-
eficácia sempre relaciona-se com objetivos
-
Em consonância com Marta T. S. Arretche (Tendências no estudo sobre avaliação. In: Avalização de Políticas Sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998), a avaliação de políticas públicas se distingue em termos de sua efetividade, eficácia e eficiência. A resposta correta refere-se á avaliação de eficácia que consiste na avaliação da relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos. Esse tipo de avaliação pode ser utilizado entre as metas propostas e as metas alcançadas pelo programa ou, ainda, entre os instrumentos que serão utilizados para a implementação e aqueles já efetivamente utilizados. Essa avaliação é mais aplicada nas avaliações de políticas públicas, uma vez que é a mais viável e menos custosa. Nessa avaliação o avaliador estabelece uma equação entre as metas anunciadas por um programa, e com base nas informações disponíveis, as relaciona às metas alcançadas e, assim, conclui se obteve sucesso ou fracasso nas políticas. A avaliação de eficácia exige pesquisas de campo aptas a verificar e reconstituir o processo de implementação da política que será analisada. Quanto às outras avaliações, a autora caracteriza a avaliação de efetividade como o exame da relação entre a implementação de um determinado programa e seus impactos e/ou resultados; e a avaliação de eficiência com a avaliação da relação entre o esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.
RESPOSTA: E
-
Sobre a avaliação da eficácia, Arretche ( 1998) entende a avaliação da relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos (Figueiredo & Figueiredo, 1986). Esta avaliação pode ser feita entre, por exemplo, as metas propostas e as metas alcançadas pelo programa ou entre os instrumentos previstos para sua implementação e aqueles efetivamente empregados.
Por conseguinte, gabarito letra "E".
-
Por avaliação de eficiência, entende-se a avaliação da relação entre o esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.
Por avaliação de eficácia, entende-se a avaliação da relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos (Figueiredo & Figueiredo, 1986).
Por avaliação de efetividade, entende-se o exame da relação entre a implementação de um determinado programa e seus impactos e/ou resultados, isto é, seu sucesso ou fracasso em termos de uma efetiva mudança.
-
Eficácia : Alcance dos resultados - Fins
Eficiência : Meio, relação custo beneficio
Efetividade : Impactos
-
Resumo bacana Juliana
-
Avaliação de eficácia - FINS - Objetivos
Avaliação de eficiência - MEIOS - esforço empregado
Avaliação de efetividade - IMPACTOS - impactos e/ou resultados, isto é, seu sucesso ou fracasso em termos de uma efetiva mudança.