-
Olá amigos do QC,
Certificado Digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade e podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoas, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc...
grande abraços amigos e bons estudos
-
Letra E. Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um
conjunto de informações referentes à entidade para a qual o certificado
foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente à chave privada que se acredita ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_digital
-
Debulhando em minúcias:
a) Pelo contrário, utiliza-se certificados digitais em aplicativos de e-mail, sites, para dar autencidade em documentos, procedimentos como internetbanking, etc.
b) Errado. A chave pública deve estar contida na assinatura digital, e serve para que o usuário possa decifrar mensagens recebidas, assim como enviar mensagens ao dono da assinatura com garantia de confidencialidade (apenas o dono da assinatura poderá decifrar).
c) Errado. Do contrário, não haveria confiabilidade em transações online. Há procedimentos, como no internet banking a celebração de transações ou contratos, que necessitam que o usuário tenha uma chave pública, e seu banco a chave privada, evitando então que o cliente esteja presente no banco, mas garantindo inequivocamente via certificação digital que está sendo feito por ele (claro que ainda fica sendo necessário o uso de senhas e outros dispositivos de segurança).
d) Errado. Parece que por se tratar de órgão público, tudo caminha pra obsolescência e sucateamento. No mais, a certificação digital é uma identidade virtual, ele dá garantia de autenticidade, integridade, confidencialidade e, o mais importante, o não-repúdio, que é definido pela American Bar Association PKI Assessment Guidelines como sendo "suficiente evidência para persuadir a autoridade legal (juiz, jurado ou árbitro) a respeito de sua origem, submissão, entrega e integridade, apesar da tentativa de negação pelo suposto responsável pelo envio".
e) Correta, e sem mais delongas.
-
GABARITO > E
Mesmo para quem não sabia a resposta, é simples! Lembre-se que questões CESPE de informática tem um critério.
- É restritiva? > Enorme chance de estar errada;
A única que não é restritiva, no caso, é a letra "e".
-
a) não possuem
b) não faz parte
c) não há como
d) não podem
e) pode
-
A) É totalmente acessível o uso de certificado, já que pelo mesmo poder ser uma porta aberta para crackers, um certificado digital cairia como uma ótima proteção.
B) Ao contrário, a chave pública ou assimétrica é a chave dada aos usuários correspondentes ao passo que a chave privada ou simétrica é pertencente ao dono.
C) Ao pensar que Internet Bankings pedem o autenticidade dos seus usuários, onde a chave privada fica nas mãos do remetente e a pública nas mãos do destinatário, não há possibilidade dessa estar correta.
D) Pensando que a ideia do não-repúdio pode ser utilizada como vantagem para tribunais e que não existe proibição expressa para tanto, errada.
E) De fato uma pessoa ou um computador tem esse critério afinal de contas não existe uma dicotomia entre ambos.
-
Técnica MONSTRA do Samurai Nishimura, se houver NEGAÇÃO, nas questões CESPIANAS de INFORMÀTICA --> desconfie 95%, pois estarão erradas
a)Os aplicativos de email ainda NÂO possuem recursos que possibilitem a utilização da tecnologia do certificado digital.
b)Por questões de segurança, a chave pública do usuário NÂO faz parte do certificado digital.
c)Mesmo que um sítio eletrônico possua uma área restrita, NÂO há como programá-lo de modo a que ele exija do usuário a apresentação de certificado digital.
d)Na prática, os certificados digitais NÂO podem ser utilizados por um tribunal de justiça para comprovar a autoria, por exemplo, de um processo eletrônico.
e)Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.(GABARITO)
Obrigado Nishimura!
-
O Nishimura devia ser o professor daqui!
-
Fui pela técnica do Nishimura da restrição, menosprezo na a, b, c, d
-
Muito obrigado pelo apoio pessoal. Fico contente que estejam empregando com sucesso, as dicas que sempre passo nas questões daqui, para Informática no CESPE :)
-
Nishimura é o cara!
-
Na realidade, em qualquer banca podemos perceber que restrições geralmente contém informações erroneas, é bom sempre estar atento quanto as restrições.
-
-
Gabarito: Letra E
Amigos venho aqui para deixar um maceteiro do Professor Fernando Nishimura que me ajuda e muito quando resolvo as questões da banca CESPE, segue abaixo o "bizurômetro":
DICAS DE INFORMÁTICA
1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.
FORÇA E HONRA.
-
Eliminei geral com as dicas do Nishimura
-
Caramba, da até medo dos examinadores mudarem o sistema de elaboração por conta das dicas do Nishimura, é 90% de acerto no minimo, PARABENS CAMARADA.
-
nishinura é foda mesmo..............
-
a) Os aplicativos de email ainda não possuem recursos que possibilitem a utilização da tecnologia do certificado digital.
b) Por questões de segurança, a chave pública do usuário não faz parte do certificado digital.
c) Mesmo que um sítio eletrônico possua uma área restrita, não há como programá-lo de modo a que ele exija do usuário a apresentação de certificado digital.
d) Na prática, os certificados digitais não podem ser utilizados por um tribunal de justiça para comprovar a autoria, por exemplo, de um processo eletrônico.
e) Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador. (CORRETO)
-
GABARITO E
Certificado digital: permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.
I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC).
II) Associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.
bons estudos
-
(a) Errada. Os clientes de e-mail mais modernos possuem a funcionalidade de assinatura digital, em que uma mensagem pode ser assinada (incluindo um certificado digital e sua chave pública) e com isso o destinatário pode ter a certeza do remetente;
(b) Errada. Na verdade, o certificado vincula uma pessoa a uma chave pública;
(c) Errada. Em alguns sites modernos (como bancos ou sites do governo) é obrigatória a utilização de certificados digitais para acesso a áreas restritas;
(d) Errada. Atualmente os Tribunais de Justiça já utilizam certificados digitais em seus processos;
(e) Correta. Um certificado digital pode tanto certificar a identidade de uma pessoa quanto de um servidor.
Gabarito: Letra E
-
Minha contribuição.
Certificado Digital => É um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada de autoridade certificadora, e que cumpre a função de associar uma entidade, pessoa, processo, servidor, computador a um par de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Aí vc entra pra ver o comentário do professor referente ao assunto, e ... cadê? Tudo bem ser grato pelas considerações dos alunos, mas poxa...
-
LETRA E
-
As dicas do professor Fernando Nishimura são excelentes. Parabéns ao Prof, isso agrega muito valor ao QC.
-
É perfeitamente possível usar certificados digitais no envío de e-mails, principalmente ao utilizar uma Assinatura Digital que requer que o emissor possua certificado digital.
Dentre as informações armazenadas e disponibilizadas pelo servídor de chaves públicas, é a própria chave pública dos usuários.
A definição de uso ou não de certificado digital fica por conta do próprio si te. Na prática, os advogados precisam possuir certificado digital, justamente, para garantir que o processo foi protocolado por eles.
Um certificado digital pode ser usado para comprovar a autoria de uma informação, como também para promover o sigilo da mesma.
Um certificado pode ter a forma de um aplicativo que funciona apenas no computador específico. Assim, pode-
se dizer que ele foi emitido para aquele computador específico.
-
O Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada, um importante recurso implementado por clientes de e-mail é a assinatura digital, que pode ser aplicada a uma mensagem, e inclui o seu certificado e a chave pública. A assinatura digital comprova ao destinatário que o conteúdo da mensagem foi assinado pelo autor da mensagem e não por um impostor, e que o conteúdo não foi alterado durante o trajeto da mensagem.
B - Errada, conforme a definição de Certificado Digital, ele "associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas."
C - Errada, atualmente diversas entidades (como a Receita Federal e bancos, por exemplo), visando aumentar os níveis de segurança de seus serviços, exigem a aquisição de um Certificado Digital para para acessar áreas restritas de seus portais.
D - Errada, a maioria dos Tribunais de Justiça do Brasil usa Certificados Digitais para elevar os níveis de segurança de seus processos.
E - Certa, um Certificado Digital é um arquivo no computador que identifica o próprio computador ou o seu usuário, pois aplicativos utilizam o certificado para comprovar a identidade do usuário para outra pessoa ou para um computador. Exemplos: ao efetuar uma operação em Internet Banking, o certificado digital comprova que a pessoa está autorizada a acessar informações sobre a conta; ao enviar um e-mail, o cliente de e-mail pode usar um certificado digital para assinar digitalmente a mensagem, o que comprovará a autoria da mensagem garantirá a integridade da mensagem.
Fonte: TEC
-
GABARITO: LETRA E.
Curiosidades:
↳ Eles possuem um prazo de renovação sendo que a autoridade certificadora é responsável por revogar ou renovar;
↳ Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade; e
↳ Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.
-
Um certificado digital pode ser emitido tanto para uma pessoa quanto para um computador.