SóProvas


ID
1151953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à pesquisa, elemento constitutivo do trabalho do  assistente social e precondição do exercício profissional gratificado,  julgue o   item  que se segue.


A amostra estratificada, em que a totalidade das pessoas é dividida em subgrupos por faixa de idade, escolaridade ou outros critérios, permite sortear certo número de elementos em cada estrato para a composição da amostra final, conservando-se na amostra a mesma proporção em que cada estrato participa na totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Quando a literatura científica evidencia que existem diferença significativas entre subgrupos da população que pretendemos estudar é vantajoso fazer uma amostragem que garanta que esses subgrupos (estratos) vão estar representados na nossa amostra de forma proporcional ao seu peso nessa população.

    Depois de identificados os estratos é importante saber qual a sua proporção na população em estudo, uma vez que a representação de cada estrato naamostra deve ser feita na mesma proporção em que esse subgrupo está representado na população.

    Por exemplo, a literatura científica diz-nos que existem diferenças significativas entre a população feminina e masculina e entre a população rural e urbana em relação ao comportamento religioso. Se estivéssemos a fazer uma sondagem onde a religiosidade fosse uma variável relevante, então seria importante que a nossa amostra incluísse um numero de homens e de mulheres residentes em áreas urbanas e rurais que fosse proporcionalmente igual ao que existe na população em estudo.

    Para garantir essa representação proporcional utilizamos aamostragem aleatória estratificadaque consiste em: (1) começar por identificar esses subgrupos significativos (estratos), (2) calcular o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e (3) utilizar, em cada um dos estratos, um procedimento de amostragem aleatória simples para escolher (na mesma proporção em que estão representados na população) os sujeitos de cada estrato que irão integrar a amostra.


  • Na amostra estratificada, depois de identificados os estratos é importante saber qual a sua proporção na população em estudo, uma vez que a representação de cada estrato na amostra deve ser feita na mesma proporção em que esse subgrupo está representado na população.

    Fonte: Antunes, R. (2011). Amostragem aleatória estratificada.

  • Agradeço pelos empenhos d@s coleg@s que comentam as questões, só peço que coloquem as fontes das respostas. Obrigad@!

  • É como se estivesse dando bom dia à jumento, umas coisas que nem desenhando a gente entende. Academicismo puro. 

  • Esta técnica pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Após as camadas serem definidas, para criar uma amostra, selecionam-se indivíduos utilizando qualquer técnica de amostragem em cada um dos estratos de forma separada.