SóProvas


ID
1150930
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre as atividades profissionais, cabe ao assistente social a realização de avaliação de programa. Para tanto, há especificidades nesse processo que podem ser identificadas pelas dimensões:

I. Metodológica, a avaliação é uma atividade que obtém, combina e compara dados de desempenho com um conjunto de metas escalonadas.

II. Finalidade, a avaliação responde a questões sobre a eficácia/efetividade dos programas e, neste sentido, sua tarefa é julgar e informar.

III. Papel, a avaliação detecta eventuais falhas e afere os méritos dos programas durante sua elaboração, neste sentido, sua tarefa é formativa, permitindo a correção ou confirmação de rumos.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ivanete Boschetti (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social, Direitos Sociais e Competências profissionais, 2009) é consenso que a avaliação procura estabelecer um valor ou julgamento sobre o significados e os efeitos produzidos pelas políticas ou programas. Os processos avaliativos buscam identificar problemas, realizar mensurações e captar instrumentos aptos a aferir cada dimensão. A avaliação é também uma ação que produz conhecimento, assim, subsidia decisões e ações concretas. Nos processos avaliativos busca-se realizar o acompanhamento e a análise das atividades realizadas, checando se os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. As informações observadas no processo avaliativo são levadas em conta para o aprimoramento da execução do programa, tendo em vista a eficiência e a efetividade. A avaliação auxilia na tomada de decisão sobre os rumos do programa, permitindo manter ou realizar modificações.


    RESPOSTA: E


  • Gabarito: E

    Para Regina M. Faria em Avaliação de Programas Sociais: Evoluções e Tendências, Éposível destacar a especificidade da avaliação em pelo menos três dimensões:

    Do ponto de vista Metodológica, a avaliação é uma atividade que obtém, combina e compara dados de desempenho com um conjunto de metas escalonadas. 

    Do ponto de vista de sua Finalidade, a avaliação responde a questões sobre a eficácia/efetividade dos programas e, neste sentido, sua tarefa é julgar e informar. 

    Do ponto de vita do seu Papel, a avaliação detecta eventuais falhas e afere os méritos dos programas durante sua elaboração, neste sentido, sua tarefa é formativa, permitindo a correção ou confirmação de rumos. 

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

     

    De acordo com Ivanete Boschetti (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social, Direitos Sociais e Competências profissionais, 2009) é consenso que a avaliação procura estabelecer um valor ou julgamento sobre o significados e os efeitos produzidos pelas políticas ou programas. Os processos avaliativos buscam identificar problemas, realizar mensurações e captar instrumentos aptos a aferir cada dimensão. A avaliação é também uma ação que produz conhecimento, assim, subsidia decisões e ações concretas. Nos processos avaliativos busca-se realizar o acompanhamento e a análise das atividades realizadas, checando se os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. As informações observadas no processo avaliativo são levadas em conta para o aprimoramento da execução do programa, tendo em vista a eficiência e a efetividade. A avaliação auxilia na tomada de decisão sobre os rumos do programa, permitindo manter ou realizar modificações.


    RESPOSTA: E