SóProvas


ID
1150867
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Existem, no mínimo, duas formas de conceituar a política social: a primeira, como âmbito de reprodução do status quo e funcional ao capital; e a segunda, como espaço com potencialidades contraditórias, podendo efetivamente promover o acesso da população aos bens e serviços sociais produzidos pela sociedade. A partir dessas premissas, considere as assertivas abaixo:

I. A definição do que pode representar a política social só pode ser compreendida a partir do solo histórico que a constitui.

II. No Brasil, a trajetória histórica de política social tem sido acompanhada por características como a tutela, o clientelismo, o paternalismo e o patrimonialismo.

III. O sistema de proteção social brasileiro fundou-se em pilares oligárquicos.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Proteção Social, por meio da Previdência e de "benefícios" ligados ao trabalho industrial (como oferta de alimentação barata para operários) teve suas bases fundadas no desenvolvimento industrial. As legislações sociais foram resposta à necessidade de manter o controle estatal (tutela) especialmente no Estado Novo, e como forma de propiciar o aumento da produtividade industrial. O homem bem alimentado (etc) é mais produtivo para a indústria! Portanto, as bases se deram no meio urbano e não rural

  • I e II, apenas.

  • Politica social relaciona-se com questão social que se apresenta expressamente na sociedade capitalista industrial. 

  • O que é Oligarquia:

    Oligarquia é um termo que tem origem na palavra grega "oligarkhía" cujo significado literal é “governo de poucos” e que designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico.

     

    https://www.significados.com.br/oligarquia/