SóProvas


ID
1158223
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mito: Se fora do dicionário, a palavra não existe

Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. Acontece que ela está sempre em movimento, certos usos - palavras ou construções - tomam o lugar de outros, de tal forma que o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala.

O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Por isso, ele seleciona aquilo que é mais adequado e condizente com o próprio espírito da língua, deixando de lado brincadeiras verbais, construções francamente empasteladas, aberrações, enfim.

Quando as formas são equivalentes, o dicionário deve registrá-las, e, quando muito, assinalar qual está sendo a preferência: a rigor/em rigor; às pressas/à pressa; a nível de/no nível de; sito à rua/na rua; ao invés de/em vez de; entrega a domicílio/em domicílio; TV a cores/em cores etc.

Não se encontram nos dicionários todas as palavras usadas numa língua. Os dicionários registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.

Acerca do conteúdo do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 
( ) Um dicionário só não armazena os termos de uma língua que surgiram depois de sua publicação.
( ) Os dicionários armazenam, prioritariamente, os termos que servem de base a outras palavras.
( ) Os dicionários, em alguns casos, orientam sobre as tendências no uso da língua. 
( ) O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua.

A sequência está correta em :

Alternativas
Comentários
  • Existe ai uma pegadinha, o gabarito da banca está certo sim. .leiam com atenção o ENUNCIADO que diz "acerca do CONTEÚDO DO TEXTO" na nossa lógica o dicionário deve sim e serve de diretriz para o uso de uma língua, mas no texto acima não..inclusive eu errei essa questão na prova deste concurso por tbm seguir a "minha linha de raciocínio" e não a do texto, e a questão pede do texto. Bjus espero ter ajudado.


  • Sinceramente, não consegui enxergar a última opção como sendo falsa.

    Pois pelo que entendi do texto é dever do dicionário sim, servir como diretriz de uma língua, vejamos o texto:

    "O que o dicionário pode e DEVE fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Entendo que "ORIENTAR O USO no sentido da clareza, adequação e economia" = SERVIR DE DIRETRIZ.

    Esse é o papel do dicionário, agora se ele será acatado ou não, são outros quinhentos..."O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala".

    Com certeza erraria esta questão na prova, da mesma forma que a errei aqui.



  • Concordo que a resposta é D. O Gabarito só pode está errado

  • A pegadinha nessa questão, na minha opinião, está no significado da palavra diretriz.

    Buscando isso no google achei: norma, critério, maneira de se proceder ou se portar, conduta, dentre outros.

    Ou seja, a palavra "diretriz" não é bem o que o texto diz a respeito da utilidade do dicionário.

    Vejam: "o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala."

    "O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia."

    Orientar, não é o mesmo que critério, norma, forma de se proceder.

    Bom...foi isso que entendi.

    Bons estudos e boa sorte!!!

  • A letra D é falsa pelos dizeres do texto: "Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala. " Logo, ele não é uma diretriz e sim um registro.

  • Bom dia, Também não entendi o ultimo ítem da questão.

    Pois, concordo com a indagação da colega Aline Moreira ( dicionário sim, servir como diretriz de uma língua). Afinal uma diretriz não necessariamente tem de ser seguida.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA

    Sobre a quarta assertiva (“O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua.”): ao final do primeiro parágrafo é afirmado que “o dicionário não decide nada – quem decide é quem fala”, logo a diretriz para o uso da língua é quem fala e não os dicionários, portanto rata-se de uma afirmação falsa. Recapitulado, são verdadeiras a segunda e a terceira afirmações e falsas, a primeira e a quarta, consequentemente a sequência correta é F – V – V – F, alternativa B. Fonte: o próprio texto. 

    Sinceramente, essa justificativa não me convenceu, principalmente pelo trecho do texto que diz: 

    "O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Por isso, ele seleciona aquilo que é mais adequado e condizente com o próprio espírito da língua, deixando de lado brincadeiras verbais, construções francamente empasteladas, aberrações, enfim."

    Se "orientar o uso" não é o mesmo que "servir de diretriz para o uso", então não sou falante nativo de português. 

    Acontece que as questões de interpretação de texto de concursos, sobretudo as da consulplan, não são questões de interpretação de texto, mas questões de interpretação do pensamento do autor da questão

    Assim fica muito difícil. É preciso que haja uma segunda instância recursal. A palavra da banca não pode ser a última. Meses de estudos são jogados fora por causa de uma questão imbecil dessas.


  • É já basta o cespe agora essa também. pQP vai entender. Mesmo o dicionário não decidindo ele é a base para a língua. 

    Vai saber... 

  • O gabarito e a justificativa da banca estão adequados!
    Recomendo o livro: Para Entender o Texto de Platão e Fiorin. Mesmo sendo um livro bastante antigo, ainda é o melhor para aqueles que querem desenvolver leitura e interpretação. Abraços e boas provas!

  • Concordo plenamente com o rafael artuzo. "O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso" é sinônimo de "O dicionário deve servir de diretriz para o uso". AFFF

  • (Falsa) O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua. 

    Discordo. Quando uma pessoa aprende um novo idioma, o dicionário é usado como diretriz para aprender as palavras mais importantes e usadas de uma língua. 

  • Rafael artuzo está totalmente certo!

    E complemento: "Examinador que não sabe fazer questão difícil acaba fazendo questão errada!"

    A dificuldade deve ser imposta pela matéria, e não pela dificuldade de adivinhar o pensamento do examinador.

    Pior do que isso é a banca ser omissa nesses casos. (muito mais digno seria alterar o gabarito ou, em outros casos, anular a questão)

  • Se "quem fala" é quem orienta a língua ou "serve de diretriz" - como argumenta a banca ao considerar a opção 4 como falsa - daqui uns dias o aurélio dirá que 'nois vai', 'nois foi' e 'nois ia' é o correto. ^^ 

    Concordo com o Rafael Artuzo.

    Mas paciência. Segui o conselho do Colega Marcelo V. e vou estudar mais sobre interpretação de texto.

    Próxima.

  • Eu acertei no chute porque fiquei na dúvida entre a B e a D. 

  • A melhor forma de estudar português para a Consulplan é num campo de futebol. Amanhã vou treinar muito "chute" a gol. Boa noite. 

  • O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua. NO TEXTO É EXPRESSO QUE A LÍNGUA É QUE DEVE SERVIR COMO DIRETRIZ.

  • Indiquem para comentário por favor.