SóProvas


ID
1154302
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Constituição Federal traça princípios e regras gerais que incidem sobre toda a administração pública e seus servidores. A esse respeito, indique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alt. b


    Art. 37, inc. VII CF - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;


    bons estudos

    a luta continua

  • Complementando o colega:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

  • Vou comentar as duas assertivas mais maldosas:


    c)As funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção e assessoramento. ERRADO:

    Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;



    d) É possível a acumulação remunerada de cargos públicos, desde que compatíveis as jornadas de trabalho. ERRADO(Deve haver compatibilidade de horário e não é para qualquer cargo, apenas os descritos abaixo):

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

  • Erro do item a) o artigo 37, I da CF cita que "Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei assim como aos estrangeiros na forma da lei".

  • A opção D está certa, pois é possível a acumulação remunerada de cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários. A questão não especificou quais são os requisitos. 

    I. Dois cargos de professor

    II. Um cargos de professor e outro de técnico/científico 

    III. Dois cargos na área da saúde

     

     

  • GREVE - LEI ESPECÍFICA

  • Passível de anulação. Qual o erro da D?
  • O examinador quis justamente colocar em dúvida o candidato e assim ele se baseou na assertiva que mais está completa e representa uma cópia fiel conforme a CF:

    B - Art. 37 CF. A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte: VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;         

    D - XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:

    a)  a de dois cargos de professor;

    b)  a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c)  a de dois cargos privativos de médico;

    Percebemos que o artigo 37 XVI trata da regra de que não deve haver acumulação de cargos com exceção dos cargos acima citados. Ainda percebemos que faltou na alternativa D mencionar quais são os cargos, dando a entender que a qualquer cargo público pode ser acumulado. Por isso a letra D está errada por não estar completa, vejamos que no inciso XVI logo apos a palavra horário há uma continuação, entretanto se a B estivesse errada a mais correta seria a letra D, isso vai depender do examinador. Logo, a letra B é assertiva correta pois é uma cópia fiel da CF/88.