SóProvas


ID
1158277
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considere a situação hipotética: “Um determinado gestor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ordenou a aquisição de 1.000 maquinários pesados para doar aos municípios cadastrados no projeto de fomento da agricultura familiar. Quando o contrato proveniente da licitação foi encaminhado ao setor de contabilidade, o técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de despesas de equipamento e material permanente para o empenhamento do valor total do contrato. Portanto, será necessário encaminhar um projeto de lei para inclusão dessa despesa ao orçamento público.” Qual o tipo de crédito adicional deverá ser utilizado?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Crédito Especial quando não há dotação orçamentária prevista.

    Crédito Suplementar quando não dotação suficiente para cobrir as despesas.

    Crédito Extraordinário quando ocorre uma situação imprevisível, como calamidade pública.

  • gabarito errado quando eu digo que não tinha credito suficiente é porque alguma quantia existe e o complemento é dado por meio de crédito suplementar

    "o técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de despesas de equipamento e material permanente para o empenhamento do valor " total "do contrato.

     

    gabarito c

  • Letra A de,avante com os estudos!!

    Questão um pouco confusa. Porém, o enunciado diz: "o técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de ..", sendo assim pode-se concluir que realmente não estava inclusa no orçamento tal despesa. E "será necessário encaminhar um projeto de lei para inclusão dessa despesa ao orçamento público", realmente podemos constatar que se trataria de um crédito especial, NÃO INCLUSO NO ORÇAMENTO e não numa suplementação orçamentária.

  • “Um determinado gestor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ordenou a aquisição de 1.000 maquinários pesados para doar aos municípios cadastrados no projeto de fomento da agricultura familiar. Quando o contrato proveniente da licitação foi encaminhado ao setor de contabilidade, o técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de despesas de equipamento e material permanente para o empenhamento do valor total do contrato. Portanto, será necessário encaminhar um projeto de lei para inclusão dessa despesa ao orçamento público.” 

     

    Gabarito A

    Crédito Especial: Não existe nada sobre a despesa, que é o caso.

    Crédito Suplementar: Existe a dotação, porem o dinheiro não deu, suplemento.

    Crédito Extraordinário: quando ocorre uma situação imprevisível, como calamidade pública.

  • Empenho do valor TOTAL do contrato ... Suplementar sem dúvidas.

  • não havia no programa orçamentário elemento de despesas de equipamento e material permanente ESSAS SÃO AS PALAVRAS CHAVES CRÉDITO ESPECIAL

  • A questão fala que "[...] o técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de despesas [...] para o empenhamento do valor total do contrato.".

    Acho que essa questão tem ambiquidade e caberia anulação, pois são possíveis duas interpretações:

    1) não havia elemento de despesa para "empenhamento" do contrato - necessário criar nova dotação para isso: crédito especial;

    2) não havia elemento para o "empenhamento" total do contrato, ou seja, então havia para o empenho parcial? Nesse caso, seria necessário apenas reforçar a dotação existente: crédito suplementar.

  • Especial => Erro, ESqueceu

  • Crédito Especial quando não há dotação orçamentária prevista.

    Crédito Suplementar quando não dotação suficiente para cobrir as despesas.

    Crédito Extraordinário quando ocorre uma situação imprevisível, como calamidade pública.

  • Crédito Especial quando não há dotação orçamentária prevista.

  • O técnico contábil constatou que não havia no programa orçamentário elemento de despesas de equipamento e material permanente para o empenhamento do valor total do contrato.

    Ou seja, não tinha dotação orçamentária.