-
GABARITO: letra B
O grupo é constituído para atingir um determinado nível de produtividade. Quando isto acontece, ocorre um fenômeno nominado como perda de processo, que é a diferença entre o que um grupo realmente produz e o que poderia teoricamente produzir. Ela é provocada por uma série de obstáculos: bloqueio da produção, as atividades de conservação e a vadiagem social (WAGNER; HOLLENBECK, 2009, p. 217).
Fonte: http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/arquivosApostilas/1167.pdf
-
Obstásculos do grupo:
1) Bloqueio da produção
2) As atividades de conservação
3) Vadiagem social
-
A vadiagem social pode ser explicada pela crença de que os demais membros não estão cumprindo suas metas, pela dispersão da responsabilidade, uma vez que os resultados não são mensurados de forma individual e, sim, grupal.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/tamanho-e-status-de-um-grupo-de-trabalho/18598
-
Estranho "atividades de conservação" ser algo negativo e obstacularizante =/
-
@Edson, as organizações são mutáveis. Manter grupos e atividades conservadas, vai de encontro a produtividade.
É preciso sinergia entre atividades e evolução das coisas.
-
Vadiagem social, amei esse termo <3
-
A "perda de processo", que pode ser influenciada por diferentes fatores, mas os principais são:
1. Bloqueio da produção: está relacionado principalmente às interferências e interrupções
externas que podem causar o bloqueio das ideias dos membros do grupo, como conversas
paralelas, barulho muito alto, etc.
2. Atividades de conservação: são atividades que os membros do grupo realizam por meio de
papéis para a conservação do grupo que estimulam o surgimento e a manutenção de relações pessoais sólidas, destacando-se os encorajadores, os harmonizadores e os
definidores de padrões.
3. A vadiagem social (free riding): trata-se da escolha de alguns membros do grupo por
trabalhar menos ao tirar proveito dos trabalhos dos demais, "surfando" nos resultados
obtidos.
fonte: material do professor Carlos Xavier
-
Meu chute deu certo...Nunca vi !
-
A questão pede quais são os obstáculos à produtividade do grupo que resulta na perda de produção. O enunciado foi retirado na literalidade da obra Comportamento Organizacional, por Wagner e Rollembeck (2009).
A única alternativa que descreve esses obstáculos é a alternativa B. Todas as outras alternativas não tem relação com esse conceito.
Quer relembrar o que é cada uma? Veja:
Segundo Wagner e Rollembeck, a perda de processo resulta da existência de obstáculos à produtividade do grupo, sendo os mais influentes o bloqueio da produção, as atividades de conservação e a folga social.
O bloqueio da produção ocorre quando as pessoas interferem mutuamente em suas atividades na tentativa de executarem uma tarefa do grupo por exemplo, quando um trabalhador carrega uma cadeira por uma passagem enquanto outro espera para carregar uma caixa de tecido pela mesma passagem.
As atividades de conservação do grupo sustentam e facilitam o funcionamento contínuo do grupo, mas elas também podem interferir na atividade produtiva. Por exemplo, os membros de uma equipe de gestão que discordam quanto a uma proposta precisam investir tempo não só na melhoria da proposta, mas também na harmonia recíproca, desviando tempo e esforços valiosos e reduzindo a produtividade do grupo.
A perda de processo também pode ser provocada pela folga social ou vadiagem social, que é a escolha feita por alguns membros do grupo para levarem vantagem sobre os demais fazendo menos trabalho, trabalhando mais devagar ou reduzindo sua própria contribuição à produtividade do grupo.
Gabarito: B