-
Manifestar - Manifestação
opor - oposição
produzir - produtores
-
O erro da D acredito que seja na palavras "poderES". Esse -ES não é um sufixo, e sim apenas uma Desinencia de Número (formadora do plural).
-
soh pra esclarecer. plural eh sufixo chamado de sufixo flexonal
-
Na estrutura das palavras existem os seguintes elementos: raiz, radical, tema, AFIXO, DESINÊNCIA, vogal temática, vogais e consoantes de ligação, cognatos, palavras primitiva e derivadas, palavras simples e compostas.
Os AFIXOS são elementos secundários que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Chamam-se prefixos ou sufixos.
As DESINÊNCIAS são os elementos terminais indicativos das flexões da palavras, indicando, por exemplo, o gênero (feminino e masculino) e numero (singular e plural).
Dessa forma, a letra "D" está incorreta porque a palavra "PODERES" indica uma DESINÊNCIA DE NUMERO. Portanto, não é um sufixo (afixo).
-
Pessoal, para saber se uma palavra é formado por prefixo ou sufixo existe alguma técnica, além de ter que conhecer o radical das palavras. São vários os radicais, como fazer para saber?
Fiquem com DEUS!
-
Letra B , pois todas estao corretamente
-
-
Alguém pode explicar porque a letra D não está correta? Obrigada!
-
Derivação Sufixal (palavra primitiva + sufixo)
Neste caso a palavra é formada através da soma de uma palavra primitiva com o seu sufixo.
Exemplos:
último + mente = ultimamente
jornal + eiro = jornaleiro
chuva + oso = chuvoso
casa + eiro = caseiro
fonte: http://www.infoescola.com/portugues/derivacao/
-
Márcia, a letra D não está correta porque 'poderes' não tem sufixo. A forma -es que aparece no final da palavre é desinência nominal, usada para formar o plural.
-
o ''es'' de produtores não seria desinência também?
-
Sim, o 'es' de produtores é desinência de plural de produtor. A questão é que produtor possuir sufixo -tor (para formação de nome de agente). Considere as palavras produtor, produzir, produção. Produtor não é base para formação das outras. Já na palavra poderes, se retirarmos a desinência de plural, teremos a palavra poder, que é base para formação de outras: poderoso, poderio, poderemos. Portanto poder não possui sufixo.
Ps: consultei a Moderna Gramática Portuguesa do Bechara.
-
Preciso de uma explicação ainda mais clara, por favor.
-
O professor se contradisse na explicação: poder - poderes = palavra primitiva, já produtor - produtores é derivada por sufixo! Fica fácil explicar quando se sabe a resposta certa. Aí é só dizer que as demais não são.
-
Outro erro da D é que anarquismo apresenta também prefixo: An (negação) + o radical Arquia (governo).
-
Manifestar - manifestação
Oposto - Oposição
Produto - Produtores
-
Como muitos fiquei na dúvida entre a letra B e D, (correto letra D). Tirei minhas dúvidas lendo os comentários abaixo, li todos, mas destaco em especial os de: a.p, Reinaldo Oliveira, Miris Rodrigo, repito: li todos. Aqui aprendo muito. É isso.
-
é importante diferenciar que os afixos ( sufixos e prefixos ) não servem para flexionar a palavra,(COMO A DESINÊNCIA),mais para formar uma nova palavra ao serem acrescentados.As desinências,por sua vez,não formam uma nova palavra,mas flexionam aquela que já existe para gerar concordância com o restante das palavras a ela relacionadas
-
Os alunos comentam melhor que os professores!!!
-
Uma desinência é um sufixo flexional. Também se usa o termo «terminação» para este conceito. Exclui-se por vezes da classe das desinências o grupo dos sufixos que na flexão verbal codificam os valores de tempo, modo e aspecto, reservando-se a designação de desinência para os sufixos flexionais verbais que veiculam informação de pessoa e número e, na flexão nominal, para os sufixos de género e o sufixo -s do plural. Por vezes, por terminação entende-se não um sufixo flexional, mas um conjunto de elementos como seja o conjunto formado, nos verbos, pela vogal temática, o sufixo de tempo, modo e aspecto e o sufixo de pessoa e número.
Explicando o caso da D ,em poder(es)
-
Professor, oposição não seria uma derivação regressiva do verbo opor ?
-
Gente, acredito que o erro da D seria 'Anarquismo'...pois o 'A' no início dá ideia de negação do radical, que se não me engano é 'arché' do grego que significa GOVERNO (ex. mon - arq- uia, governo de um só), ou seja, é uma ideologia que NEGA a existência de um governo.
-
Manifestar - Manifestação
Oposto - Oposição
Produto - Produtores
-
Tenho visto muita gente com dúvida na derivação regressiva. Galera, para ser derivação regressiva tem que ter redução de fonemas. Não basta apenas formar um substantivo a partir de um verbo.
-
Como não encontrei explicações dos erros das outras alternativas, segue a minha:
a) região - palavra primitiva
c) relações - desinência de número --> relação = primitiva
-
Errei por não lembrar bem do assunto, inclusive, fiquei em dúvida entre a B e a D, assim como a maioria. Achei um link bem curto e simples para relembrar esse tópico, vale a leitura! Caso não seja possível clicar e ir direto, copie e cole no navegador...
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php
-
Eu gostaria de saber porque as demais estão erradas.
-
Produtores ta certo mas Poderes ta errado?! não seria a mesma lógica na formação da palavra?
-
Marcelo Oliveira, a palavra poderes não é formada por derivação sufixal, tendo em vista que se trata do plural da palavra "poder", o mesmo não acontece com o vocábulo "produtores", pois, a palavra primitiva é "produto" e o plural de "produto" é "produtos" e não "produtores". Quase caí nessa também... rsrs
-
Ao meu ver, a explicação é essa:
a)Constituição – região – mineração.
Constituir - palavra primitiva, nao tem sufixo - minerar
b)Manifestações – oposição – produtores. Gabarito correto!
manifestar - opor - produto (o plural de produto seria produtos. Portanto, produtores é o plural de produtor, palavra derivada de produto)
c)Reservatório – relações – descendentes.
reservar - palavra primitiva - descender
d)Anarquismo – parlamentaristas – poderes
anarquia - parlamentar - não tem sufixo, mas apenas o plural de poder.
-
O comentáro do professor está errado, E MUITO ERRADO! Se eu fosse seguir ao pé da letra o que ele disse, a palavra "poderes" seria derivação sufixal (segundo o prof, PRODUTORES é formado a partir de PRODUTOR; ora, se isso é verdade, por que PODERES, que é formado a partir de PODER, não é sufixal também?).
Creio que, por se tratar de um professor, o prof. Alexandre Soares deveria ter mais cuidado com suas explicações.
-
Errei por 'enxergar' na questão: O+POSIÇÃO.
Pessoal, alguém sabe se existe prefixos com apenas uma letra?
-
Mayara Abreu, respondendo a sua pergunta, existe, sim. Como exemplo, consigo pensar nas seguintes palavras com prefixos de apenas uma letra (a): anormal, atemporal e adimensional.
-
A explicação desse professor aí do vídeo é INSUFICIENTE!
-
Obrigada, Mateus Quintano!