SóProvas


ID
1150936
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Antunes (2005) refere-se à nova morfologia do trabalho afirmando que essa deve ser compreendida a partir do (novo) caráter multifacetado do trabalho. Nessa linha, é correto afirmar, quanto à classe trabalhadora, que

Alternativas
Comentários
  • Tentando apreender a complexidade da classe-que-vive-do-trabalho, hoje, Antunes (2000, p. 96) afirma que esta classe não se reduz ao seu núcleo central – os trabalhadores produtivos. Na verdade, “(...) a classe trabalhadora hoje incorpora a totalidade do trabalho social, a totalidade do trabalho coletivo que vende a sua força de trabalho em troca de salário”. Nesse aspecto, aquela classe engloba inclusive o conjunto dos trabalhadores improdutivos, cujas “formas de trabalho são utilizadas como serviços, seja para uso público, como os serviços públicos tradicionais, seja para uso capitalista” (Idem, p. 96).

     

    : Érika Luciene Almeida Soares

    http://sbsnorte2010.ufpa.br/site/anais/ARQUIVOS/GT5-563-452-20100831185554.pdf

  • A Revista Serviço Social e Sociedade 124 de 2015 traz uma entrevista fantástica com Ricardo Antunes intitulada "Adeus ao trabalho? Vinte anos depois... Entrevista com Ricardo Antunes", quando ele reafirma e retoma as teses centrais do seu livro "Adeus ao trabalho" e também retoma o conceito (que ele afirma não ser um conceito, mas uma denominação) de “classe-que-vive-do-trabalho”. Vale muito a pena ler, levando em consideração que nossa categoria se apropria sobremaneira das leituras de Antunes!!!!

  • COMPLEMENTANDO:

    E exclui, naturalmente, os gestores e altos funcionários do capital, que recebem rendimentos elevados ou vivem de juros. 

  • Ao contrário de autores que defendem o fim do trabalho e o fim da classe trabalhadora, está expressão pretende
    enfatizar o sentido contemporâneo da classe trabalhadora (e do trabalho).

    Ela compreende:

    1) Todos aqueles que vendem sua força de trabalho, incluindo
    tanto o trabalho produtivo quanto o improdutivo (no sentido dado por
    Marx).
    2) Inclui os assalariados do setor de serviços e também o
    proletariado rural.
    3) Inclui proletariado precarizado, sem direitos, e também os
    trabalhadores desempregados, que compreendem o exército industrial de
    reserva.
    4) E exclui, naturalmente, os gestores e altos funcionários do
    capital, que recebem rendimentos elevados ou vivem de juros.

    Ricardo Antunes
    ADEUS AO TRABALHO?
     

  • incorpora também o conjunto dos trabalhadores improdutivos, cujas formas de trabalho são executadas por meio da realização de serviços, seja para uso público, como os serviços públicos tradicionais, seja para uso privado, para uso do capital, não se constituindo, por isso, como elemento direto no processo de valorização do capital e criação de mais-valia.