desconfie 95%, pois estarão erradas

         a)Os aplicativos de email ainda NÂO possuem recursos que possibilitem a utilização da tecnologia do certificado digital.

         b)Por questões de segurança, a chave pública do usuário NÂO faz parte do certificado digital.

         c)Mesmo que um sítio eletrônico possua uma área restrita, NÂO há como programá-lo de modo a que ele exija do usuário a apresentação de certificado digital.

         d)Na prática, os certificados digitais NÂO podem ser utilizados por um tribunal de justiça para comprovar a autoria, por exemplo, de um processo eletrônico.

         e)Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.(GABARITO)

        Obrigado Nishimura! 

      • O Nishimura devia ser o professor daqui!

      • Fui pela técnica do Nishimura da restrição, menosprezo na a, b, c, d

      • Muito obrigado pelo apoio pessoal. Fico contente que estejam empregando com sucesso, as dicas que sempre passo nas questões daqui, para Informática no CESPE :)

      • Nishimura é o cara!

      • Na realidade, em qualquer banca podemos perceber que restrições geralmente contém informações erroneas, é bom sempre estar atento quanto as restrições. 

      • Gabarito: Letra E
         

        Amigos venho aqui para deixar um maceteiro do Professor Fernando Nishimura que me ajuda e muito quando resolvo as questões da banca CESPE, segue abaixo o "bizurômetro":

        DICAS DE INFORMÁTICA

        1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
        2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
        3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
        4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
        5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
        6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
        7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
        8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.


        FORÇA E HONRA.

      • Eliminei geral com as dicas do Nishimura

      • Caramba, da até medo dos examinadores mudarem o sistema de elaboração por conta das dicas do Nishimura, é 90% de acerto no minimo, PARABENS CAMARADA.

      • nishinura é foda mesmo..............

      •  a) Os aplicativos de email ainda não possuem recursos que possibilitem a utilização da tecnologia do certificado digital.

         b) Por questões de segurança, a chave pública do usuário não faz parte do certificado digital.

         c) Mesmo que um sítio eletrônico possua uma área restrita, não há como programá-lo de modo a que ele exija do usuário a apresentação de certificado digital.

         d) Na prática, os certificados digitais não podem ser utilizados por um tribunal de justiça para comprovar a autoria, por exemplo, de um processo eletrônico.

         e) Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador. (CORRETO)

      • GABARITO E

         

         

        Certificado digital: permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

         

        I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC).

         

        II) Associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

         

         

        bons estudos

      • (a) Errada. Os clientes de e-mail mais modernos possuem a funcionalidade de assinatura digital, em que uma mensagem pode ser assinada (incluindo um certificado digital e sua chave pública) e com isso o destinatário pode ter a certeza do remetente;

        (b) Errada. Na verdade, o certificado vincula uma pessoa a uma chave pública;

        (c) Errada. Em alguns sites modernos (como bancos ou sites do governo) é obrigatória a utilização de certificados digitais para acesso a áreas restritas;

        (d) Errada. Atualmente os Tribunais de Justiça já utilizam certificados digitais em seus processos;

        (e) Correta. Um certificado digital pode tanto certificar a identidade de uma pessoa quanto de um servidor.

        Gabarito: Letra E

      • Minha contribuição.

        Certificado Digital => É um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada de autoridade certificadora, e que cumpre a função de associar uma entidade, pessoa, processo, servidor, computador a um par de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

        Fonte: Estratégia

        Abraço!!!

      • Aí vc entra pra ver o comentário do professor referente ao assunto, e ... cadê? Tudo bem ser grato pelas considerações dos alunos, mas poxa...

      • LETRA E

      • As dicas do professor Fernando Nishimura são excelentes. Parabéns ao Prof, isso agrega muito valor ao QC.

      • É perfeitamente possível usar certificados digitais no envío de e-mails, principalmente ao utilizar uma Assinatura Digital que requer que o emissor possua certificado digital.

        Dentre as informações armazenadas e disponibilizadas pelo servídor de chaves públicas, é a própria chave pública dos usuários.

        A definição de uso ou não de certificado digital fica por conta do próprio si te. Na prática, os advogados precisam possuir certificado digital, justamente, para garantir que o processo foi protocolado por eles.

        Um certificado digital pode ser usado para comprovar a autoria de uma informação, como também para promover o sigilo da mesma.

        Um certificado pode ter a forma de um aplicativo que funciona apenas no computador específico. Assim, pode-

        se dizer que ele foi emitido para aquele computador específico.

      • O Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

         

        Analisando as alternativas, temos que:

         

        A - Errada, um importante recurso implementado por clientes de e-mail é a assinatura digital, que pode ser aplicada a uma mensagem, e inclui o seu certificado e a chave pública. A assinatura digital comprova ao destinatário que o conteúdo da mensagem foi assinado pelo autor da mensagem e não por um impostor, e que o conteúdo não foi alterado durante o trajeto da mensagem. 

         

        B - Errada, conforme a definição de Certificado Digital, ele "associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas."

         

        C - Errada, atualmente diversas entidades (como a Receita Federal e bancos, por exemplo), visando aumentar os níveis de segurança de seus serviços, exigem a aquisição de um Certificado Digital para para acessar áreas restritas de seus portais

         

        D - Errada, a maioria dos Tribunais de Justiça do Brasil usa Certificados Digitais para elevar os níveis de segurança de seus processos.

         

        E - Certa, um Certificado Digital é um arquivo no computador que identifica o próprio computador ou o seu usuário, pois aplicativos utilizam o certificado para comprovar a identidade do usuário para outra pessoa ou para um computador. Exemplos: ao efetuar uma operação em Internet Banking, o certificado digital comprova que a pessoa está autorizada a acessar informações sobre a conta; ao enviar um e-mail, o cliente de e-mail pode usar um certificado digital para assinar digitalmente a mensagem, o que comprovará a autoria da mensagem garantirá a integridade da mensagem. 

         

        Fonte: TEC

      • GABARITO: LETRA E.

        Curiosidades:

        Eles possuem um prazo de renovação sendo que a autoridade certificadora é responsável por revogar ou renovar;

        Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade; e

        Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.

      • Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.


      ID
      1150462
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

                  Fernando, serventuário da justiça, lotado em vara no interior, obteve licença para cursar mestrado em Fortaleza – CE; Júlio, serventuário da justiça, lotado em vara da capital, obteve licença para cursar doutorado em Fortaleza – CE; Carlos, serventuário da justiça, lotado em vara no interior, obteve licença para cursar doutorado em Fortaleza – CE; e Caio, serventuário da justiça, lotado em vara da capital, obteve licença para cursar mestrado em Fortaleza – CE.

      Nessa situação hipotética,

      Alternativas
      Comentários
      • O art. 96-A, caput, explicita: "O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do EXERCÍCIO DO CARGO EFETIVO, com a respectiva remuneração, para participar em programa de pós-graduação stricto sensu em instituição de ensino superior no País."

        A pergunta faz referência às funções, quando na verdade deveria ser cargo.

      • Não entendi, alguém para me ajudar? 

      • Não entendi pq nao podem se afastar dos cargos. Como irao acumular? A questão não detalhou o horário de estudos.  Mestrado e doutorado sao strictu sensu

      • Para se cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado se necessita de um afastamento, e não de uma licença.

      •  Lei nº 12.342, de 28 de julho de 1994 (Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará),  Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

        Art. 447 - Aplicam-se aos servidores de justiça e, no que couber, aos serventuários de justiça, quanto às outras modalidades de licenças, as normas da legislação estatutária do regime jurídico único dos servidores do Estado.

        § 4º - Não será considerado afastamento de suas funções a licença de serventuário para cursar mestrado ou doutorado, mesmo em comarca diferente da sua.

      • Pela lei 8.112/90 é afastamento:

        Art. 96 O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, para participar em programa de pós-graduação stricto sensu em instituição de ensino superior no País.

        Pela situação apresentada TODOS obtiveram a licença.

        Mas a Alicia Florrick matou a questão. Temos que se atentar para as regras do Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará que considera essa LICENÇA como Não AFASTAMENTO.


      ID
      1150465
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

      Para a composição do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE/CE), deverão ser indicados desembargadores do TJCE escolhidos pelo

      Alternativas
      Comentários
      • CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

        Art. 120. Haverá um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal.

        § 1º - Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:

        I - mediante eleição, pelo voto secreto:

        a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;

        b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;

        II - de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;

        III - por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

        § 2º - O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente- dentre os desembargadores.

        ----

        CÓDIGO ELEITORAL:

        Art. 25. Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:

        I - mediante eleição, pelo voto secreto:

        b) de dois juizes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;

         

        ----

        "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela." Paulo Coelho.

         

      • lei Estadual 12.342/94 

        DA COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
        Art. 35 - Em matéria administrativa, compete ao Tribunal de Justiça:
        § 1º - Os Desembargadores indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral serão escolhidos pelo Tribunal Pleno, mediante eleição, pelo voto secreto, dentre os seus membros.
         

      • Lei 16.397/2017

        CAPÍTULO II

        DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

        Art. 25. Compete, ainda, ao Tribunal de Justiça:

        VI eleger:

        a) os membros do Órgão Especial e seus respectivos suplentes, dando-lhes posse na mesma sessão;

        b) os membros do Conselho da Magistratura e respectivos suplentes;

        c) os desembargadores e os juízes efetivos e substitutos do Tribunal Regional Eleitoral, apreciando a recondução, dentre os inscritos na classe dos magistrados do Estado;

        CF/88

        Art. 120. Haverá um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal.

        § 1º - Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:

        I - mediante eleição, pelo voto secreto:

        a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;


      ID
      1150468
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

                  Se, em determinado processo que esteja tramitando originariamente em uma das câmaras cíveis no TJCE, for arguida, por meio de exceção, a suspeição do desembargador relator, a relatoria da arguição caberá

      Alternativas
      Comentários
      • Lei nº 12.342, de 28 de julho de 1994 (Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará)

        Art. 53 - Compete ao Presidente do Tribunal de Justiça:

        IV - funcionar como relator em: (Redação dada pela Lei nº 14.258, de 04.12.08)
        a) exceções de suspeição de Desembargadores;
        b) conflitos de competência entre órgãos fracionários do Tribunal;
        c) processos de incapacidade, remoção compulsória, disponibilidade de magistrado;
        d) demais processos administrativos disciplinares contra Desembargadores

         
      • Gabarito Letra E

         

        De acordo com o RI do TJ-TO

         

        Art. 185. A exceção de suspeição deverá ser oposta perante o Presidente do Tribunal, que será o seu Relator, com direito a voto; se o excepto for o Presidente, ao Vice-Presidente será dirigida a petição e, se ambos forem recusados, o Relator será o Desembargador mais antigo na ordem de substituição ao Presidente.

         

        Traduzindo esse artigo do capiroto rsrs.

         

        Caso seja arguido a suspeição e o PR seja o Relator do processo, irá ser encaminhado ao Vice, caso ambos sejam suspeitos. Recairá no mais antigo. Não sei qual artigo está essa resposta no RI do Ceará

      • Fui com base no Art. 38 da lei 16397 e está errado. Se alguém souber explicar, fico grata..

        art 38. Compete ao Vice-­Presidente auxiliar o Presidente do Tribunal no exercício de suas atribuições, substituindo­o nas ausências, férias, licenças, suspeições e impedimentos, com a mesma posição hierárquica, bem como: I ­ relatar exceção de suspeição não reconhecida, oposta ao Presidente do Tribunal; 

      • Fui com base no Art. 38 da lei 16397 e está errado. Se alguém souber explicar, fico grata..

        art 38. Compete ao Vice-­Presidente auxiliar o Presidente do Tribunal no exercício de suas atribuições, substituindo­o nas ausências, férias, licenças, suspeições e impedimentos, com a mesma posição hierárquica, bem como: I ­ relatar exceção de suspeição não reconhecida, oposta ao Presidente do Tribunal; 


      ID
      1150471
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

      Em relação às varas da comarca de Fortaleza – CE, assinale a opção correta.

      Alternativas
      Comentários
      • O diretor das vara é indicado pelo juiz titular e nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justiça e tal diretor tem que ser formado em um dos cinco cursos de nível superior a seguir: Direito, Economia, Ciencias Sociais, Administração e mais um que não lembro agora. 

      • CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ 25 LEI Nº 12.342, DE 28.07.94 (D.O DE 03.08.94)

        SUBSEÇÃO II DA COMARCA DA CAPITAL 

        Art. 523 - Ficam criados os seguintes cargos no quadro de servidores de justiça da comarca da Capital: I - cento e sete (107) cargos de Diretor de Secretaria de Vara da comarca da Capital, DNS-3, de provimento em comissão, de livre nomeação e exoneração, com vencimento e representação fixado em lei, a serem providos por Bacharéis em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Ciências Sociais, mediante indicação do Juiz de Direito titular da Vara e nomeação pelo Presidente do Tribunal de Justiça;

      • Lei nº 16.208, de 3 de abril de 2017 - DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PODER JUDICIÁRIO.

        Art. 46. Nas Varas da Comarca de Fortaleza atendidas pelas Secretarias Judiciárias de 1º Grau atuará um Supervisor de Unidade Judiciária de Entrância Final, com atribuições vinculadas ao Gabinete do Magistrado de 1º Grau, nomeado em comissão pela Presidência do Tribunal de Justiça após livre indicação do respectivo Juiz Titular ou, no caso de vacância, pelo Juiz em respondência, dentre profissionais de nível superior, preferencialmente em Direito ou Administração, e competência técnica reconhecida.

        Parágrafo único. Com a implantação das 4 (quatro) Secretarias Judiciárias criadas pelo art. 44 desta Lei, os cargos de Supervisor de Unidade Judiciária de Entrância Final das respectivas Varas que passarem a ser por elas atendidas, terão as atribuições vinculadas ao Gabinete do Magistrado de 1º Grau.

      • O artigo 101 da Lei 16.397, de 14.11.2017 responde essa questão!


      ID
      1150474
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

      Os titulares de ofício de justiça poderão ser removidos

      Alternativas
      Comentários
      • Questão Anulada

        Prova - pag 8 – 2ª Coluna (Questão 27): http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_CE_13_SERVIDOR/arquivos/TJCE14_CB3_06.pdf

        Alteração de Gabarito (pág 1): https://arquivos.qconcursos.com/concurso/justificativa/3289/tj-ce-2014-analista-e-tecnico-justificativa.pdf


      ID
      1150477
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

      Servidor nomeado para o TJCE somente entrará em exercício no cargo caso o título de nomeação seja devidamente anotado na

      Alternativas
      Comentários
      • Segundo o Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará:


        Art. 430 - Os serventuários e servidores da Justiça somente entrarão no exercício de seus cargos, exibindo o título de sua nomeação, devidamente anotado na Secretaria de Administração e Finanças do Tribunal, à autoridade competente para lhes dar posse

        [...]

        § 3º - Anotado o compromisso prestado no título de nomeação, será este registrado na Secretaria de Administração e Finanças do Tribunal de Justiça;

        Resposta: alternativa C.


        Bons estudos!


      ID
      1150480
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

                  Ana foi aprovada e nomeada para o cargo de servidora do TJCE; Joaquina, servidora do TJCE, foi promovida para outro cargo no mesmo órgão; Cristina foi designada para ocupar função gratificada no TJCE; Elaine, servidora do TJCE, foi removida para outro cargo em outra comarca.

      Nessa situação, a obrigatoriedade de prestar compromisso de desempenhar com honra e lealdade as funções do cargo a ser assumido atinge

      Alternativas
      Comentários
      • LEI Nº 12.342/1994 - Art. 430 - Os serventuários e servidores da Justiça somente entrarão no exercício de seus cargos,
        exibindo o título de sua nomeação, devidamente anotado na Secretaria de Administração e Finanças do
        Tribunal, à autoridade competente para lhes dar posse.
        § 1º - Precederá à posse o compromisso que prestará o nomeado, de desempenhar com honra e
        lealdade as funções do cargo;

        § 4º - Não haverá novo compromisso nos casos de promoção, de designação de função
        gratificada, de remoção ou de permuta.

        Art. 430 - Os serventuários e servidores da Justiça somente entrarão no exercício de seus cargos,
        exibindo o título de sua nomeação, devidamente anotado na Secretaria de Administração e Finanças do
        Tribunal, à autoridade competente para lhes dar posse.
        § 1º - Precederá à posse o compromisso que prestará o nomeado, de desempenhar com honra e
        lealdade as funções do cargo;

        § 4º - Não haverá novo compromisso nos casos de promoção, de designação de função
        gratificada, de remoção ou de permuta.

      • Ainda bem que mudaram a lei , pois não faz sentido algum 


      ID
      1150483
      Banca
      CESPE / CEBRASPE
      Órgão
      TJ-CE
      Ano
      2014
      Provas
      Disciplina
      Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
      Assuntos

                  Argemiro, serventuário de justiça no interior, necessita de seis meses de licença para tratamento de saúde; Tito, serventuário de Justiça lotado no TJCE, necessita de três meses de licença para tratamento de saúde; e Gabriel, serventuário de justiça lotado em secretaria de vara na capital, necessita de três meses de licença para tratamento de saúde.

      Nessa situação hipotética, é competente para conceder a(s) licença(s)

      Alternativas
      Comentários
      • Lei 12.342/94 Código de Divisão e de Organização Judiciária do Estado do Ceará

        Art. 53 - Compete ao Presidente do Tribunal de Justiça:

        V - conceder licenças e vantagens previstas em lei a magistrados, serventuários e servidores do Poder Judiciário, e apreciar, em grau de recurso, justificativas de faltas; (Redação dada pela Lei nº 14.258, de 04.12.08)

        Agora você me diga o porquê de Gabriel não ter sido colocado na resposta.

        Pegadinha??

      • Vinícius Veras também estou me perguntando isso kkkkk

      • Lei 16.397

         

        Art. 24. Compete ao Tribunal de Justiça:

        IV aposentar e conceder licença, férias e outros afastamentos a seus membros e
        aos juízes e servidores que lhe forem imediatamente vinculados