SóProvas



Questões de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos


ID
70666
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. Um roteiro para elaboração de projetos é definido de acordo com

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi considerada difícil, pois o índice de acertos foi inferior a 20%. Eu errei também...
    Mas relendo o enunciado, percebi que a questão fica simple se lida com atenção...
    O enunciado  finaliza dizendo: Um roteiro para elaboração de projetos é definido de acordo com...
    Desta forma, apenas a letra B faz sentido...
  • Segundo Myrian Veras Baptista (Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2ª edição, editora: Veras, São Paulo, 2007) o projeto é a menor parte do planejamento, isto é, possui uma abrangência menor se comparado aos planos e programas. Mas ao mesmo tempo, esse documento deve apresentar de forma bastante detalhada a intervenção que será realizada, já que é o instrumento que está mais próximo da execução, devendo conter os prazos que deverão ser cumpridos, os recursos humanos e materiais que serão necessários, e precisar as receitas e os custos. A autora, por fim, informa que na formulação de projetos é usualmente utilizado um roteiro que já tenha sido estabelecido anteriormente, com base nas necessidades e exigências do órgão de execução e/ou financiador, ou seja, o roteiro serve para orientar durante a elaboração do projeto, no sentido de que o mesmo venha a cumprir com as requisições feitas pelo órgão executor e/ou financiador.


    RESPOSTA: B


  • O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma unidade de ação. É, portanto, a unidade elementar   do processo sistemático da racionalização de decisões. A elaboração de projetos, em geral , acompanha um roteiro predeterminado, o qual , via de regra, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador.

    (Definições do livro de Myriam Veras Baptistas - Introdução a Metodologia do Planejamento Social )
     


ID
70684
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em referência ao trabalho do Serviço Social e seu projeto de intervenção, é correto afirmar que o processo de elaboração de um projeto é

Alternativas
Comentários
  • O assistente social, visando elaborar um projeto que seja exequível no seu espaço de trabalho, primeiro terá de conhecer aquele espaço, assim como as finalidades do mesmo, as relações de poder, os recursos pessoais e materiais disponíveis na instituição, a natureza dessa instituição (pública ou privada), bem como os seus usuários e suas demandas. Ou seja, o profissional terá de conhecer a realidade em que ele atua para que possa vir a construir propostas efetivas de enfrentamento e poder elencar as ações que farão parte daquele projeto.


    RESPOSTA: E


  • A formulação de um projeto de intervenção pode ser considerada como um trabalho de síntese entre conhecimento e ação que será utilizado como respostas técnicas e políticas para o enfrentamento das questões sociais. A elaboração de um projeto de intervenção profissional requer o conhecimento e a sistematização da realidade alvo do exercício profissional e a sistematização do conjunto das ações profissionais a serem realizadas. O projeto e intervenção é um conjunto articulado de atividades investigativas e interventivas que integram o exercício profissional norteadas por princípios e valores ético-políticos.

    A Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social
    Apostila Ciclo CEAP

  • A elaboração de um projeto de intervenção profissional requer o conhecimento e a sistematização da realidade alvo do exercício profissional e a sistematização do conjunto das ações profissionais a serem realizadas.


ID
78043
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Toda e qualquer forma de trabalho, especificamente a do Serviço Social, deve passar por três momentos teorica- mente seqüenciais:    I    ,    II    e    III  ; momentos que se imbricam, se inter-relacionam, vão e voltam em um movimento dinâmico, não-linear e que são imprescindíveis para a realização da ação profissional. Preenchem corretamente as lacunas I, II e III acima:

Alternativas
Comentários
  • Todo projeto deve passar necessariamente por três momentos: o planejamento, a implementação e a avaliação. Essas etapas estão intimamente relacionadas, possuindo o mesmo grau de importância. São momentos que se imbricam, se inter-relacionam, vão e voltam em um movimento dinâmico, não-linear.


ID
78046
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na execução de um projeto, o fornecimento de infor- mações importantes sobre problemas ou desvios que podem afetar a obtenção das metas ou resultados pro- postos, permitindo correções no decorrer da ação, se faz durante a fase de

Alternativas
Comentários
  • MONITORAMENTO
    Compreende-se como monitoramento, o instrumento que possibilita uma visão
    mais abrangente e detalhada do processo, tendo em vista identificar e apontar
    aos participantes diretos e indiretos das ações, fatores negativos e/ou positivos
    para o desempenho adequado do plano de ação e da consecução de seus
    resultados (Barreira, 1999). “O monitoramento estabelece até que ponto
    recursos, cronogramas, produtos e outras questões estão sendo processados
    de acordo com o planejado, de maneira que as decisões oportunas possam ser
    tomadas para corrigir as deficiências detectadas” (Segone, M., 2002).
    Processo contínuo e sistemático de acompanhamento das atividades dos
    serviços, programas e projetos, para verificar se estas estão de acordo com o
    programado (Pequeno Dicionário: Assistência Social de A a Z, 2001).
  • É durante o processo de monitoramento que se observa o desenvolvimento das atividades. Nessa etapa é realizado um acompanhamento sistemático do uso dos recursos e do produto dos resultados, com o intuito de verificar se os resultados previstos no momento da elaboração do projeto estão sendo alcançados. A fase do monitoramento deve fornecer informações confiáveis para detectar os problemas que podem por em risco o êxito do projeto e subsidiar os desvios de plano caso considerado necessário.


    RESPOSTA: B



  • "[...] O monitoramento durante a implementação e execução é imprescindível, pois fornece informações importantes sobre dificuldades ou desvios no desempenho do projeto que podem afetar a obtenção das metas ou resultados propostos, o que permite correções no decorrer da ação" (Maria do Carmo Brant de Carvalho - Avaliação de Projetos Sociais)


ID
100015
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas.
(Baptista, 2000:73).

Para tanto é preciso

Alternativas
Comentários
  • Procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.


ID
100021
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Defensoria Pública tem como uma de suas atribuições promover "a orientação e a representação judicial das entidades civis que tenham dentre as suas finalidades a tutela de interesses dos necessitados, desde que não disponham de recursos financeiros para a atuação em juízo". Nesta linha, coube ao assistente social realizar a avaliação de determinado programa social, devendo compreender avaliação como:

I. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público. Incluem-se necessariamente as dimensões técnico-metodológica e política de forma articulada.

II. executadas somente no post factum, pois os resultados podem ser alterados durante o processo de execução dos programas e projetos sociais.

III. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público, sem, contudo incluir a dimensão política para não prejudicar a avaliação técnico-metodológica.

É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • No campo profissional, as avaliações são deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando-se pelo método científico e apresentando um caráter público. Incluem, necessariamente, uma dimensão que é técnico-metodológica e outra, que é política; ambas, também necessariamente, articuladas. Trata-se da pesquisa avaliativa, de caráter aplicado, que se utiliza de métodos e técnicas da pesquisa social. Portanto, só tem sentido se subsidia decisões e ações concretas.

    Maria Ozanira da Silva e Silva. CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA PARA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS SOCIAIS. 2009. Pág. 11

  • As avaliações são deliberadas, sistemáticas e complexas e é feita em todo o processo , não apenas posterior ao fato (pos factum)

  • Excelente! Eu entendi assim também


ID
114703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

No planejamento tradicional, diferentemente da explicação situacional, o diagnóstico é uma precondição para o seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • "O planejador tradicional vale-se do conceito de diagnóstico para explicar a realidade. O analista que diagnostica deve ser objetivo, científico e rigoroso. Deve descobrir a verdade, no singular e, a partir dela, construir um plano para mudá-la. O diagnóstico, nesse caso, deve ser único e válido para todos. O planejamento tradicional apropriou-se desse conceito de diagnóstico, que se origina na medicina, e agregou-lhe o viés tradicional da teoria econômica positivista e determinista. Na versão do planejador tradicional, o diagnóstico é a verdade sobre uma realidade, vista com o rigor de um analista que domina a teoria econômica".
  • É ótimo quando um comentário baseado na Teoria sobre o assunto nos ajuda a elucidar a questão.. Mas seria melhor ainda se fosse seguido da referência bibliogáfica.. #ficaadica
  • Faço do comentário da colega Rafaela o meu! Vamos colocar as referências pessoal!

  • No Plano Tradicional, a explicação da realidade é baseada em diagnósticos, enquanto que no Planejamento Estratégico ocorre a Apreciação Situacional.


    Fonte: IIDA, Itiro. Planejamento estratégico situacional. Prod. [online]. 1993, vol.3, n.2 [citado  2016-02-15], pp. 113-125 

    O artigo está disponível no Scielo

  • Laís Rodrigues, obrigada pela dica do texto!!!

  • No planejamento tradicional,  o diagnóstico é uma precondição para o seu desenvolvimento.


ID
114706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva estratégica, o cálculo do planejamento é sempre previsível pois tem como referência os objetivos consensuais entre os atores aliados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    O planejamento estratégico trabalha com a ideia de cenários, e parte da concepção de que não cabe ao planejador predizer o futuro, e sim buscar viabilidade para criar o futuro, entende a necessidade de elaborar estratégias e desenhar operações para cenários alternativos e surpresas, partindo do pressuposto que a realidade social é constituída por vários agentes com objetivos conflitivos e não consensuais como afirmou a questão.

  •  

    O planejamento estratégico trabalha com a ideia de cenários, parte do pressuposto que a realidade social é constituída por vários agentes com objetivos conflitivos e não consensuais como afirmou a questão.

    Consensual vem da palavra consenso, ou seja, uma ação consensual ocorre quando todas as pessoas envolvidas nela aceitam todas as condições havendo um consenso.

  • GABARITO: ERRADO

    Na perspectiva estratégica, o cálculo do planejamento é sempre previsível pois tem como referência os objetivos consensuais entre os atores aliados.

    → nada é previsível, pode haver imprevisibilidade em um planejamento, visto que custos inesperados podem surgir.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Alguém tem referência de autores que discutem planejamento estratégico?


ID
114709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

A visão normativa e a visão estratégica não existem em estado puro nas técnicas de governo e na prática do planejamento, pois esta não é monopólio do Estado, nem de uma força social situacionalmente dominante.

Alternativas
Comentários
  •  

    por assim se fundamentar:

    Elementos Normativos

    que se fundamentam em juízos de valor e se traduz em um deve ser normativo e elementos prescritivo que se baseiam na relatividade das ciências e do conhecimento quanto à verdade b) A impossibilidade de se fundamentar os valores normativos em bases científicas na medida em que a sociedade é marcada por erros, ilusões e enologias, em geral,embarricada a fé religiosa, mitos, doutrinas e tabus c) Os valores são analisados desde o ponto de vista endógeno e exógeno da situação. De dentro não são objetos de explicação, mas aspectos sócio-culturais invariáveis e de fora se pode tentar uma explicação sociológica, psicossocial, antropológica,


    exemplo:  Momento Normativo no Programa de Governo O momento normativo prevê o papel de um programa de governo da seguinte maneira: a) Estabelecer o sentido ou direção do governo b) Estabelecer a diferença com os competidores c) Assumir o compromisso da ação política d) Motivar adesão popular identificando o governo com a solução dos seus problemas e) Ser um meio de ativismo político e formação de consciência na campanha eleitoral f) Ter contrato político programático que chegue até os níveis locais g) Refletir a cidadania de forma sólida e efetiva que é menos custosa que a propaganda. O aspecto comunicacional do programa de governo tem íntima relação com a reflexão prévia do governo e que se expressa da seguinte maneira: a) Há um aspecto público comunicacional do programa de governo que é diferente do plano de governo, porém com consistência com o plano de governo


ID
114712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O enfoque participativo e estratégico do planejamento é estruturado por passos ou fases. No momento táticooperacional, os procedimentos consistem em desenhar planos capazes de enfrentar as situações delimitadas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada pois nao é o procedimento que consiste em desenhar planos para situações delimitadas.. Mas sim os projetos
  • Na minha opinião a resposta da banca está correta. 
    O  momento tático operacional diz respeito a implantação da ação e não ao desenho de planos.
  • Errado.

    "desenhar planos capazes de enfrentar as situações delimitadas." é o momento Normativo do plano.

    No momento Tático-Operacional se faz, decide as coisas; age sobre a realidade concreta.


    Bom estudo a todos.
  • Momento Explicativo

    O momento explicativo é o equivalente ao diagnóstico no planejamento normativo. É o momento de identificar, selecionar (valorando, priorizando e escolhendo), descrever e explicar problemas, apresentando e selecionando os nós críticos.

    Momento Normativo

    A que se refere o momento normativo? Aqui a preocupação básica é o que fazer? É o desenho do deve ser, nossa defi nição de como deve ser a realidade. Aqui o mais importante é estabelecer objetivos em função de cada problema ou grupo de problemas.

    Momento Estratégico

    É o momento de analisar que algumas operações poderão ser altamente conflitivas do ponto de vista político, muito exigentes do ponto de vista econômico, ou demandante de tecnologia de elevada complexidade. Então quais serão os obstáculos que deveremos superar para transformar o desenho em realidade? Possuímos os recursos de poder necessários para intervir? Possuímos capacidade organizativa e institucional? Nesse momento, devemos verificar se há contradições entre os objetivos (análise de coerência), se os recursos, tecnologias e organização estão disponíveis (análise de factibilidade) e se é possível contornar os obstáculos políticos (análise de viabilidade) (PAIM, 2006). Todas essas reflexões devem ter por objetivo construir viabilidade para as propostas de solução elaboradas no momento normativo. 

     

    Momento Tático Operacional

    Este é momento de execução do plano sob uma determinada gerencia e organização do trabalho, com prestação de contas, supervisão, acompanhamento e avaliação. É o momento de monitorar as operações e avaliar continuamente. Em síntese, há quatro premissas das quais não se pode prescindir:

  • Explicativo: seleção, descrição e explicação do problema (o que é);

    Normativo: desenho de um plano para enfrentar o problema (o que deve ser)

    Estratégico: análise da viabilidade política do plano e dos caminhos estratégicos (o que pode ser)

        Tático-operacional: gestão e implementação do plano (fazer).


ID
114715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

A análise de viabilidade de um plano consiste na sua avaliação política por parte dos diferentes atores envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Mas não só política

  • ÀS VEZES, PARA CESPE, QUESTÃO INCOMPLETA TAMBÉM SE CONSIDERA CERTA. VAI ENTENDER!

     


ID
114718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento se concretiza a partir de um processo de
aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação
delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

A análise de problemas no processo de planejamento estratégico utiliza a técnica denominada árvore de problemas, que consiste em estruturar as questões mapeadas pelo grupo e destacar suas principais relações causais.

Alternativas
Comentários
  • "A metodologia da Árvore de Problemas tem como objetivo principal
    identificar, qualificar e dimensionar os problemas (...) e, seguidamente, atribuir-lhes
    relações de causalidade. Finalmente, ao criar e estruturar uma árvore, os
    problemas aparecem na sua verdadeira dimensão e importância, sendo então
    possível tomar as medidas indispensáveis para a sua resolução."
  • ÁRVORE DE PROBLEMAS – Iniciando a construção da ideia Um problema é uma situação negativa ou um déficit que se quer resolver. Dentre aqueles listados, deve-se escolher um, considerado importante e possível de ser solucionado no âmbito do projeto. Escolhido aquele que vaiser o problema central, parte-se para a construção da árvore de problemas:Coloca-se no centro do papel, em um quadrinho,o problema central– Este será  o tronco da árvore;Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que são os efeitos ou consequências ,que formam a copa da árvore;Abaixo do problema central são colocados quadrinhos com os problemas que representam as causas razões ou fatores geradores do problema central. Formam as raízes da árvore. É justamente aí que o projeto deve atuar...


ID
114721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às posturas metodológicas propostas pelo pensamento
sistêmico, julgue os próximos itens.

O profissional deve contextualizar o fenômeno em estudo, entendendo-o em suas interações e retroalimentações e considerando-o como parte de um sistema interconectado com outros sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, Algúem conhece alguma referência Bibliográfica para indicar?

  • GABARITO: CERTO

    → não localizei a referência, se alguém souber, eu agradeço.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Estou lendo um livro sobre pensamento sistêmico, mas não é de SS. Nem sabia que o ss fala sobre a realimentação.

  • Do ponto de vista de Littlejolin (1982), os teóricos dos sistemas buscam integrar muitos conhecimentos acumulados, através do isomorfismo, que é a semelhança estrutural entre dois modelos ou entre um modelo abstrato e um fenômeno observado. Pensando assim, pode-se dizer que dois sistemas muito diferentes são isomórficos, se os seus comportamentos forem governados pelos mesmos princípios. Lewin (1965), por sua vez, recomendou que qualquer pessoa que se proponha estudar fenômenos globais se arme contra a tendência de querer tomar sob consideração todos os mais abrangentes possíveis. A verdadeira tarefa é investigar as propriedades estruturais de um todo em particular, averiguar as relações de todos os subsidiários e determinar as fronteiras do sistema sob estudo. Outras características principais da perspectiva sistêmica relacionadas ao objeto de investigação do presente estudo são as seguintes:

    [...] Retroalimentação (feedback loops): é uma das principais noções da cibernética. A retroalimentação pode estar relacionada com as informações intrínsecas à atuação do sistema com respeito ao seu ambiente externo ou pode estar atrelada ao relacionamento entre as partes.

    Disponível em:

    https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3742/2/capitulo1_2.pdf


ID
114742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da
avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das
metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse
assunto, julgue os itens subseqüentes.

Avaliações ex-ante, como o nome diz, são as que antecedem a implementação de uma política. Freqüentemente fazem parte de diagnósticos que podem ou não dar origem, na seqüência, a políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? As avaliações ex-ante, como o nome diz, são avaliações que antecedem a implementação de uma política. Frequentemente estas avaliações fazem parte de diagnósticos que podem ou não dar origem, na sequência, a políticas públicas.

    ? Estas avaliações às vezes estão presentes em documentos internacionais como os Relatórios das Agências das Nações Unidas como os produzidos pelo PNUD sobre Desenvolvimento Humano, pela UNICEF sobre a situação da criança e pela OIT sobre a situação das relações de trabalho.

    ? FONTE: http://www.fao.org/tempref/GI/Reserved/FTP_FaoRlc/old/prior/desrural/gasto/2005/fonseca.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
114745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da
avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das
metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse
assunto, julgue os itens subseqüentes.

Avaliações ex-post são fundamentais para a introdução da correção de rumos no decorrer do processo de implementação de políticas públicas. Elas ajudam a fazer a coisa certa e são feitas, por assim dizer, em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • as avaliações ex-post ocorrem posterior (depois) da implementação de políticas e não no decorrer.

  • O tipo de avaliação que é realizado durante o processo de implementação é a avaliação Formativa.

  • Avaliação EX-POST : Realizada após execução do projeto busca obter elementos para fundamentar decições qualitativas, avaliar a efetividade da política.

  • Resposta: Errado - A avaliação ex post é realizada durante a execução de um programa ou ao seu final, quando as decisões passam a se basear nos resultados alcançados. Quando o programa está em execução, julga-se se ele deve continuar ou não, com base nos resultados obtidos até o momento. Se a resposta for positiva, avalia-se se se deve manter a formulação original ou efetuar modificações, redirecionando os objetivos, propostas e atividades.

    Quando o programa já foi concluído, examina-se a pertinência do uso futuro da experiência, isto é, se o mesmo tipo de programa deve ser replicado ou não. A avaliação ex post é a mais desenvolvida metodologicamente e a que tem tido maior aplicação.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000500005

  • Avaliações ex-post tendem a se confundir com análises a posteriori do que ocorreu no passado. Em geral se destinam a balanços dos resultados de uma política ou ao esforço para se tirar lições sobre a experiência anterior.

     

    FONTE: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4favaliacao_poli_sociais.pdf

  • Avaliação EX-POST - relacionada aos RESULTADOS (após). Questão ERRADA.

    No caso, a questão se refere ao MONITORAMENTO / ACOMPANHAMENTO avaliativo: "[...] Essa fase da avaliação se faz durante a execução do projeto, buscando apreender seus processos de implementação e execução. O monitoramento durante a implementação e execução é imprescindível, pois fornece informações importantes sobre dificuldades ou desvios no desempenho do projeto que podem afetar a obtenção das metas ou resultados propostos, o que permite correções no decorrer da ação."

    https://www.passeidireto.com/arquivo/60627355/carvalho-maria-do-carmo-brant-de-avaliacao-de-projetos-sociais-in-avila-celia-m-


ID
114748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da
avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das
metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse
assunto, julgue os itens subseqüentes.

As avaliações de processo são as mais sensíveis politicamente porque afetam os responsáveis pela condução das políticas. Destinam-se a problematizar, em profundidade, a direção, os produtos e os resultados que a política esteja produzindo.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de processo visa detectar defeitos na elaboração dos procedimentos, acompanhar e avaliar a execução dos procedimentos de implantação dos programas, identificar barreiras e obstáculos à sua implementação e gerar dados para sua reprogramação, por meio do registro de intercorrências e de atividades. Essa avaliação se realiza concomitantemente ao desenvolvimento do programa, portanto, o uso adequado das informações produzidas permite incorporar mudanças ao seu conteúdo (Carvalho, 2003; Costa e Castanhar, 2003). 

  • Resposta: Certa -  A avaliação processual procura detectar, periodicamente, as dificuldades que ocorrem durante o processo, a fim de se efetuarem correções ou adequações. Ela permite identificar os verdadeiros conteúdos do programa, se ele está sendo realizado conforme o previsto, se está atingindo o público-alvo e se os benefícios estão sendo distribuídos corretamente. Acompanhando os processos internos, ela focaliza os fatores que influenciam a implementação, estimulando mudanças, quando necessárias.

    Por intermédio de procedimentos mais céleres, essa avaliação serve de suporte para melhorar a eficiência operativa e a eficácia dos programas, disponibilizando resultados e informações úteis aos gestores e gerentes, mais diretamente voltados às situações contextuais. Seus desenhos adaptam-se ao contexto, ao problema e à abrangência da pesquisa, frequentemente combinando métodos quantitativos e qualitativos: surveys com questionários fechados, entrevistas semiestruturadas ou abertas e observação.

    Conforme Viana (1996), a avaliação de processo diferencia-se da de impacto pelo seu objeto — que é a aferição da adequação entre meios e fins, considerando os aspectos organizacional e institucional, social, econômico e político — e pelo seu objetivo, qual seja, o de permitir a correção do modelo de causalidade e da implementação, visando reorientá-la em função dos objetivos propostos.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000500005


ID
114751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da
avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das
metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse
assunto, julgue os itens subseqüentes.

Conforme o ditado "o que não se mede não tem como ser avaliado", a avaliação quantitativa independe da qualidade, periodicidade e confiabilidade dos dados disponibilizados pelas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada

    [...] Avaliações quantitativas dependem fortemente da qualidade, periodicidade e confiabilidade dos dados disponibilizados pelas instituições [...]

    Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4favaliacao_poli_sociais.pdf


ID
114754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da
avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das
metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse
assunto, julgue os itens subseqüentes.

Na gestão de programas sociais, considera-se adequada a utilização da avaliação como fonte de poder pelo coordenador, que deve indicar pessoas de sua confiança pessoal, visando à segurança das informações.

Alternativas
Comentários
  • Errado, as informações devem ser socializadas entre todos os atores participantes.


ID
116011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração do projeto de intervenção na área do serviço social é um componente importante para o exercício da profissão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

No projeto de intervenção, o item público-alvo relaciona-se aos entrevistados da pesquisa de campo.

Alternativas
Comentários
  • Pensar sempre em "pra quem o estudo é direcionado".


ID
116014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração do projeto de intervenção na área do serviço social é um componente importante para o exercício da profissão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento dos recursos institucionais e comunitários, considerando-se a viabilidade da proposta de atuação profissional, é parte constitutiva do processo de elaboração do projeto de intervenção.

Alternativas
Comentários
  • Para que o assistente social possa ter o projeto de trabalho como estratégia de reconhecimento profissional, o projeto deve ser escrito, não pode estar apenas na cabeça do profissional, a sua materialização é fundamental. É necessário que ele possa ser acessado, acompanhado e entendido. Assim, a sua formulação deve conter alguns elementos fundamentais, como: 


    (...)


    d) o apontamento dos recursos: o projeto deve deixar muito claro quais recursos serão necessários para a sua execução. Neste item, é preciso atentar para os recursos financeiros que serão despendidos. Cada vez mais, os assistentes sociais devem procurar entender de orçamento, seja público, seja privado, dos mecanismos de formulação de propostas orçamentárias e de desembolso financeiro, para não só propor um projeto de trabalho exequível, mas também para buscar, nesse entendimento, estratégias de alargamento de recursos para atender às demandas dos cidadãos usuários; 


    COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional.


ID
116017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, planos, programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico ganha espaço como forma contemporânea de planificação.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. (Joaquina Barata Teixeira - Formulação, administração e execução de políticas públicas)

  • Segundo Teixira (2009) “o planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. Certamente que o desencanto com o planejamento tradicional, também chamado “normativo” por Matus (1985, p. 3), vem orientando a busca de alternativas teóricas e metodológicas ao planejamento. Todos querem superar o velho enfoque de técnicas ou métodos, que, por si só, não permitia refletir e encaminhar ações no campo da estratégia política de gestão. (...) Há, em toda a parte, um clima propício à criação de instrumentos e ferramentas que possibilitem a construção do novo, com vistas em mecanismos agilizadores que concretizem os sonhos, transformando-os em projetos. Este clima possibilitou, no início do milênio, a rápida disseminação das idéias do planejamento estratégico.”

  • Por Planejamento estratégico entendemos:  “O PES pode, portanto, se entendido com um modo de processar tecnopoliticamente um conjunto de problemas que foram declarados prioritários por um ator no jogo político em que participa”. “O planejamento situacional é uma superação do planejamento normativo [...] mas não podemos ignorar a dimensão normativa inerente a todo planejamento”;

    Por planificação entendemos: “[...] é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão: planos, programas e projetos”.


ID
116020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, planos, programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

A noção de estratégia no planejamento agrega as noções de mobilização, negociação e movimento para o enfrentamento de situações complexas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Joaquina Barata, no texto "Formulação, administração e execução de políticas públicas":
    "O planejamento estratégico absorve a categoria estratégia e lhe dá visibilidade por agregar ao processo a noção de mobilização, de negociação, de movimento, de manejo de técnicas, recursos, enfim, todos os meios (táticos) necessários para enfrentar o(s) oponente(s) ou uma situação complexa."

ID
116023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, planos, programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

Em relação ao detalhamento das operações de execução, o programa não apresenta maior riqueza de detalhes que o projeto.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta!!!

    Segundo Myrian Veras;  O programa é o documento que detalha, por setor , a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais.
    é a setorizaçao do plano!!! é basicamente, um desdobramento do plano: os objetivos setoriais do plano irao constituir os objetivos gerais do programa.
    Programas permitem projeçóes mais detalhadas à base de coeficientes e deinformacoes mais específicas com relacao aos diferentes níveis, modalidades e especifificaçoes de alcance setorial ou regional.

    O programa estabelece o quadro de referencia do projeto, no entanto, é algo mais que um punhado de projetos, pois pressupoe, também, vinculacao  entre os projetos componentes!!!


     BONS ESTUDOS!!! :)
  • Segundo Joaquina Barata, no texto "Formulação, administração e execução de políticas públicas":
    "A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano."
  • EM NÍVEL DE AGREGAÇÃO DE DECISÕES = PLANO > PROGRAMA > PROJETO

    EM NÍVEL DE DETALHAMENTO DAS AÇÕES = PLANO < PROGRAMA < PROJETO


ID
116026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

O arcabouço teórico-metodológico adotado como referência pelo avaliador determina o conjunto de fatores e indicadores utilizados na análise de diferentes políticas sociais.

Alternativas

ID
116029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

A avaliação em sentido estrito é uma forma de pesquisa social aplicada, caracterizada como uma atividade sistemática, planejada e dirigida.

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata, contudo, de avaliar serviços ou programas, o que corresponde a situar a avaliação no campo das modalidades de intervenção
    social e, conseqüentemente, das ciências sociais, recorre-se à utilização de “procedimentos que, apoiados no uso do método científico,
    servem para identificar, obter e proporcionar a informação pertinente e julgar o mérito e o valor de algo de maneira justificável” – a chamada
    avaliação em sentido estrito ou avaliação sistemática (Aguilar & Ander-Egg, 1994:23).


    UCHIMURA, K. Y. & BOSI, M. L. M Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(6):1561-1569, nov-dez, 2002
  • Em seu livro Avaliação de programas e projetos sociais, Aguilar e Ander-Egg fornecem uma definição bastante detalhada sobre este tema:  "A avaliação é uma forma de pesquisa social aplicada, sistemática, planejada e dirigida; destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável  dados e informação suficiente e relevante para apoiar um juízo sobre o mérito e o  valor dos diferentes componentes de um programa (tanto na fase de diagnóstico,  programação ou execução), ou de um conjunto de atividades específicas que se  realizam, foram realizadas ou se realizarão, com o propósito de produzir efeitos e resultados concretos; comprovando a extensão e o grau em que se deram essas conquistas, de forma tal que sirva de base ou guia para uma tomada de decisões racional e inteligente entre cursos de ação, ou para solucionar problemas e promover o conhecimento e a compreensão dos fatores associados ao êxito ou ao fracasso de seus resultados" (p. 31-32).  Em linhas gerais, pode-se dizer que os objetivos da avaliação são conhecer, através de comprovação objetiva e sistemática, o andamento de um projeto, se os objetivos e metas estão sendo alcançados e se a situação-problema está sendo modificada.
  • Problematiza;

    Ocorre durante o processo;

    Utiliza-se de método científico;

    Necessário aporte técnico-metodológico e político;

    As Informações devem ser socializadas;

    É uma forma de pesquisa social aplicada > atividade sistemática, planejada e dirigida.


ID
116032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

A avaliação integrativa é desenvolvida durante o processo de implementação do programa.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários tipos de avaliação, algumas são denominadas segundo BROWNE; WILDAVSKY, 1984 apud SILVA e SILVA, 2001, p. 55, como:

    1- retrospectiva (retrospective evvaluation) quando expressa o desempenho de um programa implementado no passado;

    2- prospectiva (prospective evaluation) quando indica como poderá ser provavelmente o desempenho de um programa no futuro;

    3- formativa (formative evaluation) quando a avaliação é desenvolvida durante o processo de implementação do programa;

    4- contínua (continuous evaluation) quando envolve avaliação formativa e retrospectiva; 

    5- integrativa (integrative evaluation) quando ela ocorre antes e depois da implementação do programa.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44197/diferentes-tipos-de-avaliacao#ixzz2qU8Pnw8G

  • Errada. É a avaliação normativa que acontece durante o processo de implentação do programa.


ID
116035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

De acordo com o momento em que se realiza, a avaliação pode ser classificada como somativa ou formativa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o momento/tempo a avaliação pode ser: retrospectiva (antes de a politica acontecer), prospectiva (depois qeu a politica foi implementada), formativa (durante a implementação)  e integrativa (quando leva em conta o antes e outro depois da implementação de uma ação). Bons estudos. 
  • Em função do momento de realização e dos objetivos, a avaliação classifica-se em avaliação ex-ante e avaliação ex-post;
      Em função de quem a realiza, a avaliação pode ser externa, interna, mista ou participativa;

    Em função da escala ou dimensão dos programas, existe a avaliação de grandes projetos e a avaliação de pequenos projetos;
      Em função dos destinatários, a avaliação pode ser direcionada aos dirigentes superiores, administradores, técnicos e usuários. Ainda em relação a este critério, as avaliações podem se centrar em um foco determinado ou ter múltipla perspectiva
    Avaliação Formativa: Acompanhamento de ações e tarefas referentes ao conteúdo, método e instrumentos do programa;

    Avaliação Somativa: Exame da análise de objetivos, impacto e resultados;


     
  • Laís, você pode me passar a fonte desse seu comentário; achei muito pertinente. Agradecida. 
  • Obrigada Laís

  • .....os estudos de natureza mais operacional e tecnicista se limitam a classificar a avaliação de políticas e programas sociais em diferentes tipos, de acordo com seu objetivo (efetividade, eficácia, eficiência), em função do momento em que se realizam (avaliação ex-ante e ex-post, que se desdobra em avaliação de impacto ou de processo), da posição de quem realiza a pesquisa (interna ou externa), da escala de projetos (grandes e pequenos projetos) e dos seus destinatários (COHEN; FRANCO, 1993; ARRETCHE, 1998; SILVA, 2000). Para cada tipo de avaliação é apresentado um leque infindável de métodos, técnicas e instrumentos de aferição.

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf

  • Em função do momento= a avaliação classifica-se em avaliação ex-ante e avaliação ex-post;
    Em função de quem a realiza= a avaliação pode ser externa, interna, mista ou participativa;


ID
116038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

A avaliação de impacto tem como critério a efetividade.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena memorizar:

    - Indicadores de Produtividade: Medem a Eficiência: Fazer a coisa com menos.

    - Indicadores de Qualidade: Medem a Eficácia: Fazer a coisa certa.

    - Indicadores de Impacto: Medem a Efetividade: Fazer a coisa certa da melhor maneira.
  • Efetividade
     
    • Diz respeito ao estudo de impacto do planejado sobre a situação
    • Refere-se à adequação dos objetivos definidos para o atendimento da problemática objeto da intervenção, ou melhor, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão do planejamento
    • Questiona a proposta, os objetivos e ação desenvolvida, não em termos da sua capacidade de execução, mas de em termos da capacidade de dar respostas adequadas ao desafio posto, no limite do âmbito da intervenção planejada
  • Efetividade relacionada ao impacto , grau mais complexo da pesquisa. Está voltada a avaliar os impactos ou seja se houve transformações , mudanças. Verifica-se se o programa ou política alterou as condições de vida do sujeito.

  • CESPE AS VEZES NOS PRESENTEIA COM QUESTOES ASSIM, KKKK

  • Efetividade diz respeito a: AVALIAÇÃO, IMPACTO, MUDANÇA, SE TROUXE RESULTADOS OU NÃO PARA A POPULAÇÃO.


ID
116041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É consenso na literatura da profissão que os assistentes sociais, cada vez mais, estão sendo convocados a atuar na avaliação de políticas e programas sociais. Com relação à avaliação de políticas e de programas sociais, julgue os próximos itens.

Na literatura, os modelos mais destacados de avaliação de política e de programas sociais são: avaliação política da política, avaliação de conteúdo, avaliação de impacto.

Alternativas
Comentários
  • Existem inúmeros modelos de avaliação dos serviços e programas sociais que derivam tanto do objeto a ser avaliado como dos variados critérios empregados para a sua consecução, dentre os quais podem ser destacados o estágio de desenvolvimento do programa, a natureza do agente que processa a avaliação, a escala dos projetos, a alçada decisória a que se destina, dentre outros.
    No entanto, as abordagens que têm merecido maior atenção por parte dos analistas das políticas e programas sociais estão relacionadas ao acompanhamento do gasto social, bem como aos elementos determinantes da eficiência e da eficácia na utilização dos recursos governamentais.
  • Quais são os modelos de avaliação???

  • Em função do momento de realização e dos objetivos, a avaliação classifica-se em avaliação ex-ante e avaliação ex-post;

      Em função de quem a realiza, a avaliação pode ser externa, interna, mista ou participativa;

    Em função da escala ou dimensão dos programas, existe a avaliação de grandes projetos e a avaliação de pequenos projetos;

      Em função dos destinatários, a avaliação pode ser direcionada aos dirigentes superiores, administradores, técnicos e usuários. Ainda em relação a este critério, as avaliações podem se centrar em um foco determinado ou ter múltipla perspectiva

    Avaliação Formativa: Acompanhamento de ações e tarefas referentes ao conteúdo, método e instrumentos do programa;

    Avaliação Somativa: Exame da análise de objetivos, impacto e resultados;


ID
130249
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas de reflexão, de decisão e de retomada de reflexão. Nesta dimensão de racionalidade, a análise desse processo identifica a

Alternativas
Comentários
  • Questao correta : A

    segundo Myrian Veras; 


    Estas operacoes se inter-relacionam em um processo dinamico e contínuo, que pode ser assim representados!!!
    Reflexao Decisao Acao Retomada da reflexaoA análise desse processo leva-nos a identificar, nessa dimensao de racionalidade, a dimensao político-decisória que dá suporte ético-político À sua açao técnico -administrativa!!!




    Espero ter ajudado!!!

    bye, bye!
  • Conforme Myrian Veras Baptista (Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação, 2ª ed., Editora Veras, São Paulo, 2007), os homens, por serem dotados de racionalidade, possuem a capacidade de planejar, seja a curto, a médio ou a longo prazo. A racionalidade é a capacidade de planejar, e por isso, de tomar decisões. O processo de planejamento, ao passo que é também um processo racional, possui fases que se inter-relacionam e com ciclos contínuos, são elas: 1) de reflexão; 2) de decisão; 3) de ação e 4) de retomada de reflexão. Estas operações constituem um processo contínuo e dinâmico. Dessa forma, ao se considerar o planejamento como um processo no qual serão tomadas decisões, deve-se considerar também sua dimensão política. O planejamento possui uma dimensão política (ou de decisão) que é o que vai viabilizar, de fato, sua ação, haja vista que para o planejado ser efetivado conforme desejado, é condição necessária o conhecimento da realidade e da instituição em que se atua, como a correlação de forças, as relações de poder e as vontades políticas dos segmentos envolvidos. Ao reconhecer isso, é possível elaborar propostas que tenham mais chances de viabilidade e de serem aceitas pelos diferentes grupos e segmentos. Assim, reconhecendo o caráter político do planejamento é possível utilizá-lo também como estratégia, de modo que, ao conhecer as condições sob as quais irá planejar bem como todos os atores envolvidos, é possível direcionar a ação e modificar a situação de grupos antes excluídos das instâncias de decisão, buscando fortalecê-los. É sob essas circunstâncias que afirma-se também a importância do desenvolvimento da competência ético-política que passa a ser importante no processo de planejamento. Portanto, o planejamento é direcionado também de acordo com a visão de mundo que referenciam o planejador. A dimensão político-decisória do processo de planejamento é a que indicará a possibilidade ou não do planejado ocorrer como pretendido e em que direção ocorrerá suas ações, seja para fortalecer a classe trabalhadora ou o capital. A análise do processo de planejamento indica, enfim, a dimensão político-decisória inscrita nas relações de poder como base de sustentação de suas decisões para os caminhos técnico-administrativos da instituição.

    Gabarito:A


ID
130252
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No planejamento de questões da área social, os problemas para a montagem de sistemas de avaliação encontram- se, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Na precariedade dos processos científicos e metodológicos de mensuração de dados sociais, principalmente os natureza qualitativa deve-se: a ausência de um referencial de estudos que permita determinar os efeitos de medidas macrossociais,em todas as dimensões do sistema: Na dificuldade para estabelecer a natureza estatística de relação entre indicadores, principalmente quando o processo envolve muitas espécies de mudanças,algumas a curto ,outras a médio ou a longo prazo,as quais estão naturalmente relacionadas. BAPTISTA (2003:116)

    BAPTISTA, Mirian Veras. Planejamento social: Intencionalidade e instrumentação. São Paulo. Veras Editora. Lisboa, 2003.


ID
142351
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do Assistente Social exige habilidades para o planejamento. Ao abordá-lo, sob a perspectiva da totalidade, o mesmo tem como princípio a

Alternativas
Comentários
  • Por favor, agrupem as questões em suas respectivas temáticas visando facilitar a busca! As questões referentes ao serviço social são as mais desorganizadas do site, no que se refere ao agrupamento por tema!!
    Essa questão, por exemplo, deveria estar na categoria planejamento.
  • Letra C é a opção correta


ID
142354
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A avaliação de programas e políticas sociais necessita da utilização de métodos que possam atender à complexidade de seus objetivos. Nesta linha é certo afirmar:

I. Há necessidade de utilização de abordagens que considerem as variáveis situacionais complexas existentes em um contexto social e sua interferência na implementação, execução e nos resultados.
II. É mais fundamental, neste modo de avaliação, conhecer os resultados líquidos da ação, ou seja, os resultados estritamente imputáveis à intervenção programada.
III. Na pesquisa qualitativa o pesquisador estabelece um processo interativo com os atores envolvidos, incluindo a população usuária das políticas sociais.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Há necessidade de utilização de abordagens que considerem as variáveis situacionais complexas existentes em um contexto social e sua interferência na implementação, execução e nos resultados. CORRETA

    II. É mais fundamental, neste modo de avaliação, conhecer os resultados líquidos da ação, ou seja, os resultados estritamente imputáveis à intervenção programada. ERRADA

    III. Na pesquisa qualitativa o pesquisador estabelece um processo interativo com os atores envolvidos, incluindo a população usuária das políticas sociais.CORRETA


ID
142357
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social, ao ser acionado para realizar avaliação de determinada política social, deve considerar a perspectiva que

I. envolva as dimensões políticas da avaliação e que se encontra referenciada na cidadania entendida como o direito a ter direito;
II. se firme no contexto da análise funcionalista, calcada em dados quantitativos, pois estes são a base para a avaliação da efetividade social;
III. os momentos políticos privilegiados da avaliação estão no processo decisório de formulação de políticas, de participação popular e na publicização dos resultados.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Por favor, agrupem as questões em suas respectivas temáticas visando facilitar a busca! As questões referentes ao serviço social são as mais desorganizadas do site, no que se refere ao agrupamento por tema!!
  • Rafaela, cabe aos usuários fazer o agrupamento das questões.

    Ao invés de solicitar  esse serviço a sabe-se lá Deus quem... faça-o você mesma!

    Se outras disciplinas são mais organizadas deve-se, provavelmente, ao fato de ter maior número de usuários.

  • É! Se não formos nós mesmos, quem os fará?!


  • Jenn, falou tudo!!!

  • I. envolva as dimensões políticas da avaliação e que se encontra referenciada na cidadania entendida como o direito a ter direito; 

    II. se firme no contexto da análise funcionalista, calcada em dados quantitativos, pois estes são a base para a avaliação da efetividade social; 

    III. os momentos políticos privilegiados da avaliação estão no processo decisório de formulação de políticas, de participação popular e na publicização dos resultados.

    Estão corretos I e III


ID
167494
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Miriam Veras Baptista são elementos básicos de um programa:

I. síntese das informações sobre a situação a ser modificada; formulação explícita das funções consignadas aos Órgãos e/ou serviços ligados ao programa com responsabilidades em sua execução.

II. formulação de objetivos gerais e específicos; estratégia e dinâmica do trabalho a serem adotadas para a realização do programa.

III. atividades e projetos que comporão o programa; recursos humanos, físicos e materiais e explicitação de medidas administrativas necessárias para a manutenção.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista (2000), são elementos básicos do programa: síntese de informações sobre a situação a ser modificada com a programação; a formulação explícita das funções efetivamente consignadas aos órgãos e/ou serviços ligados ao programa, com responsablilidades em sua execução; a formulação de objetivos gerais e específicos em seu nível e a explicitação de sua coerência com as políticas, diretrizes e objetivos da organização e de sua relação com os demais programas de mesmo nível; a estratégia e a dinâmica de trabalho a serem adotadas para a realização do programa; as atividades e os projetos que comporão o programa, suas interligações, incluindo a apresentação sumária de sues objetivos e de suas ações; os reuursos humanos, fiísicos e materiais a serem mobilizados para sua realização; a explicitação das medidas administrativas necessárias para sua implantação.
    Fonte: BAPTISTA, V.B. Planejamento social: intecionalidade e intrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2º ed; Lisboa: CPIHTS, 2000, p. 100-101.
  • Segundo Baptista (2000), são elementos básicos do programa:

    Síntese de informações sobre a situação a ser modificada com a programação;

    A formulação explícita das funções efetivamente consignadas aos órgãos e/ou serviços ligados ao programa, com responsabilidades em sua execução;

    A formulação de objetivos gerais e específicos em seu nível e a explicitação de sua coerência com as políticas, diretrizes e objetivos da organização e de sua relação com os demais programas de mesmo nível;

    A estratégia e a dinâmica de trabalho a serem adotadas para a realização do programa;

    As atividades e os projetos que comporão o programa, suas interligações, incluindo a apresentação sumária de sues objetivos e de suas ações;

    os recursos humanos, físicos e materiais a serem mobilizados para sua realização; 

    a explicitação das medidas administrativas necessárias para sua implantação.

    Fonte: BAPTISTA, V.B. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2º ed; Lisboa: CPIHTS, 2000, p. 100-101.


ID
167518
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social junto ao Tribunal de Justiça foi convidado a participar de um grupo que tem como missão propor um plano de ação de combate à violência doméstica. A proposição deste plano deve contemplar a elaboração de objetivos claros, que considere

Alternativas
Comentários
  • Os propósitos de forma clara, os questionamentos que permitem identificar a intencionalidade da ação e a análise da probabilidade de êxito em relação aos fatores sociais do espaço em que opera


ID
178615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A formulação de políticas sociais, com as atuais exigências de democratização do espaço público, tende a atravessar o espaço estatal e civil da sociedade brasileira, deixando de ser cada vez mais decisão adstrita ao âmbito da gestão e do poder.

Joaquina Barata Teixeira. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o processo de planejamento como um componente da gestão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D

    A banca destrinchou em alternativas um parágrafo do texto da referida autora:


    "A formulação de políticas sociais, com as atuais exigências de democratização do espaço público, tende a atravessar o espaço estatal e civil da sociedade brasileira, deixando de ser cada vez mais decisão adstrita ao âmbito da gestão e do poder. Cabe, entretanto, a gestores e técnicos, processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, dando-lhes vazão e conteúdo no processo de planejamento e gestão, orientando a sua formatação e execução. Não bastam pronunciamentos políticos gerais e abstratos que afirmem intenções sociais. É necessário que sejam materializadas por meio de um cuidadoso processo de planejamento institucional, com alcance capilar, indicando desde concepções globais até ações (na ponta), de execução de políticas públicas". 



  • Não bastam pronunciamentos políticos gerais e abstratos que afirmem intenções sociais.


ID
178618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na elaboração de políticas sociais, não se pode dominar o cálculo intuitivo junto com a improvisação, pois isso se constituiria em imediatismo na análise da realidade e na intervenção social. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ....letra E.

    Definir o objetivo, os programas que serão desenvolvidos e as metas a serem alcançadas ajuda na elaboração das linhas de ação a serem aplicadas. 
    No processo de formulação de políticas públicas, a primeira providência a ser tomada quando uma situação é vista como problema – e, por isso, é incluída na agenda governamental – é definir as linhas de ação que serão adotadas para resolver a questão.

    A definição, no entanto, gera um embate político entre grupos que vão ver as linhas de ação como sendo favoráveis ou contrárias a seus interesses. Nesse momento deve ser definido o objetivo da política pública, quais serão os programas desenvolvidos e as metas a serem alcançadas. Ao final do processo de definição destes três itens, várias propostas de ação serão rejeitadas.

    Essa escolha, além de ter que se preocupar com a repercussão junto aos grupos sociais, deve levar em conta o que pensa o corpo técnico da administração pública, inclusive no que se refere aos recursos – materiais, econômicos, técnicos, pessoais etc.

    Um bom processo de elaboração de políticas públicas segue, em geral, os seguintes passos: 
    Conversão de estatísticas em informação relevante para o problema; 
    Análise das preferências dos atores; 
    Ação baseada no conhecimento adquirido. 
    Para facilitar a elaboração de propostas, o responsável pela preparação da política pública deve ser reunir com os atores envolvidos no contexto no qual ela será implantada e pedir a eles que apontem a melhor forma de proceder. Também deve ser definido um caminho alternativo, caso a forma apontada antes seja inviável. 
    Este procedimento proporciona à autoridade uma série de opiniões que pode servir como base para apontar o caminho desejado pelos segmentos sociais, auxiliando na escolha e contribuindo com a legitimidade da proposta.

  • ESSA QUESTÃO FOI RETIRADA DESSA ENTREVISTA:

    Como o senhor explicaria o conceito de plano a um menino?

    Acho que responderia o menino com outra pergunta: Que você quer ser quando crescer? Se você está disposto a pensar no assunto e a explorar as possibilidades para decidir sobre sua própria vida, então você faz um plano que lhe permitirá lutar melhor por um objetivo. Se o menino reponde à minha pergunta dizendo que quer ter a profissão “de papai” ou que será o que “Deus quiser”, está escolhendo um caminho de imitação, ou um caminho pelo qual viverá o que as circunstâncias impuseram. 

    Creio que esse é um bom ponto de partida para que todos entendam o planejamento como uma ferramenta de liberdade. Ganho liberdade à medida que penso e enumero possibilidades futuras, porque me liberto da cegueira ou da prisão de não saber que posso escolher ou, pelo menos, tentar escolher. Em contrapartida, se estiver inconscientemente dominado pela única possibilidade que hoje o presente permite-me ver – e que me parece óbvia – este caminho passará a ser o único possível e imaginável. No primeiro caso sou capaz de criar meu futuro; no segundo, aceito com resignação e passividade o que o destino me oferecer.

    Portanto, a liberdade de escolha é que permite que se perceba o profundo sentido democrático e libertário do planejamento. Nem todas as liberdades têm o mesmo valor. A liberdade não é abstrata. É concreta, refere-se a coisas que têm o maior ou menor valor. Posso escolher a liberdade menor de trafegar com meu carro sem respeitar os sinais de trânsito e, com isto, perder a liberdade maior de continuar vivo e o direito de ter minha vida respeitada pelos outros. Cada liberdade tem um valor para mim e um valor diferente para os outros. Por isso, o único planejamento legítimo é o planejamento democrático descentralizado, que minimiza a imposição de valores. 

    http://www.redepesquisas.com.br/index.php/blog/47-planejamento-estrategico/69-entrevista-o-que-e-planejamento-com-carlos-matus.html

  • Carlos Matus (npud H u e r t a , 1996:14) nos diz q u e "o planejamento não é mais que a tentativa de viabilizar a intenção que o h o m e m tem de governar a si próprio c ao f u t u r o : de impor às circunstâncias a força da razão h u m a n a " . Neste e n f o q u e , o planejamento é a ferramenta para pensar c agir dentro de uma sistemática analítica própria, e s t u d a n d o as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, p r o p o n d o se objetivos, definindo-se estratégias
     

    BAPTISTA, 2007

  • É urgente a necessidade de revisão da forma como se vem operando o planejamento em algumas (talvez, a maioria) das instituições que têm a responsabilidade da gestão pública no país, para que o ato de planejar se inscreva como um momento de liberdade e de criação.


ID
178636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para o assistente social, na sua intervenção profissional, o planejamento proporcionará a

Alternativas
Comentários
  •  e)

    ampliação da previsibilidade das ações, dimensiona recursos, quantifica os objetivos, a partir do entendimento dos processos sociais que perpassam o espaço sócio-ocupacional.


ID
186010
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

BAPTISTA (2007) se refere ao Planejamento como a definição das atividades necessárias para atender problemas determinados, levando em conta os condicionantes impostos a cada caso. Diz respeito, também, às providências necessárias à sua execução, ao acompanhamento da execução, ao controle, à avaliação e à redefinição da ação.

Dentro do Planejamento, os objetivos podem ser globais ou parciais. Suas etapas estão distribuídas em quatro dimensões: a racional, a política, a valorativa e a técnico administrativa.

Dessa forma, considerando as atribuições dos Assistentes Sociais Judiciais relacionadas no edital 01/2009 e o planejamento para suprir a demanda deste profissional, analise as seguintes afirmativas.

I. As atividades necessárias para o cargo estão determinadas no item ?Atribuições do cargo? e estão em consonância com o Código de Ética da profissão.
II. As providências necessárias estão na dimensão técnico-administrativa e são ações para alcançar os objetivos propostos, não sendo, portanto relevantes os meios utilizados.
III. Os condicionantes impostos a cada caso dizem respeito às particularidades do Serviço Social Judicial e às singularidades dos casos/setores de atuação podendo, assim ultrapassar os limites legais da profissão. Dimensão política e valorativa.
IV. A avaliação e a redefinição da ação são etapas necessárias no cotidiano deste profissional, visto que o trabalho pode ser reavaliado dentro do conceito de organizações eficientes e eficazes.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • I. As atividades necessárias para o cargo estão determinadas no item ?Atribuições do cargo? e estão em consonância com o Código de Ética da profissão.

    II. As providências necessárias estão na dimensão técnico-administrativa e são ações para alcançar os objetivos propostos, não sendo, portanto relevantes os meios utilizados.

    III. Os condicionantes impostos a cada caso dizem respeito às particularidades do Serviço Social Judicial e às singularidades dos casos/setores de atuação podendo, assim ultrapassar os limites legais da profissão. Dimensão política e valorativa.

    IV. A avaliação e a redefinição da ação são etapas necessárias no cotidiano deste profissional, visto que o trabalho pode ser reavaliado dentro do conceito de organizações eficientes e eficazes.


ID
186058
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da administração e do planejamento em Serviço Social, analise as afirmativas a seguir.

I - Plano, programa e projeto são meios pelos quais o planejamento se expressa
II - O planejamento tradicional, normativo, vem sendo substituído pelo planejamento estratégico
III - O planejamento estratégico opera com a análise da correlação de forças e do cenário em que desenvolverá suas ações e tendências.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Como assim , o item II ta certo?? =O

  • I - Plano, programa e projeto são meios pelos quais o planejamento se expressa

    II - O planejamento tradicional, normativo, vem sendo substituído pelo planejamento estratégico

    III - O planejamento estratégico opera com a análise da correlação de forças e do cenário em que desenvolverá suas ações e tendências.

    Todas corretas

  • GABARITO: LETRA E

    I - Plano, programa e projeto são meios pelos quais o planejamento se expressa -------> correto. De acordo com Baptista, o planejamento é operacionalizado através de planos, programas e projetos.

    II - O planejamento tradicional, normativo, vem sendo substituído pelo planejamento estratégico -------> deve-se levar em conta que o processo de planejamento está cercado por uma realidade dinâmica em constantes mudanças, logo cabe ao planejador aderir a um processo estratégico, sabendo contrabalancear recursos, trabalhar com os prazos e trabalhar coerentemente na força política que envolve todo o processo de planejamento.

    III - O planejamento estratégico opera com a análise da correlação de forças e do cenário em que desenvolverá suas ações e tendências. ------> correto, de acordo com o livro: Planejamento Social, intencionalidade e instrumentação.

    BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 3ª ed. São Paulo: Veras, 2015. 

    Força, guerreiros(as)!!


ID
186064
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quando o assistente social, inserido em uma determinada organização, tem a necessidade de realizar uma pesquisa, um dos momentos constitutivos do processo investigativo consiste na reflexão e na tomada de decisões acerca do seu objeto, dos seus objetivos e dos procedimentos a serem adotados na realização. Essas operações consistem no(a)

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista, fazem parte das etapas do planejamento: Reflexão, Decisão, Ação e Retomada da reflexão.

  • O ato de planejar é uma ação racional que faz parte do cotidiano do trabalho do Assistente Social. Ele permite que os profissionais façam previsão de recursos necessários para a execução de suas ações, evitando, assim, a ausência de materiais, mão-de-obra e capital. O planejamento se organiza por operações complexas e interligadas, sendo ele realizado por processos = Reflexão, Decisão, Ação e Retomada da reflexão.


ID
194314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A metodologia pode ser pensada como uma estratégia flexível de
ação na articulação do específico da profissão em um determinado
contexto. Não se trata de induzir o geral do particular, mas de
compreender e explicar o processo de trabalho nas relações
complexas em que se dá a prática. É preciso que a reflexão sobre
a metodologia supere o formalismo, o empirismo e também o
ecletismo. Acerca de aspectos diversos associados a esse tema,
julgue os itens subsequentes.

O empirismo se caracteriza pela experimentação inspirada nas situações pessoais, no basismo, na projeção de cada caso.

Alternativas
Comentários
  • empirismo

    substantivo masculino

    1.fil doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo.

    2.atitude de quem se atém a conhecimentos práticos


    Fonte: Google

  • Empirismo é um movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo.

     É caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados.

  • ...... empirismo faz parte desta gama de estudos, no entanto, atuando em um papel da experiência e da evidência, que inclui a experiência sensorial na formação de ideias inatas ou de tradições.
    Os empiristas utilizam como argumento as tradições/costumes que surgem baseados nas relações de experiências sensoriais anteriores. Na filosofia, é a ciência que enfatiza evidências - principalmente pelo fato de se basear em experiências.

     

    Fonte : http://www.afilosofia.com.br/post/empirismo/593


ID
194317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A metodologia pode ser pensada como uma estratégia flexível de
ação na articulação do específico da profissão em um determinado
contexto. Não se trata de induzir o geral do particular, mas de
compreender e explicar o processo de trabalho nas relações
complexas em que se dá a prática. É preciso que a reflexão sobre
a metodologia supere o formalismo, o empirismo e também o
ecletismo. Acerca de aspectos diversos associados a esse tema,
julgue os itens subsequentes.

O formalismo se opera na prática, sobretudo por meio da solidificação do método em sucessivos procedimentos de conhecimento/diagnóstico/planejamento/execução/avaliação.

Alternativas
Comentários
  • O formalismo se opera na prática, sobretudo por meio da solidificação do método em sucessivos procedimentos de conhecimento/diagnóstico/planejamento/execução/avaliação.


ID
194320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A metodologia pode ser pensada como uma estratégia flexível de
ação na articulação do específico da profissão em um determinado
contexto. Não se trata de induzir o geral do particular, mas de
compreender e explicar o processo de trabalho nas relações
complexas em que se dá a prática. É preciso que a reflexão sobre
a metodologia supere o formalismo, o empirismo e também o
ecletismo. Acerca de aspectos diversos associados a esse tema,
julgue os itens subsequentes.

O ecletismo possui uma direção definida, pois soma e confronta elementos de diferentes teorias e propostas de forma crítica.

Alternativas
Comentários

  • Ecletismo

    substantivo masculino

    1. 1.

      fil diretriz teórica originada na Antiguidade grega, e retomada ocasionalmente na história do pensamento, que se caracteriza pela justaposição de teses e argumentos oriundos de doutrinas filosóficas diversas, formando uma visão de mundo pluralista e multifacetada.

    2. 2.

      p.ext. qualquer teoria, prática ou disposição de espírito que se caracteriza pela escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos ou estilos.


    Fonte: Google

  • O ecletismo busca a conciliação e a justaposição de teses.


ID
194452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.

Consideram-se três enfoques básicos no processo de planejamento: o planejamento social em si, como instrumento que orienta as mudanças sociais; o planejamento institucional, como instrumento de gestão e gerência; e o planejamento como técnica estritamente ligada à ação, ou seja, instrumento inerente a prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    "Tendi nada", chutei e acertei

    (...) Para resgatar essa temática no cotidiano da ação profissional, deve-se primeiramente marcar os três enfoques básicos do Planejamento: o planejamento social em si, como instrumento que orienta as mudanças sociais (BAPTISTA, 1979); o planejamento institucional, como instrumento de gestão e gerência e o planejamento como técnica estritamente ligada à ação profissional, isto é, à orientação da ação: instrumento inerente à prática profissional. Este texto tem como referência básica o último enfoque, ainda que, em algumas passagens se identifiquem as lógicas dos demais.

    FONTE: Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde Por Vera Maria Ribeiro Nogueira e Regina Célia Tamaso Mioto (PAG 15)


ID
194455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.

O planejamento começou a integrar a matriz discursiva do serviço social mais densamente na década de 70 do século XX, influenciado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Trecho retirado de

     MIOTO, R. C. T.; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos Assistentes Sociais no campo da Saúde. In: MOTA, A. E. et al. (Org.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2009, p. 273-303. 

  • GABA CERTO!

     

    O Planejamento começa a integrar a matriz discursiva do Serviço Social, com maior intensidade, na década de 1970, parametrado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países sub- desenvolvidos e em desenvolvimento.

     

     

    http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf


ID
194461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por projeto o conjunto de atividades setorizadas com o propósito de alcançar objetivos amplos com orçamento ilimitado.

Alternativas
Comentários
  • "Entende-se por projeto um conjunto de ações processuais de caráter educativo, social, cultural, cinetífico ou tecnológico com objetivo bem definido, prazo determinado e dentro dos limites de um orçamento, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação."
  • Programa que representa a setorização do Plano.

  • orçamento ilimitado? acertei essa questão por causa dessas palavrinhas...

  • Objetivo específico e com orçamento limitado.

    GAB E

  • PROJETO

    É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um INSTRUMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DE EXECUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ESPECÍFICOS, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado. (CARVALHO, 1978 apud TEIXEIRA, 2008).


ID
196939
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração de projetos é uma constante na prática profissional do assistente social. Sobre projeto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo.


ID
217738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para a construção do objeto de planejamento de uma intervenção profissional, deve-se ter como pressuposto a ideia de que, em algum momento, tal objeto estará totalmente delineado e delimitado.

Alternativas
Comentários
  • O objeto de intervenção vai se construindo e reconstruindo permanentemente no decorrer de toda ação planejada, em função de suas relações com o contexto eu o produziu,sendo modificado e modificando-o permanentemente.

    (BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2ª ed. São Paulo: Veras, 2002.)



ID
217744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma das finalidades do planejamento social, consideradas a sua dimensão sócio-histórica e a técnico-operativa, é imprimir dinamicidade e organicidade ao funcionamento institucional e à intervenção profissional.

Alternativas
Comentários
  • A questão está CERTA

    O Planejamento social é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos. Estes desafios, embora parte existente do cotidiano profissional, independe do âmbito em que se encontra. Pode ser empresa pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Todas as organizações precisam dessa ferramenta pois é ela que vai nortear as ações a serem seguidas, mesmo que essas, em sua dinamicidade, mudem totalmente. Com o planejamento social é possível construir o alicerce da metodologia e principalmente acompanhar a dinamicidade do cotidiano organizacional.


ID
217747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento social pode ser entendido como ferramenta de trabalho que propicia prática metodologicamente conduzida e como mediação entre a burocracia e as condições objetivas para efetivação de direitos.

Alternativas
Comentários
  •   O Planejamento Social pode ser entendido sob diferentes enfoques, a saber:  a) como ferramenta de trabalho que propicia uma prática metodologicamente  conduzida e eticamente comprometida com a cidadania;
    b) como processo lógico,  político e administrativo que, por meio de seu movimento, adensa formas de participação popular nos níveis decisórios e operativos;
    c) como instrumento que busca racionalizar e dar direção para redefinições futuras de organizações, políticas  sociais, setores ou atividades, Influenciando o nível técnico e político e
    d) como mediação entre a burocracia e as condições objetivas para efetivação de direitos
  • Qual a referência bibliográfica?
  • Livro de referência: PLANEJAMENTO SOCIAL, intencionalidade e instrumentação. BAPTISTA, Myrian.


ID
217750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em certas situações, o planejamento social deve estar desvinculado de políticas, por ser esta constituída das tensões entre forças sociais presentes em uma dada realidade concreta.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento social é sempre vinculado a uma política que, por sua vez, é constituída das tensões entre forças sociais presentes numa dada realidade concreta. 

    (BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2ª ed. São Paulo: Veras, 2002.)

  • O planejamento trata-se de um processo técnico e politico.


ID
217753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A abrangência é um indicador que contribui para mostrar a tendência evolutiva, no sentido de se reduzir a desigualdade social. Para isso, deve estar dissociada das análises que priorizem o número de pessoas beneficiadas por políticas ou programas sociais.

Alternativas
Comentários
  • A abrangência está ligada ao universo onde o projeto será aplicado. Ex. quantas pessoas/organização serão beneficiadas? Se as atividades serão executadas em uma única localidade e etc.

    Já os indicadores são instrumentos de avaliação.

  • Não deve estar dissociada mas asim ASSOCIADA


ID
217756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os critérios de acesso a bens sociais, como, por exemplo, a permanência de filhos na escola, não devem ser associados às condicionalidades para a análise de continuidade e universalidade de uma política ou de um programa social.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    No caso específico da questão, entre os critérios de acesso aos bens sociais é fundamental que se acompanhe a frequencia e permanencia, filhos na escola, o desenvolvimento desse filho, a qualidade do ensino que essa escola oferece, isso é determinante para a continuidade de uma política ou programa social, que nesse caso, estará intimamente ligado a permanencia do aluno à escola. 

  • É característica da banca elaborar um questão na qual se nega alguma coisa que é fato, de modo que o gabarito seja E.
    Portanto, muita atenção, se o candidado pensar que o que se afirma é verdadeiro, pode confundir-se e marcar C.
  • ERRADA. Como, exemplo, temos o Programa Bolsa Família que possui condicionalidades na saúde e na educação.
  • Temos o Programa Bolsa Família que possui condicionalidades na saúde e na educação, para a análise de continuidade do programa.


ID
217762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise e a avaliação de uma política social devem ser determinadas pelo arcabouço teórico que as fundamenta e, para que isso ocorra, recomenda-se que seja adotado rigoroso instrumental metodológico que impeça a interferência das referências teóricas adotadas pelos avaliadores.

Alternativas
Comentários
  •  recomenda-se que seja adotado rigoroso instrumental metodológico que impeça a interferência das referências teóricas adotadas pelos avaliadores. ERRADA

  • A análise e avaliação de uma política social, 

    por mais que adote um rigoroso instrumental metodológico, serão sempre determinadas 

    e direcionadas pelas referências teóricas

     adotadas pelos avaliadores, que atribuirão sentido e

     significado ao conteúdo da avaliação. 

    Gabarito errado.

    Obs: essa mesma questão foi cobrada em 2018  

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.

    Mesmo que seja empregado um rigoroso instrumental metodológico, a avaliação de um plano, programa ou projeto será determinada pelas referências teóricas do avaliador, por atribuírem sentido e significado ao conteúdo da avaliação.


ID
221743
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um plano de intervenção social, destinado à inclusão e à melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno da empresa, tem como resultado esperado alcançar a melhor qualidade de vida. Para elaboração do Plano, a equipe realizou estudos e levantamento da Realidade Social: pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco, mapeamento da estrutura de equipamentos, programas, redes e políticas existentes.

Na sequência, efetuou-se a análise comparativa entre a realidade social, a estrutura existente, as políticas de atendimento e marcos normativos e regulatórios. Com esse procedimento, foi possível se obter uma visão e compreensão das demandas e recursos existentes na rede local, identificando novas necessidades. Na perspectiva de planejamento, este procedimento se configura como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A) diagnóstico social


ID
221755
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto de intervenção se constitui em uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas, em resposta às expressões da questão social com os quais se defronta o assistente social no exercício da profissão. Portanto, a formulação de um projeto de intervenção requer

Alternativas
Comentários
  • Assim, ao elaborar uma proposta de trabalho, é preciso ter claro que ela deve referendar sempre os princípios éticos fundamentais, a saber:

    Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos
    indivíduos sociais; (CEP 93)
     

  • respostas técnicas e políticas, guiadas por uma ética de emancipação humana.


ID
221776
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à complexidade que a questão social assume no mundo contemporâneo e no Brasil, em particular, a avaliação de políticas e programas sociais torna-se um imperativo ético. Para Maria do Carmo Brant, a avaliação de programas e projetos sociais é um processo que contém três características básicas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maria do Carmo Brant "...a avaliação de programas e projetos sociais contém quatro características básicas: 
    - É um processo contínuo e permanente, que abarca o projeto na sua concepção, implementação e resultados;- É um processo que embasa a tomada de decisão política quanto a propósitos, processos de ação e alocação de recursos;- É um processo de aprendizado social, ou seja, deve permitir aos envolvidos no projeto a apropriação reflexiva da ação;- É um exercício de controle social – torna a organização e seus serviços, ou resultados, transparentes e abertos a uma construção coletiva, qualificando as reivindicações e as opiniões dos usuários e da comunidade..." Fonte: Gestão de projetos sociais Célia M. de Ávila Coordenação 3ª edição revista AAPCS 2001 São Paulo


ID
221782
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração e desenvolvimento de programas, projetos e a oferta de benefícios fazem parte do conjunto de intervenções profissionais do Assistente Social. A estruturação e o desenvolvimento de um programa exigem etapas e estratégias a serem estabelecidas para a sua realização.

Tanto as atividades-meio, que viabilizam o desenvolvimento do programa, quanto a atividade-fim, ou a execução propriamente dita, antes que se tornem rotineiras, fazem parte da fase de

Alternativas
Comentários
  • IMPLEMENTAÇÃO


    A fase da implementação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico-administrativa do planejamento.

    Curso Welber GONTRAN

  • MPLEMENTAÇÃO

    “inclui tanto as atividades-meio, que viabilizam o desenvolvimento do programa, quanto a atividade-fim, ou a execução propriamente dita, antes que se torne rotineiro” (Draibe, 2001).


ID
221956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As condições básicas de um bom pesquisador estão relacionadas
com sua preparação científica, sua experiência prática e seu
critério realista. Acerca dos instrumentais de pesquisa e das
propostas de intervenção na área social, julgue os itens a seguir.

Uma distinção entre o planejamento tradicional e o planejamento estratégico situa-se, fundamentalmente, no uso do diagnóstico, pelo primeiro, e na análise de situações e elaboração de planos para as diversas circunstâncias, pelo segundo.

Alternativas
Comentários
  • Para Matus (1996) por trás da palavra "planejamento" há conceitos muito distintos. O planejamento tradicional "repousa na capacidade de "predição", enquanto o Planejamento Estratégico Situacional "é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo", mas para aumentar a limitada capacidade de previsão (p. 15). Enquanto o planejamento tradicional acredita poder controlar a realidade, o Planejamento Estratégico Situacional pretende (por acreditar ser possível) apenas influir na realidade.

    Em síntese, há dois conceitos-chave diferenciáveis:

    Diagnóstico: redução da realidade a uma explicação única; Situação: explicações assimétricas sobre a realidade; pressupõe não apenas "respostas diferentes a perguntas iguais, mas respostas diferentes a perguntas diferentes, e que para um mesmo problema, há diferentes valores e chaves de interpretação possíveis (p. 32-33).
  • Cespe 2008

    No planejamento tradicional, diferentemente da explicação situacional, o diagnóstico é uma precondição para o seu desenvolvimento.


ID
221959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As condições básicas de um bom pesquisador estão relacionadas
com sua preparação científica, sua experiência prática e seu
critério realista. Acerca dos instrumentais de pesquisa e das
propostas de intervenção na área social, julgue os itens a seguir.

Um programa consiste em um conjunto relativamente complexo de atividades inter-relacionadas, orientadas para atingir objetivo específico, com custo e duração claramente identificados.

Alternativas
Comentários
  • Incompleta a questão

    Na verdade um programa é um conjunto de atividades interrelacionadas com objetivos claros e específicos, porém em alcançar um objetivo, por si, alcança outros também interrelacionados, os subjetivos. Na implementação e implantação de um programa é preciso prever sua duração e citá-la no projeto, que por sua vez deve deter uma programação de realização das atividades. Desta forma é correto dizer que a questão está mais certa do que errada e ainda, que poderia ser complementada com situações ou mesmo enunciações.

  • Custo e duracao claramente identificados apenas nos projetos, nos planos apenas as ideias de tempo e recursos a serem mobilizados.



  • Programa é um conjunto de projetos homogêneos, integrados e temporários com uma finalidade precípua. Os programas, geralmente, são referenciados à ações não perenes, como os programas sociais, educacionais ; políticos; institucionais e promocionais, com prazo pré-determinado de duração (início, meio e fim) e se prestam à um intento exclusivo e singular.

    A questão não se apresenta, claramente, como errada.
  • Sinceramente, por vezes eu tenho a impressão de que esta banca copia e cola os conceitos da internet. Exatamente no ano anterior a esta prova, ou seja, em 2008, o Ministério do Desenvolmento Agrário lançou um documento que tinha exatamente este conceito. Vejam: 

    Atividades: São as tarefas fundamentais a serem executadas no âmbito do Projeto, que podem ter seus custos e duração claramente identificados.
      Avaliação: Três tipos de avaliação são geralmente consideradas: (a) avaliação ex-ante: exame sistemático do Projeto proposto, antes de sua implementação; (b) avaliação intermediária: realizada durante a intervenção com vistas a verificar, em profundidade, o andamento do Projeto; (c) avaliação expost: avaliação do Projeto após seu término com o objetivo de verificar em que medida atendeu os objetivos almejados e para aprender lições e tirar conclusões para intervenções similares no futuro.
      Indicadores: São unidades objetivamente verificáveis que caracterizam as mudanças e os resultados produzidos pelo Projeto.
      Meios: Recursos humanos, bens e serviços (pessoal, equipamentos, materiais, componentes, recursos financeiros, etc.) que serão utilizados para implementar as Atividades.
      Monitoramento: Consiste na coleta contínua e na análise rotineira de dados e informações para determinar se os meios colocados à disposição do Projeto são suficientes, estão sendo aplicados adequadamente e as normas e procedimentos estão sendo seguidos, bem como verificar se o Plano de Trabalho está sendo cumprido e os Resultados sendo alcançados.
      Objetivo de Desenvolvimento: É o escopo maior do Projeto, para cujo alcance ele deve contribuir e que está relacionado ao (ou enseja) o atendimento das necessidades básicas do ser humano (saúde, educação, emprego, a digna remuneração do trabalho, etc.). O Projeto, por si só, não garante o alcance do Objetivo de Desenvolvimento, mas contribui para sua consecução.
      Objetivo Específico: É o fim que se pretende alcançar com a execução do Projeto, em conseqüência do trabalho a ser implementado.
      Projeto: É um conjunto relativamente complexo de atividades inter-relacionadas, orientadas para atingir um objetivo específico, com custo e duração claramente identificados.   Resultados: São os produtos do trabalho implementado no âmbito do Projeto, cuja obtenção é necessária para que se alcance seu Objetivo Específico.
      Sustentabilidade: Refere-se à medida em que os beneficiários do Projeto, ou o grupo participando da sua implementação, poderá continuar o trabalho com seus próprios meios após o término do Projeto

    Fonte: http://www.cpact.embrapa.br/forum/Guia_Elaboracao_Projetos.pdf
  • entendi, portanto, através do comentário da colega abaixo que a questão se trata de um conceito de projeto e não programa, como coloca a questão !

  • SÃO CARACTERÍSITICAS DE PROJETO.


ID
221962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As condições básicas de um bom pesquisador estão relacionadas
com sua preparação científica, sua experiência prática e seu
critério realista. Acerca dos instrumentais de pesquisa e das
propostas de intervenção na área social, julgue os itens a seguir.

A avaliação formativa é utilizada para prover informações à equipe de um programa, de modo a possibilitar a melhoria deste, enquanto a avaliação somativa realiza-se e torna-se pública para dar aos responsáveis, assim como aos consumidores, julgamentos de valor ou mérito do programa em relação a critérios importantes.

Alternativas

ID
221986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à prática profissional como concretização de um processo
de trabalho que tem como objeto as múltiplas expressões da
questão social, julgue os itens subsequentes.

Na avaliação, o uso de instrumentos técnicos caracteriza o estabelecimento de relação profissional e a existência de intencionalidade.

Alternativas

ID
312484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.

A finalidade principal da avaliação de políticas sociais é estabelecer uma valoração ou julgamento sobre o significado e os efeitos dessas políticas, tendo por parâmetro a relação de causalidade entre objetivos, desempenho e resultados alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Julgamento???

  • Sim, Thaís. 

    Segundo Boschetti, 2009, avaliar pressupõe determinar a valia ou o valor de algo; exige apreciar ou estimar o merecimento, a grandeza, a intensidade ou a força de uma política social diante da situação a que se destina. Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, e isso só pode ser obtido mediante o estabelecimento de uma relação causal entre a modalidade da política social avaliada e seu sucesso e/ou fracasso, tendo como parâmetro a relação entre objetivos, intenção, desempenho e alcance dos objetivos. (...) a avaliação tem como principal objetivo estabelecer um valor de julgamento sobre o significado e efeitos das políticas sociais.

  • Avaliação de políticas, programas e projetos sociais
    Ivanete Boschetti, p. 2

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf


    Vamos pra dentro!!!


ID
312487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.

A avaliação e a análise de políticas sociais são processos independentes e que não se complementam, pois tratam as políticas sociais a partir de abordagens conflitantes e contraditórias.

Alternativas
Comentários
  • Como fazer uma análise de uma política sem avaliá-la? Impossível! Analisar e avaliar são processoas interligados e se completam, isso é muito óbveio.

    Essa questão reafirma o que justifico acima: 

     
    " Uma das distinções entre avaliação e análise de políticas sociais é o fato de a avaliação se preocupar com os efeitos e implicações das políticas sociais na realidade, enquanto a análise de políticas sociais tem por objetivo compreender sua conformação e estrutura — seus traços constitutivos —, bem como seu caráter como ação pública".
  • Para Arretche (1998, p. 31): ainda que a análise de uma política pública possa atribuir a um determinado desenho institucional alguns resultados prováveis, somente a avaliação desta política poderá atribuir uma relação de causalidade entre um programa X um resultado. Essa distinção se baseia na compreensão de que avaliar pressupõe determinar a valia ou o valor de algo; exige apreciar ou estimar o merecimento, a grandeza, a intensidade ou força de uma política social diante da situação a que se destina. Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, e isso só pode ser obtido mediante o estabelecimento de uma relação causal entre a modalidade da política social avaliada e seu sucesso e/ou fracasso, tendo como parâmetro a relação entre objetivos, intenção, desempenho e alcance dos objetivos. É consenso entre os autores citados acima que a avaliação tem como principal objetivo estabelecer um valor ou julgamento sobre o significado e efeitos das políticas sociais.

     

    Avaliação de políticas, programas e projetos sociais Ivanete Boschetti


ID
312490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.

Nos processos de avaliação de políticas sociais, é importante, tanto quanto ter conhecimento e domínio sobre tipos e métodos avaliativos, reconhecer o papel fundamental dessas políticas na garantia de direitos para a população.

Alternativas

ID
312493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.

Uma das distinções entre avaliação e análise de políticas sociais é o fato de a avaliação se preocupar com os efeitos e implicações das políticas sociais na realidade, enquanto a análise de políticas sociais tem por objetivo compreender sua conformação e estrutura — seus traços constitutivos —, bem como seu caráter como ação pública.

Alternativas
Comentários
  • "Mas, para Arretche (1998), a avaliação se distingue da análise de políticas sociais, pois em sua compreensão, a análise objetiva reconstitui as diversas características de uma política [...] Em tal definição, a análise de políticas sociais se contenta em apreender sua conformação e estrutura, sem se preocupar com seus efeitos e implicações na realidade. Essa distinção se baseia na compreensão de que avaliar pressupõe determinar a valia ou o valor de algo[...] Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado, e isso só pode ser obtido mediante o estabelecimento de uma relação causal entre a modalidade da política social avaliada e seu sucesso e/ou fracasso, tendo como parâmetro a relação entre objetivos, intenção, desempenho e alcance dos objetivos."  (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais )

  • Análise: objetiva reconstituir as diversas caracteristicas de uma política, como a relação entre o público e o privado, as formas de financiamento, as modalidades de prestação de serviços e as possibilidades de desenhos institucionais que atribuem corpo a uma política social. A análise de políticas sociais se contenta em apreender sua conformação e estrutura, sem se preocupar com seus efeitos e implicações na realidade.

    Avaliar: pressupõe determinar a valia ou o valor de algo; exige apreciar ou estimar o merecimento, a grandeza, a intensidade ou a força de uma política social diante da situação a que se destina. Avaliar significa estabelecer uma relação de causalidade entre um programa e seu resultado.

    A avaliação tem como seu principal objetivo estabelecer um valor ou julgamento sobre o significado e efeitos das políticas sociais.

    Fonte: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais, 2009 (Ivanete Boschetti)


ID
314941
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de planejamento, a avaliação de eficiência está diretamente relacionada com a ação desenvolvida, seus critérios, e com

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta: C

     

    Eficiência: Tem relação com PRODUTIVIDADE. Fazer mais com menos.

    Eficácia: Tem relação com QUALIDADE. Fazer a coisa certa.

    Efetividade: Tem relação com IMPACTO. Fazer a coisa certa, da melhor maneira.

  • 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

    2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!

    Efetividade, s. f. Qualidade do que atinge os seus objetivos estratégicos, institucionais, de formação de imagem etc. (Houaiss)

     Em uma definição simplificada, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos, e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

  • Resposta correta: C

    A eficiência diz respeito a como fazer e está relacionada as ações a serem realizadas, definidas no nível operacional.
    É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas e/ou desperdício. 

    Segundo Myrian Veras; Incide diretamente sobre a acao desenvolvida.
    Tem por objetivo: reestruturar acao para obter ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados. Deve ser necessariamente critica, estabelecendo juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que o mesmo propicia. Saó critérios de eficiência aqueles relacionados com rendimento técnico  e administrativo da acao  a a otimizacao dos recursos disponibilizados, os padrões de qualidade dos resultados, a capacidade de atender  à demanda etc...além das análises de dados quantitativos, avalia-se a qualidade dos serviços e verifica-seo efeito dinâmico de cada ação sobre o conjunto de ações do projeto.

ID
315031
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São instrumentos que registram e marcam diferentes níveis de decisão no processo de planejamento, em maior ou menor proximidade com a ação, e guardam entre si coerência e um relativo grau de interdependência:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que correndo o risco de aprisionar o aspecto dinâmico do planejamento, aponta-se que os processos de planejamento contêm em si componentes técnicos e metodológicos (enquanto métodos e caminhos a percorrer) e atuam como dispositivos que contribuem para imprimir racionalidade às decisões e das ações. Ou seja, dentro de seus componentes técnico- metodológicos, o planejamento exige instrumentos de consolidação das decisões, que são os planos, os programas e os projetos. Esses instrumentos marcam e/o registram diferentes níveis de decisão e maior ou menor aproximação com a ação. Guardam entre si coerência e relativo grau de interdependência. São documentos que formalizam as decisões tomadas em relação ao que se pretende.

    Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde

    Por Vera Maria Ribeiro Nogueira e Regina Célia Tamaso Mioto

    http://www.sbfa.org.br/fnepas/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf


ID
315034
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento é uma mediação teórica e metodológica que significa organizar, dar clareza e precisão à própria ação. Planejar envolve estabelecer metas e traçar objetivos, assim um passo indispensável do processo de planejamento é

Alternativas
Comentários
  • o controle.


ID
319363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considera-se fundamental na investigação avaliativa mensurar as mudanças promovidas por uma intervenção social. Para tanto, constroem-se indicadores que sejam capazes de dimensionar e compreender os diferentes aspectos do processo. Assinale a opção correta, com relação ao uso de indicadores.

Alternativas
Comentários
  • A)   Errado: devem ser produzidos com regularidade, visando à formação de séries temporais e permitindo visualizar as tendências dos dados no tempo.

     

    B)   Errado: nenhum indicador pode aportar certeza absoluta quanto aos resultados de uma ação ou de um processo, pois sua função é apenas ser um sinalizador: indicadores são instrumentos, não operam por si mesmos, indicam o que devem indicar.

     

    C)   Correto: concepções, interesses e enfoques das organizações e atores envolvidos – Um bom sistema de indicadores para avaliação deve sempre surgir do processo de diálogo e de negociação entre todos os atores. Por exemplo, numa escola de Medicina, os gestores responsáveis pela instituição poderiam estar interessados numa avaliação que enfatizasse a participação de determinados atores envolvidos no ensino e aprendizagem; os professores gostariam de saber sobre a qualidade da formação oferecida; e o MEC (por hipótese), como financiador, gostaria de ter conhecimento sobre a eficácia e a efetividade de uma proposta de mudança que estivesse sendo implementada e que ele estivesse financiando.

     

    D)   Errado: quando observados do ponto de vista quantitativo e qualitativo, os indicadores se referem aos aspectos tangíveis e intangíveis da realidade. Tangíveis são os elementos facilmente observáveis, como renda, escolaridade, forma de organização e gestão, legislação, mecanismos de divulgação. Intangíveis são os atributos que só podem ser captados indiretamente por meio de suas formas de manifestação, como é o caso do incremento da consciência social, da autoestima, de valores, de atitudes, de liderança, de protagonismo e de cidadania.

     

    E)   Errado: cada investigação avaliativa deverá construir seu sistema de indicadores específicos. Pois, mesmo quando um conjunto de variáveis pode ser usado para vários projetos, os indicadores devem sinalizar condições específicas da realidade em avaliação. Por exemplo, a quantidade e a qualidade de informações preexistentes influenciam a necessidade de produzir novas informações, assim como o nível de aprofundamento de possíveis análises. Por isso, a maioria dos projetos avaliativos deve se iniciar com uma análise situacional, como ponto de partida para a construção de indicadores.

     

     

    http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a09v33s1.pdf

  • Do ponto de vista metológico, segundo Cardoso (1998), "a construção de indicadores tem como premissa básica uma teoria previamente desenvolvida, que qualifica o problema e as hipóteses relevantes e, ainda, uma adequação rigorosa entre o quadro conceitual e as informações disponíveis".

    Fonte: Família: rede, laços e políticas públicas. pp. 268


ID
357472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere aos tipos de avaliação de projetos sociais, assinale a opção que define corretamente os tipos de avaliação ex ante e ex post.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de avaliação, em função do momento em que se realiza e do objetivo visado: a) Avaliação ex-ante , que se realiza antes do investimento e da operação.  Ela permite estimar tanto os custos como o impacto (ou benefícios ) e assim tomar a decisão  (qualitativa) de implementar ou não o projeto. A partir dela é possível priorizar diversos projetos e identificar a    alternativa ótima para chegar aos objetivos de impacto pretendidos. b)   Avaliação ex-post que é  feita  tanto  na  fase  de  operação  como uma vez  terminado o projeto . Cumpre duas funções:
    -uma qualitativa , que  permite  decidir se  se deve ou  não  prosseguir com o  projeto - quando se realiza durante a fase de operação -ou definir conveniência de formular outros projetos similares - quando se realiza depois que o projeto está concluído -.outra , -quantitativa , que  surge  em  projetos que se encontram em implementação e possibilita decidir se é ou não necessário reprogramar.

    fonte: http://www.ssc.wisc.edu/~jmuniz/CEPAL_manual%20de%20formulacao%20e%20avaliacao%20de%20projetos%20sociais.PDF
  • A avaliação  proporciona critérios para decisões qualitativas cruciais, e a  precisa obter elementos para adoção de decisões qualitativas e quantitativas.


ID
357487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito das avaliações de políticas sociais, a avaliação participativa

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Participativa

    Uma das características que distingue a avaliação participativa de outras

    formas de avaliação é a ausência da figura do  expert em avaliação, ou seja, do

    especialista cujo conhecimento específico sobre o processo avaliativo se converte

    em poder particularizado sobre esse processo. Por isto, em princípio, também é

    distintivo na avaliação participativa o fato de que todos podem tomar decisões

    sobre ela em decorrência – mas ao mesmo tempo como uma premissa – de seu

    envolvimento com a avaliação. Sujeitos de diferentes saberes e posições de poder

    podem, portanto, apropriar-se da avaliação numa lógica de empoderamento  que

    é, simultaneamente, constitutivo do e constituído pelo processo avaliativo.

    Os sujeitos protagonistas da Avaliação Participativa (AP) produzem

    conhecimento sobre si e suas relações, e sobre a instituição e suas relações,

    uma forma de conhecimento social por todos produzida e em permanente

    reconstrução. Ao fazê-lo, realizam uma forma de aprendizagem política de

    democracia forte (Leite, 2005).

     

  • avaliação participativa é uma proposta democrática e emancipatória, que pretende superar a forma normativa de fazer avaliação em saúde. Esta pesquisa deu-se durante um processo avaliativo e formativo, com o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, em Florianópolis (SC).

  • Avaliação participativa:

    intencionando minimizar a distância entre o avaliador e o público alvo, esse tipo de avaliação prevê a adesão

    desse público em todo o processo, o que envolve o planejamento, a execução, acompanhamento e, por fim, a avaliação. De acordo com Carvalho (2001), tendo como eixo metodológico fundante o envolvimento e a participação dos formuladores, gestores, implementadores e público alvo, a avaliação participativa é capaz de apreender o pluralismo social e alcançar dois objetivos centrais: incorporar o público alvo nas ações e desencadear um processo de aprendizagem social.

    Maciel, Walery Luci da Silva. Gestão Social: planejamento e avaliação. UnisulVirtual, 2014. Disponível em:


ID
357502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento estratégico, ferramenta organizacional utilizada na área de administração, tem estado cada vez mais presente como instrumento de gestão e planejamento na área social. Acerca do conceito de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sério mesmo Luciana Pontes? Não sabia que a resposta era essa... Aliás, aqui é para deixarmos comentários que agreguem!

  • Gab. C) Sine qua non, do latim, siginifica "Sem a/o qual nao pode ser" ---> Condição indispensável/primordial. Neste caso, para caracterizar o planeamento estratégico é imprescindível a definição de uma missão e estabelecimento de estratégias.
  • Segundo o cespe (2010), entende-se por planejamento o conjunto de estratégias e dispositivos de antecipação de contextos e situações que permitem a alocação de recursos e investimentos para a construção social de sistemas e ambientes.


ID
357547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A avaliação de políticas, programas e projetos sociais vem constituindo um dos importantes requisitos no contexto da execução do balanço social. Para isso, existem alguns indicadores que norteiam esse processo avaliativo, segundo os quais

Alternativas
Comentários
  • O objetivo deste aspecto é delinear um quadro dos direitos e/ou benefícios previstos e/ou implementados pelas políticas e/ou programas sociais, de modo a chegar o mais próximo possível do estabelecimento de suas características essenciais. Para tal, deve explicitar elementos que possam explicar sua natureza, função, abrangência, critérios de acesso e permanência e formas de articulação com as demais políticas econômicas sociais.

    Indicador 1 – Natureza e tipo dos direitos e benefícios previstos e/ou implementados: delinear a natureza da política e/ou programa significa conhecer e explicitar suas propriedades e qualidades intrínsecas, de modo a mostrar a tendência evolutiva, bem como sua possibilidade de responder à determinada situação social e contribuir para reduzir desigualdades sociais.

    Indicador 2 – Abrangência: a identificação da abrangência contribui para revelar o alcance da política e/ou programa avaliado. O principal dado que compõe esse indicador é o número de pessoas beneficiadas; mas este, se apresentado isoladamente, não revela, necessariamente, o que se quer demonstrar.

    Indicador 3 – Critérios de acesso e permanência: os critérios de acesso e permanência dos cidadãos em determinada política e/ou programa social são reveladores de sua intencionalidade e capacidade de inclusão e/ou exclusão do acesso. Quanto mais rigorosos e restritos forem os critérios de acesso e permanência, mais focalizados e seletivos a política e/ou programa tendem a ser.

    Indicador 4 – Formas e mecanismo de articulação com outras políticas sociais: considerando que cada política e/ou programa social se destina a situações específicas (saúde, educação, habitação, previdência, assistência, transporte, trabalho, etc.), é fundamental perceber se existe articulação e complementaridade entre a política avaliada e as demais, o que possibilita realizar uma avaliação mais ampla sobre as possibilidades do conjunto das políticas sociais assegurar a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos.

    FONTE: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf

  • Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.


ID
396457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

O processo de planejamento e gestão contempla a criação de protocolos — entre serviços, programas e instituições — que servem de base para o trabalho da equipe profissional.

Alternativas
Comentários
  • olá as perguntas são otimas.
  • Alguem pode comentar?

    que autor(a) disse isso?
  • aqui:

    https://adrianalimabarros.files.wordpress.com/2011/07/planejamento-em-servic3a7o-social.ppt.

  • Para quem tem acesso restrito...

    Gabarito: C


ID
396460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

A concretização do planejamento em sua dimensão ético- política requer um conjunto de mediações que favoreça a construção de uma nova cultura.

Alternativas
Comentários
  • O processo de planejamento de políticas públicas e de programas sociais requer a adoção de uma dimensão ética e política, sendo assim o momento decisório de escolha de uma alternativa política para enfrentamento da situação problema, tendo como sujeito relevante  nessa ocasião o legislativo.
    SILVA, M. O. da S. Avaliação de políticas e programas sociais: aspectos conceituais e metodológicos.
  • Transformação de uma nova CULTURA?
  • Eu gostaria de saber em que sentido foi empregado a expreção "construção de uma nova cultura".  Pegadinha típica do CESP, que aborda temas complexos de forma abstrata. Porque a concepção de cultura é bem ampla. Quem puder discutir a questão explicando meu questionamento estará ajudando bastante. Abç.
  • Nossa! cada questão...

    De onde tirou... que favoreça a uma nova cultura... que autor(a) diz isso...
  • Joaquina Barata, em seu texto "Formulação, Administração e Execução de Políticas Públicas", coloca nesses termos a construção de 'uma nova cultura' a partir do planejamento em sua dimensão ético-política:
    "O importante, nisso tudo, é reter a idéia de gestão pública planejada, enquanto exercício de democracia e de cidadania. Colocar o cidadão como portador de direitos e beneficiário das instituições passa a ser essencial na gestão democrática e isso não depende somente de uma cultura gerencial, mas de uma cultura ético-política. Isso porque o patrimonialismo e o clientelismo ainda persistem na administração pública e precisam ser superados."
  • Para essa questão ser considerada certa, a CESP deveria indicar o autor que utiliza esse argumento no texto. Pois na visão do Serviço Social, por exemplo, a construção de uma nova cultura pode tornar-se uma proposta que desrespeita a cultura do outro. Não podemos cometer etnocídios. Esse é o meu ponto de vista.
  • Acho que a questão se refere a mudança de uma cultura tecnocrática por uma cultura nova que exercite as dimensões ética e política dentro do contexto institucional.

  • Questão ridícula!

  • Questão Cespe que privilegia quem não estudou... O/A desavisado/a vai lá e respondi "Certo" sem nem analisar com calma e ainda acerta....
     

  • Galera, atenção ao comando da questão 
    Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos

    Ou seja, a resposta deve ser consoante as proposições do autores referentes ao tema específico, simples.

  • Acertei porque pensei que a dimensão política faz parte de uma cultura que está sempre em construção.


ID
396463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

A eficácia diz respeito ao estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento.

Alternativas
Comentários
  • A eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
  • EFICÁCIA: É A COISA CERTA, O RESULTADO, O OBJETIVO  - AQUILO PARA QUE SE FAZ, ISTO E A SUA MISSÃO.

    EFICIÊNCIA: É FAZER CERTO. O MEIO PARA SE ANTINGIR UM RESULTADO, É A ATIVIDADE, OU AQUILO QUE SE FAZ.
  • Eficiência -  É medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a 
    realização de uma meta para um projeto, atividade ou programa frente a 
    padrões estabelecidos. 

    Eficácia - É a medida do grau de atingimento das metas fixadas para um 
    determinado projeto, atividade ou programa em relação ao previsto.

    Efetividade - É a medida do grau de atingimento dos objetivos que orientaram a 
    constituição de um determinado Programa, tendo como referência os 
    impactos na sociedade.

    Fonte: Manual de Avaliação do Ministério do Planejamento.
  • segundo Myrian Veras


    A eficácia é analisada a partir do estudo da adequação da acao para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e do grau em que os mesmos foram alcançados. Incide sobre a proposta e, basicamente, sobre os objetivos ( gerais e espeçificos) por ela expressos, estabelecendo em  medida os objetivos proposto foram alcançados e quais as razoes dos êxitos e dos fracassos.

    RESPOSTA CORRETA!!!
  • EFICÁCIA: alcance de objetivos

    EFICIÊNCIA: relação custo/benefício

    EFETIVIDADE: mudança, impacto, avaliação.

  • Grave essa relação:  EFICÁCIA: "em que medida", "adequação" "alcance"

  • A avaliação da eficácia de um projeto é realizada a partir da análise dos objetivos gerais e específicos do projeto e procura estabelecer em que medida esses objetivos foram alcançados e quais as razões dos êxitos e dos fracassos.


ID
396466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

É consenso na literatura que o processo de avaliação só ocorre quando este estiver sido formalizado por meio da apresentação de relatório final.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação ocorre em vários momentos do projeto
  • Errado;pois a avaliação literaria ocorre durante todo o projeto,não a obra literaria sem uma analize profunda de seus mecanismos mais intimos.O desenvolvimento do enredo e o analize de seus personagens e meio social a qual tal qual ocorre.Machado de Assis estudou muito o Rio de Janeiro para escrever seus romance que tem tal cidade como pano de fundo.
  • Só um pequeno comentário quanto a importância do correto emprego do português a ser utilizado nos comentários das questões, se escreve ANALISE E não ANALIZE.
  • Questao errada!

    Segundo Myrian Veras, a Avaliaçao está presente dialeticamente em todo o processo do planejamento; pois quando se inicia a açao planejada inicia-se  concomitantemente sua avaliaçao, idependentemente de sua formalizaçao em documentos.

    Lembrando que avaliar é tomar partido em relacao à REALIADADE analisada!!!




    espero ter ajudado!!!

    bons estudos!!!
  • A avaliação é um processo permanente no qual se busca uma dequação constante ao que foi planejado
  • De acordo com Myrian Veras Baptista (Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, Lisboa: CPIHTS, 2000) a avaliação está presente no processo de planejamento sistematicamente, desde o início, não sendo realizada somente no final e na apresentação de relatório final. A avaliação deve ocorrer durante todo o processo de planejamento com o objetivo de visualizar os pontos negativos, os entraves e as dificuldades de implementação do estabelecido para alcançar os objetivos, e assim, poder elaborar respostas para superá-los. Ademais, a avaliação consiste no momento em que serão analisados quais os impactos da ação planejada, se houve sucesso ou não no alcance dos objetivos, os procedimentos e as decisões tomadas. Assim sendo, a avaliação permite a reconfiguração do planejado e sua análise e verificação constantes.


    RESPOSTA: ERRADO


  • A avaliação está em TODAS as fases do planejamento.

  • a AVALIAÇÃO ocorre a qualquer tempo!

  • A avaliação está presente em TODAS as fases do planejamento.


ID
467782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo de determinado estado contratou uma equipe
de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de
alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens
ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade
de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública,
bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no
âmbito local.

Nessa situação hipotética, considerando a intervenção
profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de
atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.

Na utilização do grupo focal como técnica de abordagem com número de participantes aproximado de até doze jovens, o assistente social deve conduzir a reunião grupal objetivando o consenso e a tomada de decisões por parte do grupo quanto às ações a serem desenvolvidas na localidade.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo Ressel (et al 2008), essa técnica distingue-se por suas características próprias, principalmente pelo processo de interação grupal, que é uma resultante da procura de dados.Em uma vivência de aproximação, permite que o processo de interação grupal se desenvolva, favorecendo trocas, descobertas e participações comprometidas. Também proporciona descontração para os participantes responderem as questões
    em grupo, em vez de individualmente.Essa técnica facilita a formação de idéias novas e originais. Gera possibilidades contextualizadas
    pelo próprio grupo de estudo. Oportuniza a interpretação de crenças, valores, conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista. E ainda possibilita entender o estreitamento em relação ao tema, no cotidiano. O GF tem sido utilizada freqüentemente nas áreas da Antropologia, Ciências Sociais, Mercadologia e Educação em Saúde. Ela é apropriada nas pesquisas qualitativas, que objetivam explorar um foco, ou seja, um ponto em especial.

    Não se fala em busca de consenso e tomadas de decisões por parte do grupo em questão.

    Em http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/21.pdf


ID
467785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo de determinado estado contratou uma equipe
de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de
alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens
ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade
de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública,
bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no
âmbito local.

Nessa situação hipotética, considerando a intervenção
profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de
atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.

Para a delimitação e análise da situação apresentada, é recomendado ao assistente social reconhecer a contribuição dos demais integrantes da equipe e, também, as particularidades e os posicionamentos de cada órgão envolvido diretamente com a questão, para dimensionar as possibilidades de risco e comprometimento na implementação do plano elaborado.

Alternativas

ID
467788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo de determinado estado contratou uma equipe
de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de
alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens
ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade
de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública,
bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no
âmbito local.

Nessa situação hipotética, considerando a intervenção
profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de
atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.

O tipo de planejamento recomendado para a situação apresentada deve ser o planejamento normativo, pois o plano a ser proposto refletirá as incertezas próprias da realidade social.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O planejamento tradicional ou normativo trabalha em uma perspectiva em que o planejamento é definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Nesse sentido, ele assume um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.

    .

    A perspectiva da gestão democrática da educação e da escola pressupõe o planejamento participativo como concepção e modelo de planejamento. O planejamento participativo deve, pois, enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola. O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade. As características de tal realidade, por sua vez, decorrem, dentre outros fatores, da falta ou da impossibilidade de participação e do fato de a atividade humana acontecer em todos os níveis e aspectos. 

    .

    Fonte: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/5-sala_planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u1_2.pdf


ID
520396
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento estratégico pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O processo de planejamento estratégico diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo, que persegue uma mudança situacional futura. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona principalmente qual é o futuro de nossas decisões.
     
     
     
    Por JACKSON DE TONI

    Economista, Técnico em Planejamento da Secretaria de Planejamento do  Rio Grande do Sul e professor universitário na ULBRA e UERGS

  • Letra A

    Considerando a visão do Serviço Social, para Baptista (2007), o planejamento social é revestido com uma dimensão política, pois este tem em seu cerne o processo contínuo de tomada de decisões, que são geralmente inscritas em relações de poder, que vai caracterizar o envolvimento de uma função política.

    Ao se tratar de planejamento, a ênfase era dada aos aspectos técnico-operativos, desconhecendo, no seu processamento, as tensões e pressões embutidas nas relações dos diferentes sujeitos políticosem presença. Hoje, tem - se a certeza de que, para que o planejado se efetive na direção desejada, é fundamental que, além do conteúdo tradicional e de leitura da realidade para o planejamento da ação, sejam aliados à apreensão das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre: o jogo de vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos (BAPTISTA, 2007, p.18).

    fonte: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/planejamento-social-pensamento-e-acao-5303370.html


ID
520453
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atual política de ensino superior, a execução de programas e projetos sociais está voltada ao atendimento de diversas demandas sociais que se colocam para a Universidade. Sobre as dimensões política e técnica dos processos de planejamento de serviços sociais, marque o enunciado correto, segundo a perspectiva profissional histórico-crítica.

Alternativas
Comentários
  • O processo de planejamento é o ato baseado na racionalidade e na ciência que busca definir a forma que determinados problemas serão atendidos e solucionados. Este processo supõe um conjunto de ações permanentes e, por isso, continuadas realizadas num determinado momento social e histórico. É caracterizado como um processo metódico por envolver diversas etapas sequenciais e decisórias amparadas em conhecimentos técnicos e científicos. Nesse processo são considerados diversos fatores que podem contribuir ou interferir de forma positiva ou negativa no planejamento. Nesse sentido, devem ser analisados e definidos os prazos, os recursos disponíveis, o monitoramento, o controle, a avaliação do que foi realizado até o momento bem como a readequação do que foi planejado. Conforme Myrian Veras Baptista (Planejamento: introdução a metodologia do planejamento social. Editora Moraes: São Paulo, 1981) o planejamento possui 4 dimensões que o constituem: dimensão racional, dimensão política, dimensão valorativa e dimensão técnico-administrativa. O processo de planejamento por si só já confere um processo de tomada de decisões sistemáticas, as quais por sua vez correspondem, a dimensão política. Essa dimensão está relacionada as condições que permitirão o planejamento atingir seu êxito, visto que é necessário no processo de planejamento o reconhecimento de diversos fatores, como a análise institucional, o conhecimento da correlação de forças presentes, os profissionais que serão contra e a favor do documento planejado, os grupos e alianças presentes no espaço institucional, os recursos disponíveis, o público alvo e o seu real interesse, dentre outros. Portanto, a dimensão técnica e política do processo de planejamento estão diretamente relacionadas, pois para se organizar e definir as ações que serão tomadas - o que se encontra relacionado a dimensão técnica - nesse processo é necessário ter o conhecimento acerca do cenário sobre o qual está se atuando. Assim, este processo envolve o reconhecimento do território, da realidade em que se atua, das correlações de forças,dos atores políticos, das articulações, dos interesses dos demais envolvidos, para que se possa propor algo que de fato seja exequível. Ademais, a ação profissional também pressupõe uma direção política e ideológica, pois a mesma não é axiologicamente neutra. Assim, ao realizar o planejamento de determinada ação o profissional pode estar negando ou expandindo e efetivando direitos. O planejamento, dessa forma, irá depender da visão de mundo e da direção política daquele que o está elaborando.


    RESPOSTA: C
  • Os aspectos técnicos estão contidos em ações políticas que envolvem correlações de forças, articulações e alianças entre diferentes interesses.

    C


ID
520456
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a autora Myrian Veras Baptista (2000), a dinâmica do processo de planejamento engloba fases metodológicas que realizam um processo racional composto por: Reflexão, Decisão, Ação, Retomada da reflexão. Escolha a opção que enumera corretamente ações metodológicas correspondentes à sequência deste processo racional.

Alternativas
Comentários
  •  d) correta

    Estudo da situação, definição de objetivos e metas, execução e avaliação.

  • Segundo a autora Myrian Veras Baptista (2000), a dinâmica do processo de planejamento engloba fases metodológicas que realizam um processo racional composto por: Reflexão, Decisão, Ação, Retomada da reflexão. 
    Assim:
    Reflexão -> Estudo da situação
    Decisão -> definição de objetivos e metas
    Ação -> execução 
    Retomada da reflexão -> avaliação.


ID
543544
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Avaliação e controle são instrumentos de elaboração de um projeto de intervenção. Devem ser formuladas em termos qualitativos e quantitativos, observando

Alternativas
Comentários
  • AVALIAÇÃO

    Têm como parâmetros o objetivo geral, os objetivos específicos, o contexto sócio-histórico e político. Devem ser feitos em termos quantitativos e qualitativos, em níveis geral (considerando-se o objetivo geral) e parcial (considerando-se os objetivos específicos). Em termos quantitativos, deve ser observado o universo a ser atingido pelo projeto. Em termos qualitativos, devem ser observados os indicadores definidos como parâmetros de avaliação em relação à questão delimitada como objeto de intervenção. Para isso, devem-se anunciar os resultados a que se pretende chegar e como, principalmente, o trabalho será monitorado, a fim de que se possam avaliar os resultados. Lembre-se da importância do espaço para a participação da população usuária.

  • Miguel Junior,

    Qual a fonte de sua resposta? Pode me passar? Agradeço desde já.

    Luciana


ID
543577
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de planejamento, a avaliação está presente e quando se inicia a ação planejada, ocorre concomitantemente sua avaliação. Um documento específico de avaliação deve conter, entre outros,

Alternativas
Comentários
  • Será que era para marcar a resposta errada? Essa questão está confusa.
  • a Letra A é a mais coerente com a definição de avaliação. 

  • Um documento específico de avaliação deve conter os seguintes itens:

    - A descrição do projeto, com a especificação dos resultados previstos, dos procedimentos para alcancá-los e dos mescanismos de registro;

    - A explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo;

    - A descrição dos dados de antes, durante e depois da intervenção;

    - O confronto com os parâmetros e metas e a análise dos desvios. Análise de eficiência, eficácia e efetividade interna da intervenção, e externa, em relação à conjuntura da situação;

    - As sugestões para realimentação do processo de planejamento.

    Myrian Veras Baptista, Planejamento Social: Intencionalidade e instrumentalidade, pg. 116-117.


ID
543592
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme Baptista, a especificidade que particulariza o conhecimento produzido pelo serviço social é a inserção de seus profissionais em práticas concretas. [...] porém o que o diferencia é o fato de ter em seu horizonte um certo tipo de intervenção: a intervenção profissional. Sua preocupação é com a incidência do saber produzido sobre a sua prática: em serviço social, o saber crítico aponta para o saber fazer crítico. Nessa direção, o grande desafio está em desencadear um processo de desvelamento e apreensão dos limites e possibilidades presentes, e às vezes ocultos, nas práticas cotidianas dos assistentes sociais. Assim, como instrumento para este desvelamento, no exercício profissional, faz-se necessária a incorporação

Alternativas
Comentários
  • Há que se assinalar que, via de regra, os assistentes sociais têm desprezado a sua prática cotidiana entendendo-a apenas como espaço de mera seqüência empírica de ações, na medida em que priorizam as práticas singulares, vivenciando o que foi sinalizado por Agnes Heller (Heller,1985:35) em sua análise da cotidianeidade: reagimos a situações singulares, respondemos a estímulos singulares e resolvemos problemas singulares.

    Assim, o desafio está em apreender e desvelar os limites e as possibilidades potenciais presentes na dinâmica da vida cotidiana profissional.

    Esta via de abordagem tem como respaldo a percepção de que a prática profissional se constitui em espaço privilegiado para apropriação das potencialidades da intervenção, na medida em que se vê frente as diferentes expressões da vida cotidiana, as quais formam um mosaico que, dependendo do modo que se debruçar sobre ele, permite uma apreensão totalizante da realidade nas suas variadas dimensões e, em conseqüência, a construção de uma prática de espectro abrangente.

    Assim, para desencadear um processo de desvelamento do que se oculta nas práticas cotidianas dos assistentes sociais e, concomitantemente, apreender as possibilidades do “novo”, faz-se necessário a incorporação da ação investigativa como instrumento para o exercício profissional. A investigação possibilita o resgate e a reconstrução da ação cotidiana dos assistentes sociais, capturando suas determinações e seus nexos através de estudo reiterado e crítico da realidade social.

    A inserção da perspectiva investigativa na ação impõe-se como exigência básica e angular da profissão e não mais como algo opcional. Neste sentido, o pesquisador deixa de ser mero observador do real, prevalecendo o primado da relação sujeito/objeto, dialetizado por uma teoria consistente capaz de ultrapassar o limite do objeto e construir um novo saber.

    A AÇÃO INVESTIGATIVA NA PRÁTICA COTIDIANA DO ASSISTENTE SOCIAL
    Vera Lucia Tieko Suguihiro 

    http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n1_invest.htm

  • Quem investiga, desvela!


ID
553705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

Para mudar uma situação ou realidade em determinado setor, é necessário planejamento, que pressupõe o conhecimento do modo como se engendram e estruturam as diferentes instâncias de poder que atuam dentro e fora desse setor e que agem sobre ele.

Alternativas
Comentários
  • A questão acima afirma que para a mudança de uma situação ou realidade de um determinado setor é necessário planejamento. Ela está correta pois o planejamento se configura como uma ferramenta de trabalho capaz de propiciar mudanças na realidade. É um meio que pode vir a orientar e instrumentalizar a ação humana para o alcance de uma determinada finalidade. O planejamento engloba diferentes metodologias que são voltadas para o conhecimento da realidade na qual se planeja incidir e transformar. As etapas do planejamento envolvem uma visão ampla da realidade atual da organização ou sociedade, a definição dos objetivos, das metas, dos prazos e das ações, o monitoramento e a avaliação e a execução do plano.


    RESPOSTA: CERTO



ID
553711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

A temporalidade é a característica básica dos projetos, que devem ter início e fim definidos claramente em função da destinação dos recursos.

Alternativas
Comentários
  • O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma unidade de ação. É, portanto, a unidade elementar do processo sistemático da racionalização de decisões. Constitui-se da proposição de produção de algum bem ou serviço , com emprego de técnicas determinadas e com o objetivo de obter resultados definidos.
    A elaboração de projetos, em geral , acompanha um roteiro predeterminado, o qual , via de regra, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador.  

    (Definições do livro de Myriam Veras Baptistas - Introdução a Metodologia do Planejamento Social)
     

  • A assertiva acima aponta que os projetos devem possuir como característica básica a temporalidade, isto é, apresentar início, meio e fim. Sendo assim, ela está correta haja vista isto é determinado de acordo com o orçamento e os objetivos pretendidos. Desse modo, a definição do tempo é realizada para que o projeto seja concluído no prazo previsto, evitando falhas, como o descontrole administrativo, financeiro e estratégico.


    RESPOSTA: CERTO



ID
553714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

Em uma organização, a representação gráfica do tempo estimado para a execução das atividades planejadas denomina-se fluxograma.

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

    O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.


    O Fluxograma, é como a disposição das organizações de um projeto arquitetônico irá interagir. Existem várias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espaço amostral disfarçado. São eles:

    a) De cores: Com verde e amarelo predominando;

    b) De números: Com 0 e 1 predominando;

    c) De swarps: Com clips e fareways predominando.

    Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

    Wikipedia
  • O correto seria CRONOGRAMA, e não fluxograma.
  • Cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades normalmente em forma de tabela, que também contempla o tempo em que as atividades vão se realizar. 

    Fluxograma é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). 

    Organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. 

  • Vou apelar para símile.

    Cronograma  -------> pense em tempo

    Fluxograma  ---------> pense em movimento continuo.ex:fluxo de carro

    Organograma --------> pense em organização,facções,parte, estrutura,hierarquização.

  • A assertiva acima informa que em uma organização, a representação gráfica do tempo estimado para a execução das atividades planejadas denomina-se fluxograma, contudo, esta afirmação não está correta como veremos. A representação gráfica do tempo estimado para a execução das atividades é o cronograma. O fluxograma é um tipo de diagrama, isto é, uma representação esquemática de um processo ou algorítimo. Já o cronograma caracteriza-se como um instrumento de planejamento e controle, onde consta as atividades a serem realizadas durante o tempo definido para a execução do projeto. O cronograma se apresenta como um instrumento para a organização de datas e custos. Através do cronograma é possível também avaliar o andamento do projeto, antes de sua realização.


    RESPOSTA: ERRADO


  • O conceito acima é de Cronograma.

    Cronograma  -------> são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.

    Fluxograma  ---------> Gráfico de rotinas que representa de forma dinâmica a sequência de uma trabalho, caracterizando as operações e os agentes executores. Possiibilita a visualização do fluxo dinâmico do trabalho e das funções.

    Organograma -------->  usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.

     


ID
553717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

No processo de definição da abrangência de um projeto, a complexidade de um empreendimento é considerada fator determinante.

Alternativas

ID
553720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

O gerenciamento de projeto inícia-se na fase de implantação e termina na fase de balanço da aplicação dos recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Inicia-se no planejamento.

  • O gerenciamento de projeto NÃO inicia-se na fase de implantação, pois implantação diz respeito a OPERAÇÃO, o funcionamento, a concretização da ação planejada.

  • Justificativa Cespe

    Gerenciamento de projeto pode ser entendido como a atuação sistemática, mas ao mesmo tempo flexível e ágil para tratar todos os aspectos relevantes à realização de um empreendimento. Ele é necessário durante todo o ciclo de um projeto, desde sua concepção, passando pelo planejamento e implementação até sua avaliação final.

  • Debora Galvão, boa tarde! Por gentileza, como faço para ter acesso às justificativas das questões da CESPE? poderia me orientar, por favor?

  • No tocante a assertiva acima, deve-se apontar que a primeira fase do gerenciamento do projeto é a de implantação e a última é a finalização. O balanço de aplicação dos recursos financeiros é realizado na fase que se verifica o desempenho do projeto. O gerenciamento do projeto engloba as seguintes fases: 1) implementação, no qual deverá ser explicitado os pontos que o projeto deverá conte, os dados, as restrições e os objetivos do projeto; 2) planejamento, momento em que requer análise e detalhamento das informações, a exemplo dos recursos, custos e duração do projeto; 3) execução, no qual o foco é concretizar o que foi planejado; 4) monitoramento e controle, etapa em que se verifica o desempenho do projeto e o progresso em relação ao que foi estabelecido; 5) finalização, nessa fase o projeto é concluído ainda que não tenha alcançado os objetivos pretendidos. 


    RESPOSTA: ERRADO

  • O gerenciamento de projeto inicia-se desde o planejamento.

  • "No tocante a assertiva acima, deve-se apontar que a primeira fase do gerenciamento do projeto é a de implantação e a última é a finalização. O balanço de aplicação dos recursos financeiros é realizado na fase que se verifica o desempenho do projeto. O gerenciamento do projeto engloba as seguintes fases: 1) implementação, no qual deverá ser explicitado os pontos que o projeto deverá conte, os dados, as restrições e os objetivos do projeto; 2) planejamento, momento em que requer análise e detalhamento das informações, a exemplo dos recursos, custos e duração do projeto; 3) execução, no qual o foco é concretizar o que foi planejado; 4) monitoramento e controle, etapa em que se verifica o desempenho do projeto e o progresso em relação ao que foi estabelecido; 5) finalização, nessa fase o projeto é concluído ainda que não tenha alcançado os objetivos pretendidos." Professor Qconcursos

    RESPOSTA: ERRADO


ID
553723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

Os processos e funções que compõem o conjunto estruturado e interativo do gerenciamento de projeto incluem as relações de trabalho, que envolvem motivação, supervisão, desenvolvimento de equipes e gerenciamento de conflitos.

Alternativas

ID
553726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.

A responsabilidade sobre a condução do método de planejamento de projetos orientado para objetivos (ZOOP) é do gerente da instituição executora, com a participação dos servidores ligados diretamente a ele.

Alternativas
Comentários
  • O ZOOP é participativo, todos os envolvidos no contexto.

    Segue artigo-resumo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/ZOPP

  • O método (ZOOP) pressupõe que "planeja quem executa, executa quem planejou". Sendo assim, observa-se a participação dos atores envolvidos (pessoas, grupos, instituições, organizações diretas ou indiretamente) em todos os momentos da realização do projeto. A abordagem utilizada pelo método supracitado é participativa; o planejamento não é centrado nas mãos do gerente da instituição executora, pois a tomada de decisões é realizada em grupos e as responsabilidades são partilhadas. Portanto, a assertiva está correta.


    RESPOSTA: ERRADO


  • Gab: errado:

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O método (ZOOP) pressupõe que "planeja quem executa, executa quem planejou". Sendo assim, observa-se a participação dos atores envolvidos (pessoas, grupos, instituições, organizações diretas ou indiretamente) em todos os momentos da realização do projeto. A abordagem utilizada pelo método supracitado é participativa; o planejamento não é centrado nas mãos do gerente da instituição executora, pois a tomada de decisões é realizada em grupos e as responsabilidades são partilhadas. 

    RESPOSTA: ERRADO


ID
563617
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um programa social foi avaliado com base em objetividade, validade dos instrumentos de coleta de dados, tratamento estatístico, controle de variáveis e emprego de amostras e generalizações. Tais características expressam forte influência

Alternativas
Comentários
  • positivista


ID
563620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A equipe responsável pela avaliação do desempenho de um programa social levantou os acertos necessários em sua fase de elaboração e implementação. Para isto, verificou se a delimitação da população-alvo estava correta, se as ações tomadas eram apropriadas, se os custos eram adequados e se os procedimentos para implementação estavam funcionando. A equipe avaliou a

Alternativas
Comentários
  • eficácia.


ID
563623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao elaborar um projeto de trabalho, o assistente social deixa claro que as refrações da questão social serão priorizadas na sua intervenção para responder às demandas colocadas. Nesse momento da elaboração do projeto, o profissional define o

Alternativas
Comentários
  • Pensei que a própria questão social fosse o objeto e a prioridade da intervenção nas refrações da questão social fosse o objetivo. Enfim...não paremos.

  • objeto.


ID
563626
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A categoria presente em um planejamento, que lhe confere um sentido político, desvendando o seu caráter de concepção e ação, que busca efetividade em um ambiente onde diferentes interesses e posições disputam o alcance de resultados e a hegemonia, é a

Alternativas
Comentários
  • estratégia.