-
O termo "tradução" não pegou bem no enunciado. Ficou parecido com o conceito de decodificação.
-
Também marquei imaginando o conceito de decodificação, no entanto, pensando melhor da pra entender a ideia, pois a questão fala "representa a tradução da mensagem em símbolos" o que seria a codificação, já que o processo de decodificação vai buscar exatamente desfazer esses símbolos.
-
-SÍMBOLOS podem ser códigos.
-quando vc decodifica já está entendendo o que foi passado.
foi como pensei na hora de resolver a questão
___________________________________________________________________
Em suma, o texto “codificação/decodificação” aborda as diversas faces do processo comunicativo bem como os principais pontos que determinam osucesso ou a falta dele nas mensagens contidas nas publicidades/propagandas que são transmitidas através dos meios de comunicação e de como essas mensagens são recebidas (interpretadas) pelosreceptores.
Após entendermos o papel desempenhado pela “codificação”, que se refere ao sentido que é empregado nas mensagens através de signos e do mesmo modo compreendermos que a “decodificação” trata-se doefeito, interpretação, percepção que a mensagem causa no receptor (clientes, público alvo), fica mais simples perceber que esses dois momentos (codificação/decodificação) embora estejam diretamenterelacionados, são relativamente independentes no processo de comunicação como um todo. Isso explica o porquê algumas vezes o resultado esperado através de uma produção nem sempre é positivo.
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Codifica%C3%A7%C3%A3o-Decodifica%C3%A7%C3%A3o/30627734.html
-
a questão Q579983, da Vunesp trata como decodificação; alguém mais discorda da AOCP e concorda com a Vunesp? não achei bibliográfia que justifique o gabarito da AOCP.
-
todas as outras bancas maiores (Esaf, Cespe, Fcc) tratam como decodificação. Vou ficar com esse conceito senão vai bagunçar tudo.
-
Alt. E
"tradução da informação numa (em uma) série de símbolos para a comunicação." -> codificação
-
Exatamente Marcus M. Esaf considera decodificação, até porquê é uma informação traduzida já: "tradução da informação numa série de símbolos para a comunicação" Ou seja, processo de descodificar.
-
LETRA B.
Os elementos envolvendo a comunicação entre os membros da organização:
• A fonte da mensagem – controla o tipo de mensagem enviada, a forma pela qual é enviada e frequentemente a via através da qual a mensagem é enviada.
• Codificação da mensagem – refere-se a escolha de uma forma, verbal ou não, de comunicação que seja capaz de transferir um significado.
• Transmissão da mensagem – envio da comunicação da fonte para o receptor reflete a escolha do comunicador em relação ao meio ou canal de distribuição.
• Receber a mensagem – basicamente a mensagem é recebida através de cinco sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Não ocorrerá transmissão completa se alguém não recebeu a mensagem.
• Decodificar a mensagem – atribuir um significado à mensagem, o que é feito pelo receptor ou por seu representante.
• Envio de feedback à fonte – depois que uma mensagem foi recebida e decodificada, o receptor pode proporcionar feedback, transmitindo uma mensagem de retorno, que estimula o comunicador original.
-
Gabarito: Letra E.
Pessoal, não coloquem nos comentários gabaritos errados das questões.
Isso atrapalha muito.
Creio que o gabarito esteja correto. Você transformar uma mensagem em códigos é codificar.
-
Acabei pensando que era Decodificação, mas quando vc percebe que ele se refere a passagem de informaçao para símbolos fica claro tratar-se de Codificação. O termo "tradução" é que deixa o enunciado meio confuso quanto ao que ele tá pedindo.
-
Vamos ver a seguir os principais elementos do processo de comunicação. Ambas as perspectivas tem validade na hora da prova.
Perspectiva Moderna
1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.
2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.
3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.
4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.
5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.
6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).
7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.
Pode ocorrer em qualquer etapa do processo de comunicação
Perspectiva Antiga
1. Fonte Inicia a mensagem codificando uma informação.
2. Transmissor É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
3. Canal É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
4. Receptor É o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
5. Destino É a pessoa que deve receber a mensagem.
6. Retroação É o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.
7. Ruído Representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
Raciocínio da questão: ela frisa o elemento do processo de comunicação. Não encontrei uma teoria em que o "elemento" seja DECODIFICAR. Por isso, descartei este item. Qualquer divergência, favor notificar.
........................................................................................................................................................................................................................................
Os elementos da comunicação são:
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.
-
Entendi da seguinte forma:
Codificar => atribuir códigos ao conteúdo que será transmitido (ou seja, por meio de letras e números, que são símbolos gráficos).
Decodificar => interpretar o que foi recebido.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
-
tradução?decodificação.
-
Nas definições de Tradução no dicionário está "Transpor para outra língua". Inicialmente ao ler o enunciado a palavra "tradução" confunde e nos faz pensar em Decodificação. Mas se é traduzir em códigos e símbolos, isso só pode ser Codificação.
-
Não pode intervir no Inquérito Policial, por ser sigiloso