SóProvas


ID
1158862
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia para transmissão de quadros em uma rede com alta velocidade, com 1 Gigabit por segundo é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes:

    10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3);
    100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u);
    1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z);
    10 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae)

    Espero ter ajudado!

  • Ethernet Gigabit

    O modo de operação default é o modo full-duplex, quando na rede existe um switch central conectado a computadores na periferia.

    A rede Gigabit possui taxa de 2Gbps no modo full-duplex.

  • Gabarito A

    O padrão Gigabit Ethernet é primeramente um padrão de camada física (PHY - Physical Layer) e de controle de acesso à mídia (MAC - Media Access Control), especificando a camada de Enlace (Layer 2) do modelo OSI, enquanto que os protocolos das camadas superiores como o TCP e o IP especificam porções das camadas de Transporte (Layer 4) e de Rede (Layer 3). Este padrão é a base para comunicação ponto-a-ponto entre os equipamentos de rede.

     

    A tecnologia Gigabit Ethernet surgiu da necessidade criada pelo aumento de largura de banda nas "pontas" das redes (ex.: servidores e estações de trabalho) e também pela redução constante dos custos entre as tecnologias compartilhadas e comutadas, juntamente com as demandas das aplicações atuais. Com isso, o "gargalo" passou a ser o backbone e as conexões dos servidores.

     

    Assim, o Gigabit Ethernet, por seu apelo de poder oferecer a solução para o congestionamento de backbones, por atender às demandas cada vez maiores das aplicações (multimídia, videoconferência, etc.) e por ser uma tecnologia familiar e compatível com o padrão Ethernet - o que traz grandes benefícios como economia com treinamento de profissionais e a proteção do investimento já feito - está atraindo, cada vez mais, a atenção da indústria e dos profissionais da área de redes.

     

    Os trabalhos para definição do padrão da tecnologia Gigabit Ethernet, ou IEEE 802.3z, foram iniciados em julho de 1996 e o interesse da indústria pelo padrão levou à criação de um consórcio aberto formado por dezenas de fabricantes, chamado de Gigabit Ethernet Alliance (GEA). O propósito deste consórcio é promover a cooperação da indústria no  desenvolvimento do padrão, e tem por objetivos principais suportar as atividades de padronização conduzidas pelo grupo de trabalho IEEE 802.3z, contribuir com conteúdo técnico para facilitar o consenso em especificações, oferecer um canal de comunicação entre fornecedores e consumidores e fornecer recursos para estabelecer e demonstrar interoperabilidade entre produtos.

     

    Padronizado em 1998 o IEEE 802.3z define os padrões para os meios de acesso utilizando fibra ótica e par trançado blindado (1000BASE-X), já o IEEE 802.3ab é responsável pelo padrão de 4 pares trançados categoria 5 (1000BASE-T).

     

    O padrão do Gigabit Ethernet, fornece uma largura de banda mínima de 1Gbps, tanto em modo full-duplex, como em half-duplex, sendo que, neste último, é necessário o uso de CSMA/CD para a detecção de colisões. Outro detalhe que não se pode esquecer é que, no modo full-duplex, a largura de banda é de até 2Gbps, pois os equipamentos conectados podem transmitir e receber dados simultaneamente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !