-
MATOS: √ Assessoria não é, necessariamente, trabalho precarizado e/ou temporário.... Muitas das organizações empregadoras, públicas e privadas, têm contratado profissionais
para a prestação temporária de serviços, sem vínculo trabalhista. Isso muita das vezes tem sido
chamado de assessoria, mas nada mais é que uma estratégia de burlar os direitos trabalhistas,
já que os contratados na realidade exercem ações, não desenvolvendo, na prática, nenhuma
assessoria/consultoria.... O mesmo autor informa que nós atuamos na Assessoria da gestão das políticas sociais: Atualmente, várias são as experiências de assessoria prestada por assistentes sociais aos diferentes sujeitos envolvidos nesta área, como por exemplo: aos gestores públicos, privados e filantrópicos;
-
Certa
As condições atuais do capitalismo contemporâneo - globalização financeira dos capitais e sistemas de produção apoiados intensivamente nas tecnologias de informação - promovem expressivas mudanças nas formas de organização e gestão do trabalho, decorrendo daí a existência de amplos contingentes de trabalhadores flexibilizados, informalizados, precarizados, pauperizados, desprotegidos de direitos e desprovidos de organização coletiva (Antunes,).
Com a redução da atuação do Estado neoliberal, as expressões da questão social são agravadas. O agravamento da questão social traduz-se no aumento da demanda por serviços sociais. Portanto, surgem novas possibilidades de atuação para assistente social. além do que essas novas possibilidades e demandas profissionais estão relacionadas à reestruturação de processos de trabalho e à tendência de deslocamento das ações governamentais, o que ocorre devido à descentralização das políticas sociais. Sob uma perspectiva crítica, as políticas sociais têm um direcionamento neoliberal.
O Neoliberalismo, que fundamenta as políticas sociais, tem como tripé a PRIVATIZAÇÃO, A FOCALIZAÇÃO E A DESCENTRALIZAÇÃO.
-
Item Correto.
Considerando as principais caracteristicas da assessoria:
Ação Contínua e Sistemática;
Desenvolvida em um dado intervalo de tempo e espaço específico;
Destina-se a um fim específico e previamente definido;
Troca de saberes entresujeitos envolvidos - Não há neutralidade;
O produto será implementado pelos grupos e organizações que o demandaram, e não pelo assistente social assessor.
-
É fato inconteste que o maior empregador de assistentes sociais é o Estado, seja nas instituições públicas municipais, estaduais ou federais. Porém, sabe-se também que desde a década de 1970 com a reestruturação produtiva e do trabalho e no Brasil após a contrarreforma do Estado e a adoção da agenda neoliberal, que o mundo do trabalho vem sofrendo uma ofensiva generalizada por parte do capital. Desse modo, pode-se constatar uma expansão do trabalho no setor de serviços, das subcontratações, do trabalho informal e autônomo, e principalmente aqueles de cunho temporário e que não possibilitam o acesso a nenhum direito trabalhista e que pode ser descartado a qualquer momento sem que acarrete prejuízos para a empresa. Essa tendência do trabalho precarizado na atualidade atinge toda a classe trabalhadora e sendo o assistente social também assalariado, essa categoria profissional sofre em igual medida essa precariedade no tocante as condições e relações de trabalho. Nessa perspectiva, tem sido constante a contratação por empresas e instituições públicas de forma precária, temporária e eventual de assistentes sociais para que de alguma forma os mesmos prestem ou assessorias ou consultorias a estes empregadores. Essa forma de contratação prejudica não somente o próprio profissional no que se refere as suas condições de trabalho, que se torna sazonal e de acordo com a demanda, como o próprio trabalho oferecido que não possuirá uma sistematicidade e continuidade, impactando também no usuário daquele serviço.
RESPOSTA: CERTO
-
Caráter temporário, pontual e fragmentando.