SóProvas


ID
1158217
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mito: Se fora do dicionário, a palavra não existe

Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. Acontece que ela está sempre em movimento, certos usos - palavras ou construções - tomam o lugar de outros, de tal forma que o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala.

O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Por isso, ele seleciona aquilo que é mais adequado e condizente com o próprio espírito da língua, deixando de lado brincadeiras verbais, construções francamente empasteladas, aberrações, enfim.

Quando as formas são equivalentes, o dicionário deve registrá-las, e, quando muito, assinalar qual está sendo a preferência: a rigor/em rigor; às pressas/à pressa; a nível de/no nível de; sito à rua/na rua; ao invés de/em vez de; entrega a domicílio/em domicílio; TV a cores/em cores etc.

Não se encontram nos dicionários todas as palavras usadas numa língua. Os dicionários registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.

Considerando suas características, é correto afirmar que o principal objetivo do texto é:

Alternativas
Comentários
  • Queridos QC's a letra A está corretíssima!    =D

    O texto explicativo transmite dados hierarquizados com o fim de fazer compreender fenómenos determinados. Ao texto explicativo preside sempre uma questão como ponto de partida.


    Condições pragmáticas (J.B.GRIZE):

    1. O fenómeno a explicar é incontestável: é uma constatação ou um facto.

    2. Os dados afectos à compreensão dos fenómenos estão incompletos.

    3. Aquele que explica está em condições de o fazer.


    Estrutura:

    Questionamento — Resolução — Conclusão

  • Texto plenamente argumentativo, defende o ponto de vista do autor. Para mim questão anulada.

  • Isso é uma dissertação expositiva. O objetivo desse tipo de dissertação não é expor opinião, tampouco defender um ponto de vista, mas sim explicar, avaliar, ampliar a ideia central, mas sem subjetividade. Informar sobre assuntos e esclarecer. Observem que o tempo todo ele explica como um bom dicionário deve ser. A consulplan adora esse tipo de questão para o candidato confundir dissertação argumentativa, com dissertação expositiva. 

  • Geralmente, quando a banca pede esse tipo de assunto no edital, como costuma vir? 

     

  • Apesar de parecer defender um ponto de vista (texto argumentativo), o texto não tem todos os componentes de uma dissertação argumentativa, a exemplo da conclusão.

  • O texto é argumentativo em alguns pontos sim. Quem diz que falta conclusão ainda pensa com cabeça de ginásio, de que argumentação tem que ter uma conclusão na forma de um parágrafo no final do texto.

    Mais uma questão lixo, plenamente anulável.

  • HAM, não é argumentativo?

    TESE: Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. Acontece que ela está sempre em movimento, certos usos - palavras ou construções - tomam o lugar de outros, de tal forma que o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala.

    CONCLUSÃO: Não se encontram nos dicionários todas as palavras usadas numa língua. Os dicionários registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.

    Então não sei em que parte o texto não está defendendo uma tese.

  • Segundo a professora Adriana Figueiredo, um plano de dissertação deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Resposta A

  • O objetivo da DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA é apenas informar o leitor sobre o máximo de aspectos relevantes ligados ao tema;

    É uma modalidade de TEXTO EXPLICATIVO (GABARITO) sem a intenção de convencer o leitor, debater, polemizar ou contestar posições diferentes, ou seja, não é necessário apresentar um posicionamento e argumentos que o justifiquem (o que ocorre na dissertação argumentativa);

    O texto oferece um conhecimento ou informação sobre o tema através da EXPOSIÇÃO DE IDEIAS, o autor irá apenas dissertar baseado no tema;

    Professora Marcela Vidal Machado - Aprova Consursos.

  • Em 03/03/2018, às 12:34:42, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 16/09/2017, às 11:13:06, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 14/09/2017, às 14:50:25, você respondeu a opção D.Errada!