c) CH4, H2S e H2O
Ligação de Hidrogênio: é realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. Sendo ela a mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos.
Exemplo: H2O
Interação Dipolo Permanente- Dipolo Permanente: ou simplesmente, dipolo-dipolo ocorre somente em moléculas polares, isto é, aquelas que não apresentam distribuição uniforme de carga ao longo de sua superfície. São um pouco mais intensas do que a Interação Dipolo Induzido.
Exemplos: H2S, CO, HCl, HCCl3, SO2,
Interação Dipolo Induzido- Dipolo Induzido: é uma interação fraca e ocorre entre moléculas apolares. A sua intensidade depende do tamanho da molécula. À medida que essas se tornam maiores, a interação se torna mais forte. Essa força pode ser chamada de Força de London ou, ainda, de Força de Van der Waals.
Exemplos: H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4 e C2H6.
Sendo assim: (Ligação de Hidrogênio > Dipolo- Permanente > Dipolo- Induzido).