SóProvas


ID
1151839
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Do alto de um edifício, uma pedra é abandonada. Sua energia potencial gravitacional nesse instante era de 400 J.
A resistência do ar não é desprezível durante a queda.
São feitas quatro afirmações sobre o movimento da pedra, do instante em que foi abandonada até o instante imediatamente anterior a ela tocar o solo.

A afirmação CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Numericamente o trabalho da força peso possui o mesmo valor da energia potencial gravitacional.
    Assim,
    TP = m g h
    EPG = m g h
    Como ao ser abandonada a energia potencial gravitacional da pedra era de 400J, durante o movimento a foça peso realizou um trabalho de 400J.

    Resposta A)


  • para ajudar, a resposta correta é letra A, trabalho da força peso = 400j (essa eu entendi pelo fato de Ter resistência do ar, que alteraria o trabalho da força resultado - menos q 400j - além do trabalho da resistência também será menor q 400j)

  • A fórmula da energia potencial gravitacional é Epg= massa x gravidade x altura,

    trabalho é T= força x deslocamento

    força peso é massa x gravidade

    nesse caso o deslocamento é igual a altura,

    logo o trabalho da força peso será: T= massa x gravidade x altura

    dessa forma o trabalho é igual à energia potencial, resposta A

  • Essa questão não possui resposta correta.

    A situação a ser analisada é uma queda com resistência do ar, nesse caso teríamos duas forças atuando no objeto. O peso, verticalmente para baixo e uma força de resistência contrária ao vetor velocidade.

    Observe que a conservação da energia mecânica só poderia acontecer se não houvesse no sistema uma força dissipativa, no caso a força da resistência do ar é dissipativa, o que garante que a energia imediatamente antes de tocar o solo deverá ser menor do que 400J.

    Sobre a pedra cair com movimento retilíneo uniforme, isso poderia acontecer sim após um tempo t de queda. Se a velocidade da pedra aumentar ao ponto de tornar possível igualarmos a força de resistência do ar com o peso, o movimento seria sim uniforme e retilíneo. A questão não nós da informações suficientes para descartarmos essa possibilidade.

    Uma outra forma de analisar a situação, seria simplemeste olharmos para a equação W = F.d.cos. Observe que existem duas forças no sistema, logo Fr=P-R, onde R é a resistência do ar. É fácil perceber que a força P não poderia realizar o trabalho relativo a energia total (400J) verificado inicialmente no sistema.