-
Gabarito A
Princípio da Clareza estabelece que o orçamento deve ser apresentado em linguagem transparente, simples e inteligível, sem descuidar das exigências técnicas orçamentárias, de modo a facilitar o manuseio e a compreensão daqueles que, por força do ofício ou por interesse, necessitam conhecê-lo.
-
Boa noite,
Princípio da Clareza:
"De caráter meramente formal, o princípio da clareza exige que a linguagem orçamentária seja clara e de fácil entendimento; exige que as informações orçamentário-financeiras sejam divulgadas em linguagem facilitada, de forma que as pessoas comuns consigam entendê-las.
Traz implícita a finalidade de facilitar o controle social, proporcionando a todos sua compreensão mediante linguagem facilitada"
Augustinho Paludo (2015).
Bons estudos!
-
GABARITO: LETRA A
O orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo. Difícil de ser empregado em razão da facilidade de a burocracia se expressar em linguagem complexa.
FONTE: WWW.CÂMARA.LEG.BR
-
É o princípio orçamentário da clareza que determina que o orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível (de fácil entendimento), de forma que as pessoas (cidadãos) consigam entendê-lo. De que adianta publicar o orçamento se ninguém o entender? Embora seja um princípio de caráter meramente formal, tem uma importante finalidade: facilitar o controle social.
Portanto, se um cidadão leigo enfrentar dificuldade em compreender o plano de governo do gestor público, é porque o princípio orçamentário da clareza foi infringido.
Gabarito: A