-
"os procedimentos metodológicos de natureza qualitativa desenvolvidas nas pesquisas em ciências humanas, não é incomum detectarmos a ausência de um ensaio prévio ou pré-teste responsável pelas aproximações avaliativas preliminares dos instrumentos e as habilidades técnicas definidas para a consecução da investigação. Revendo o significado da "pré-teste" na atualidade, percebemos que prevalece uma ideia de que instrumentos de medidas, tais como escalas, quadros, formulários, podem ser testados ou avaliados antes de sua efetiva utilização, com a finalidade de produzir as reformulações necessárias à elaboração final destes instrumentos". (Rodrigues)
-
A questão possui 2 erros:
O questionário é um conjunto de perguntas, que a pessoa lê e responde sem a presença de um entrevistador. Ele pode ser enviado via correio, fax, Internet, etc., sendo devolvido, geralmente, pelo correio.
Antes da aplicação definitiva do questionário deve ser realizado um pré-teste. Este serve para evidenciar possíveis falhas na redação do questionário, como: complexidade das questões, imprecisão na redação, desnecessidade das questões, constrangimentos aos informantes, exaustão etc. O pré-teste deverá ser aplicado de 10 a 20 provas, a elementos pertencentes à população pesquisada. (GIL, 1999); (DENCKER, 2000)
-
Questionário: sem a presença do pesquisador
Formulário:o pesquisador é quem aplica
-
De acordo com a questão em análise, o pré-teste é parte que constitui a aplicação de um questionário, até mesmo pra ter uma noção se ele responderá seus objetivos em um trabalho de pesquisa.